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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 02 fev 2015 22:41
por Marcio Silva
Está ficar com óptimo aspecto esse Freelander...
Um abraço e obrigado pela partilha da evolução,
Márcio Silva
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 08 fev 2015 20:51
por mpblue
Boas:
Alterações do fim de semana...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 08 fev 2015 22:22
por paulo jorge
uma pintura de amarelo camel fica um brinco
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 09 fev 2015 09:51
por mpblue
paulo jorge Escreveu:uma pintura de amarelo camel fica um brinco
Tambem gostava, bem como a minha sra. Mas de momento fica assim... Quem sabe não se experimenta antes colocar um vinil...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 09 fev 2015 13:07
por paulo jorge
isso é que era uma boa ideia.
E fica bem mais barato
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 09 fev 2015 14:04
por mpblue
paulo jorge Escreveu:isso é que era uma boa ideia.
E fica bem mais barato
Só ainda não sei se é necessário alterar o DUA, por causa da mudança de côr... Como não é uma coisa permanente como a tinta, não sei qual o enquadramento legal...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 09 fev 2015 14:27
por FLG
Boas a todos
qualquer veiculo que mude de cor independentemente da "ténica" é necessario alterar o D.U.
Vou aproveiTTar este tópico para perguntar se alguem realmente confirma ou não no caso de se querer averbar um Free para 4x2 é só mesmo ir ao IMT(T)
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 09 fev 2015 14:57
por mpblue
FLG Escreveu:Boas a todos
qualquer veiculo que mude de cor independentemente da "ténica" é necessario alterar o D.U.
Vou aproveiTTar este tópico para perguntar se alguem realmente confirma ou não no caso de se querer averbar um Free para 4x2 é só mesmo ir ao IMT(T)
Boas:
Quando fiz a inspecção anual, o inspector fez um comentário sobre assunto, de já ser facil passar para 4x2 e andar legal... Mas não conheço o processo de legalização... O meu para já anda com o viscoso anterado, para ter mais tracção à frente... Já vinha assim e assim se vai manter...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 25 mar 2015 09:35
por mpblue
Boas:
Quando o liguei a primeira vez ao Faultmate, reparei em duas coisas estranhas na sua configuração (que ainda não alterei).
A primeira é que vem com a configuração de venda para a Holanda?!?
A segunda, é que trás instalado de origem um aquecedor de parque da WEBASTO (os ingleses chamam-lhe FBH e é modelo THERMO TOP Z/C). Basicamente, serve para aquecer o Freelander mais rápido nos dias de muito frio (temperaturas exteriores abaixo de 5ºC), e assim proporcionar uma climatização do habitáculo mais rápida aos utentes...
Hora, andava a reparar que me andava a desaparecer anti-congelante do vaso de expansão, e não via nenhum ponto de fuga aparente. Após inspeção mais detalhada, reparei que na cava da roda onde esta o FBH, junto do escape do mesmo, aparecia húmido e com o cheiro típico do anti-congelante (adocicado).
Toca de desmanchar metade do Free para chegar ao dito cujo, e foi identificada uma pequena fuga no o-ring da bomba de circulação do kit do FBH. Desmachar tudo, limpar, selar e voltar a montar tudo. Para já está operacional e sem fugas...
Algumas fotos para arquivo e consulta...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 25 mar 2015 20:11
por tiago_silva
Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 25 mar 2015 22:24
por Nitrous
No meu já funcionou.
O que fez, foi aquecer o motor, ou seja, o líquido refrigerador, com maior rapidez do que o espectável face à temperatura ambiente. Consequentemente, o habitáculo também recebe calor com maior rapidez.
https://youtu.be/Xuhizryom0U
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 25 mar 2015 22:30
por baptistama
tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
errado!
o FBH (Fuel Burning Heater) queima Diesel para aquecer o anticongelante e com isso elevar a temperatura do habitáculo a um valor confortável mais rapidamente.
se fosse para aquecer o gasóleo chamar-se-ia Fuel Heater.
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 26 mar 2015 09:47
por mpblue
tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
Tal como os colegas informaram, o FBH serve para aquecer o liquido de refrigeração através da queima de gasóleo. Se fosse como dizes, não era um "burner" e não precisava de ter o circuito de refrigeração ligado a ele...
O aquecedor de gasóleo, está instalado na cabeça do filtro de gasóleo, e é feito por resistências elétricas (pelo menos no P38, no Freelander não sei se tem algum aquecimento de gasóleo antes de entrar na bomba injetora)...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 05 abr 2015 21:08
por mpblue
Panorama geral...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 05 abr 2015 22:03
por nelsonf
Mpblue bom aspecto o free agora falta ai uns farois longo alcance
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 07 abr 2015 09:07
por mpblue
nelsonf Escreveu:Mpblue bom aspecto o free agora falta ai uns farois longo alcance
Boas
Está na lista dos "A fazer..."
Pena ter vendido os SAFARI 5000 originais do P38, pois agora já tinha sitio para eles...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 07 abr 2015 12:33
por Freepedro
Boas!
Os 5000 seriam talvez grandes demais para aí. Os originais para aí são os Safari 3000
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 07 abr 2015 18:23
por tiago_silva
mpblue Escreveu:tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
Tal como os colegas informaram, o FBH serve para aquecer o liquido de refrigeração através da queima de gasóleo. Se fosse como dizes, não era um "burner" e não precisava de ter o circuito de refrigeração ligado a ele...
O aquecedor de gasóleo, está instalado na cabeça do filtro de gasóleo, e é feito por resistências elétricas (pelo menos no P38, no Freelander não sei se tem algum aquecimento de gasóleo antes de entrar na bomba injetora)...
É por isso que gosto de cá andar....
sempre a aprender. Sorry!
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 07 abr 2015 21:59
por mpblue
Freepedro Escreveu:Boas!
Os 5000 seriam talvez grandes demais para aí. Os originais para aí são os Safari 3000
Boas:
Não os consigo encontrar, também já andei a procura desses...
Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso
Enviado: 07 abr 2015 22:00
por mpblue
tiago_silva Escreveu:É por isso que gosto de cá andar....
sempre a aprender. Sorry!
Boas:
É sempre um bom dia, quando conseguimos aprender algo de novo...