Apresentação - Tiago ( Series 109 )

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 14 ago 2015 11:29
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Apresentação - Tiago ( Series 109 )

Mensagem por tiagoseries3 »

Boas, o meu nome é Tiago , tenho 31 anos, zona Oeste, e Landmaniaco desde pequenino...e amante de TT's.

O Series III 109 foi o primeiro a vir com menos de 30.000km de 1982, tinha o series 17 ou 18 anos, era praticamente "novo" ehehe penso que ex-bombeiro, não tenho a certeza, tinha uma janela lateral atrás, e era vermelho... Ficou aqui por casa, mas cedo descobri que não era carro para eu fazer autoestrada quando tirei a carta e necessitava por causa da faculdade, e o Series ficou parado praticamente durante estes anos todos...sem que ninguém andasse com ele tirando uma ou outra volta muito esporádica.

O meu primeiro carro de "dia a dia", foi um Range Rover 2.5TD comprado novo pelo meu pai em 1993, full extras, custou quase 6 mil contos se a memória não me falha, tinha estribos, madeira por dentro, proteções nos faróis à frente e trás foi comprado em Leiria, e ofereceu-mo em 2003. Infelizmente graças a um energúmeno, na A8, capotei-o, para me desviar de um atrasado com um fiesta que cometeu uma infração. Foi para a sucata, completamente destruído, a única coisa que se aproveitou foi o motor, turbo, e pouco mais.

Depois comprei um RR de 1991 verde, com o motor meio "afanado", que me deixou a pé ao fim de 2 meses, com uma cabeça queimada, mas a ideia era colocar o motor do outro RR... que foi o que se fez... Tive este RR até 2013, e depois foi altura de o vender...

Infelizmente vendi esse RR, mas era o mais lógico, uma vez que veículos TT já tinha uma Navara D22Y de 2002, que comprei nova, e uma D40 Pilot Edition.

Assim neste momento de LR's mantenho apenas o Series... E como tenho mais tempo agora, comecei a cuidar dele... esta semana...Para ele ir à oficina mudar óleo, ver mais algumas coisas, como os travões ( tão meios colados ), trocar a bomba de água ( perde um pouco de líquido por ela ),e depois ir à inspeção..

Dei-lhe uma lavadela "valente", poli, e encerei.
E pintei alguns pormenores... como as molduras dos faróis, o pára-choques. Pintei também os espelhos, e de resto, levou uma limpeza geral... como ele tava e como tá :)
Ainda tem alguns problemas, gosto de ter as coisas como novas, pelo que entretanto tenho de mandar vir um camião de peças da Paddock ... para a semana já vou fazer uma lista...
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831

Re: Apresentação - Tiago ( Series 109 )

Mensagem por Oviajante »

Muito bem vindo a Familia, ;) coloca fotos da maquina.

Cump Lands
Oviajante74
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
Serie 3 109 Diesel 1982

Aqui vão umas fotos...

Como eu referi ele já está parado a muito tempo, sem seguro e sem inspeção. O tempo não dá para tudo, e as vezes as coisas vão ficando ficando... Este mês já tive mais tempo livre, e foi tempo de por mãos à obra, dar miminhos ao Series porque já existiram muitos jipes aqui em casa mas nenhum tão bom quanto um Series...

O meu objectivo agora é prepara-lo para circular sem me dar chatices, e claro preparar para ir à inspeção e passar lol

Está com alguns problemas, sou muito picuinhas e gosto de ter as coisas "novas", uns por não andar, outros devido aos anos que tem, mas nada de "grave"...
Para a semana com calma já vou escrever uma lista de peças que vou precisar.. mas não irá ser um restauro, muito longe disso pois como podem ver pelas fotos, o restauro não é urgente.

O que fiz esta semana para deixar o Series mais Feliz:

- Lavagem Exterior
- Descontaminação da Pintura
- Polimento feito por mim com Recurso a Máquina Orbital
- Enceramento da Pintura
- Limpeza Interior
- Limpeza dos Estofos, e Condicionamento da Pele
- Colocação de Massa e Óleo nas fechaduras, maçanetas, etc
- Pintura do Pára-Choques Frontal
- Pintura das Molduras dos Faróis
- Pintura da Grelha
- Pintura dos Espelhos
- Lavagem de Estrada
- Lavagem Motor
- Pintura de Algumas peças no Motor

Agora em principio para a semana tem de ir ao Mecânico assim de repente que me lembre...

- Descolar os Travões
- Trocar a Bomba de Àgua ( Verte água por lá quando aquece )
- Trocar todos os Fluidos e Filtros
- Verificação de Parte Eléctrica ( umas vezes o cold start funciona, outras não, umas vezes o ponteiro da temperatura sobe outras não trabalha , os piscas não piscam, etc ), nada de grave, mas tem que se colocar a funcionar

Depois em principio faz esta temporada assim, depois de ir à inspeção e depois em 2016, irá para a Oficina de Pintura, ser todo pintado, e tem de levar algumas borrachas novas, e mais algumas coisas, tenho 1 banco roto também...

Este era o estado dele a 2 semanas, atrás, depois de 10 anos parado ou mais ... quando o tirei da garagem

Imagem

Estas já foram tiradas Hoje

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831

Mensagem por Oviajante »

Grande Maquina :cool: ;) Tiago

Podia estar pior, pois a muito que estava parado, assim a primeira vista parece estar em empecavel para poder de circular.

Cump Lands
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

tiagoseries3 Escreveu:
Agora em principio para a semana tem de ir ao Mecânico assim de repente que me lembre...

- Descolar os Travões
- Trocar a Bomba de Àgua ( Verte água por lá quando aquece )
- Trocar todos os Fluidos e Filtros
- Verificação de Parte Eléctrica ( umas vezes o cold start funciona, outras não, umas vezes o ponteiro da temperatura sobe outras não trabalha , os piscas não piscam, etc ), nada de grave, mas tem que se colocar a funcionar
Então mas tiveste esta maquina parada tanto tempo!!?

Está mesmo fantástico.

Não te esqueças de verificar as valvulinas dos diferenciais e caixas.

Dá uma vista de olhos às transmissões e lubrifica-as.

Podes também fazer uma boa limpeza ao sistema de refrigeração, pois tanto tempo parado se calhar já encontras ferrugem na agua e mete bom anticongelante.

Verifica os tubos dos sistema de refrigeração, pois podem estar ressequidos.

Obviamente sendo que vai fazer uma revisão lhe vais mudar os filtros todos e o óleo do motor.
Imagem
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
Serie 3 109 Diesel 1982

Pois Nuno, infelizmente ficou parado.
Acumularam-se uma estranha quantidade de carros aqui por casa, e o Series foi ficando para trás, porque simplesmente não dava para andar com todos ao mesmo tempo...

Este era o 1º Range, o amor da vida do meu pai, que infelizmente foi para um lixo com 10 anos de vida, e estava NOVO, porque um rapazinho num f#rd Fiesta na A8 em 2003, se lembrou de travar a fundo, sem razão nenhuma, e eu tive de me desviar para não lhe bater, embatendo no rail, e capotando mais de 400m, na recta perto do Sobral de Monte Agraço. A GNR por acaso até viu, mas disse que se eu lhe tivesse batido mesmo por trás, com eles a ver, podia ser que me safasse, como bati sozinho sem haver toque, lixei-me e ainda paguei 2500€ de rails que mandei abaixo.

Imagem

Este foi o 2º Range, o BH, foi comprado para colocar o motor do 1º. Ainda anda, e vendi em 2011,ou 2012, pois não dá para manter tudo ao mesmo tempo. E ficou a Navara D22Y para "vezes" do Range, para ir à Pesca, ou à Caça. E o Range também já andava a ficar parado... Tomou-se a opção lógica de ficar com o mais recente ( a Navara ), e dá muito menos problemas, e trocou-se o RR a um carro mais económico.

Imagem

Para além da turma "4x4", ainda havia e há aqui por casa um MG TF que comprei em 2010 para dar umas voltas no verão, 1 Passat 2.0TDi, 1 Ibiza Tdi, 1 Polo Tdi, 1 Polo 1.1 e 1 fi@t Bravo.
Só a D40 foi embora, porque estava a dar alguns problemas, tinha algum dinheiro para ser gasto, e decidi vendê-la em 2013 quando ainda valiam alguma coisa e assim ainda se recuperou metade do que ela custou.

Imagem

Todos esses pontos que mencionaste já estavam +- na lista para serem revistos. Felizmente os tubos já tive a ver +- e parecem bons, mas também não me afligem porque felizmente as peças aftermarket para o Series não são caras :D
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo tiagoseries3

:signbemvindo:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

:signbemvindo: :driving:
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Bem--vindo!

Dá pena ver o estado em que ficou o Range...

Abraço e bom trabalho com o restauro!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
Serie 3 109 Diesel 1982

Dá mesmo.
Este Range foi o Primeiro carro " a sério " que o meu pai conseguiu comprar depois de 2CV, Corsas A, R5, já com bastantes anos de trabalho em cima, conseguiu ir buscá-lo a Leiria, NOVO, 0 KM, pago a pronto pagamento, full extras, ainda nem se viam jipes quase nas estradas, toda a gente dava prioridade, deu lhe um grande orgulho de certeza, porque passou anos e anos a estudar e a trabalhar para o conseguir... Quando o Range fez 10 anos, ele deu-mo, mandou-o polir, e tinha levado as cabeças todas novas "just in case", e vinha de novo NOVO para mim... ainda por cima não o gozei muito tempo. Quando isto aconteceu , apesar de eu ter carta a pouco tempo ( o acidente já foi em 2002 ou 2003 ), eu já conduzia a muito tempo, e não consegui mesmo segurar o carro quando me desviei do outro.

Sei que foi um grande desgosto para ele... aposto que ele se lembra dele muitas vezes ainda...