RR DSE - As minhas impressões/comentários - pedido de ajuda

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

RR DSE - As minhas impressões/comentários - pedido de ajuda

Mensagem por tomcat »

Bom dia Amigos!!!

Após longos anos de só os verem passar :( , este fds, tive a oportunidade de não só viajar, como ser o timoneiro deste fantástico sofá com rodas.

Pelo que vou deixar o meu testemunho pessoal, das vantagens e desvantagens, para quem (como eu) anda com ideias de comprar um.

Meus amigos a primeira impressão que se tem, é que ele é ENORME! mas depois de nos habituar, a forma "quadrada" permite facilmente "tirarmos as medidas" á maquina, as diversas regulações permite-nos "instalarnos" perfeitamente nas poltronas e o silencio a bordo é qualquer coisa...
Nota achei a embraiagem e pedal de travão um pouco duros, mas nada que não nos habituamos, á medida que os kms vão passando.

1ª Desilusão: :( Meto primeira, arranco com calma ( temos que ter em conta que é um 4X4 permanente, (pelo nada de largar a embraiagem depressa para não estragar..) meto segunda... não se mexe.... Se bem que já tinha ouvido falar desse "problema", que o Kit de potencia resolve, a verdade é que "ouvir" e sentir é outra coisa...
Problema que senti mais tarde e para não "queimar" embraiagem, optei por usar as redutoras, numa pequena subida mas muito inferior á subidas p.e. de uma garagem de qualquer prédio.
Pelo que recomendo vivamente á quem irá comprar um, colocar de "lado" os cerca de 500 € pelo kit de potencia. É indispensável, acreditem!!!

Depois de alguns kms, a solução é tentar manter a rotação nunca abaixo dos -+ 1600 rpm e se sofri uma desilusão a baixas rotações, o prazer que se tem a ouvir e sentir a nobreza dos 6 cilindros quando puxado é uma experencia que sinceramente recomendo.

A minha primeira ultrapassagem, numa estrada sinuosa em direcção a Arouca, foi o palco desta experiencia, se bem que conhecesse a estrada e tiveste preparado o RR para isso ( rpm +- nas 2000) a verdade é que nunca pensei que 2100 kgs se movessem daquela maneira :cool:

Nessa estrada sinuosa, fiquei rendido e não tenho palavras para descrever a forma majestosa como o RR curva e numa condução "normal", pura e simplesmente esquecemos que estamos a guiar este "monstro", comparando p.e. a um monovolume da Auto europa, que tive a oportunidade de guiar na mesma estrada.

Realço a relativa facilidade de curvar, para reforçar o conforto que a sua "majestade" transmite,mesmo comparado com maquinas alemas do segmento executivo.. ou seja, além de confortável o seu comportamento dinamico é bom, mas cuidado, apesar de ser um 4x4 permanente, nos limites parece com um puro tracção traseira.... é simplesmente memorável.

Desilusão- Pedido de Ajuda.

Toca ir até a Serra da Freita...., fazer uma visita ao Convento de Arouca, subir até a Sª da Mó.
Dado ser uma estrada sinuosa e ser domingo e para disfrutar a maravilhosa paisagem, toca a ir em segunda, quando noto que o ponteiro começa a passar da posição central.... e não para :mad: toca a desligar o AC e chaufagem no máximo.... o ponteiro sobe até praticamente atingir a marca branca que antecede o "vermelho" ( pelo que li aqui, o raio do viscoso está avariado, pensei eu), mas quando pude parar e após alguns segundos e de umas violentas acelerações o ponteiro "caía" a cada aceleração que dava, onde tive oportunidade de verificar que a ventoinha estava ok, ou seja acompanhava a rotação do motor. A água esta ao nível correcto.
Após este verdadeiro "susto", pois é um dos problemas, que tanto se fala de forma negativa deste modelo, a verdade é que ao descer a serra em 2ª, a temperatura, ficou entre a marca branca de indicação de "frio" e inicio da escala.

Peço a todos os proprietários que me possam esclarecer que raio é que se passou?, se é normal a temperatura subir tanto??
Ele não tem uma posição "central".
Notei que a ventonhia mesmo em frio está sempre ligada, pelo que existe um problema no viscoso, neste caso de maior refrigeração, mas que não foi suficiente para evitar a subida da tempratura. Será que existe algum termostato que devia ter "aberto"!!?
Agradecia que me informassem, pois quero alertar o propriétário, neste caso um familiar e comerciante de automóveis para reparar o carro, não só o viscoso, bem como eventualmente outra coisa qualquer.

Em Autoestrada e Cidade.
Em AE e estrada aberta (o seu terreno de eleiçao), desde que o motor esteja +- nas 2000 é só acelar que ele vai embora, sem querer puxar muito, foi com alguma "rapidez" que ele subiu até aos 150 km/h, dando uma norma confiança a curvar.

Para terminar esta experiencia, chego ao Porto e tenho um ML de um primo, que nunca tive oportunidade de guiar, toca a fazer uma troca...

Meus deus o ML é claustrofico :lol: é a melhor descrição que posso fazer.
Já em baixas rotaçoes ia em 3ª onde no RR era impossível... apesar de ele ser confortável nota-se bem as irregularidades da estrada.

Impressão do meu primo depois de guiar o RR num pequeno traçado de cidade: ... ele é "pachorento"..., mas passei 2 vezes por uns buracos, pois não me lembrei de passar por eles da primeira vez, e mesma na segunda "passagem", só senti o barulho dos pneus. :sing: .....

Uma coisa que devo alertar, apesar da nobreza de uns bancos em couro, a verdade é que, mesmo não tendo estado um daqueles dias muito quentes, saí sempre do carro, com as costas encharcadas em água, tipico dos bancos de couro. Fica o meu testemunho, pois uma das diferenças entre um DSE e um DT, são os bancos, e que sinceramente, por uma questão de €... fica o meu testemunho.

Para concluir o testamento :lol: a não ser que os € nao cheguem, a minha opção terá que ir por um de caixa automática, não só porque irá poupar a transmissão da maneira como a cara metade larga a embraiagem, bem como a dificuldade que ela tem de colocar a 5ª velocidade, pois fica um pouco "distante" dela.
Além de com o respectivo kit de potencia, ser a melhor maneira de disfrutar realmente esta máquina.
Fico feliz por ter sentido na pele, a espressão do "sofá com Rodas" :cool:

Após o "susto" da temperatura, que mais uma vez peço a vossa ajuda, irei tentar experimentar um RR Classic, para podermos comparar.
Pois apesar de todo o conforto do DSE, ficamos com um sentimento de fragilidade desta maravilhosa máquina :(

O meu obrigado.
PS
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Lpereira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 jan 2007 20:54
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Lpereira »

Boas Tomcat, li o seu post com muita atenção pois tambêm ando tentado em adquirir um RR DSE, e tudo o que descreve coincide com a ideia que tenho do carro, pois ainda não tive a oportunidade de andar num, mas continuo um pouco apreensivo nas questões de fiabilidade do modelo, a temperatura subir dessa forma não é com certeza normal, pelo o que tenho lido aqui no forum, pode ser algum problema no radiador (entupido), tubagens ou bomba de agua.

Mas com certeza que haverá aqui algum proprietário que irá esclarecer essa dúvida melhor do que eu.

:driving:
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

E mais.... este fim de semana fiz uma viagem de 860 kms com um depósito :D :D :D não passei dos 120 km/h é um verdadeiro iate de luxo.

O unico susto que tive, era a bomba de água que vertia, agora nem a subir com o A/C no máximo, o ponteiro passa do normal.

Vou lhe colocar a box que lhe falta. :D

Não o compares com o classic, porque a tecnologia é muito mais sofisticada. :D :D (desde que não faças muito TT radical)

Abraço.
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Obrigado Lpereira e Fry ( fico contente por já teres novamente o Sofá a trabalhar).
:D

Pois eu tb penso que seja qualquer coisa relacionada com o que já descreveram, além do viscoso estar sempre ligado.

Vou indicar o ano e kms do carro: era de 11-98 e tinha 170.000 Kms.

Fry, dado que não ia fazer muitos kms, não enchi muito o deposito.
Quanto litros é que leva o deposito?

Fry não se podem comparar eu sei. Mas como deves imaginar, tenho várias pessoas que dizem que o P38 tem muitos problemas... etc....
que como o Lpereira afirmou, são mais as más linguas do que outra coisa.

Aposto que quando em 1970 o 1º RR surgiu, tb devem ter dito isto e aquilo....

Agora, o meu sonho é o Classic... Agora como deves compreender, foi um enorme susto e banho de água fria que levei com o aquecimento... que certamente tem uma explicação.

Apesar de tudo e de gostar imenso do Classic, fiquei rendido ao P38....
só que queremos testar o Classic.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

fry
pleno TT
pleno TT

Mensagem por fry »

O meu também tem 170.000km/97 e tem 84 litros de capacidade no depósito de combustivel. Quando o comprei, precisava de algumas reparações, como balões traseiros, motores do tablier do A/C, e agora recentemente a bomba de água que aproveitei trocar também a correia do A/C por se notar desgaste.

Sei que ainda precisa da caixa de direcção, que pinga e pneus.

A quinta é um pouco chata de se engrenar, além de ficar distante é preciso fazer um algum esforço anormal.

O motor está muito mais suave com o biocombustivel que uso e tem um trabalhar muito certinho.

Nunca deixes baixar as rotações quando engrenado, :D :D a mimosa não gosta :D :D é preferivel colocar em ponto morto ou trocar para uma rotação de caixa mais baixa quando nos aproximamos de alguma paragem curta.

Abraços.
Última edição por fry em 21 ago 2007 08:29, editado 1 vez no total.
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Olá Fry, novamente :D

Tirando, para mim os motores do A.C., tudo que o gastastes no teu carro, são peças de desgaste...? certo? ou seja, nos X kms que já fizestes "apenas" mudastes os foles traseiros e a bomba de água?

O resto podemos considerar que é comum a maioria dos caros? certo?

Ou seja, tu como utilizador confirmas, que numa utilização de carro de familia, sem grande utilização TT, o "monstro" apenas gastou 9,7 l. e (sem kit de potencia, dado que o tem, indica que há redução de consumos) e que não tiveste mais problemas.

Pelo que Lpereira, como vês, é mais a má fama do que outra coisa, desde que não queiras TT, puro e duro.

Acredita depois de guiar um... :driving: :driving: vais fazer :finger: para os restantes caros.

Nota: Não quero que fiquem com a ideia que estou a pensar comprar um Classic em vez do P38!!
Apenas quero ter um termo de comparação :D.

Entre estes dois familiares :lol: :D
Um abraço.

diogoruivo
master TT
master TT
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645

Mensagem por diogoruivo »

Boa tarde!

Tal como o Fry disse... se não quer fazer TT muito radical, eu também optaria pela compra do P38 em vez do RR Classic, apesar de gostar muito dos dois... e se forem as versões 3.9Efi V8 ou a 4.6HSE V8, isso então não há palavras. :D

Julgo ser normal um aquecimento mais instantâneo em TT, sobretudo se andar em redutoras e mudanças tipo 1ª, 2ª e 3ª. Fora do normal seria se ele chegasse mesmo até ao vermelho... coisa que julgo não ter acontecido.

Boa sorte na compra. :ok:

CumpRRimenTTos
motivo.me - #empreendedorismo e #motivação
Lpereira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Lpereira »

No meu caso o RR não é para TT, gosto de ver mas não sou praticante, preciso de um carro confortável, e que sirva para puxar o meu atrelado e levar a minha tralha toda para as provas.
Pelo que Lpereira, como vês, é mais a má fama do que outra coisa, desde que não queiras TT, puro e duro.
Tomcat, eu sei disso, estou ligado ao mundo automovel através da competição automovél (Velocidade) e sei que para se criar um "mito" a volta de uma marca não é preciso muito, rapidamente chega aos ouvidos de todos os mecanicos :), o mais aborrecido e que esse mito é criado/suportado por pessoas que nunca tiveram o carro em questão, é a velha história do ".....amigo do amigo que disse........".

O P38 continua no topo da lista :). :dance:
pleno TT
pleno TT

Mensagem por fry »

[
sei que para se criar um "mito" a volta de uma marca não é preciso muito
Quando comprei um AUDI A6, a fama era que a centralina se avariasse custava 3.500 euros :D :D :D e continua a ser o carro de sonho de muitos :sing:

O P38 presentemente está por preços acessíveis, para quem opta por um veiculo TT espaçoso e confortável, é evidente que teremos de contar com alguma manutenção preventiva devido aos 10/12 anos de vida deste topo de gama.

O motor BMW 2.5 torna-se um pouco débil, executando com algum esforço a tarefa a que foi proposto, principalmente em baixas rotações, mas com a vantagem de ser bastante económico, para quem não preveligia altas performances.

É um estradista excelente, com um espaço fantástico, onde todos os passageiros podem esticar as pernas e com um prazer de condução impressionante. Em viagens grandes, o condutor não sente cansaço.

Se quisermos sair do alcatrão, continuamos a ter o mesmo conforto e comodidade. Em baixas tem imensa força e como é pesado, prefere terrenos menos enlameados. Para rebocar os outros é um autentico trator :D :D :D :D
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

diogoruivo Escreveu:Boa tarde!

Tal como o Fry disse... se não quer fazer TT muito radical, eu também optaria pela compra do P38 em vez do RR Classic, apesar de gostar muito dos dois... e se forem as versões 3.9Efi V8 ou a 4.6HSE V8, isso então não há palavras. :D

CumpRRimenTTos
Diogo lá vens tu.... com os V8 :lol: :D :D.

Sinceramente, com o Kit de potencia, unicamente para ter mais força em baixas, para mim já está execelente, não quero mais... (digo eu, até andar num V8 :sing: ) :cool: :lol:

Uma noticia que me deram, noutro forum e penso que está a 95% é a avaria num termostato, evitando que o circuito tenha "tempo" para arrefecer e que explica o pq da temperatura baixar tanto.

Boa sorte e como já alquém disse aqui, os P38 viciam mesmo ;)
Um abraço.

raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Olá,
ao ler o post verifiquei alguns equivocos. O facto da ventoínha rodar não quer dizer
que o viscoso esteja em condições, na realidade, a mesma roda sempre, só não roda
é com a potência toda, transmitida pelo motor. O maior sintoma do viscoso estar
em más condições é o facto da temparatura aumentar e não se ouvir a ventoínha
com ruído tipo avião a partir do ponteiro ultrapassar ligeiramente acima do meio do
quadrante. Os disparadores das ventoínhas do ar condicionado podem ser alterados
de forma a que as mesmas disparem quando se liga o ar condicionado, o que não
acontece normalmente nos p38 e ajuda em dias muito quentes embora a ventoínha
grande, se estiver a funcionar bem, chegue para as encomendas.
Quanto a fiabilidade, é mais fiável que um vw touaregue e ninguém anda por aí
a dizer que o vw não presta.
Cumpts.
raul
raul silva
júnior TT
júnior TT

Olá,
ao ler o post verifiquei alguns equivocos. O facto da ventoínha rodar não quer dizer
que o viscoso esteja em condições, na realidade, a mesma roda sempre, só não roda
com ruído tipo avião a partir do ponteiro ultrapassar ligeiramente acima do meio do
quadrante. Os disparadores das ventoínhas do ar condicionado podem ser alterados
Cumpts.
raul
raul silva
júnior TT
júnior TT

Olá,
Cumpts.
raul
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

raul silva Escreveu:Quanto a fiabilidade, é mais fiável que um vw touaregue e ninguém anda por aí
Ora aí está uma grande verdade... :roll:

Em relação a engrenar a 5ª sinceramente nunca tive qualquer tipo de dificuldade. O dito "afastamento" da mesma poderá eventualmente ser ajustado de modo a alavanca ficar ligeiramente mais a esquerda.

Relativamente ao kit de potência nota-se diferença em todas as situações... :driving:

Sou um apaixonado pelo HSE 4.6, pensei em importar um a GPL só que com a legalização do mesmo o valor praticamente triplicaria e um selo de 350€... :bolas: :ohnao:

Talvez quando fôr grande... :( :roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Lpereira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Lpereira »

Quando comprei um AUDI A6, a fama era que a centralina se avariasse custava 3.500 euros bigsmile bigsmile bigsmile e continua a ser o carro de sonho de muitos
Pois é tipico da chamada "dor de cotovelo", eu tenho um A4 TDI (que tambêm era isto e aquilo...) e já conta com 335 mil KM e continua a puxar como deve ser, sem grandes estragos para a carteira.

:driving:
pleno TT
pleno TT

Mensagem por fry »

A calúnia é sempre a arma dos invejosos :D :D :D :D
Os invejosos são tormento de si mesmos :D :D :D :D

A única maneira de combater a inveja é afirmar-se a si próprio na sua máxima singularidade. :driving:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Obrigado a todos pelos vossos comentários/sugestões...

Sinceramente, eu tb tinha a pessima impressão do P38... baseado "naquilo que se ouve falar...", mas com horas passadas neste fórum, fiquei a saber de todos os "crancos", que afinal não são mais do que uma má manutenção e por vezes ignorancia dos seus propietários, face a alguns "alertas" que a máquina dá.

Acredito que ele seja mais "frágil" do que um RR Classic, Discovery...

Mas, talvez pelo meus 36 anos, já muitos milhares de kms e um carro na sucata, queira um carro confortável e espaçoso e que tenha alguns "gadgets" de segurança.

Gostos não se discutem, muito menos sonhos.
Sonhos o meu sonho deste de há muitos anos, que é um RR classic ( tive o meu primeiro batismo num TT num RR "B8" há +- 25 anos em França ) e se já na epoca (e ainda agora) o MB era confortável, o RR estava muito acima.

Dado que o único TT que quero fazer, será passeios turisticos, ou eventualmente alguns caminhos de monte por causa da caça e dado que a cara metade é de Lisboa, só o facto de poder vir a pagar Classe 1, para mim dará para pagar qualquer "coisinha" que apareça.

Á nivel de preços o Classic, poderei dizer que estão mais caros do que um P38.

Mas como tudo na vida, temos o "coração" e a razão e a razão leva-me para o P38.

Lpereira e outros membros, se queres um estradista, procura um á venda que tenha o que queiras e €€€, pede ajuda aqui para o contacto de um bom mecanico na tua zona e vai em frente, acredita, não vais querer outra coisa, quando entrares no teu Audi, vais logo dizer....meu rico Range.. :sing:
Se queres mais TT então Classic...

Eu apenas tive azar, mas já foi aqui demonstrado que ele tinha algo de errado, sinceramente fiquei mais desiludido com a falta de potencia em baixas do que com o aquecimento, mas como já referi, nada que um "Kit" ou "Box" resolvam....

Relativamente aos "B8" :rofl: é tudo uma questão de € e não só na compra, mas sobretudo nos novos impostos que se avizinham :mad:, mas particularmente o 2.5 já me satisfaz numa condução normal.

Um abraço á todos e não vejo a hora de criar um tópico "O MEU P38"...
Um abraço.

fry
pleno TT
pleno TT

Mensagem por fry »

quando entrares no teu Audi, vais logo dizer....meu rico Range..
:god: :god: :god: :god: :D :D :D
e o meu era um A6 2.8/200CV (foi um achado ter-me visto livre dele troca ao RR)
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas!!!

Bem o mecânico do meu tio confirmou que há "algo de errado", pois ao fazer um teste realmente notou que a temperatura não está constante.

Quando souber mais alguma coisa aviso, entretanto o meu obrigado a todos.
Um abraço.