P38 Aquece
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Re: P38 Aquece
Ainda nao consegui perceber se o carro está com água no circuito, com um liquido de refrigeração manhoso ou com o liquido organico a 50% recomendado.
Pode parecer insignificante mas isto é muito importante. E tão ou mais importante é uma boa lavagem a todo o circuito e a bomba de agua ORIGINAL! A partir daí pode-se pensar em outras coisas. Ao acelerar ele baixar a temperatura pode ser normal visto que a bomba de agua está a trabalhar com mais rotação.
Já agora, o tubo da esquerda do radiador como está de temperatura nessa situação. Frio, morno, quente?
Pode parecer insignificante mas isto é muito importante. E tão ou mais importante é uma boa lavagem a todo o circuito e a bomba de agua ORIGINAL! A partir daí pode-se pensar em outras coisas. Ao acelerar ele baixar a temperatura pode ser normal visto que a bomba de agua está a trabalhar com mais rotação.
Já agora, o tubo da esquerda do radiador como está de temperatura nessa situação. Frio, morno, quente?
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Re: P38 Aquece
Uma sugestão/observação apenas.estes carros traziam de origem a paior parte deles,uma mola metálica em helicoidal dentro dos tubos que saiem do radiador.
Estas molas estão situadas na curva do tubo logo a seguir ao radiador,para não deixar que os tubos apertassem,obstruindo a passagem da água.
Quando dizes que os tubos estão duros como pedra,verifica o tubo em toda a sua extensão,ou retira os tubos e verifica na parte de dentro se não tens as molas,que já devem estar cheias de ferrugem.
Estas molas estão situadas na curva do tubo logo a seguir ao radiador,para não deixar que os tubos apertassem,obstruindo a passagem da água.
Quando dizes que os tubos estão duros como pedra,verifica o tubo em toda a sua extensão,ou retira os tubos e verifica na parte de dentro se não tens as molas,que já devem estar cheias de ferrugem.
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Re: P38 Aquece
Boas,
Recapitulando, quando comprei o carro, este estava parado à cerca de um ano, troquei o termóstato pois estava colado com a borboleta aberta, o carro não tinha anti-congelante, simplesmente tinha agua no circuito. Também é verdade que não aquecia.
Ao trocar o termóstato, coloquei anti-congelante organico a 50%.
Em viagem o carro não aquece e a temperatura vai sempre com o ponteiro bem a meio, as vezes que aqueceu foi sempre ao ralenti. Dos ensaios que fui fazendo percebi que a tampa do vazo de expansão para além de não ser de origem e abrir supostamente a 2 Bar, quando em todos os outros carros iguais que já vi serem 1,4, quando ele aquece, e já com uma tampa de 1,4 os tubos tanto o esquerdo como o direito ficam muito rijos, e ao abrir a tampa do vazo de expansão essa rigidez passa. Também percebi que o radiador pode estar obstruído, pois uma da vezes que retirei o tubo que faz o retorno ao vazo de expansão , simplesmente saia vapor de agua, enfiei uma broca fininha e começou a sair agua, que ao inicio vinha com indícios de ferrugem e saindo inclusive algumas partículas de ferrugem.
A bomba de agua penso que esteja boa, pois quando acelero a agua sai do tubo de retorno com mais velocidade, o viscoso atraca bem quando ligo o carro.
Posto isso não sei por onde começar ou o que mudar pois o carro continua a ter muita pressão nos tubos de agua e de acordo com o teste de gases de combustão feito no vazo de expansão este deu negativo.
Alguém consegue indicar um ponto de partida?
Obrigado.
Recapitulando, quando comprei o carro, este estava parado à cerca de um ano, troquei o termóstato pois estava colado com a borboleta aberta, o carro não tinha anti-congelante, simplesmente tinha agua no circuito. Também é verdade que não aquecia.
Ao trocar o termóstato, coloquei anti-congelante organico a 50%.
Em viagem o carro não aquece e a temperatura vai sempre com o ponteiro bem a meio, as vezes que aqueceu foi sempre ao ralenti. Dos ensaios que fui fazendo percebi que a tampa do vazo de expansão para além de não ser de origem e abrir supostamente a 2 Bar, quando em todos os outros carros iguais que já vi serem 1,4, quando ele aquece, e já com uma tampa de 1,4 os tubos tanto o esquerdo como o direito ficam muito rijos, e ao abrir a tampa do vazo de expansão essa rigidez passa. Também percebi que o radiador pode estar obstruído, pois uma da vezes que retirei o tubo que faz o retorno ao vazo de expansão , simplesmente saia vapor de agua, enfiei uma broca fininha e começou a sair agua, que ao inicio vinha com indícios de ferrugem e saindo inclusive algumas partículas de ferrugem.
A bomba de agua penso que esteja boa, pois quando acelero a agua sai do tubo de retorno com mais velocidade, o viscoso atraca bem quando ligo o carro.
Posto isso não sei por onde começar ou o que mudar pois o carro continua a ter muita pressão nos tubos de agua e de acordo com o teste de gases de combustão feito no vazo de expansão este deu negativo.
Alguém consegue indicar um ponto de partida?
Obrigado.
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Re: P38 Aquece
Correcto.
Entao nesse caso podem ser duas situações e se calhar a mais obvia é a tampa estar estragada. Foi experimentada mais que uma? Há dois ou mais modelos de tampas. Normalmente uma diz 200 e outra diz 140. Penso que a de 140 será a mais indicada.
Outra hipotese será alguma obstrução no tubo sangrador que vai do radiador ao vaso. O melhor é mesmo soprar esse tubo a compressor para ver se está livre. Se isso estiver tudo bem, apostava numa tampa nova (de 140) pois essa nao deve estar a libertar o sistema de pressao excessiva.
Outra coisa é o viscoso. Ele devia atracar a quente ao relanti quando é preciso.
Entao nesse caso podem ser duas situações e se calhar a mais obvia é a tampa estar estragada. Foi experimentada mais que uma? Há dois ou mais modelos de tampas. Normalmente uma diz 200 e outra diz 140. Penso que a de 140 será a mais indicada.
Outra hipotese será alguma obstrução no tubo sangrador que vai do radiador ao vaso. O melhor é mesmo soprar esse tubo a compressor para ver se está livre. Se isso estiver tudo bem, apostava numa tampa nova (de 140) pois essa nao deve estar a libertar o sistema de pressao excessiva.
Outra coisa é o viscoso. Ele devia atracar a quente ao relanti quando é preciso.
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Re: P38 Aquece
A tampa de 140 é a correcta.
Não aquecer em andamento e o teste de gases negativos são muito bons sinais.
Os tubos têm sempre alguma pressão. Estar a tentar explicar na internet o que é que é rijo ou mole também não é simples...
Verifica o radiador e o viscoso. Se a temperatura desce quando aceleras isso é sinal do viscoso ou bomba de água nas lonas. Um radiador parcialmente bloqueado também não ajudará.
Não aquecer em andamento e o teste de gases negativos são muito bons sinais.
Os tubos têm sempre alguma pressão. Estar a tentar explicar na internet o que é que é rijo ou mole também não é simples...
Verifica o radiador e o viscoso. Se a temperatura desce quando aceleras isso é sinal do viscoso ou bomba de água nas lonas. Um radiador parcialmente bloqueado também não ajudará.
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Re: P38 Aquece
Boas,
A tampa que traga actualmente é de 140 mas não é nova e o facto é que realmente parece não aquecer tanto mas a pressão nos tubos mantêm-se, o viscoso atraca quando ligo mas parece manter sempre a mesma velocidade mesmo quando está em sobreaquecimento, o tubo de retorno está desobstruído.
Quando falo em pressão nos tubos é do tipo que mais um pouco e eles rebentam.
A tampa que traga actualmente é de 140 mas não é nova e o facto é que realmente parece não aquecer tanto mas a pressão nos tubos mantêm-se, o viscoso atraca quando ligo mas parece manter sempre a mesma velocidade mesmo quando está em sobreaquecimento, o tubo de retorno está desobstruído.
Quando falo em pressão nos tubos é do tipo que mais um pouco e eles rebentam.
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Re: P38 Aquece
Um ano parado com água deve ter enferrujado isso tudo, porque não começa por limpar bem o sistema de refrigeração? Meter um produto de limpeza e pôr o carro a trabalhar segundo as instruções, drenar o sistema, abrir o bujão do radiador e do motor, retirar os tubos e meter uma mangueira e deixar correr bem até sair a porcaria toda (de cima para baixo, de baixo para cima).
Depois é garantir que sangra bem quando o encher, que bolsas de ar dão aquecimentos.
A água por si só dá conta do recado no que toca a arrefecimentos, o problema é que cria ferrugem, e para estar a ver sinais dela no respiro do radiador imagino como estará o fundo dele.
Depois é uma questão de garantir que o viscoso trabalha, um novo do 300 não custa muito, e que a bomba está boa (meta uma com as pás em metal se tiver duvidas)
Eu meti uma da allmakes por 30€ e o viscoso foi da britpart por outros 30€ e até agora 5*.
Depois é garantir que sangra bem quando o encher, que bolsas de ar dão aquecimentos.
A água por si só dá conta do recado no que toca a arrefecimentos, o problema é que cria ferrugem, e para estar a ver sinais dela no respiro do radiador imagino como estará o fundo dele.
Depois é uma questão de garantir que o viscoso trabalha, um novo do 300 não custa muito, e que a bomba está boa (meta uma com as pás em metal se tiver duvidas)
Eu meti uma da allmakes por 30€ e o viscoso foi da britpart por outros 30€ e até agora 5*.
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Re: P38 Aquece
A única alteração que fizeste foi obstruir com a colocação do TS (não tinha certo?) o fluxo de água.....
Entretanto e aqui espera que alguém mais confirme, dá uma volta ao "quarteirão" sem a tampa do vaso de expansão colocada.
Podes ter feito mal o sangramento ou devido ao mau estado do circuito, ele não estar completamente sangrado.
Outra coisa, o viscoso é uma peça mecânica, se o ar que chega do radiador não está suficientemente quente ele nunca vai "ligar"....
Face a tudo o que foi dito por ti, e pelos comentários/sugestões todos dados, qual é o problema de mudares / verificares o raio da bomba de água?
Ainda por cima quando o RR ainda está na garantia!
Entretanto e aqui espera que alguém mais confirme, dá uma volta ao "quarteirão" sem a tampa do vaso de expansão colocada.
Podes ter feito mal o sangramento ou devido ao mau estado do circuito, ele não estar completamente sangrado.
Outra coisa, o viscoso é uma peça mecânica, se o ar que chega do radiador não está suficientemente quente ele nunca vai "ligar"....
Face a tudo o que foi dito por ti, e pelos comentários/sugestões todos dados, qual é o problema de mudares / verificares o raio da bomba de água?
Ainda por cima quando o RR ainda está na garantia!
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
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Re: P38 Aquece
Já agora,como é que se v~e o tipo de tampa?
Alguem sabe a referencia das tampas,em especial a de 140?
Alguem sabe a referencia das tampas,em especial a de 140?
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Re: P38 Aquece
Boas ,
Está na parte de cima da tampa.
Está na parte de cima da tampa.
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Re: P38 Aquece
ricardo tira a tampa fora e por dentro tens o numero la gravado na parte que fica dentro do vaso expansão
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Re: P38 Aquece
Olá a todos, andei de volta do menino, a bomba de agua está boa, o viscoso também, já o radiador valha-me Deus, depois de uma lavagem com produto especifico e de acordo com a especificação técnica, ao retirar o bujão era tanta a porcaria que nem agua saia. Mesmo assim acho que a lavagem não foi suficiente pois após teste ele voltou a aquecer, comprei um radiador novo, assim que tiver montado e experimentar trago novidades.
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
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Re: P38 Aquece
guarda o velho porque esse novo que compras te deve de ser pior que o outro que tens aplicado
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Re: P38 Aquece
Se é pior que o velho de nada me serve, o que posso então fazer?
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Re: P38 Aquece
Para isso ficar bem limpo terá que se limpar o refrigerante todo, não basta esvaziar o radiador.
O bloco do motor tem um bujão que serve para o esvaziar.
Em relação à qualidade do radiador, desde que seja de uma marca reconhecida, não há razão para preocupações.
O bloco do motor tem um bujão que serve para o esvaziar.
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Re: P38 Aquece
sima0pedro Escreveu:Se é pior que o velho de nada me serve, o que posso então fazer?
mete ai a marca do novo e vais ver o porque do meu comentario
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Re: P38 Aquece
Onde se localiza esse bujão no motor??
Obrigado
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Re: P38 Aquece
fica junto ao perno de aperto do escape ao turbo.
esta mesmo no enfiamento do tubo de escape.
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Re: P38 Aquece
Boas,
Depois do radiador substituido aparentemente o problema de aquecimento e pressão nos tubos passou.
Vou fazer mais uns km e depois dou feedback.
Obrigado
Depois do radiador substituido aparentemente o problema de aquecimento e pressão nos tubos passou.
Vou fazer mais uns km e depois dou feedback.
Obrigado
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Re: P38 Aquece
Foi o que disse atras, por vezes os radiadores começam a entupir os vazos inferiores, isso acontece muito nos radiadores de saufagem!sima0pedro Escreveu:Boas,
Depois do radiador substituido aparentemente o problema de aquecimento e pressão nos tubos passou.
Vou fazer mais uns km e depois dou feedback.
Obrigado
Companheiro, guarde o radiador velho se não tiver nenhum furo e faça o seguinte:
Encha o radiador de vinagre e deixe de um dia para o outro em banho maria , depois tire o vinagre e encha outra vez com mais vinagre.
Deixe passar uma horas e depois com uma mangueira mande agua para dentro do radiador e vai ver que ele está limpo.