Grelha Frontal

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Responder
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

Boas a todos(as),

Acredito que este assunto já deva ter sido discutido aqui no fórum, mas a verdade é que não encontro tópicos do mesmo.

Assim sendo, tomo a liberdade de perguntar se é ou não legal a instalação de uma grelha frontal, vulgarmente designada por "mata-vacas".

Deixo aqui a foto da grelha que gostava de instalar no meu disco:

Imagem

Já ouvi várias versões, mas a verdade é que ninguém me sabe dizer com absoluta certeza se dá ou não para instalar sem ter problemas com as autoridades, seguros ou inspecção. Talvez não tenha perguntado às pessoas certas :D :D

O que li e ouvi dizer é que só é permitido a veículos anteriores a 1998, o que não me faz muito sentido, uma vez que entendo que o que deveria influenciar é a segurança/dimensões e não o ano de fabrico.

É frequente ver veículos TT com grelhas frontais fabricados depois de 1998 e acredito que anualmente "visitem" os centros de inspecção :D :D

O meu é um Disco II Td5 do ano 2000.

Alguém sabe esta informação, podem partilhar testemunhos e experiências??.

Obrigado pela ajuda e peço novamente desculpa se já existir tópico sobre o assunto.

LandAbraços,

Guilherme
Fred
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 20 set 2013 19:22
Land Rover: Discovery 300Tdi 1998
RTI: 0
Localização: Belmonte

Re: Grelha Frontal

Mensagem por Fred »

Boas,

eu tenho um mata vacas, sem a grelha dos faróis.

Tenho-o montado á 4 anos, sempre foi á inspeção e nunca me tocaram no assunto.

Aliás, o meu sogro comprou nova, uma navara em 1999, e tem um de origem. Portanto não me parece que seja ilegal

Abraço
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Re: Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

Fred Escreveu:Boas,

eu tenho um mata vacas, sem a grelha dos faróis.

Tenho-o montado á 4 anos, sempre foi á inspeção e nunca me tocaram no assunto.

Aliás, o meu sogro comprou nova, uma navara em 1999, e tem um de origem. Portanto não me parece que seja ilegal

Abraço
Pois essa é a minha ideia, não faz sentido depender da idade. Ou é legal ou não é.

O teu é de que ano??

Obrigado pela informação.

Abraço,
Guilherme.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Fred
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 20 set 2013 19:22
Land Rover: Discovery 300Tdi 1998
RTI: 0
Localização: Belmonte

Re: Grelha Frontal

Mensagem por Fred »

De 98
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Re: Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

Fred Escreveu:De 98
Pode ser por isso.... a tal história de antes e depois de 1998.

Obrigado.
Abraço,
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 347
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0
Localização: Braga/Santarém

Re: Grelha Frontal

Mensagem por rpmarques »

GuilhermeVCT Escreveu: Pois essa é a minha ideia, não faz sentido depender da idade. Ou é legal ou não é.
As coisas não são assim lineares, do "é ou não é"

O que era continua a ser, mas a partir duma certa data deixa de ser :D

as leis quando saem a proibir/obrigar algo, geralmente nao têm efeitos retroativos, senão se um dia se lembram de proibir os carros descapotáveis, todos os carros descapotaveis ja existentes tinham de ir para abate :)

Ha coisas que são legais em carros até determinado ano e ilegais a partir dum certo ano (não sei se é este o caso)

Por exemplo as matriculas plasticas pretas com letras brancas em relevo são proibidas.... mas se o carro for matriculado até um determinado ano é permitido ter essas matriculas porque eram as que vigoravam no ano em que o carro entrou em circulação.
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Re: Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

rpmarques Escreveu:
GuilhermeVCT Escreveu: Pois essa é a minha ideia, não faz sentido depender da idade. Ou é legal ou não é.
As coisas não são assim lineares, do "é ou não é"

O que era continua a ser, mas a partir duma certa data deixa de ser :D

as leis quando saem a proibir/obrigar algo, geralmente nao têm efeitos retroativos, senão se um dia se lembram de proibir os carros descapotáveis, todos os carros descapotaveis ja existentes tinham de ir para abate :)

Ha coisas que são legais em carros até determinado ano e ilegais a partir dum certo ano (não sei se é este o caso)

Por exemplo as matriculas plasticas pretas com letras brancas em relevo são proibidas.... mas se o carro for matriculado até um determinado ano é permitido ter essas matriculas porque eram as que vigoravam no ano em que o carro entrou em circulação.
Sim compreendo o que diz.

Mas na minha opinião este tipo de equipamento opcional só deveria ser proibido se colocar em causa a segurança.

Se tal acontece, então não o faz só depois de uma data... faz sempre.

O teu argumento é seguramente o mais válido e acertado, mas só acho é que fazia mais sentido ser claro, ou é legal ou ilegal é assim para todos em todo o momento.

Abraço,
Guilherme.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Re: Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

GuilhermeVCT Escreveu:
rpmarques Escreveu:
GuilhermeVCT Escreveu: Pois essa é a minha ideia, não faz sentido depender da idade. Ou é legal ou não é.
As coisas não são assim lineares, do "é ou não é"

O que era continua a ser, mas a partir duma certa data deixa de ser :D

as leis quando saem a proibir/obrigar algo, geralmente nao têm efeitos retroativos, senão se um dia se lembram de proibir os carros descapotáveis, todos os carros descapotaveis ja existentes tinham de ir para abate :)

Ha coisas que são legais em carros até determinado ano e ilegais a partir dum certo ano (não sei se é este o caso)

Por exemplo as matriculas plasticas pretas com letras brancas em relevo são proibidas.... mas se o carro for matriculado até um determinado ano é permitido ter essas matriculas porque eram as que vigoravam no ano em que o carro entrou em circulação.
Sim compreendo o que diz.

Mas na minha opinião este tipo de equipamento opcional só deveria ser proibido se colocar em causa a segurança.

Se tal acontece, então não o faz só depois de uma data... faz sempre.

O teu argumento é seguramente o mais válido e acertado, mas só acho é que fazia mais sentido ser claro, ou é legal ou ilegal e assim para todos em todo o momento.

Abraço,
Guilherme.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Grelha Frontal

Mensagem por Freepedro »

GuilhermeVCT Escreveu:
rpmarques Escreveu:
GuilhermeVCT Escreveu: Pois essa é a minha ideia, não faz sentido depender da idade. Ou é legal ou não é.
As coisas não são assim lineares, do "é ou não é"

O que era continua a ser, mas a partir duma certa data deixa de ser :D

as leis quando saem a proibir/obrigar algo, geralmente nao têm efeitos retroativos, senão se um dia se lembram de proibir os carros descapotáveis, todos os carros descapotaveis ja existentes tinham de ir para abate :)

Ha coisas que são legais em carros até determinado ano e ilegais a partir dum certo ano (não sei se é este o caso)

Por exemplo as matriculas plasticas pretas com letras brancas em relevo são proibidas.... mas se o carro for matriculado até um determinado ano é permitido ter essas matriculas porque eram as que vigoravam no ano em que o carro entrou em circulação.
Sim compreendo o que diz.

Mas na minha opinião este tipo de equipamento opcional só deveria ser proibido se colocar em causa a segurança.

Se tal acontece, então não o faz só depois de uma data... faz sempre.

O teu argumento é seguramente o mais válido e acertado, mas só acho é que fazia mais sentido ser claro, ou é legal ou ilegal é assim para todos em todo o momento.

Abraço,
Guilherme.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A legislação no que toca a este tipo de situações nunca pode ter efeitos retroativos... Senao vejamos, passou a ser obrigatorio a colocação de cintos nos carros, logo os que não tiverem nem colocarem sucata com eles! Saem normas ambientais e foram colocados catalizadores e mais tarde filtros de particulas, logo todos aqueles que não têm, sucata com eles! Passou a ser obrigatorio os carros novos trazerem as DRL à frente, logo ou todos os outros colocam ou não podem circular! Já começa a fazer algum sentido ser a partir de determinada data, ou seja com a entrada em circulaçao de novos veículos e com o mercado a avançar os outros terão tendencia a desaparecer...
Que culpa tens tu que quando compraste o carro novo cumpria com a legislação e agora passado uns anos vão-te obrigar em alguns casos a gastar muito dinheiro para o colocar de novo legal?

No que toca aos mata vacas, não te sei dizer o ano mas deve ter sido por volta de 98-99. Estes podiam ser instalados mas em material diferente, por isso é que no Freelander, no Disco II e o P38 passou a ser de um plastico meio aborrachado por ser menos perigoso para os peoes... E isto não é legislação especifica para PT mas sim na UE.

Abraço
Última edição por Freepedro em 23 set 2016 12:18, editado 2 vezes no total.
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
GuilhermeVCT
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 jul 2016 09:56
Land Rover: Discovery II Td5 - Ano 2000
RTI: 0

Re: Grelha Frontal

Mensagem por GuilhermeVCT »

Sim faz sentido o que dizes.
Claro que quando nos afecta particularmente, somos menos racionais na avaliação.
Fico furioso porque gostava de instalar apenas por uma questão estética.
É a vida, não dá, não se instala...
Obrigado pela clarificação.
Abraço,
Guilherme
Responder