Olá, sou o Hugo e já fiz a minha apresentação, penso que o tenha feito no local certo.
Tenho um Range Rover P38 2.5 DSE Automático e tenho tido azar/problemas com ele....estou a tentar resolver os problemas/avarias/erros que vão aparecendo, conheci o fórum a pouco tempo e tenho lido bastante post deste fórum e outros para resolver problemas, o meu obrigado pela informação disponível.
Mas agora cheguei a um impasse, tenho acesso a uma nanocom durante alguns dias para teste e encontrei alguns erros que não consigo saber do que é.
A nanocom indica:
"Controle unit internal memory fault"
"Engine immobilzer Link fault"
"Road speed sensor out off expected"
Por muito que eu apaguei voltam sempre os erros. Outro que também aparece as vezes é "inválido fault" estes erros aparecem em EDC ECU.
Já tentei encontrar informação na internet e não encontrei nada. Alguém sabe o que possa ser?
Tenho mais dúvidas/ problemas mas deve ser melhor resolver esses erros primeiro.
Obrigado.
RR P38 Problema/Erros e outras coisas mais
-
HRRP38
- caloiro TT

- Registado: 09 jan 2025 10:05
- Land Rover: Range Rover P38 2.5 DSE Automático do ano 2000
- RTI: 0
- geniocunha
- júnior TT

- Registado: 11 nov 2011 14:23
- Land Rover: Range Rover VM 2.5 TD 91
Range Rover L322 Vogue TD6 2005 - Sócio LCP: 2733
Re: RR P38 Problema/Erros e outras coisas mais
Esses erros indicados pelo Nanocom no seu **Range Rover P38 2.5 DSE Automático** podem ter origens distintas, mas muitas vezes têm relação com problemas elétricos, imobilizador ou sensores. Vamos analisar cada um:
---
###
**"Control unit internal memory fault" (Falha na memória interna da unidade de controle)**
Este erro geralmente está relacionado a problemas na ECU (Engine Control Unit), como corrupção de dados, falhas de comunicação ou problemas de alimentação elétrica.
**Possíveis causas e soluções:**
-
**Verificar alimentação:** Certifique-se de que a bateria e o alternador estão fornecendo tensão adequada (12,6 V com o motor desligado e 13,8–14,5 V com o motor ligado).
-
**Problemas de aterramento:** Verificar e limpar os pontos de aterramento da ECU.
-
**Reset da ECU:** Tentar limpar os códigos e ver se o erro reaparece.
-
**Reprogramação:** Em casos mais persistentes, pode ser necessário reprogramar a ECU.
**Dica:** Se o erro persistir após uma limpeza, a ECU pode estar com defeito e precisar de reparo ou substituição.
---
###
**"Engine immobilizer link fault" (Falha no link do imobilizador do motor)**
Essa falha geralmente ocorre quando o sistema de imobilização não consegue se comunicar corretamente com a ECU.
-
**Chave com transponder:** O chip da chave pode estar com problema. Teste com outra chave, se possível.
-
**Antena de leitura:** Verificar a antena do imobilizador ao redor do cilindro de ignição.
-
**BCU (Body Control Unit):** Pode estar com problema, especialmente se houve troca de bateria ou falhas elétricas recentes.
-
**Sincronização da ECU com o imobilizador:** O Nanocom permite essa reprogramação.
**Dica:** Bateria fraca frequentemente causa esse erro. Se o carro tem dificuldades em destravar o imobilizador, verifique a bateria da chave e a bateria principal.
---
###
**"Road speed sensor out of expected" (Sensor de velocidade fora do esperado)**
Essa mensagem indica que o sensor de velocidade não está fornecendo os dados corretos.
-
**Sensor de velocidade (VSS) defeituoso:** Localizado na transmissão. Pode precisar de substituição.
-
**Fiação e conectores soltos:** Verificar conexões e chicotes próximos ao sensor.
-
**ECU de transmissão:** Pode ter uma falha de comunicação com o sensor.
-
**ABS:** O sistema ABS também utiliza essa informação, então um erro no sistema de ABS pode interferir.
**Dica:** Se o velocímetro não funciona corretamente ou há comportamento estranho no câmbio automático (trocas irregulares), o sensor pode ser o culpado.
---
###
**Ações recomendadas:**
1. **Desconectar a bateria por 10–15 minutos** para limpar falhas temporárias.
2. **Limpar os códigos no Nanocom** e observar se algum reaparece após um tempo de uso.
3. **Inspecionar aterramentos e conectores** das unidades de controle.
4. **Se os erros persistirem:** considerar a análise mais profunda da ECU e dos sensores envolvidos.
---
###
Este erro geralmente está relacionado a problemas na ECU (Engine Control Unit), como corrupção de dados, falhas de comunicação ou problemas de alimentação elétrica.
-
-
-
-
**Dica:** Se o erro persistir após uma limpeza, a ECU pode estar com defeito e precisar de reparo ou substituição.
---
###
Essa falha geralmente ocorre quando o sistema de imobilização não consegue se comunicar corretamente com a ECU.
-
-
-
-
**Dica:** Bateria fraca frequentemente causa esse erro. Se o carro tem dificuldades em destravar o imobilizador, verifique a bateria da chave e a bateria principal.
---
###
Essa mensagem indica que o sensor de velocidade não está fornecendo os dados corretos.
-
-
-
-
**Dica:** Se o velocímetro não funciona corretamente ou há comportamento estranho no câmbio automático (trocas irregulares), o sensor pode ser o culpado.
---
###
1. **Desconectar a bateria por 10–15 minutos** para limpar falhas temporárias.
2. **Limpar os códigos no Nanocom** e observar se algum reaparece após um tempo de uso.
3. **Inspecionar aterramentos e conectores** das unidades de controle.
4. **Se os erros persistirem:** considerar a análise mais profunda da ECU e dos sensores envolvidos.
-
HRRP38
- caloiro TT

Ola, eu vi logo a sua resposta e fico bastante agradecido, o meu obrigado. Não vim logo responder para ter mais dados concretos.
Na questão da alimentação:
A cerca de 2 meses tinha erro de alternador ( quando ligava ao Range) e de caixa de velocidades ( as vezes em movimento) ....devido a isso fiz os passos indicados para a resolução.
Bateria não era a indica, meti uma nova de 110Ah e 925A de arranque, regulador de alternador o que lá estava só dava 13.6~13.8V e agora já tenho 14.4V limpei todas a fichas com spray de contactos, mudei o cabo da bateria para o motor de arranque, abri a caixa de fusíveis e está em boas condições e limpei os pontos de aterramento/ground no compartimento do motor, 5 pontos, 2 junto a EAS, 2 junto a bateria e caixa de fusíveis e 1 no bloco do motor. Dentro do Range, limpei 4 pontos, 1 junto dos pés do passageiro da frente, 1 junto a BECM, 1 entre os bancos por baixo da consola central e 1 outro entre o seletor das mudanças e o HEVAC.
De um modo geral os valores são:
Desligado
Bateria 12.88v
BECM 12.84v
Ralenti:
Alternador 14.40v
Bateria 14.38v
BECM 14.34v
Bateria - para - Alternador 0.028v
Bateria + para + alternador 0.060v
Isso já tinha feito mas voltei a confirmar e limpei as fichas das centralina, junto aos pés ( lado direito e esquerdo) no meio por baixo da consola central.
Fiz o que disse das troca de chaves,mudei as pilhas, voltei a fazer reset e nada os erros lá continuam. Já mandei vir um sensor de velocidade da caixa automática assim que o tiver faço a troca.
Como diz que pode ser problema da ECU do moto.... Abri a centralina para ver se tinha oxidação e estava boa, mas constatei que já tinha sido mexida, tem uma EPROM programável aplica em soket, como a BECM podia ter problemas também a abri e não oxidação, o único ponto mau era junto do relé do teto de abrir foi limpo e assim encontrei o problema do teto de abrir uma pista oxidada por baixo do relé, fiz a reparação e já tenho teto de abrir funcional.
Ao ligar novamente a BECM constatei que a ficha C1282 no pino 2 e ficha C1278 pino 6 tem um bypass. Da a entender que é um bypass ao imobilizador ( a ver os esquemas pelo RAVE) mas não tenho a certeza. Agora será que os erros possam ter a ver com este bypass?
Na questão da alimentação:
A cerca de 2 meses tinha erro de alternador ( quando ligava ao Range) e de caixa de velocidades ( as vezes em movimento) ....devido a isso fiz os passos indicados para a resolução.
Bateria não era a indica, meti uma nova de 110Ah e 925A de arranque, regulador de alternador o que lá estava só dava 13.6~13.8V e agora já tenho 14.4V limpei todas a fichas com spray de contactos, mudei o cabo da bateria para o motor de arranque, abri a caixa de fusíveis e está em boas condições e limpei os pontos de aterramento/ground no compartimento do motor, 5 pontos, 2 junto a EAS, 2 junto a bateria e caixa de fusíveis e 1 no bloco do motor. Dentro do Range, limpei 4 pontos, 1 junto dos pés do passageiro da frente, 1 junto a BECM, 1 entre os bancos por baixo da consola central e 1 outro entre o seletor das mudanças e o HEVAC.
De um modo geral os valores são:
Desligado
Bateria 12.88v
BECM 12.84v
Ralenti:
Alternador 14.40v
Bateria 14.38v
BECM 14.34v
Bateria - para - Alternador 0.028v
Bateria + para + alternador 0.060v
Isso já tinha feito mas voltei a confirmar e limpei as fichas das centralina, junto aos pés ( lado direito e esquerdo) no meio por baixo da consola central.
Fiz o que disse das troca de chaves,mudei as pilhas, voltei a fazer reset e nada os erros lá continuam. Já mandei vir um sensor de velocidade da caixa automática assim que o tiver faço a troca.
Como diz que pode ser problema da ECU do moto.... Abri a centralina para ver se tinha oxidação e estava boa, mas constatei que já tinha sido mexida, tem uma EPROM programável aplica em soket, como a BECM podia ter problemas também a abri e não oxidação, o único ponto mau era junto do relé do teto de abrir foi limpo e assim encontrei o problema do teto de abrir uma pista oxidada por baixo do relé, fiz a reparação e já tenho teto de abrir funcional.
Ao ligar novamente a BECM constatei que a ficha C1282 no pino 2 e ficha C1278 pino 6 tem um bypass. Da a entender que é um bypass ao imobilizador ( a ver os esquemas pelo RAVE) mas não tenho a certeza. Agora será que os erros possam ter a ver com este bypass?
-
HRRP38
- caloiro TT

Já recebi o sensor e já o instalei, também mudei o do motor, mas o erro de velocidade lá continua. Mas vou fazer uma gravação de dados em tempo real e posto os dados aqui pode ser que se encontre algum valor que indique o que se está a passar