TD5 e "Espírito LAND ROVER"
- SquareWheels
- master TT

- Registado: 03 set 2008 10:51
- Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
- Sócio LCP: 1953
- RTI: 0
TD5 e "Espírito LAND ROVER"
Boas,
Possuidor de um Disco 300, por vezes vejo o surgimento do Disco TD5 como algo que "matou" um pouco uma das "vertentes" do "espírito LAND ROVER".
A meu ver, a maioria dos possuidores de um LR eram pais de família, homens da caça ou pessoal que queria conforto e passeios longos. Era pessoal que não se metia ao "desafio" com japoneses, pois para além de correrem o risco de partirem semi-eixos a maioria estava pura e simplesmente noutra onda. Queriam era andar nas calmas, ir a todo o lado com conforto, sem grandes violências mecânicas (que para além do "medo" dos semi-eixos, o motor não precisa de "gritar" tanto para avançar).
Obviamente que sempre se viu de tudo e de todos os estilos, mas agora vejo imenso pessoal que o que quer é pegar num TD5 para fazer "repros" com imensos cavalos, colocar pneus XPTOs, com o intuito de começar a "medir pilinh@s", algo que se via muito mais nas outras marcas.
Pronto foi um desabafo, a minha opinião.
P.S.: para mim o Discovery TD5 é o melhor jipe do mundo, pois 100% stock é um dos melhores veículos tanto para levar os putos à escola, fazer umas estradas de montanha (em alcatrão ou terra batida) ou fazer um passeio TT bastante duro. E se começarmos a mexer nele então...
Possuidor de um Disco 300, por vezes vejo o surgimento do Disco TD5 como algo que "matou" um pouco uma das "vertentes" do "espírito LAND ROVER".
A meu ver, a maioria dos possuidores de um LR eram pais de família, homens da caça ou pessoal que queria conforto e passeios longos. Era pessoal que não se metia ao "desafio" com japoneses, pois para além de correrem o risco de partirem semi-eixos a maioria estava pura e simplesmente noutra onda. Queriam era andar nas calmas, ir a todo o lado com conforto, sem grandes violências mecânicas (que para além do "medo" dos semi-eixos, o motor não precisa de "gritar" tanto para avançar).
Obviamente que sempre se viu de tudo e de todos os estilos, mas agora vejo imenso pessoal que o que quer é pegar num TD5 para fazer "repros" com imensos cavalos, colocar pneus XPTOs, com o intuito de começar a "medir pilinh@s", algo que se via muito mais nas outras marcas.
Pronto foi um desabafo, a minha opinião.
P.S.: para mim o Discovery TD5 é o melhor jipe do mundo, pois 100% stock é um dos melhores veículos tanto para levar os putos à escola, fazer umas estradas de montanha (em alcatrão ou terra batida) ou fazer um passeio TT bastante duro. E se começarmos a mexer nele então...
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
Re: TD5 e "Espírito LAND ROVER"
Está-se a "patrolizar" o espirito. O que não falta agora é pessoal que só quer dar calor... Outros tempos!!!! 
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
Boa,
Ora aqui está um post muito "interessante" que certamente vai dar muito que falar mas com "pouca substância" ... pensei em não dizer nada e depois pensei em dizer tudo e agora pensei em dizer só este post, até porque era um post mesmo a pedir para ser incendiário .. vou ser contido
Da minha experiência pessoal, ando no todo-terreno há mais de 20 anos, organizo passeios há mais de 15, participo em provas, já tive carros de várias marcas e para mim, e o que para se passou foi uma coisa muito mais simples e q é um fenómeno mais fácil de explicar... Os carros foram ficando cada vez mais acessíveis e portanto deixaram de ser apenas objecto algumas pessoas, para passarem a ser de muitas mais. Quantas mais pessoas há, maior é a probabilidade de entre essas haver pessoas menos educadas, civilizadas, comportadas, etc, nem colocando a questão da possibilidade financeira que se torna irrelevante.
Ainda assim, em 1997 eu organizava um passeio cuja inscrição era de 120 euros/2 pessoas. Logo aí se fazia a triagem. Apareciam carros de todas as marcas com pessoas educadas, civilizadas, etc etc..Participavam 100 carros!!! Se hoje organizar um passeio por esse dinheiro, se calhar apenas só participam 30, mas desses qualquer que seja a marca posso garantir que o comportamento é igual, por isso não é uma questão de carros, nem de motores, nem de nada disso.
Uma repro é a mesma coisa que um kit ou afinação da bomba num carro sem electrónica e a grande maioria de nós quer e procura uma melhor performance. "Medir pi______s é daquelas coisa que se calhar, todos fazemos uma ou outra vez, seja com outras marcas ou com outros modelos, mesmo que não tenhamos consciência!!!

Há malta com tdi com tgv´s, bombas todas abertas, etc etc etc e fazem tanto ou mais "estrondeira" que malta com td5... arrisco até a dizer que há mais 200/300 mexidos na bomba, do que td5´s reprogramados, por isso, voltamos ao mesmo, vai das pessoas!
Ora aqui está um post muito "interessante" que certamente vai dar muito que falar mas com "pouca substância" ... pensei em não dizer nada e depois pensei em dizer tudo e agora pensei em dizer só este post, até porque era um post mesmo a pedir para ser incendiário .. vou ser contido
Da minha experiência pessoal, ando no todo-terreno há mais de 20 anos, organizo passeios há mais de 15, participo em provas, já tive carros de várias marcas e para mim, e o que para se passou foi uma coisa muito mais simples e q é um fenómeno mais fácil de explicar... Os carros foram ficando cada vez mais acessíveis e portanto deixaram de ser apenas objecto algumas pessoas, para passarem a ser de muitas mais. Quantas mais pessoas há, maior é a probabilidade de entre essas haver pessoas menos educadas, civilizadas, comportadas, etc, nem colocando a questão da possibilidade financeira que se torna irrelevante.
Ainda assim, em 1997 eu organizava um passeio cuja inscrição era de 120 euros/2 pessoas. Logo aí se fazia a triagem. Apareciam carros de todas as marcas com pessoas educadas, civilizadas, etc etc..Participavam 100 carros!!! Se hoje organizar um passeio por esse dinheiro, se calhar apenas só participam 30, mas desses qualquer que seja a marca posso garantir que o comportamento é igual, por isso não é uma questão de carros, nem de motores, nem de nada disso.
Uma repro é a mesma coisa que um kit ou afinação da bomba num carro sem electrónica e a grande maioria de nós quer e procura uma melhor performance. "Medir pi______s é daquelas coisa que se calhar, todos fazemos uma ou outra vez, seja com outras marcas ou com outros modelos, mesmo que não tenhamos consciência!!!

Há malta com tdi com tgv´s, bombas todas abertas, etc etc etc e fazem tanto ou mais "estrondeira" que malta com td5... arrisco até a dizer que há mais 200/300 mexidos na bomba, do que td5´s reprogramados, por isso, voltamos ao mesmo, vai das pessoas!
- PachecoTD5
- master TT

- Registado: 17 mar 2009 20:48
- Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5 - Sócio LCP: 1369
-
jrsilva
- júnior TT

- Registado: 18 mai 2009 23:54
Epah.. nao sei qual é a finalidade deste Post.. mas eu tenho na minha defender 110 pickup (um LAND ROVER extremamente confortavel para andar em estradão, e muito bom para levar as crianças á escola NOTTTTTTTT). Continuando.. Por ter eixos diferentes e pneus XPTO é posto em causa o Espirito LAND ROVER?? Não entendo a ligação.. mas uma coisa é certa.. tenho mais espirito que a maior parte dos users aqui... E não é o espírito LAND ROVER.. é outra coisa... cheguei a fazer 30km as 11 da noite pa ir buscar carros atascados desde o meio dia que de maneira nenhuma saiam.. ai os meus pneus XPTO já deram jeito..
Mas se ter um LAND ROVER nessas condições é condenável.. então se calhar não posso fazer parte do forum...
Mas se ter um LAND ROVER nessas condições é condenável.. então se calhar não posso fazer parte do forum...
- nuno.1
- maníaco TT

- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
Afinal o que é o espírito LAND ROVER?SquareWheels Escreveu:Boas,
- nuno.1
- maníaco TT

- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
Aqui não posso concordar, pois parece-me que não é a capacidade financeira que define a educação das pessoas. Mas pronto, percebe-se a ideia genérica do que querias dizer.josecamorim Escreveu:
Ainda assim, em 1997 eu organizava um passeio cuja inscrição era de 120 euros/2 pessoas. Logo aí se fazia a triagem. Apareciam carros de todas as marcas com pessoas educadas, civilizadas, etc etc..
-
jrsilva
- júnior TT

- Registado: 18 mai 2009 23:54
Pois... Boa perguntanuno.1 Escreveu:Afinal o que é o espírito LAND ROVER?SquareWheels Escreveu:Boas,
- josecamorim
- maníaco TT

Sim Nuno, não é de facto factor de educação , mas como dizes, sem querer ser elitista, penso que me fiz perceber!
Excelente pergunta, essa do espírito! Até porque há também o espírito Camel Trophy, que é tudo menos passeio longo e confortável ou caça
E dentro disto do espírito, quem vai sábado ao desafio landmania, viver o espírito para além do teclado e ter espírito para quem abdicou duns fins de semana a organizar algo giro para o pessoal?!
Excelente pergunta, essa do espírito! Até porque há também o espírito Camel Trophy, que é tudo menos passeio longo e confortável ou caça
E dentro disto do espírito, quem vai sábado ao desafio landmania, viver o espírito para além do teclado e ter espírito para quem abdicou duns fins de semana a organizar algo giro para o pessoal?!
- PachecoTD5
- master TT

- SquareWheels
- master TT

Afinal parece que há alguém que me entende.BGomes Escreveu:Está-se a "patrolizar" o espirito. O que não falta agora é pessoal que só quer dar calor... Outros tempos!!!!
- josecamorim
- maníaco TT

Vai aparecer muita gente que te entende...e muita gente que não
Faz parte da pluralidade
Pelo post são mais os que não entendem do que os que entendem, mas isto é como o futebol, rapidamente muda!
Coitado do dono do P38 na Maia, quando viu aquele "espírito patroleiro" a picar-se com ele
Pelo post são mais os que não entendem do que os que entendem, mas isto é como o futebol, rapidamente muda!
Coitado do dono do P38 na Maia, quando viu aquele "espírito patroleiro" a picar-se com ele
- mira
- master TT

- Registado: 03 jan 2010 13:33
- Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4 - Sócio LCP: 2248
- RTI: 746
A sérioBGomes Escreveu:Está-se a "patrolizar" o espirito. O que não falta agora é pessoal que só quer dar calor... Outros tempos!!!!
olha eu tenho um td5 e não me revejo em nada que foi dito..tive dois 300 mexidos..e agora tenho um Discovery td5 que só não foi mexido na bomba porque tem centralina(modernices..
Realmente já a algum tempo que ninguém vinha com a velha historia de qual é o melhor..300 ou td5...
É mais uma razão pra disser que o 300 é melhor que o td5...
Td5 não tem espirito "LAND ROVER"...
Venha mas é rates e ai é que se ve o espirito...todos a volta do fogareiro e da mini...(no meu caso é ice tea)...
- SquareWheels
- master TT

josecamorim Escreveu: Coitado do dono do P38 na Maia, quando viu aquele "espírito patroleiro" a picar-se com ele
Sofro do "não te coles muito tempo à minha traseira" ou pior, do "olha este a tentar ultrapassar-me ora pela esquerda ora pela direita numa estrada que mal cabe um"....
- SquareWheels
- master TT

Concordo com praticamente tudo o que dizes, mas alerto que a minha intenção não era ser incendiário, era apenas e só um comentário do que tenho visto a acontecer.josecamorim Escreveu:Boa,
Ora aqui está um post muito "interessante" que certamente vai dar muito que falar mas com "pouca substância" ... pensei em não dizer nada e depois pensei em dizer tudo e agora pensei em dizer só este post, até porque era um post mesmo a pedir para ser incendiário .. vou ser contido![]()
Falei no Disco TD5, pois penso que foi o modelo LR que espelha bem a sociedade actual.
Nos últimos anos o pessoal começou a ter acesso fácil ao dinheiro e ficou tudo "rico". Vê-se isso em tudo.
Há muuuuuitos anos atrás eu andava com uma bicicleta usada, sem travões, a curtir milhões... agora os putos andam com bicicletas que custam mais que a minha moto!
Avançando uns anos valentes... sou do tempo em que o pessoal ia para os "aceleras", onde 4 malotas juntavam uns trocos para sacar piões num Visa todo podre ou num R5 todo minado (e igualmente podre)... mas agora o pessoal compra carros de topo, para andar a desfilar, com o seu material de topo, qual carro de competição qual quê.
Quem dera há uns anos atrás o pessoal da competição ter máquinas com a preparação que se vê nos nossos dias em estrada (esquecendo a evolução tecnológica e da redução de custos, falando apenas e só do consumismo).
E pronto, não me vou alongar muito, pois penso que já perceberam onde quero chegar... ou não!!!
- SquareWheels
- master TT

Leste todo o meu primeiro post? Incluindo o Post-scriptum?mira Escreveu: Realmente já a algum tempo que ninguém vinha com a velha historia de qual é o melhor..300 ou td5...
- josecamorim
- maníaco TT

SquareWheels Escreveu: Concordo com praticamente tudo o que dizes, mas alerto que a minha intenção não era ser incendiário, era apenas e só um comentário do que tenho visto a acontecer.
Falei no Disco TD5, pois penso que foi o modelo LR que espelha bem a sociedade actual.
Nos últimos anos o pessoal começou a ter acesso fácil ao dinheiro e ficou tudo "rico". Vê-se isso em tudo.
Há muuuuuitos anos atrás eu andava com uma bicicleta usada, sem travões, a curtir milhões... agora os putos andam com bicicletas que custam mais que a minha moto!
Avançando uns anos valentes... sou do tempo em que o pessoal ia para os "aceleras", onde 4 malotas juntavam uns trocos para sacar piões num Visa todo podre ou num R5 todo minado (e igualmente podre)... mas agora o pessoal compra carros de topo, para andar a desfilar, com o seu material de topo, qual carro de competição qual quê.
Quem dera há uns anos atrás o pessoal da competição ter máquinas com a preparação que se vê nos nossos dias em estrada (esquecendo a evolução tecnológica e da redução de custos, falando apenas e só do consumismo).
E pronto, não me vou alongar muito, pois penso que já perceberam onde quero chegar... ou não!!!
Mas estás a analisar as coisas sob uma perspectiva que tem outro reverso... É que já existia tudo o que existe hoje, a diferença é que não havia fóruns e facebook para mostrar.
Eu também andava num órbita a imitar bmx e já havia amigos meus com bicicletas de montanha com tudo shimano 21 velocidades. No secundário eu andava de Autocarro e tinha amigos com Scooters e com Dt´s e alguns no 12º ano já com carro.
Na faculdade eu ia de Comboio para Coimbra nos primeiros tempos e já tinha colegas com carros...
Estás também a menospreszar a importância da evolução tecnológica e da redução dos custos.. não se pode "esquecer", como dizes.
A competição serve para desenvolver material para as massas, pelo que é normal que hoje em dia haja carros de estrada mais bem preparados do que carros de competição há uns anos. Os irmãs Marreau, correram o dakar com um R4 e ganharam com um R20 em 82... Eles esfregavam as mãos se tivessem o teu discovery todo original !
Hoje há na paddock amortecedores bilstein b6 a 80 euros ao alcance de qualquer um. Nos anos 80 esses eram amortecedores de competição, ganhavam dakar´s e só eram fornecidos a equipas oficiais. Nos anos 90, rodavam na competição e podiam compra-se por obscenidades de dinheiros. No final desses anos, início de 2000, tenho dois em casa que custaram 35 contos cada um!! Hoje são o que são ao preço que são.
Em 2007 uns bilstein 7100 custavam 500 e tal euros cada em Espanha. Era material intermédio, uma vez que na competição havia ohlins, aragosta, proflex, ht, reiger e etc a 3 mil euros cada. Por cá, no trial havia LTR a 400 euros e o pessoal estava muito pior servido do que com os 7100 que hoje custam muito menos cá em PT.... Faz parte!
Fora isso, para mim, a malta pode andar com os carros de topo e o material de topo que quiser e desfilar, estragar ou não fazer nada com els, desde que isso não prejudique ninguém e muito menos a mim
No meu caso, se é que interessa,tenho 2 td5´s. Já tive um 200 e comparando-o com o td5, como já disse várias vezes, aborrecia-me e por isso tenho o td5. É o que quero, o que gosto, trabalhei, comprei, paguei
Não quero saber se tenho ou não material de topo (apesar de ter consciência de que tenho efectivamente e como disso, gostar de o ter porque previligío a qualidade e prefiro esperar mais tempo e juntar mais para o ter), se a malta acha que o uso ou desfilo com ele, se é ou não demasiado para mim. Quero apenas saber se é o que quero, o que gosto, se cumpre ou excede o propósito para que o quero e acima de tudo se o posso pagar. 3 empregos, 12 ou mais horas de trabalho e entre 200 e 300 km feitos por dia, não deixam de ser sintomáticos (para mim, que é quem interessa e não os outros) sobre quanto me esforço para o ter e quanto o valorizo. O pouco tempo livre que isso me deixa para usufruir dele é que me entristece mas...é o que tenho e tenho consciência que infelizmente, este não é sequer um dilema comparando com o que vai por este mundo fora!
Cumprimentos,
- ruimarinho
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 15:09
- Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006) - Sócio LCP: 1
Pois...
O que é o Espírito LAND ROVER ?
Como dizem os Brits: "It's a LAND ROVER thing! If you have to ask, you will never understand!"
O que conta, meus amigos, são as pessoas e não o LR. Até de Series já vi malta com "espirito" Patroleiro.
Quantos mais somos, mais diferenças vamos notar. Pessoalmente ainda acredito que a maioria sabe bem (e vive) o que é o Espírito LAND ROVER.
Vê-mo-nos no teclado (mas o do porco no espeto) de Viseu, no Desafio do próximo Sábado.
O que é o Espírito LAND ROVER ?
Como dizem os Brits: "It's a LAND ROVER thing! If you have to ask, you will never understand!"
O que conta, meus amigos, são as pessoas e não o LR. Até de Series já vi malta com "espirito" Patroleiro.
Quantos mais somos, mais diferenças vamos notar. Pessoalmente ainda acredito que a maioria sabe bem (e vive) o que é o Espírito LAND ROVER.
Vê-mo-nos no teclado (mas o do porco no espeto) de Viseu, no Desafio do próximo Sábado.
Saudações LR,
Rui Marinho
Rui Marinho
- PachecoTD5
- master TT

Antigamente, se calhar brincavas com uma lata, um carica uma rolha e um palito. Hoje em dia os putos brincam com tablets ........
Acho que nao ias dar aos teus filhos uma carica para ele brincar .....
Acho que nao ias dar aos teus filhos uma carica para ele brincar .....

- JorgeSC
- júnior TT

- Registado: 09 dez 2012 22:47
- Land Rover: Discovery TD5 1999
- Sócio LCP: 2640
Square, nao achas que estás a generalizar ao absurdo?