duvidas CB

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: duvidas CB

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Anunciar....só num lago de sal deserto de certeza.

Na realidade se passar 2 km's é uma sorte, especialmente em passeios por montes e vales....são centenas de metros

https://en.wikipedia.org/wiki/PMR446#Range
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

É isso mesmo... esses kms todos anunciados são enganosos. Nos terrenos em que nos movimentamos, o alcance é muito limitado.

O alcance de uma estação CB depende de muitos factores: terreno, instalação (cabo/antena), condições de propagação, a nossa localização, etc. Uma instalação em viatura, com uma boa antena, tipicamente conseguem-se uns bons kms!

Por curiosidade, posso dizer que há muitos anos atrás, com uma estação montada em casa, falei para a Polónia. :)
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

E pronto, chegou a explicação da ANACOM, que é perfeitamente razoável e vem ao encontro do que era a nossa opinião:

Só a utilização de CB pressupõe o registo (cfr. artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei 47/2000, de 24 de março). Uma pessoa não registada como utilizadora que conduza um veículo que tenha um equipamento instalado, desde que não o utilize, não comete qualquer infração.

Para evitar incómodos, sugere-se que o Sr. Tiago Pinto coloque no veículo documento comprovativo de que está registado como utilizador do equipamento de CB em causa e, se a sua esposa for sujeita a uma fiscalização, não estando a utilizar o referido equipamento, deve explicar quem é o utilizador e que está devidamente registado.


Penso que agora está tudo finalmente esclarecido! 8)
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Tudo depende do pmr e do cb, agora pmr fazer12k tem de ser de topo e com condições muito boas e por vezes com ajuda de repetidores ... por norna os pmr normais fazer entre 1 a 5 km isto falando de pmr de custo acessível que normalmente se vê a venda en grandes supermercados. Jå um cb ė outra coisa... depende de muitos factores... mas não te deixes enganar pelo que vem nas caixas. Um pormenor importante um CB ouve um PMR
Avatar do Utilizador
JorgeF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 255
Registado: 16 set 2014 10:26
Land Rover: Discovery 300 de 95
Sócio LCP: 3044
RTI: 0
Localização: Setubal

Re: duvidas CB

Mensagem por JorgeF »

tiagocp Escreveu:E pronto, chegou a explicação da ANACOM, que é perfeitamente razoável e vem ao encontro do que era a nossa opinião:

Só a utilização de CB pressupõe o registo (cfr. artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei 47/2000, de 24 de março). Uma pessoa não registada como utilizadora que conduza um veículo que tenha um equipamento instalado, desde que não o utilize, não comete qualquer infração.

Para evitar incómodos, sugere-se que o Sr. Tiago Pinto coloque no veículo documento comprovativo de que está registado como utilizador do equipamento de CB em causa e, se a sua esposa for sujeita a uma fiscalização, não estando a utilizar o referido equipamento, deve explicar quem é o utilizador e que está devidamente registado.


Penso que agora está tudo finalmente esclarecido! 8)

Para mim bem esclarecido!
Obrigado Tiago.
:cool:
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

nelson_graca Escreveu:Tudo depende do pmr e do cb, agora pmr fazer12k tem de ser de topo e com condições muito boas e por vezes com ajuda de repetidores ... por norna os pmr normais fazer entre 1 a 5 km isto falando de pmr de custo acessível que normalmente se vê a venda en grandes supermercados. Jå um cb ė outra coisa... depende de muitos factores... mas não te deixes enganar pelo que vem nas caixas. Um pormenor importante um CB ouve um PMR
Viva Nelson,

Permite-me fazer algumas correcções:

- Fazer 12km não tem muito a ver com ser de topo, mas mais com as condições/local onde estamos e para onde vamos comunicar. Não esquecer que a potência máxima de transmissão é limitada por lei, logo igual para todos..

- O PMR de uso livre (aqueles walkie talkies que compras nas lojas) não permitem o uso de repetidores.. os radioamadores é que podem usar repetidores.

- A Banda do Cidadão (CB) é nos 27MHz e os PMR nos 450MHz (aprox.), por isso não comunicam entre si.

Alguma dúvida, é só perguntar. :)
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Não comunicam? Mas eu tenho um colega meu que tem um cb e fala para o meu pmr... eu de cb não percebo muito...

Quando me referia de topo falava em relação os de baixa gama que as vezes se vê a venda por aqui e por ali, pois apesar de a potência máx ser limitada por lei não quer dizer que venham todos com a potência máxima, por vezes encontras alguns em supermercado que menos do que lei permite, e claro um de topo terá sempre componentes melhores como a antena que ajuda e muito.

Tenho 2 pmr um de supermercado de marca fraca e outro de marca reconhecida nos pmr e com o mais fraco faço 1km a partir de minha casa e com o de marca chego aos 5km também a prtir de minha casa e com esse pmr chego a casa desse meu colega que está a escuta no cb....

Não existe repetidor em PMR? E pha quase que juro que existe vou ver se encontro a informação...
Última edição por nelson_graca em 04 dez 2015 19:42, editado 1 vez no total.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Haa esqueci de uma coisa o cb do meu colega veio de espanha e ele diz que aquilo tanto da cb como pmr... suponho que sejam diferentes dos de portugal
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

A existência de repetidores PMR é uma grande surpresa para mim, vou investigar melhor essa questão.

Quanto à comunicação entre a CB e o PMR, sendo frequências totalmente diferentes, é impossível. Pode é existir um equipamento que trabalhe nessas 2 bandas. Mas existindo, tenho sérias dúvidas que seja legal/homologado.. Senão há um teste fácil: pega num rádio CB e tenta falar com um PMR. ;)
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Exacto ė um equipamento Espanhol que funciona tanto em cb como em pmr... e tem outras frequências alem das de pmr e cb... e sim não é legal...
Avatar do Utilizador
94Disco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 450
Registado: 02 dez 2015 23:05
Land Rover: Discovery 300Tdi 94
Sócio LCP: 3642
RTI: 0
Localização: Lisboa / Sintra ao fds

Re: duvidas CB

Mensagem por 94Disco »

Muito principalmente se for à noite quando há menos qrm
Avatar do Utilizador
pluss
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 87
Registado: 06 dez 2013 18:39
Land Rover: Modelo109 Tipo9pa Motor2285 D Ano1981
Sócio LCP: 3369
RTI: 0
Contacto:

Re: duvidas CB

Mensagem por pluss »

Nitrous Escreveu:Eu vejo alguns a anunciar 12km quanto dá um CB?
Nao tem alcanse defenido ,tanto da 2 KM como 20 000 km ,depende do modo e potencia que se opera ,eu com (barra Movel )) carro ja falei da Suica para Kanada ,Acores Algarve ,ETC,ETC.
Para encontros TT basta ser um Radio com FM / AM , mas em todo caso e sempre melhor um que tenha tambem SSB ,((LSB-USB)).
Quanto au dito PMR devia de ser retirado do mercado dado a poluicaode frequencias que provoca ...... :mad: :mad: :mad:
Avatar do Utilizador
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 180
Registado: 11 jul 2015 00:11
Land Rover: FREELANDER 2.0 DI (99)
DEFENDER 90 TD5 (01)
Sócio LCP: 3512
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por Alexandre Bowman »

PMR provoca poluição??? Quanto muito o PMR EVITA a poluição em outras frequências. Já que as frequências PMR estão bem estipuladas, só lá vai quem quer falar nessa mesma banda. Mais, é o único sitio onde a MAIORIA do pessoal que não sabe falar ao rádio pode de facto ir, separando de forma mais ou menos eficaz "o trigo do joio". Quem quer usar um rádio de forma mais a sério ou de forma mais profissional tem assim "todas" as outras frequências bem mais desimpedidas :D . Se não houvesse PMR, o pessoal andaria (quer legal quer ilegalmente) em todas as outras bandas possíveis e imaginárias. Mais ainda com a facilidade de hoje em dia se obter radios chinocas a preços baratos e para um vasto leque de bandas (na sua grande maioria proibidas a quase toda a gente). QUEM ME DERA que o pessoal se restringisse mais ao PMR :p Era da forma que as outras bandas permaneciam apenas com pessoal que sabe minimamente falar por um rádio.

Apesar de tudo, PMR com CTSS, não imagino de que forma é que podes ficar entupido de comunicações. Devido á baixa potência (alcance) e á quantidade de sub tons disponiveis é extremamente fácil encontrar um cantinho onde falar sossegado. Na realidade é extremamente fácil encontrar várias dezenas de cantinhos onde falar sossegado!

Juro que não consigo entender a lógica de PMR = poluição de de frequências... :??
Avatar do Utilizador
94Disco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 450
Registado: 02 dez 2015 23:05
Land Rover: Discovery 300Tdi 94
Sócio LCP: 3642
RTI: 0
Localização: Lisboa / Sintra ao fds

Re: duvidas CB

Mensagem por 94Disco »

Alexandre,

Podes sugerir CB bom, BARATO e pequeno pata TT?

Obrigado
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Existe um velho ditado que diz gasta 10 euros num rádio e 100 numa antena
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: duvidas CB

Mensagem por DiscoMirage »

pluss Escreveu:
Nitrous Escreveu:Eu vejo alguns a anunciar 12km quanto dá um CB?
Nao tem alcanse defenido ,tanto da 2 KM como 20 000 km ,depende do modo e potencia que se opera ,eu com (barra Movel )) carro ja falei da Suica para Kanada ,Acores Algarve ,ETC,ETC.
Para encontros TT basta ser um Radio com FM / AM , mas em todo caso e sempre melhor um que tenha tambem SSB ,((LSB-USB)).
Quanto au dito PMR devia de ser retirado do mercado dado a poluicaode frequencias que provoca ...... :mad: :mad: :mad:
Sugiro a consulta deste local
https://pt.wikipedia.org/wiki/PMR446
para se inteirar do que significa PMR446 e a sua utilização.
E aqui
https://www.youtube.com/watch?v=ce-O0bNp2xc
como utilizar as dezenas de repetidores que cobrem todo o Portugal.
Responder