Filme - Técnicas de TT

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405

Filme - Técnicas de TT

Mensagem por Henrique Ferreira »

Pessoal, encontrei este filme sobre noções básicas de TT - Downhill.

http://www.youtube.com/watch?v=WkqZWC0U ... ed&search=

Até concordo com quase todas as dicas, mas no fim eles aconselham a fazer as descidas em 4ª baixa, o que me deixa algumas dúvidas, :??
uma vez que habitualmente, e qd apanho uma descida mais agreste e enlameada, não facilito e faço-as em 1ª ou 2ª baixa. Nunca em 4ª! Estarei errado?? :yikes:
Maçarico!!!! :D
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Palmela
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 18 fev 2007 20:20
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Palmela »

Olá henrique, belo video

Será por a descida ser inclinada e com lama a mais que se descermos com uma 1ª ou uma 2ª ele fica em derrapagem constante danificando o trilho para o próprio e para os q se seguem.
Parece-me q uma 4ª nestas condições faz o carro manter as rodas no movimento certo para q haja menos derrapagem, logo mais tracção.
Será?

Abraço
diogoruivo
master TT
master TT
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645

Mensagem por diogoruivo »

Porreiro o vídeo.
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas!

Belo video, no entanto não pode ser levado tudo à letra...
Se por exemplo fosse uma descida extensa, tipo um corta-fogo, com a 4ª low o veiculo atingiria muita velocidade :yikes: o que não pode acontecer.
Como disse o Henrique e bem 1ª ou 2ª low serão as mudanças indicadas, isto por experiencia própria, os "técnicos" que me corrijam se estiver errado.
Quanto ao manter as rodas a direito, aplica-se se a descida for a direito, se tiver curvas... :D :D
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405

Mensagem por Henrique Ferreira »

:D Pois é, Terracotta, mas no meu caso se tiver inclinação (e não estamos a falar de uma inclinaçãozita) e curvas, simplesmente não arrisco(ou no minimo tenho MUITO cuidado!). É que TT é muito parecido com navegação (mar)... Se a embarcação estiver a direito e de encontro à ondulação, tudo bem até podem ser Tsunamis, agora se apanhas mar de lado, adeus... :yikes:
Aqui é a mesma coisa, a direito, seja a subir ou a descer os nossos LR´s até sobem paredes!! :D Agora se saí uma atravessadela...ui!ui! :ohnao:
Palmela, não me interpretes mal, mas no meu Series, uma 4ª a descer mete-me o carro a 30-40Km/h sem grandes invenções! E depois para o fazer parar é o "cabo-dos-trabalhos" = asneira! ;)
"Penso-eu-de-quê!" :D
Aquele abraço
Henrique Ferreira
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

Concordo plenamente com a teoria, há que não facilitar!

Já agora, um video para uphill, não se arranja?? :sing:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
ppimenta
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2005 22:45
Land Rover: LAND ROVER - Range Rover - v8
Sócio LCP: 0

Mensagem por ppimenta »

viva,

Pessoalmente, acho que nao devemos tomar como certas todas as regras.

Cada caso é um caso. Na descida apresentada a melhor opçao sera mesmo a 4ª redutoras pois apresenta um terreno muito escorregadio, para o qual a 1ª ou 2ª serao reduzidas demais fazendo bloquear as rodas.

Manter a direcção diteita tb esta certo para o exemplo pois tem trilhos que guiam os carros.

No caso de nao ter esses trilhos teriamos mesmo que virar a direcçao para manter o carro direito e até acelarar para nao perder tracção.

Mas como ja disse cada caso é um caso e na hora é que temos de decidir o que devemos fazer (o tal kit de unhas eheheh)
Imagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Video muito bom, mas...

Mensagem por jpcme »

Olé

Bem este video está muito porreiro, mas atenção!!!!!!!!

Vc´s têm de entrar no contexto.

Vejam o tipo de piso, de carros e de portanto de país.

Os veiculos, são totalmente diferentes, e o declive do piso não nada igual ao que temos aqui no norte (pelo menos).

O chão tb é manteiga e por isso eles dizem 4ª baixa.

Reparem tb nos pneus, a tracção é zero e por isso nada adianta reduzir mais a caixa.

Reduzir mais nesta situaçao é como travar o que vai provucar uma atrevessadela, e como elels querem o carro a direito, dizem ou recomenda a 4ª baixa.

Para finalizar, esqueçam o nº da velocidade, temos de ter a capacidade de analizar o terreno, conhecer o nosso carro muito bem (isto é o mais importante) e depois seguir o restos das dicas vistas neste video.

Cumprimentos
JP
Imagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

De facto numa descida ingreme e lamacenta sem pneus de tracção é uma aventura muito grande.. no video safam-se alguns devido aos trilhos já marcados.
Se não houvesse trilhos, de certeza que não diziam para manter sempre o volante a direito.. :sing:
Uma coisa é certa neste tipo de piso: não travar!
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem