Instalacao de Luz traseira de trabalho c/ Rele

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Instalacao de Luz traseira de trabalho c/ Rele

Mensagem por jpcme »

Ola,

Ja que estou numa de electricidade auto, aqui vai uma ideia que eu vi num carro de um amigo e achei uma optima ideia.

Muitas pessoas instalam Luz Traseira, a chamada Luz de "trabalho".

Pois muito bem, pode-se ligar essa Luz tradicionalmente com um interruptor e ja esta.

Mas existe uma maneira de ligar bastante interessante, utilizando um interruptor/comutador de 3 posicoes, eu passo a explicar:

Posicao 0 = lampada desligada

Posicao 1 = lampada acesa

Posicao 2 = lampada acende sempre que se engata a marcha-a-atras

Ja que temos a Luz de trabalho, pq nao aproveitar e ligar desta maneira.

Aqui fica mais uma vez o "verdadeiro esquema"

Imagem

Cumprimentos
JP
Última edição por jpcme em 02 jan 2008 01:46, editado 1 vez no total.
Imagem
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737

Mensagem por Corvo »

Boas,desculpa a minha ignorância,mas onde está o interruptor de marcha atrás do carro?Se calhar é uma pergunta estúpida,mas sou ignorante neste assunto.
Um abraço.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Pois, ja esperava....

Mensagem por jpcme »

Ola

Tem razao, esta pergunta faz sentido.

Ora vamos la ver, dependendo dos carros, podemos ou nao ir buscar este "sinal" de corrente ao barramento de contactos.

pois este interruptor, esta situado e acupolado na caixa de velocidades e muitas vezes o acesso a ele, nao e facil.

Mas, na maior parte dos casos nao necessitamos de o encontar, so necessitamos de encontar a cablagem que esta conectada a ele e dai tirar o tal sinal.

A situacao mais facil e logica e ir buscar o sinal de corrente aos terminais do conector da lampada de marcha a tras de origem do carro.

Espero ter explicado e me ter feito entender.

Cumprimentos
JP

P.S. Ves e assim ja tens mais um novo argumento para venda dos teus farois de trabalho ;) e ate podes fazer uns kits com comutador e rele.

Corvo Escreveu:Boas,desculpa a minha ignorância,mas onde está o interruptor de marcha atrás do carro?Se calhar é uma pergunta estúpida,mas sou ignorante neste assunto.
Um abraço.
Imagem