Temperatura / Liquido refrigeração Discovery 300Tdi

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Responder
aeacastro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 07 ago 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300 Tdi
RTI: 0
Localização: Ilha da Madeira

Temperatura / Liquido refrigeração Discovery 300Tdi

Mensagem por aeacastro »

Olá, boa tarde.
Preciso de uma ajuda com um problema no meu Disco 300 :mad:
Este fim de semana durante uma volta cá na ilha, e depois de ter feito alguns quilómetros em plano fiz uma subida mais longa e íngreme tudo em estrada.
A meio da subida notei a temperatura subir bem acima de meia escala mas sem ir ao redline, a partir dai continuei com calma e a temperatura lá voltou a descer a meia escala.
Depois da subida parei o carro tudo ok, mas depois de uns segundos o liquido de refrigeração começou a sair pelo tampão do reservatório. O carro ficou parado durante umas quantas horas enquanto fazia uma caminhada. Quando voltei reabasteci o reservatório e fiz viagem até casa (descida e plano, pouca subida) sempre com temperatura a meia escala e sem problemas.
No entanto hoje voltei a andar com o carro e depois de 20km com algumas subidas e com temperatura normal, depois de parar, percebi que voltava a sair liquido de refrigeração pelo tampão do reservatório, ou seja o liquido estava bem quente verificado pelo reservatório estar bem quente (desta vez não tanto como da primeira)
Sinais de junta queimada no dia dos primeiros sintomas bem como hoje, nada.
Sei que não será fácil um diagnostico, mas alguém consegue dar uma ajuda? Já pensei no viscoso da ventoinha, e no tampão a borracha de vedação interior está um pouco degradada poderá ser?
Agradeço desde já se puderem ajudar.
fernando gonçalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 268
Registado: 15 out 2006 23:01
Land Rover: Modelo Discovery Tipo Motor 300 TDi Ano 1995
DEFENDER - o mais desejado.
Sócio LCP: 1835
RTI: 0
Localização: SINTRA / PONTA DELGADA / MOÇAMBIQUE - Maputo

Re: Temperatura / Liquido refrigeração Discovery 300Tdi

Mensagem por fernando gonçalves »

Boas :cool:
AEACastro,
Não é muito normal estas coisas ocorrerem num Disco. Quando isso acontece, algo não está bem e o diagnóstico pode ser derivado de diversos pontos. Uma passagem de pressão pode ser a origem de uma junta de cabeça danificada. Não querendo estar a fazer publicidade, nada como contactar o José, excelente mecânico de Lands, no Funchal, no seguimento do Caminho do Combóio e conhecido do Omar, da loja Land Madeira 4x4, também bastante conhecedor da marca.
Bons caminhos aí pela Madeira.

Fernando.
Avatar do Utilizador
cconst
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510
RTI: 0
Localização: Lisboa (às vezes Torres Novas)
Contacto:

Re: Temperatura / Liquido refrigeração Discovery 300Tdi

Mensagem por cconst »

Viva,

Concordo que pode ser mesmo uma junta de cabeça danificada. No ano passado aconteceu-me isso mesmo: aquecia um pouco mais (quando apertado) e deitava o liquido pelo vazo de expansão (não se viam bolhas a aparecer nem gordura na água). Como normalmente não costumo apertar com ele, a coisa pareceu que desapareceu. Até um dia em que me assaltaram o Disco e "o levaram a passear". Quando o recuperei e o ia a levar para casa a pressão era tanta que rebentou com uma rela. Foi ao meu mecânico habitual e no fim da rela trocada, a água continuava a sair pelo vazo de expansão... averiguou-se e era mesmo a junta.

Lamento. Mas tenta ver o quanto antes para que os danos e despesa sejam os menores possíveis.
Responder