Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
NOVIDADES:
Dia 01 de Outubro ligaram-me da JOP - PORTO.
LR disse que a minha viatura ( LR RR V8 3.9 EFI 1991 ) nao permite mais pneumaticos senao os averbados ( 205 e 215 )
Agora digam-me...e por ser a gasolina???? E que tenho um amigo que tem um VM de 1991 e tem carta da JOP de 2007 ( foi enviado gratuitamente e antes desta resposta falaram em pagamento de 100€ + fruta ) que tem descrito o uso de 205, 215 e 235...agora pergunto:
E por ser a gasoleo??? O combustivel intrefere no tamanho dos pneumaticos????
Fica aqui a minha duvida/raiva!!!
Dia 01 de Outubro ligaram-me da JOP - PORTO.
LR disse que a minha viatura ( LR RR V8 3.9 EFI 1991 ) nao permite mais pneumaticos senao os averbados ( 205 e 215 )
Agora digam-me...e por ser a gasolina???? E que tenho um amigo que tem um VM de 1991 e tem carta da JOP de 2007 ( foi enviado gratuitamente e antes desta resposta falaram em pagamento de 100€ + fruta ) que tem descrito o uso de 205, 215 e 235...agora pergunto:
E por ser a gasoleo??? O combustivel intrefere no tamanho dos pneumaticos????
Fica aqui a minha duvida/raiva!!!
- CarlosOliveira
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boas RR V8
Estranho essa resposta da LR...
É que eu tambem pedi a alguns anos, mas á LR em Portugal, para homulgar os 235/70 pois era o maximo que permitiam...
Mandaram-me a carta e a custo Zero, tendo so que pagar a alteraçao do librete que é mais ao menos os valores que falam aqui...
Ter que pagar 100 € para somandarem uma carta ????
Enviem esse pedido através de um advogado,pode ser que assim ja nao sejam tão X++++los...
Se quiseres uma copia do meu livrete avisa.... manda pm pois posso "passar" ao lado deste post ou esquecer-me...
um abraço
Estranho essa resposta da LR...
É que eu tambem pedi a alguns anos, mas á LR em Portugal, para homulgar os 235/70 pois era o maximo que permitiam...
Mandaram-me a carta e a custo Zero, tendo so que pagar a alteraçao do librete que é mais ao menos os valores que falam aqui...
Ter que pagar 100 € para somandarem uma carta ????
Enviem esse pedido através de um advogado,pode ser que assim ja nao sejam tão X++++los...
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um abraço
- pelicano
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Não é porser a gasóleo pq a resposta para mim foi a mesma.RR V8 Escreveu:NOVIDADES:
E por ser a gasoleo??? O combustivel intrefere no tamanho dos pneumaticos????
[/b]!!!
mas pelo que sei se fosse de 93 já poderiam aprovar, foi o que me disseram.
- Diogodiscovery
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boas,
Façam como eu.. ando com 235/85/r16, muitas operações stop, e problemas ZERO...
CumprimenTTos
Façam como eu.. ando com 235/85/r16, muitas operações stop, e problemas ZERO...
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- RR V8
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
CarlosOliveira Escreveu:Boas RR V8
Estranho essa resposta da LR...
É que eu tambem pedi a alguns anos, mas á LR em Portugal, para homulgar os 235/70 pois era o maximo que permitiam...
Mandaram-me a carta e a custo Zero, tendo so que pagar a alteraçao do librete que é mais ao menos os valores que falam aqui...
Ter que pagar 100 € para somandarem uma carta ????
Enviem esse pedido através de um advogado,pode ser que assim ja nao sejam tão X++++los...
Se quiseres uma copia do meu livrete avisa.... manda pm pois posso "passar" ao lado deste post ou esquecer-me...
um abraço
Ok....vou tentar outra maneira se precisar aviso por PM!!
Obrigado.
Mas o VM e do ano do meu....a unica diferenca e mesmo o motor...mais nada!!!pelicano Escreveu:Não é porser a gasóleo pq a resposta para mim foi a mesma.RR V8 Escreveu:NOVIDADES:
E por ser a gasoleo??? O combustivel intrefere no tamanho dos pneumaticos????
[/b]!!!
mas pelo que sei se fosse de 93 já poderiam aprovar, foi o que me disseram.
Diogodiscovery Escreveu:Boas,
Façam como eu.. ando com 235/85/r16, muitas operações stop, e problemas ZERO...
CumprimenTTos
Pois....eu "tenho" que dar um pouco o exemplo....embora tenha 235/70/16...mas so tenho averbado 205 e 215....e proxima IPO levo com red one!!!
- G@vião
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Eu fiz o pedido directamente a espanha, para o LAND ROVER Ibérica e a resposta foi que apenas poderiam averbar os 215/75/16 e que as outras medidas superiores já não porque poderiam danificar algum material, o meu range é de Março de 1994, 200Tdi 3 portas, se agora conseguirem averbar ao menos os 235/70/16 mandem-me o contacto pra eu tentar de novo.
De referir que não me pediram qualquer verba pra pagar.
cumps
De referir que não me pediram qualquer verba pra pagar.
cumps
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"Podia ter outro Todo Terreno!!??"
"Podia mas não era a mesma coisa."
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Pois foi o que me disseram da JOP Porto....mais que 215 pode danificar o material......e usar OFF ROAD nao danifica o material???G@vião Escreveu:Eu fiz o pedido directamente a espanha, para o LAND ROVER Ibérica e a resposta foi que apenas poderiam averbar os 215/75/16 e que as outras medidas superiores já não porque poderiam danificar algum material, o meu range é de Março de 1994, 200Tdi 3 portas, se agora conseguirem averbar ao menos os 235/70/16 mandem-me o contacto pra eu tentar de novo.
De referir que não me pediram qualquer verba pra pagar.
cumps
Para que foi criado o 4X4?????
Enfim...nem sei o que chamar a isto!!
- jonhy_tt
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
E com uma inspecção do tipo B, ja alguem experimentou????
Pode ser uma hipotese para essa homologação e outras diferente tipo as peliculas nos vidros....
Segundo aquilo que li ai a marca já não tem nada que ver com o processo, mas temos que ter as devidas precauções:
-os pneus não podem ultrapassar os limites da carroçaria
-evitar os roçes "mecânicos"
-o velocimetro não pode apresentar um erro superior a 5%
Isto é aquilo que me recordo de ter lido algures, vou tentar encontrar essas informações para colocar aqui.
Claro que havendo mais do que 1 situação que necessite de homologação no livrete se pode aproveitar e legalizar tudo de uma vez, para evitar que os custos com inspecções B dispare.
Pode ser uma hipotese para essa homologação e outras diferente tipo as peliculas nos vidros....
Segundo aquilo que li ai a marca já não tem nada que ver com o processo, mas temos que ter as devidas precauções:
-os pneus não podem ultrapassar os limites da carroçaria
-evitar os roçes "mecânicos"
-o velocimetro não pode apresentar um erro superior a 5%
Isto é aquilo que me recordo de ter lido algures, vou tentar encontrar essas informações para colocar aqui.
Claro que havendo mais do que 1 situação que necessite de homologação no livrete se pode aproveitar e legalizar tudo de uma vez, para evitar que os custos com inspecções B dispare.
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Não deve ser assim tão linear....ate porque a Inspecção B não e nada barata....jonhy_tt Escreveu:E com uma inspecção do tipo B, ja alguem experimentou????
Pode ser uma hipotese para essa homologação e outras diferente tipo as peliculas nos vidros....
Segundo aquilo que li ai a marca já não tem nada que ver com o processo, mas temos que ter as devidas precauções:
-os pneus não podem ultrapassar os limites da carroçaria
-evitar os roçes "mecânicos"
-o velocimetro não pode apresentar um erro superior a 5%
Isto é aquilo que me recordo de ter lido algures, vou tentar encontrar essas informações para colocar aqui.
Claro que havendo mais do que 1 situação que necessite de homologação no livrete se pode aproveitar e legalizar tudo de uma vez, para evitar que os custos com inspecções B dispare.
A marca não é não ter nada a ver...e não querer meter-se!!! Ainda ontem "falei" com um responsável e nada!!! A marca não homologa nada!!!!
Quem quer...é ir a LTA a Braga!!!
-
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boa noite,
Em primeiro lugar APENAS a marca (land-Rover) pode assegurar que determinada medida de pneus cumpre o definido na ficha de homologaçao de determinado veiculo.
-Quando uma marca procede a homologaçao de um veiculo automovel, os pneus alem de terem que ter a sua propria homologaçao, 'fazem' tambem parte da homologaçao do sistema de travagem.
-O ensaio para a homologaçao do sistema de travagem ou e feito com todas as medidas de pneus ou so com algumas e as outras sao averbadas por estarem dentro de uma determinada tolerancia.
-Um sistema de travagem dimensionado para uns pneus 205R16 podera nao estar dimensionado para uns 235/85R16, so a propria Land-Rover pode assegurar isso.
Quanto a questao de um advogado com uma copia de um livrete de outro veiculo com outro tipo de pneus averbados conseguir fazer o averbamento, sim e possivel, mas tambem qualquer pessoa o pode fazer.
-As medidas de pneus estao na ficha de homologaçao de cada modelo de veiculo, se os nºs de homologaçao ou nº de aprovaçao - que estao inscritos no livrete - forem iguais da para averbar.
Por vezes quando emitiam os livretes esqueciam-se de alguma coisa, posso dizer que em cada livrete que pedia de veiculos novos era raro vir um correcto logo da primeira vez, ou faltava uma medida de pneus, ou o tipo de caixa errado....como tal e possivel haver viaturas iguais com diferentes medidas de pneus averbadas.
Ja uma vez aqui tentei saber se alguem aqui tinha averbado no livrete de um Serie III os 7.50R16 - que os ha -mas ainda nao consegui, se souberem de alguem avisem.
Pedro Portela
Em primeiro lugar APENAS a marca (land-Rover) pode assegurar que determinada medida de pneus cumpre o definido na ficha de homologaçao de determinado veiculo.
-Quando uma marca procede a homologaçao de um veiculo automovel, os pneus alem de terem que ter a sua propria homologaçao, 'fazem' tambem parte da homologaçao do sistema de travagem.
-O ensaio para a homologaçao do sistema de travagem ou e feito com todas as medidas de pneus ou so com algumas e as outras sao averbadas por estarem dentro de uma determinada tolerancia.
-Um sistema de travagem dimensionado para uns pneus 205R16 podera nao estar dimensionado para uns 235/85R16, so a propria Land-Rover pode assegurar isso.
Quanto a questao de um advogado com uma copia de um livrete de outro veiculo com outro tipo de pneus averbados conseguir fazer o averbamento, sim e possivel, mas tambem qualquer pessoa o pode fazer.
-As medidas de pneus estao na ficha de homologaçao de cada modelo de veiculo, se os nºs de homologaçao ou nº de aprovaçao - que estao inscritos no livrete - forem iguais da para averbar.
Por vezes quando emitiam os livretes esqueciam-se de alguma coisa, posso dizer que em cada livrete que pedia de veiculos novos era raro vir um correcto logo da primeira vez, ou faltava uma medida de pneus, ou o tipo de caixa errado....como tal e possivel haver viaturas iguais com diferentes medidas de pneus averbadas.
Ja uma vez aqui tentei saber se alguem aqui tinha averbado no livrete de um Serie III os 7.50R16 - que os ha -mas ainda nao consegui, se souberem de alguem avisem.
Pedro Portela
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Pedro Portela Escreveu:Boa noite,
Em primeiro lugar APENAS a marca (land-Rover) pode assegurar que determinada medida de pneus cumpre o definido na ficha de homologaçao de determinado veiculo.
-Quando uma marca procede a homologaçao de um veiculo automovel, os pneus alem de terem que ter a sua propria homologaçao, 'fazem' tambem parte da homologaçao do sistema de travagem.
-O ensaio para a homologaçao do sistema de travagem ou e feito com todas as medidas de pneus ou so com algumas e as outras sao averbadas por estarem dentro de uma determinada tolerancia.
-Um sistema de travagem dimensionado para uns pneus 205R16 podera nao estar dimensionado para uns 235/85R16, so a propria Land-Rover pode assegurar isso.
Quanto a questao de um advogado com uma copia de um livrete de outro veiculo com outro tipo de pneus averbados conseguir fazer o averbamento, sim e possivel, mas tambem qualquer pessoa o pode fazer.
-As medidas de pneus estao na ficha de homologaçao de cada modelo de veiculo, se os nºs de homologaçao ou nº de aprovaçao - que estao inscritos no livrete - forem iguais da para averbar.
Por vezes quando emitiam os livretes esqueciam-se de alguma coisa, posso dizer que em cada livrete que pedia de veiculos novos era raro vir um correcto logo da primeira vez, ou faltava uma medida de pneus, ou o tipo de caixa errado....como tal e possivel haver viaturas iguais com diferentes medidas de pneus averbadas.
Ja uma vez aqui tentei saber se alguem aqui tinha averbado no livrete de um Serie III os 7.50R16 - que os ha -mas ainda nao consegui, se souberem de alguem avisem.
Pedro Portela
NO!!!LTA does!!!
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boas:Pedro Portela Escreveu:Boa noite,
Em primeiro lugar APENAS a marca (land-Rover) pode assegurar que determinada medida de pneus cumpre o definido na ficha de homologaçao de determinado veiculo.
-Quando uma marca procede a homologaçao de um veiculo automovel, os pneus alem de terem que ter a sua propria homologaçao, 'fazem' tambem parte da homologaçao do sistema de travagem.
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Por vezes quando emitiam os livretes esqueciam-se de alguma coisa, posso dizer que em cada livrete que pedia de veiculos novos era raro vir um correcto logo da primeira vez, ou faltava uma medida de pneus, ou o tipo de caixa errado....como tal e possivel haver viaturas iguais com diferentes medidas de pneus averbadas.
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Pedro Portela
O que disse era valido até a cerca de 3 anos atrás, neste momento a LTA no autodromo de Braga ou em Setubal (sempre por marcação) efectua esse serviço. Eu tenho o meu discovery com 265/75R16 homologados e averbados no livrete através da LTA. Pode não ser barato, mas é mais barato do que a multa...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Exacto!!! Embora a contra-ordenação seja de 120€....uma vez não paga a ia ao LTA...mas varias....ou a mudança de pneumáticos para as legais....sempre compensa!!!mpblue Escreveu:Boas:Pedro Portela Escreveu:Boa noite,
Em primeiro lugar APENAS a marca (land-Rover) pode assegurar que determinada medida de pneus cumpre o definido na ficha de homologaçao de determinado veiculo.
-Quando uma marca procede a homologaçao de um veiculo automovel, os pneus alem de terem que ter a sua propria homologaçao, 'fazem' tambem parte da homologaçao do sistema de travagem.
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Por vezes quando emitiam os livretes esqueciam-se de alguma coisa, posso dizer que em cada livrete que pedia de veiculos novos era raro vir um correcto logo da primeira vez, ou faltava uma medida de pneus, ou o tipo de caixa errado....como tal e possivel haver viaturas iguais com diferentes medidas de pneus averbadas.
Ja uma vez aqui tentei saber se alguem aqui tinha averbado no livrete de um Serie III os 7.50R16 - que os ha -mas ainda nao consegui, se souberem de alguem avisem.
Pedro Portela
O que disse era valido até a cerca de 3 anos atrás, neste momento a LTA no autodromo de Braga ou em Setubal (sempre por marcação) efectua esse serviço. Eu tenho o meu discovery com 265/75R16 homologados e averbados no livrete através da LTA. Pode não ser barato, mas é mais barato do que a multa...
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boa tarde,
Eu sei que a LTA faz esses 'ensaios', eu em ultima analise tambem la irei.
Mas volto a afirmar, apenas a marca pode certificar que determinada medida de pneus pode ser averbada num determinado tipo de viatura.
Em Coimbra existe uma instituiçao ligada a universidade - ADAI - www.adai.pt - que faz varios tipos de ensaios, entre eles ensaios de travagem. Em contacto com uma pessoa responsavel pelos ensaios, pus-lhe o meu problema do meu serie III, e perguntei-lhe se a ADAI fazia algum tipo de ensaio para averbar nova medida de pneus, e a resposta dele foi clara, so a marca pode assegurar quais as medidas de pneus indicadas para determinado modelo de veiculo.
A LTA faz os ensaios, mas resta saber com que base legal os faz, baseados em que directivas comunitarias, pois caso haja um problema as companhias de seguros se tiverem motivo para 'saltar fora' aproveitam-na logo.
Com isto quero apenas dizer o seguinte: temos que aproveitar enquanto a LTA os faz, pois nao vai ser para sempre.
Eu sei que a LTA faz esses 'ensaios', eu em ultima analise tambem la irei.
Mas volto a afirmar, apenas a marca pode certificar que determinada medida de pneus pode ser averbada num determinado tipo de viatura.
Em Coimbra existe uma instituiçao ligada a universidade - ADAI - www.adai.pt - que faz varios tipos de ensaios, entre eles ensaios de travagem. Em contacto com uma pessoa responsavel pelos ensaios, pus-lhe o meu problema do meu serie III, e perguntei-lhe se a ADAI fazia algum tipo de ensaio para averbar nova medida de pneus, e a resposta dele foi clara, so a marca pode assegurar quais as medidas de pneus indicadas para determinado modelo de veiculo.
A LTA faz os ensaios, mas resta saber com que base legal os faz, baseados em que directivas comunitarias, pois caso haja um problema as companhias de seguros se tiverem motivo para 'saltar fora' aproveitam-na logo.
Com isto quero apenas dizer o seguinte: temos que aproveitar enquanto a LTA os faz, pois nao vai ser para sempre.
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boas:Pedro Portela Escreveu:Boa tarde,
Eu sei que a LTA faz esses 'ensaios', eu em ultima analise tambem la irei.
Mas volto a afirmar, apenas a marca pode certificar que determinada medida de pneus pode ser averbada num determinado tipo de viatura.
Em Coimbra existe uma instituiçao ligada a universidade - ADAI - http://www.adai.pt - que faz varios tipos de ensaios, entre eles ensaios de travagem. Em contacto com uma pessoa responsavel pelos ensaios, pus-lhe o meu problema do meu serie III, e perguntei-lhe se a ADAI fazia algum tipo de ensaio para averbar nova medida de pneus, e a resposta dele foi clara, so a marca pode assegurar quais as medidas de pneus indicadas para determinado modelo de veiculo.
A LTA faz os ensaios, mas resta saber com que base legal os faz, baseados em que directivas comunitarias, pois caso haja um problema as companhias de seguros se tiverem motivo para 'saltar fora' aproveitam-na logo.
Com isto quero apenas dizer o seguinte: temos que aproveitar enquanto a LTA os faz, pois nao vai ser para sempre.
Que eu tenha conhecimento, a LTA é a unica em Portugal autorizada a homologar medidas diferentes, e os ensaios efectuados estão conforme legislação nacional (transposta de directivas comunitárias), tendo o IMTT aceite essa declaração da LTA para averbar os pneus diferentes, sem qualquer problema.
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Pena as taxas seram so para "ricos"!!!
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boa tarde,
A LTA nao e a unica entidade autorizada, e a unica a faze-lo pois a(s) outra(s) acham - com base em directivas comunitarias - que apenas as marcas o podem fazer e no IMTT aceitam a declaraçao da LTA pois ha ordens superiores para isso.....
A LTA e uma empresa privada, a ADAI pertence a universidade de Coimbra, os objectivos sao diferentes.
Os ensaios podem ate ser baseados em legislaçao nacional, mas para alterar uma medida de pneus tem que existir um ensaio de travagem que suporte essa alteraçao de medida, pois acima de tudo a alteraçao da medida de pneus vai influir e muito na capacidade de travagem de um veiculo.
Se efectivamente fosse de acordo com a legislaçao comunitaria todo o sistema de travagem teria de ser verificado - todos os componentes teriam de ser homologados pela propria marca do veiculo (bombas, calços/maxilas, pastilhas/calipers, amortecedores, molas-grafico de carga-, etc) ser feito um ensaio em vazio e em carga maxima, e um ensaio destes, nao custa 150 euros, mas sim perto de 1500 euros + iva.
Espero que nao me estejam a compreender mal, mas as minhas duvidas em relaçao ao ensaio da LTA sao mais que muitas.
So para dar um exemplo no ultimo ensaio de travagem que fizemos com a ADAI demoramos cerca de 4 meses a preparar toda a documentaçao relativa a eixos, pneus, sistema de travagem e seus componentes, e com tudo a correr bem demora um dia inteiro a fazer, nao se faz numa hora ou duas.
A LTA nao e a unica entidade autorizada, e a unica a faze-lo pois a(s) outra(s) acham - com base em directivas comunitarias - que apenas as marcas o podem fazer e no IMTT aceitam a declaraçao da LTA pois ha ordens superiores para isso.....
A LTA e uma empresa privada, a ADAI pertence a universidade de Coimbra, os objectivos sao diferentes.
Os ensaios podem ate ser baseados em legislaçao nacional, mas para alterar uma medida de pneus tem que existir um ensaio de travagem que suporte essa alteraçao de medida, pois acima de tudo a alteraçao da medida de pneus vai influir e muito na capacidade de travagem de um veiculo.
Se efectivamente fosse de acordo com a legislaçao comunitaria todo o sistema de travagem teria de ser verificado - todos os componentes teriam de ser homologados pela propria marca do veiculo (bombas, calços/maxilas, pastilhas/calipers, amortecedores, molas-grafico de carga-, etc) ser feito um ensaio em vazio e em carga maxima, e um ensaio destes, nao custa 150 euros, mas sim perto de 1500 euros + iva.
Espero que nao me estejam a compreender mal, mas as minhas duvidas em relaçao ao ensaio da LTA sao mais que muitas.
So para dar um exemplo no ultimo ensaio de travagem que fizemos com a ADAI demoramos cerca de 4 meses a preparar toda a documentaçao relativa a eixos, pneus, sistema de travagem e seus componentes, e com tudo a correr bem demora um dia inteiro a fazer, nao se faz numa hora ou duas.
- mpblue
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boas:
Se a quantidade de ensaios realizados são suficientes ou não, isso é outro assunto, mas eles efectuam os ensaios ao abrigo da directiva 92/23/CE e decreto lei 72/C/2003, pelo que os critérios estão bem estabelecidos...
Sobre o sistema de travagem, é um pouco subjectivo, pois nos sabemos que mesmo com o sistema de travagem de origem das viaturas, mudando coisas simples como o tipo de calço de travão (material composito, ceramico, metalico, etc...), o tipo de arrefecimento dos travões (ranhurados, perfurados), consegue-se obter resultados de travagem bem diferentes em primeira utilização e em fadiga...
E já agora, teriamos que introduzir o teste de alce, para averiguar o comportamento do veiculo após alteração, mas depois chega a uma situação de impasse. Para puder emitir um parecer, tem que ter os valores de origem do fabricante, e na maior parte dos casos, distancias de travagem, valores de aumento de travagem devido a fadiga, valores de condições ambientais sobre as quais foram efectuados os testes iniciais do fabricante...
Na grande parte dos casos, esses dados não estão disponíveis, ou são simplesmente desconhecidos (pelo proprio fabricante tambem)...
E depois há tambem a questão das homologações das viaturas nos paises...
Quando eu era miudo, os importadores homologavam as viaturas na sua versão base, e depois os extras eram colocados cá (disponiveis em inumeras brochuras, que eu colecionava...), muitas das vezes na concessionario onde eram adquiridos. E essa situação era aceite pelas autoridades como legal e sem qualquer problema.
O que se passa hoje é o extremo, ou seja, mesmo que os acessórios instalados façam parte do catalogo oficial do fabricante da viatura, se os mesmos não fizerem parte da ficha de homologação nacional, são considerados ilegais, e passiveis de contra-ordenação (no caso estupido, a LAND ROVER tem disponivel para todos os seus modelos uma base de guincho, que saí para além das dimensões da viatura, mas como não há ficha de homologação, não se pode instalar um equipamento fornecido pelo proprio fabricante).
Recordo-me que grande parte dos LAND ROVER disponiveis até meados da decada de 90, eram importados como viaturas comerciais de inglaterra, sendo a instalação de bancos e demais mordomias (AC, vidros electricos, jantes especiais, farois extra, etc) instalados depois da alfandega, antes de chegarem aos concessionarios...
E agora, por a minha viatura ter AC, vai estar ilegal e sujeito a contra-ordenação. Porque no limite, a legislação actual o que diz, é que a viatura tem que estar conforme a ficha de homologação, igual...
Com este ultimo relamborio, o que pretendia mostrar, é que temos que ser praticos, e sem colocar ninguem em perigo, fazer as coisas...
Se a quantidade de ensaios realizados são suficientes ou não, isso é outro assunto, mas eles efectuam os ensaios ao abrigo da directiva 92/23/CE e decreto lei 72/C/2003, pelo que os critérios estão bem estabelecidos...
Sobre o sistema de travagem, é um pouco subjectivo, pois nos sabemos que mesmo com o sistema de travagem de origem das viaturas, mudando coisas simples como o tipo de calço de travão (material composito, ceramico, metalico, etc...), o tipo de arrefecimento dos travões (ranhurados, perfurados), consegue-se obter resultados de travagem bem diferentes em primeira utilização e em fadiga...
E já agora, teriamos que introduzir o teste de alce, para averiguar o comportamento do veiculo após alteração, mas depois chega a uma situação de impasse. Para puder emitir um parecer, tem que ter os valores de origem do fabricante, e na maior parte dos casos, distancias de travagem, valores de aumento de travagem devido a fadiga, valores de condições ambientais sobre as quais foram efectuados os testes iniciais do fabricante...
Na grande parte dos casos, esses dados não estão disponíveis, ou são simplesmente desconhecidos (pelo proprio fabricante tambem)...
E depois há tambem a questão das homologações das viaturas nos paises...
Quando eu era miudo, os importadores homologavam as viaturas na sua versão base, e depois os extras eram colocados cá (disponiveis em inumeras brochuras, que eu colecionava...), muitas das vezes na concessionario onde eram adquiridos. E essa situação era aceite pelas autoridades como legal e sem qualquer problema.
O que se passa hoje é o extremo, ou seja, mesmo que os acessórios instalados façam parte do catalogo oficial do fabricante da viatura, se os mesmos não fizerem parte da ficha de homologação nacional, são considerados ilegais, e passiveis de contra-ordenação (no caso estupido, a LAND ROVER tem disponivel para todos os seus modelos uma base de guincho, que saí para além das dimensões da viatura, mas como não há ficha de homologação, não se pode instalar um equipamento fornecido pelo proprio fabricante).
Recordo-me que grande parte dos LAND ROVER disponiveis até meados da decada de 90, eram importados como viaturas comerciais de inglaterra, sendo a instalação de bancos e demais mordomias (AC, vidros electricos, jantes especiais, farois extra, etc) instalados depois da alfandega, antes de chegarem aos concessionarios...
E agora, por a minha viatura ter AC, vai estar ilegal e sujeito a contra-ordenação. Porque no limite, a legislação actual o que diz, é que a viatura tem que estar conforme a ficha de homologação, igual...
Com este ultimo relamborio, o que pretendia mostrar, é que temos que ser praticos, e sem colocar ninguem em perigo, fazer as coisas...
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
E tipo como a cena dos farois com xenon......tem que ter regulacao automatica.....tem que ter lava farois... e vidro liso!!!
Meus amigos....ate concordo com isso....mas as lampadas de halogeneo mal regulada nao incomodam como as de halogeneo???
Ha 10 anos atras os imigrantes vinham nos seus bolides com farois "amarelos" carregados ate ao tecto e onde estava a regulacao dos farois???? Por serem de halogeneo e amarelos incomodavam menos????
Ok ok vao dizer que temos de evoluir....ok...mas desde quando eu substituir uma lampada de halogeneo por uma de xenon estou a colocar em risco a seguranca de outros????? Pois.....eu digo onde....e que para ter p.e. num RR xenon teria de fazer mil e uma coisas ...alem de gastar uma fortuna que so ia encher os bolsos de certos individuos que tem por familiares ou amigos estes individuos que fazem "regras"!!!!
Eu tenho xenon no meu RR e nao incomodo mais que um MB que traz de origem.....ate arrisco a dizer que os MB muitas das vezes incomodam tanto com os seus farois de xenon que mudam de cor desde roxo a azul ( cores ditas proibidas ) e no cruzamento com veiculos desses incomodam bastante...mas porque estao legais......enfim!!!
E muito facil ver o que se passa....pois basta ver outras marcas de 4X4 que homologam qualquer tipo de pneu.....as vezes ate demasiado exageradas!!!!
Meus amigos....ate concordo com isso....mas as lampadas de halogeneo mal regulada nao incomodam como as de halogeneo???
Ha 10 anos atras os imigrantes vinham nos seus bolides com farois "amarelos" carregados ate ao tecto e onde estava a regulacao dos farois???? Por serem de halogeneo e amarelos incomodavam menos????
Ok ok vao dizer que temos de evoluir....ok...mas desde quando eu substituir uma lampada de halogeneo por uma de xenon estou a colocar em risco a seguranca de outros????? Pois.....eu digo onde....e que para ter p.e. num RR xenon teria de fazer mil e uma coisas ...alem de gastar uma fortuna que so ia encher os bolsos de certos individuos que tem por familiares ou amigos estes individuos que fazem "regras"!!!!
Eu tenho xenon no meu RR e nao incomodo mais que um MB que traz de origem.....ate arrisco a dizer que os MB muitas das vezes incomodam tanto com os seus farois de xenon que mudam de cor desde roxo a azul ( cores ditas proibidas ) e no cruzamento com veiculos desses incomodam bastante...mas porque estao legais......enfim!!!
E muito facil ver o que se passa....pois basta ver outras marcas de 4X4 que homologam qualquer tipo de pneu.....as vezes ate demasiado exageradas!!!!
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Re: Medida máxima de Pneumáticos Homologada pela LR
Boa tarde,
Desculpem mais uma achega, mas agora que soube em que legislaçao a LTA se baseia, verifico que a directiva 92/23/CE no anexo III (pag 68) - Disposiçoes administrativas relativas a homologaçao de veiculos no que se refere a montagem dos respectivos pneumaticos, no ponto 1.1 diz o seguinte: O pedido de 'homologaçao CE de tipo' de um tipo de veiculo no que se refere aos pneumaticos deve ser apresentado pelo fabricante do veiculo ou seu mandatario. E o nosso dec.lei diz o mesmo.
Se fosse feito um ensaio ao sistema de travagem, todos os componentes teriam de ser os constantes da ficha de homologaçao da viatura. Todos estes dados constam do processo de homologaçao de qualquer viatura, portanto ou a marca ou quem procedeu a homologaçao tem estes dados.
Segundo legislaçao comunitaria em vigor, uma homologaçao CE e valida em qualquer pais da UE.
Depois ha varios tipos de homologaçao (CE, Nacional, Pequena serie), por isso pode perfeitamente haver acessorios homologados num pais que nao o sejam noutro, mas se for homologaçao CE, e valida em toda a CE.
O facto de na decada de 90 os veiculos virem como comerciais e depois montarem-lhe ca os bancos traseiras, tinha a ver com o facto de as marcas para terem preço competitivos importavam os veiculos como comerciais - sem IA -, e depois aplicavam-lhe os acessorios em falta (bancos traseiros, cintos, etc) e homologavam-nos com veiculos mistos pagando pouco IA, so que o governo entretanto abriu os olhos e agora....
Ate ha pouco tempo eramos o unico pais da UE onde a medida dos pneus constava dos livretes..
Ja agora,
Despacho DGV nº33/96 de 11 de Outubro
Largura de Pneus
Considerando necessario estabelecer um criterio uniforme para a anotaçao da largura dos pneumaticos nos livretes, determina-se:
1.- Nos livretes dos veiculos automoveis e reboques, a medida da largura dos pneumaticos constante do campo «Pneumaticos» correspondera a largura minima permitida.
2.- O valor maximo admissivel da largura do pneumatico devera garantir que o mesmo nao faca saliencia relativamente ao contorno envolvente do veiculo aprovado.
3.- Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumaticos a instalar nos veiculos, deverao os mesmos constar nos livretes em anotaçoes especiais.
Lisboa, 19 de Setembro de 1996
O Director Geral, Amadeu Pires
Penso que se as nossa autoridades usassem este despacho, nao era necessario andarmos com despesas inuteis, pois esta aqui tudo salvaguardado - excepçao as medidas exageradas.
Desculpem mais uma achega, mas agora que soube em que legislaçao a LTA se baseia, verifico que a directiva 92/23/CE no anexo III (pag 68) - Disposiçoes administrativas relativas a homologaçao de veiculos no que se refere a montagem dos respectivos pneumaticos, no ponto 1.1 diz o seguinte: O pedido de 'homologaçao CE de tipo' de um tipo de veiculo no que se refere aos pneumaticos deve ser apresentado pelo fabricante do veiculo ou seu mandatario. E o nosso dec.lei diz o mesmo.
Se fosse feito um ensaio ao sistema de travagem, todos os componentes teriam de ser os constantes da ficha de homologaçao da viatura. Todos estes dados constam do processo de homologaçao de qualquer viatura, portanto ou a marca ou quem procedeu a homologaçao tem estes dados.
Segundo legislaçao comunitaria em vigor, uma homologaçao CE e valida em qualquer pais da UE.
Depois ha varios tipos de homologaçao (CE, Nacional, Pequena serie), por isso pode perfeitamente haver acessorios homologados num pais que nao o sejam noutro, mas se for homologaçao CE, e valida em toda a CE.
O facto de na decada de 90 os veiculos virem como comerciais e depois montarem-lhe ca os bancos traseiras, tinha a ver com o facto de as marcas para terem preço competitivos importavam os veiculos como comerciais - sem IA -, e depois aplicavam-lhe os acessorios em falta (bancos traseiros, cintos, etc) e homologavam-nos com veiculos mistos pagando pouco IA, so que o governo entretanto abriu os olhos e agora....
Ate ha pouco tempo eramos o unico pais da UE onde a medida dos pneus constava dos livretes..
Ja agora,
Despacho DGV nº33/96 de 11 de Outubro
Largura de Pneus
Considerando necessario estabelecer um criterio uniforme para a anotaçao da largura dos pneumaticos nos livretes, determina-se:
1.- Nos livretes dos veiculos automoveis e reboques, a medida da largura dos pneumaticos constante do campo «Pneumaticos» correspondera a largura minima permitida.
2.- O valor maximo admissivel da largura do pneumatico devera garantir que o mesmo nao faca saliencia relativamente ao contorno envolvente do veiculo aprovado.
3.- Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumaticos a instalar nos veiculos, deverao os mesmos constar nos livretes em anotaçoes especiais.
Lisboa, 19 de Setembro de 1996
O Director Geral, Amadeu Pires
Penso que se as nossa autoridades usassem este despacho, nao era necessario andarmos com despesas inuteis, pois esta aqui tudo salvaguardado - excepçao as medidas exageradas.