94Disco Escreveu:bem, com a tosta que está como foi com o motor?
Nesta viagem o motor portou-se bem e sem aquecimentos a apontar.
Acabo no entanto de regressar de uma viagem de 15 dias em que lhe preguei com cerca de 2000kms, com 6 pessoas a bordo e caravana de 3,7 metros atrás.
Tem neste momento o bonito número de 349.350 Kms adicionados. E parecería que está com vontade de fazer mais alguns!
O percurso foi:
Albarraque > Santa Maria da Feira > Chaves > Bragança > León > Potes (Picos da Europa) > Salamanca > Ladoeiro > Albarraque.
(Foi mais ou menos isto...).
Aqui sim, já se sentiram sobreaquecimentos no motor e, sendo que em grande parte poderão ser justificados devido às altas temperaturas sentidas em algumas zonas que atravessei e o esforço adicional de 113cv terem que acartar com este peso todo, creio que também estarão relacionados com outros pontos:
- Fui forçado a reabastecer com água o circuito de refrigeração após ter espirrado grande parte do Anti-congelante depois de abrir o vaso de espansão para um mais rápido arrefecimento durante uma paragem forçada na subida para o tunel do Marão, numa hora em que deveram estar uns 40º de temperatura ambiente;
- Fuga na união do colector com o tubo de escape contribuindo para uma expulsão de gases de escape a alta temperatura para dentro do compartimento do motor;
- Possivelmente o viscoso também já poderá estar a necessitar de ser substituido...
Esta viagem também serviu para verificar o comportamento da máquina para este tipo de tiradas e constatar dos principais pontos a melhorar. Assim de repente:
- Insonorização do habitáculo;
- Aumentar protecção térmica;
- Calibragem de rodas e alinamentos de direcção;
- Ruidos parasitas;
- Melhoria do sistema de som;
- Complementar a caixa de ferramenta;
-(e o que mais me custa pensar... ponderar a troca por algo mais userfriendly como um Disco II de 7 lugares...?
)
Gostava de agradecer ao Manuel Duro da Auto Duro de Chaves e aos Landmaniacos do Grupo do Facebook que me me indicaram o seu contacto para a substituição de um dos tubos do A/C, indispensável para uma viagem com estas temperaturas com 4 crianças a bordo com idades entre os 6 meses e os 8 anos.
Se a pronta ajuda dos membros já é habitual, ainda mais impressionante foi a prontidão na resposta do Sr. Manuel Duro em receber-me na sua oficina e em realizar a substituição em questão, além de ainda ter tido o extra de ter afinado um pouco melhor a máquina para puxar com mais pujança aquela carga toda. Para além do trato espectacular, um verdadeiro amante da LAND ROVER!
A todos o meu Muito Obrigado!
Também no decorrer desta viagem verifiquei uma fuga de óleo além do que me parece "considerado como normal" nos nossos LRs. Creio que tem origem na caixa de distribuição e, com o vento originado pelo andamento, arrasta-se por toda a parte de baixo do lado do pendura até às Palas de trás. Alguém me consegue informar onde, na zona de Lisboa/Sintra encontro um local ara fazer uma lavagem a fundo da parte de baixo do Disco de modo a limpar toda aquela porcaria e conseguir identificar o(s) ponto(s) de fuga?
E em relação a escape, alguém me indica uma casa para substituir o escape do meu (está completamente nas lonas - desde buraco na ultima panela a tubos com buracos nas costuras, etc...)?
Mas como o pessoal gosta é de fotos, aqui ficam algumas:
Subir, subir, subir... ufffa!
Entusiasmo a uns alucinantes 65,43kmh!
No Parque de Campismo Quinta do Rebentão, em Chaves. Muito bom!
Chaves!
Chaves!
A chegar aos Picos da Europa! Venham eles!
Picos da Europa: Paisagens lindíssimas!