Pressão óleo motor 300TDi

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Pressão óleo motor 300TDi

Mensagem por Miguel Teixeira »

Bom dia,

Decicdi começar o processo de "restauro" do meu Discovery 300 TDi pela parte mecânica. Tenho para já um problema com a pressão de óleo do motor, o jipe já tem à volta de 300000km e como o comprei a pouco não sei que tipo de tratamento teve.

O que se passa é o seguinte: quando ponho o motor a trabalhar a 1ª vez depois de uma noite parado por exemplo a luz do óleo fica acessa, e como não andei praticamente nada com o jipe não consegui confirmar, mas parece-me que só apaga acelerando um pouco.

Descarto desde já a válvula de pressão pelo seguinte, o seu aspecto é de uma válvula nova (ja deve ter sido uma tentativa para resolver este problema) e depois de por o motor a trabalhar enquanto a luz do motor de pressão de óleo está acessa consigo ouvir um "matraquear" mais acentuado dos martelos das válvulas barulho esse que se acelerar um pouco desaparece, apagando também a luz do óleo.

Depois de o motor ter estado a trabalhar e a luz do óleo ter apagado, se o voltar a por a trabalhar a luz apaga imediatamente e não se ouve qualquer "matraquear".

Isto leva-me a pensar que por algum motivo o circuito de óleo está a esvaziar quando o motor está desligado e so acelerando um pouco é que volta a encher e a ter pressão.

Já aconteceu esta situação a alguém? Qual era o problema?

Cumprimentos,

Miguel Teixeira.
IVO_M.
master TT
master TT
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083

Re: Pressão óleo motor 300TDi

Mensagem por IVO_M. »

Boas

Valor de pressão de Óleo:

Máximo 3.7/4.0 Bar, mínimo 1.7 Bar, embora com um óleo mais fino (5W40) a pressão possa ir um pouco mais abaixo.

Caso em frio o Land não atingir os mínimos, então atenção a esse bloco pois pode precisar de pelo menos uma bomba de óleo.
Abraços
IVO_M.

Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
94Disco
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 dez 2015 23:05
Land Rover: Discovery 300Tdi 94
Sócio LCP: 3642

Mensagem por 94Disco »

IVO_M. Escreveu:Boas

Valor de pressão de Óleo:

Máximo 3.7/4.0 Bar, mínimo 1.7 Bar, embora com um óleo mais fino (5W40) a pressão possa ir um pouco mais abaixo.

Caso em frio o Land não atingir os mínimos, então atenção a esse bloco pois pode precisar de pelo menos uma bomba de óleo.

acrescentaria

o matraquear podem ser de facto os martelos sem lubrificação e depois de aumentar a pressão com o acelerador o óleo acaba por lá chegar.

Mudava sem dúvida a bomba de óleo, filtro óleo e oleo pois não deve ter registo da ultima substituição e limparia se for possível o circuito pois a mistura de óleos cria borras e estas obstroem os tubos, agora como isso se faz terá de ser alguém habilitado a dizer ;)

Este tópico tem mais informação
viewtopic.php?f=2&t=23597
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa noite,

Realmente devia ter colocado logo um manómetro para ver, depois de apagar a luz, que pressão esta a fazer mas acabei por começar a desmontar para a recuperação e não o fiz. Agora estou a decidir, e é para o que estou mais inclinado, se tiro o motor fora ou não. Quando digo motor penso também na caixa de velocidades e transferências.

Provavelmente o caminho será esse, desmontar tudo para verificar e recuperar. Mas antes disso talvez desmonte só a tampa frontal que tem a bomba de óleo e já devo perceber se é dali o problema ou não e posso sempre tirar uma capa de biela ou cambota para ver o estado de pelo menos esses bronzes.

O que queria que me ajudassem a perceber é se pode haver algum tipo de válvula anti-retorno que esteja a causar isto. Sei que existem pelo menos a válvula que regula a pressão de oleo, no filtro de oleo (é original e tem ar de ser praticamente novo) e também nos jactos para o arrefecimento dos pistões, um problema numa destas valvulas poderia levar o circuito a descarregar durante a noite e ao outro dia de manha ao ter que encher fica a luz acessa e claro o barulho nas valvulas.

Isto ou então e atendendo aos 300000km se o mais provável é ter a bomba de oleo e\ou os bronzes com demasiada folga. É normal surgir este desgaste tão acentuado nesta quilometragem? Digo isto porque mesmo sabendo que cada caso é um caso, já vi vários motores com bem mais de 30000km sem este tipo de problemas.

Miguel Teixeira.