O meu Freelander..(possível venda)

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

O meu Free só é assistido por mim com a ajuda do forum, trata-se do meu briquedo anti-stress :) Já foi todo desmontado/montado, é como se fosse Lego.

Existe um Nucleo regional, Landmaniacos do Algarve acessivel através do indice do forum (pagina principal)...

Até já
Pedro Marques
Última edição por pmarques em 09 jan 2016 00:09, editado 1 vez no total.
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 81
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0
Localização: Loulé- Algarve

Re: O meu Freelander..

Mensagem por Chorondus »

corracer Escreveu:O meu leva não chega bem a 80% mas faz sentido..
Conhecem algum mecânico no Algarve que realmente perceba as particularidades dos freelanders que seja de confiança?
Boas. Recomendo o Virgilio Barros, na zona industrial de Loulé. Ele adivinha as manhas dos free só de olhar para eles. :rofl:
tel.966 457 728
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por corracer »

Calha bem que trabalho em Loulé..
Slippery
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 03 dez 2015 02:33
Land Rover: Freelander 2.0D 1999
RTI: 0
Localização: Setubal

Re: O meu Freelander..

Mensagem por Slippery »

@Corracer
Seja bem vindo a este belo cantinho.
pmarques Escreveu: O consumo de água em viaturas a GPL é normal, o meu também consome alguma água porque o sistema utiliza o circuito da água para fazer a passagem do gás do estado liquido para gasoso.
Peço desculpa em informar, mas não... não considere normal que o exista consumo de água em viaturas a GPL, pois apesar de ser utilizado o circuito da água para aquecer o GPL, este é fechado, e como tal, não deverá ter qualquer consumo de água.
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

Boas,

Sim, tem razão, não só não está correto como também não devia ter generalizado (corrigido) Obrigado.

Pretendia apenas informar que cinco anos após a compra, passei a considerar como sendo normal o consumo de água e, já passaram 15 anos.

Gastei muito dinheiro e passei muito tempo em oficinas para tentar resolver o problema.

Considero um consumo normal de água, 2cm de deposito a cada 3000 Kms...(no meu free)

O teste é simples e fácil de fazer, basta percorrer 3000 Kms só a gasolina.

Abraço
Pedro Marques
Slippery
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 03 dez 2015 02:33
Land Rover: Freelander 2.0D 1999
RTI: 0
Localização: Setubal

Re: O meu Freelander..

Mensagem por Slippery »

Boas,

Eu compreendo que por vezes é complicado dar com o problema, mas apenas alertei para que outros leitores do fórum com veículos a GPL, não se desleixem com o facto de o liquido de refrigeração desaparecer, apenas por ser a GPL.

Um abraço,
Rui Santos
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

Boas,

Só por ser a GPL não mas, o consumo de água também pode ter sido provocado indiretamente pelo sistema de GPL. há pelo menos duas perguntas que devem ser feitas antes de avançar com a compra de uma viatura com GPL: Quantos Kms tinha o motor e se chegou a ser feito, antes da instalação, a descarbonização para analisar o seu estado.
O GPL devido às sua propriedades costuma "eliminar" os resíduos deixados pela gasolina e por vezes, em motores com muitos Kms, pode originar microfissuras internas dando origem à passagem de água e até mesmo óleo para o interior.
É por esse motivo que considero normal digo, aceitável, que possa haver algum consumo de água.
Recomendo consulta fórum da especialidade http://forum.autogas.pt/forum/ .

Levando em consideração o numero de Kms, os anos e o facto de ser um motor modelo K se o consumo (não perda) de água for muito baixo ou residual aconselho, a não mexerem a não ser que se pretenda que seja um carro para um uso intensivo.

O meu motor avariou duas vezes, na primeira vez só dei conta quando a temperatura subiu instantâneamente, ficou completamente sem água. Na segunda vez, foi devido ao rompimento do tubo que faz a ligação entre junta da cabeça e a válvula, junto à bomba de água . Também só tive tempo de ver fumo e o ponteiro da temperatura a subir. Nunca tive problemas só por consumir um pouco de água.

Abraço
PM
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por corracer »

No meu caso, consumo de cerca de 0.5l a cada 1000km ficou resolvido com o tapa fugas do jumbo. Até à data ficou resolvido.
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

De facto, é um consumo muito superior ao do meu. Assim sendo, creio que será melhor pedir um diagnostico a um profissional que conheça bem o carro.

O motor não soluça ou treme quando o liga pela manhã? Tem força? Nota alguma diferença quando passa a GPL?

Até já
PM
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por corracer »

A única anomalia é soluçar, seja a frio ou a quente. O que noto é que soluça muito mais a gpl do que a gasolina. Creio que pode ser das velas ou cabos de velas.
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

Em tempos, um técnico da Rover pediu-me para fazer o seguinte teste:

No período da tarde, a quente e, só depois de fazer alguns Kms, colocar uma folha de papel branco afastado 5 cm do tubo de escape, durante 3 minutos e com o carro a trabalhar. Se surgir água na folha, pode não ser bom.

Para analisar o estado das velas, costumo consultar o seguinte documento http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdfe:

ou http://br.bosch-automotive.com/media/pa ... -velas.pdf

PM
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por corracer »

Essa informação é bastante interessante, mas eu não me vou seguir por ela pois como já comprei o carro assim e comprei a um intermediário não sei se as velas que estão instaladas são as indicadas para este motor convertido para gpl. Ou seja as velas podem estar boas mas simplesmente não serem as indicadas
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por pmarques »

Sim, concordo. Depois de substituir as velas, diga-nos qual foi o resultado.

Até já
PM
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..

Mensagem por corracer »

Caros amigos,
Estou a pensar em vender o freelander, passo a explicar.
Como já disse anteriormente este é o meu segundo LAND ROVER, e quando comprei o primeiro (disco200tdi) o objetivo era ir ver as dunas a Marrocos, acontece que o bicho ficou e voltou a apertar, acontece que o Freelander tem logo dois contras à partida, o primeiro é ser a gasolina/gpl e pelo que me estive a informar mesmo a gasolina sendo barata em Marrocos parece que não está disponível em todos os postos do interior ao contrário do gasóleo, e a segunda ressalva é ser 3 portas o que é restritivo em termos de espaço e Acessibilidade aos bancos traseiros e complica muito a instalação de um roofrack, ainda por cima o depósito de gás no porta bagagens ocupa uns 60% do espaço disponível. A fiabilidade dos motores K Series da Rover também não me convencem muito

Moral da história acho que vou vender o Freelander e comprar um Freelander, só que a diesel e provavelmente de 5 portas, perco as idas à praia em versão Semi cabrio mas ganho em funcionalidade, ou então um disco 200tdi caso apareça um bom negócio.

Que vos parece?
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..(possível venda)

Mensagem por corracer »

Já substituí os cabos e as velas, comprei a ref de origem mas dá marca champion e resultou.. Motor a trabalhar como um relógio e tem muito mais força do que eu imaginava.
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: O meu Freelander..(possível venda)

Mensagem por pmarques »

Viva,

São boas noticias, Agora é só dar gás ;)

Abraço
PM
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..(possível venda)

Mensagem por corracer »

Realmente este motor surpreendeu-me, os 120cv estão lá todos..
Avatar do Utilizador
JaaapppaaaN
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 147
Registado: 11 jul 2015 12:08
Land Rover: Freelander 2.0di 1998
Sócio LCP: 3460
RTI: 0
Localização: Amarante
Contacto:

Re: O meu Freelander..(possível venda)

Mensagem por JaaapppaaaN »

ainda bem que agora ja se anda mais contente com o bicho :)
corracer
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 22
Registado: 03 abr 2009 12:15
Land Rover: Freelander 1.8 gpl
Discovery 200tdi(passado)
RTI: 0

Re: O meu Freelander..(possível venda)

Mensagem por corracer »

Apareceram novos projetos a nível familiar e devido a esse motivo vamos mesmo vender o Freelander, não foi o primeiro LAND ROVER nem será o último certamente
Responder