E é o melhor que há a fazer mesmo!moreirinha Escreveu:Eu nestas coisas confesso que tendo a simplificar. óleo bom, na altura certa e acompanhado de filtros novos (sempre) e siga continuar a somar km´s. Até agora têm funcionado bemsdo Escreveu:Dizem os peritos que não se deve estar sempre a mudar de óleo porque mesmo cumprindo as mesmas normas e viscosidades podem não ser 100% compatíveis entre si e, claro, quando se troca o óleo nunca se consegue tirar o antigo completamente. O melhor mesmo é tentar usar sempre o mesmo óleo (adequado, claro) e quando se trocar o óleo por um diferente aplicar um "engine flush".
Óleo Sintético para 300 tdi
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
O que complica é que por exemplo no site da castrol recomendam edge 5w40 para os 300tdi...
Segundo este topico já é recomendado pela marca um 15w40...
Segundo este topico já é recomendado pela marca um 15w40...
cconst Escreveu:Viva,
Nada como consultar os manuais (do Disco 300 Tdi pode ser consultado aqui: http://www.landroverresource.com/docs/D ... Manual.pdf)
Retirado do manual do link acima:
Espero que seja útil
Abraços!
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Boas,
Malta, venho aqui dar o meu contributo, em relação ao produto de limpeza interna do motor, ou "engine flush".
Se o LR anda diariamente, voçês usam um bom oleo, bons Filtros etc, equacionem o seu uso +- cada 60.000 kms.
Caso tenham comprado recentemente um LR, ou saibam de antemao que o mesmo esteve parado mais de 1 ano ou perto disso é avançar logo com o produto, nem olhem para trás.
Nos carros a gasolina, mais antigos é claro, o uso de um produto de limpeza é mais recomendado, muito mais ainda se esteve parado.
Com exepção do meu rasteirinho que gasta 5W40, fiz essa limpeza do motor em todos os meus caros (mesmo num que tem uma ligeira fuga pelo redentor da cambota, a fuga continua a mesma, nem aumentou nem diminuiu).
Para quem parar aqui e que tenha um M51 (motor do DSE), quando resolvi fazer a limpeza da "malha" da tampa das válvulas, a mesma estava limpa, apenas o "diafragma é que estava sujo/entupido).
O meu RR tem 200.000 km e levou o produto aos 140.000 km....
Em relação ao tópico, eu colocaria um 10W40 semi-sintéctico, pela sua melhor estabilidade, mais detergencias(limpeza) do que o mineral 15W40.
(já agora, actualmente nas oficinas 15W40 é considerado óleo para "charutos").
Malta, venho aqui dar o meu contributo, em relação ao produto de limpeza interna do motor, ou "engine flush".
Se o LR anda diariamente, voçês usam um bom oleo, bons Filtros etc, equacionem o seu uso +- cada 60.000 kms.
Caso tenham comprado recentemente um LR, ou saibam de antemao que o mesmo esteve parado mais de 1 ano ou perto disso é avançar logo com o produto, nem olhem para trás.
Nos carros a gasolina, mais antigos é claro, o uso de um produto de limpeza é mais recomendado, muito mais ainda se esteve parado.
Com exepção do meu rasteirinho que gasta 5W40, fiz essa limpeza do motor em todos os meus caros (mesmo num que tem uma ligeira fuga pelo redentor da cambota, a fuga continua a mesma, nem aumentou nem diminuiu).
Para quem parar aqui e que tenha um M51 (motor do DSE), quando resolvi fazer a limpeza da "malha" da tampa das válvulas, a mesma estava limpa, apenas o "diafragma é que estava sujo/entupido).
O meu RR tem 200.000 km e levou o produto aos 140.000 km....
Em relação ao tópico, eu colocaria um 10W40 semi-sintéctico, pela sua melhor estabilidade, mais detergencias(limpeza) do que o mineral 15W40.
(já agora, actualmente nas oficinas 15W40 é considerado óleo para "charutos").
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
partilho 100 % da opinião do Tomcat.tomcat Escreveu:
Em relação ao tópico, eu colocaria um 10W40 semi-sintéctico, pela sua melhor estabilidade, mais detergencias(limpeza) do que o mineral 15W40.
(já agora, actualmente nas oficinas 15W40 é considerado óleo para "charutos").
15w40 só mesmo para motores bastante antigos e que apresentem algumas fugas e ja alguma folga devido ao desgaste.
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Tá dito... principalmente com motores com turbo
mínimo semi 10w40... Quem pud€r Sintetico 5W40
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
A minha grande duvida mantém-se...
Como saber para quantos km é aconselhado um determinado óleo?
Como saber para quantos km é aconselhado um determinado óleo?
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
O ideal é mudar o óleo com a regularidade aconselhada pela LAND ROVER, independentemente do óleo que se está a usar. (A menos que seja um óleo desadequado para o carro, aí convém trocar o quanto antes. )tiago fernandes Escreveu:A minha grande duvida mantém-se...
Como saber para quantos km é aconselhado um determinado óleo?
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Exacto.
No meu caso independente do tipo de oleo faço de 10.000 ( + coisa - coisa limite de 15k ) ou maximo ano e meio.
Como normalmente nao faço os 10k em menos de um ano é mais pelo tempo.
E filtro revisão sim, revisão não ou se for barato troco tb sempre, fico descansado e pouco mais pobre lol
No meu caso independente do tipo de oleo faço de 10.000 ( + coisa - coisa limite de 15k ) ou maximo ano e meio.
Como normalmente nao faço os 10k em menos de um ano é mais pelo tempo.
E filtro revisão sim, revisão não ou se for barato troco tb sempre, fico descansado e pouco mais pobre lol
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
A minha questão nem é pelo dinheiro, mas por exemplo já ouvi dizer que hoje em dia há óleos para 30000km, até estou a pensar meter um dos oléos mais caros que existe, ou o Egde da castrol, ou o BP 7000, ou o equivalente, e estar a mudar antes do tempo para o qual ele esta preparado tb é dinheiro deitado a rua...
Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.
Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.
Falha de termostatos, bombas de água, falha nos viscosos da ventoinha, tubos rotos, radiadores entupidos.....
Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.
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Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Com o land não sei quantos irei fazer... Mas poucos, a questão é que quero estimar o carro o mais possível...sdo Escreveu:Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Pois eu sei que eles não se queixam, mas queria poupar o motor ao máximo, e o óleo é o ponto de partida para um motor ter saúde, eu até sei quem use um oléo no carro durante vários anos sem nunca mudar o óleo pois '' o carro ainda tem para que vou mudar?'', eles nunca se queixam ...tomcat Escreveu:Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.
Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Se poucos forem menos de 10000kms por ano, então não te preocupes com os kms e muda uma vez por ano. Os óleos também se degradam e perdem as suas propriedades com o tempo. Era o que eu faria neste caso, embora optasse por um óleo mais acessível.tiago fernandes Escreveu:Com o land não sei quantos irei fazer... Mas poucos, a questão é que quero estimar o carro o mais possível...sdo Escreveu:Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Hoje em dia compram-se óleos a um preço bastante acessível pela internet, andar a "esticar" os intervalos de mudança não faz sentido nenhum.tiago fernandes Escreveu:Pois eu sei que eles não se queixam, mas queria poupar o motor ao máximo, e o óleo é o ponto de partida para um motor ter saúde, eu até sei quem use um oléo no carro durante vários anos sem nunca mudar o óleo pois '' o carro ainda tem para que vou mudar?'', eles nunca se queixam ...tomcat Escreveu:Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.
Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.
Falha de termostatos, bombas de água, falha nos viscosos da ventoinha, tubos rotos, radiadores entupidos.....
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Esses oleos longlife para 30.000km para mim so fazem sentido para quem faz esses quilometros em menos de um ano e nao quer parar o carro 3 vezes.tiago fernandes Escreveu:A minha questão nem é pelo dinheiro, mas por exemplo já ouvi dizer que hoje em dia há óleos para 30000km, até estou a pensar meter um dos oléos mais caros que existe, ou o Egde da castrol, ou o BP 7000, ou o equivalente, e estar a mudar antes do tempo para o qual ele esta preparado tb é dinheiro deitado a rua...
Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Mtas vezes sao carros de renting que passado 4 anos já foram embora e são o problema de outras pessoas...
Lá por casa no maximo troca-se de oleos a cada 15k km's ou a cada ano e meio se for por tempo.
Não esquecer que o tipo de uso tb define a degradação de oleos.
Por exemplo, julgo que fazer o areal do gasoduto em Troia o dia todo a curtir as subidas num dia quente devem fazer pior ao oleo em 200km's do que 10.000kms a rolar calmamente sem aquecer o oleo acima dos 110º....
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e ... depois de 10.000 kms o nível continuava
Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
É tão notória a diferença de ruído?PJPENEDO Escreveu:Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e ... depois de 10.000 kms o nível continuava
Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
É mesmo acredite, o óleo é mesmo bom bom bom, e amigo FLG este HX7 apesar de ser 10w40 é um óleo sintético, o meu amigo veja lá no site da SHELL e leia a ficha do óleo.tiago fernandes Escreveu:É tão notória a diferença de ruído?PJPENEDO Escreveu:Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e ... depois de 10.000 kms o nível continuava
Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
Eu comprei na Internet num site espanhol porque na Texoleo estava esgotado.
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Re: Óleo Sintético para 300 tdi
O Helix HX7 10w40 é semi-sintético.PJPENEDO Escreveu:É mesmo acredite, o óleo é mesmo bom bom bom, e amigo FLG este HX7 apesar de ser 10w40 é um óleo sintético, o meu amigo veja lá no site da SHELL e leia a ficha do óleo.tiago fernandes Escreveu:É tão notória a diferença de ruído?PJPENEDO Escreveu:«
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
Eu comprei na Internet num site espanhol porque na Texoleo estava esgotado.
Na minha opinião, uma opção muito boa para os 200/300 TDI.