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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 02 fev 2015 22:41
por Marcio Silva
Está ficar com óptimo aspecto esse Freelander... :cool:

Um abraço e obrigado pela partilha da evolução,

Márcio Silva

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 08 fev 2015 20:51
por mpblue
Boas:

Alterações do fim de semana...

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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 08 fev 2015 22:22
por paulo jorge
uma pintura de amarelo camel fica um brinco :)

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 09 fev 2015 09:51
por mpblue
paulo jorge Escreveu:uma pintura de amarelo camel fica um brinco :)
Tambem gostava, bem como a minha sra. Mas de momento fica assim... Quem sabe não se experimenta antes colocar um vinil... s:)

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 09 fev 2015 13:07
por paulo jorge
isso é que era uma boa ideia.
E fica bem mais barato

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 09 fev 2015 14:04
por mpblue
paulo jorge Escreveu:isso é que era uma boa ideia.
E fica bem mais barato
Só ainda não sei se é necessário alterar o DUA, por causa da mudança de côr... Como não é uma coisa permanente como a tinta, não sei qual o enquadramento legal... :ler:

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 09 fev 2015 14:27
por FLG
Boas a todos

qualquer veiculo que mude de cor independentemente da "ténica" é necessario alterar o D.U.

Vou aproveiTTar este tópico para perguntar se alguem realmente confirma ou não no caso de se querer averbar um Free para 4x2 é só mesmo ir ao IMT(T) :p

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 09 fev 2015 14:57
por mpblue
FLG Escreveu:Boas a todos

qualquer veiculo que mude de cor independentemente da "ténica" é necessario alterar o D.U.

Vou aproveiTTar este tópico para perguntar se alguem realmente confirma ou não no caso de se querer averbar um Free para 4x2 é só mesmo ir ao IMT(T) :p
Boas:

Quando fiz a inspecção anual, o inspector fez um comentário sobre assunto, de já ser facil passar para 4x2 e andar legal... Mas não conheço o processo de legalização... O meu para já anda com o viscoso anterado, para ter mais tracção à frente... Já vinha assim e assim se vai manter...

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 25 mar 2015 09:35
por mpblue
Boas:

Quando o liguei a primeira vez ao Faultmate, reparei em duas coisas estranhas na sua configuração (que ainda não alterei).

A primeira é que vem com a configuração de venda para a Holanda?!?

A segunda, é que trás instalado de origem um aquecedor de parque da WEBASTO (os ingleses chamam-lhe FBH e é modelo THERMO TOP Z/C). Basicamente, serve para aquecer o Freelander mais rápido nos dias de muito frio (temperaturas exteriores abaixo de 5ºC), e assim proporcionar uma climatização do habitáculo mais rápida aos utentes... :driving:

Hora, andava a reparar que me andava a desaparecer anti-congelante do vaso de expansão, e não via nenhum ponto de fuga aparente. Após inspeção mais detalhada, reparei que na cava da roda onde esta o FBH, junto do escape do mesmo, aparecia húmido e com o cheiro típico do anti-congelante (adocicado).

Toca de desmanchar metade do Free para chegar ao dito cujo, e foi identificada uma pequena fuga no o-ring da bomba de circulação do kit do FBH. Desmachar tudo, limpar, selar e voltar a montar tudo. Para já está operacional e sem fugas... :roll:

Algumas fotos para arquivo e consulta...

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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 25 mar 2015 20:11
por tiago_silva
Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 25 mar 2015 22:24
por Nitrous
No meu já funcionou.

O que fez, foi aquecer o motor, ou seja, o líquido refrigerador, com maior rapidez do que o espectável face à temperatura ambiente. Consequentemente, o habitáculo também recebe calor com maior rapidez.

https://youtu.be/Xuhizryom0U

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 25 mar 2015 22:30
por baptistama
tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
errado!
o FBH (Fuel Burning Heater) queima Diesel para aquecer o anticongelante e com isso elevar a temperatura do habitáculo a um valor confortável mais rapidamente.
se fosse para aquecer o gasóleo chamar-se-ia Fuel Heater.

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 26 mar 2015 09:47
por mpblue
tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
Tal como os colegas informaram, o FBH serve para aquecer o liquido de refrigeração através da queima de gasóleo. Se fosse como dizes, não era um "burner" e não precisava de ter o circuito de refrigeração ligado a ele...
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O aquecedor de gasóleo, está instalado na cabeça do filtro de gasóleo, e é feito por resistências elétricas (pelo menos no P38, no Freelander não sei se tem algum aquecimento de gasóleo antes de entrar na bomba injetora)...

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 05 abr 2015 21:08
por mpblue
Panorama geral...

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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 05 abr 2015 22:03
por nelsonf
Mpblue bom aspecto o free agora falta ai uns farois longo alcance ;)

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 07 abr 2015 09:07
por mpblue
nelsonf Escreveu:Mpblue bom aspecto o free agora falta ai uns farois longo alcance ;)
Boas

Está na lista dos "A fazer..." :) Pena ter vendido os SAFARI 5000 originais do P38, pois agora já tinha sitio para eles... :bolas:

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 07 abr 2015 12:33
por Freepedro
Boas!

Os 5000 seriam talvez grandes demais para aí. Os originais para aí são os Safari 3000 ;)

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 07 abr 2015 18:23
por tiago_silva
mpblue Escreveu:
tiago_silva Escreveu:Só uma correção o FBH não serve para aquecer o habitáculo.... lol! O Fuel Burning Heater serve para que a queima do gasóleo seja mais rica e por conseguinte mais eficaz em climas frios.
Tal como os colegas informaram, o FBH serve para aquecer o liquido de refrigeração através da queima de gasóleo. Se fosse como dizes, não era um "burner" e não precisava de ter o circuito de refrigeração ligado a ele...
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O aquecedor de gasóleo, está instalado na cabeça do filtro de gasóleo, e é feito por resistências elétricas (pelo menos no P38, no Freelander não sei se tem algum aquecimento de gasóleo antes de entrar na bomba injetora)...
É por isso que gosto de cá andar.... :D sempre a aprender. Sorry! :vergonha:

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 07 abr 2015 21:59
por mpblue
Freepedro Escreveu:Boas!

Os 5000 seriam talvez grandes demais para aí. Os originais para aí são os Safari 3000 ;)
Boas:

Não os consigo encontrar, também já andei a procura desses... :(

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Enviado: 07 abr 2015 22:00
por mpblue
tiago_silva Escreveu:É por isso que gosto de cá andar.... :D sempre a aprender. Sorry! :vergonha:
Boas:

É sempre um bom dia, quando conseguimos aprender algo de novo... :D