Calibração de cartas

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
Rpalmeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 03 ago 2006 11:28
Land Rover: Discovery 200 TDI 1993
Sócio LCP: 1813

Calibração de cartas

Mensagem por Rpalmeira »

Boas.

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida.
Primeiro, possuo um Qtek S100, com uma antena GPS externa e um Cartão de 2 G. tenho os sistemas de navegação para estrada Ndrive e Tomtom, e o Oziexplorer instalado.
A minha quetão é a seguinte: não consigo ter uma boa calibração das cartas, já tentei de várias maneiras e não consegui, a melhor calibração q consegui foi retirada da net e colada no cartão, mas mesmo assim dá-me um desvio de alguns metros (+- 50 metros) do local em q estou. O que será que se passa? Terei feito alguma asneira? Como posso resolver o problema?
Agradeço as vossas ideias.

Bons TTrilhos

Renato Queirós
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Mensagem por terracotta »

Boas!

No meu blog publiquei alguns posts acerca de cartas topográficas.
Dá lá um salto, pode ser que te ajude ;)

www.terracotta.nireblog.com
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Rpalmeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 03 ago 2006 11:28
Land Rover: Discovery 200 TDI 1993
Sócio LCP: 1813

Mensagem por Rpalmeira »

Boas Nuno.

Obrigado pela resposta, mas por acaso foi apartir do teu blog que decidi adquir a antena gps e o programa ozi.
tentei seguir os passos conforme descreves no teu forum mas devo estar a fazer alguma coisa mal.

Obrigado mesmo assim, acho q vou voltar ao teu blog e rever os passos, mas se mais alguém tiver informações que me possam ajudar, eu agradeço.

Bons TTrilhos

Renato Queirós
bruno cameirão
master TT
master TT
Registado: 21 mai 2006 11:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por bruno cameirão »

boas

mais um que não se entende com a calibração das cartas,

ja ei voltas e mais voltas, ja calibei já fiz e refiz os passos que estão no blog e fica tudo ou quase tudo na mesma, ouve uma situasção em que a carta ficou de patas para o ar :ohnao:

eu posso chegar até a pagar al guem que calibre umas cartas melitares e pago bem :roll: :p

a serio, gostava de aproveitar o programa mas não posso
Imagem
SEMPRE NAS CALMAS...MAS AS VEZES PREGO NA CHAPAAHAH

A CULPA É SEMPRE DO CONDUTOR.... E DEPOIS O DEFENDER É QUE SOFRE
rpnmp
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 set 2007 22:22
Localização: São Mamede de Infesta/Trancoso/Baiona (Odeceixe/São Miguel)

Mensagem por rpnmp »

Boas companheiros...

No link em baixo, as cartas já estão calibrdas... (têm é que ter os ficheiros emparelhados - .jpeg e .map)...

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=4103

Mas sigam as instruções do Terracota que acabam por chegar lá... abraços.

Rui
Rui (Sócio nº 1781) Beta Xande Ohoh
http://ondemelevaomeulandroverdefendertd5.blogspot.com/
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Não sei o que estão a usar para obter as coordenadas para a calibração, mas se for o google earth, devem estar a ter o mesmo problema que eu.

Cada vez mais me convenço que as coordenadas do google earth não são precisas, em relação à imagem que mostram. Ainda não fiz o teste de tirar um ponto no GPS e depois comparar com o GE, mas ainda neste fim de semana, andei a calibrar umas imagens, com 3 pontos em cada imagem, e o trilho marcado no programa de GPS sairam sempre ao lado do trilho marcado na imagem...

Ah, e há ficheiros .map que também não estão correctos. Na zona de Valongo, os tracks ficam sempre direitinhos... Quando fui para o Gerês, no passeio do Barros, saiu tudo ao lado das marcações na carta militar.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
albsilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2007 23:44
Land Rover: Discovery 300Tdi '98
Sócio LCP: 1831

Mensagem por albsilva »

As coordenadas são as que 'um homem quiser'...

Diferentes sistemas, diferentes GPS, diferentes cartas ou até GPS iguais com configurações diferentes podem originar coordenadas diferentes exactamente para o mesmo ponto, e nenhum deles estar necessariamente errado.

Não sei qual o datum que o Google Earth utiliza, mas entre 'nós' está +/- convencionado utilizar-se o WGS84. A maior parte das cartas militares que o pessoal utiliza estão noutro datum,o European/Lisbon 1950, se bem me lembro, daí quedeva ser utilizado um datum para calibrar a carta militar, e outro para a utilizar com os nosso GPS.

Eu pessoalmente utilizo uma fórmula 'infalível' que me permite calibrar qualquer carta, sem ter de me deslocar a essa zona.

Nete momento a disponibilidade - ou falta dela - não me permite alongar-me sobre este assunto, mas superficialmente... às cartas militares que se encontram na internet faltam alguma informações muito importantes: a legenda da grelha e a legenda da própria carta, onde se encontra nomeadamente o respectivo datum e projecção. Na falta dessa informação, assumo que têm o tal datum European 1950, e procuro o ponto mais perto de cada canto onde as linha azuis se cruzam, portanto são 4 pontos, um para cada canto. Depois procuro umas linhas mais carregadas, de 10 em 10 há uma, quer no eixo X, quer no Y. Por curiosidade, cada carta tem 16 linhas ao alto e 10 deiadas. A partir do nº inscrito nessa linha, consegue determinar-se o nº a que corresponde cada linha X e Y nos tais 4 pontos mais perto dos cantos. PAra além dessa informação, precisamos de mais um dado que só se encontra na legenda inexistente das cartas, pois a coordenada de cada ponto é definida no formato aabb000, em que aa é o tal número em falta, bb o nº determinado na carta, e 000 é informação fixa nesses pontos de intersecção das linhas. Para obter o aa baseei-me numa carta 1:500 000 se bem me lembro.

Pegando por ex na carta militar nº 19, temos

(legenda - SE = Canto superior esquerdo, IE=inferior esq., ID=inf. direito, SD=sup. dir.)

Carta 19
SE x=589000 y=4641000
IE x=589000 y=4632000
ID x=604000 y=4632000
SD x=604000 y=4641000

Para a carta imediatamenta abaixo, a 32, mantém-se os valores para x, e actualizam-se os y:

Carta 32
SE x=589000 y=4631000
IE x=589000 y=4622000
ID x=604000 y=4622000
SD x=604000 y=4631000

Ou por ex., para a carta nº 20, ao lado da 19 mantêm-se os valor y da 19:

Carta 20
SE x=605000 y=4641000
IE x=605000 y=4632000
ID x=619000 y=4632000
SD x=620000 y=4641000

A partir daqui começa-se a perceber o esquema, por ex a carta 32 em relação à 19 tem uma diferena no bb de 10, e a 20 em relação à 19, uma diferença para o bb de 16.

Tudo seria muito mais fácil se isto fosse linear, mas muitas vezes, como podem ver na carta 20, a linha ao alto mais perto do canto superior direito - 619000 - não é a mesma no canto inferior direito - 620000, daí ter-se de determinar estas coordenadas carta a carta.

Quando puder ponho um artigo online com imagens para ser mais fácil de explicar :)
ImagemAlberto Silva - Discovery 300Tdi '98 - Albergaria-a-Velha
albsilva
júnior TT
júnior TT

Mensagem por albsilva »

Só mais uma achega: há por aí cartas militares digitalizadas com diferente origens, quer em JPG quer GIF, e os respectivos ficheiros de calibração, os .map do Ozi ou os .imp do CompeGPS não podem ser partilhados entre elas, sendo a consequência óbvia a representação incorrecta de waypoints ou tracks nas cartas.
albsilva
júnior TT
júnior TT

Mensagem por albsilva »

Espero não ter intimidado ninguém com o meu testamento!
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

albsilva Escreveu:Espero não ter intimidado ninguém com o meu testamento!
Claro que não. Antes pelo contrário. Pena que poucas (ou nenhumas) das cartas que tenho possuam legendas.

Mas ainda fiquei com uma dúvida... Um ponto é um ponto. Tem uma latitude e uma longitude, certo?

Eu copiei umas imagens do Google Earth (GE). Em cada imagem, marquei 3 pontos com as coordenadas que obtive do mesmo GE. Carreguei as imagens no GPS Tuner que, pelo que conheço do programa (pouco), não tem datums nem nada que se pareça.

No entanto, o trilho marcado nas imagens ficou sempre ao lado do que o GPS marcava. Ou seja, a impressão que tenho é que as coordenadas que o GE dá , não estão alinhadas com as imagens.

O Barros já tinha tido um problema semelhante no último encontro. Tirou um ponto GPS no local de encontro, perto da barragem da Venda Nova. Ao colocar as coordenadas no GE, o ponto ficou em cima da água da barragem.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
albsilva
júnior TT
júnior TT

Mensagem por albsilva »

Nuno, gostei muito do blog do Verão Verde, já o adicionei ao Newsgator :)
Marco Escreveu: No entanto, o trilho marcado nas imagens ficou sempre ao lado do que o GPS marcava. Ou seja, a impressão que tenho é que as coordenadas que o GE dá , não estão alinhadas com as imagens.
A imagem do GE está certamente consistente com o próprio GE... o problema é que o teu GPS não está a fornecer as coordenadas que obtem no mesmo datum que o do GE. Com a nova geração de GPS bluetooth e incorporados, muitas pessoas esquecem-se que os 'velhinhos' GPS com display, como os Garmin, tinham opções que permitiam escoher o datum a utilizar, informação que algumas aplicações GPS para PC não permitem definir.
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Obrigado pelo elogio, Alberto.

Relativamente ao Google Earth, a minha ideia de utilizá-lo com GPS passa por dois pressupostos:

1. Um programa que faça a ligação entre o Google Earth e um receptor de GPS como o EarthBridge:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2007/ ... ridge.html

2. Uma ligação móvel de alta velocidade à Internet.

Os conceitos estão explicitados no blog.
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Eis um exemplo do que me parece estar mal com o Google Earth. O programa assinala um ponto como sendo S. PEdro da Cova. Ora bem, o centro de S. Pedro da Cova fica mais ou menos na área assinalada com um círculo vermelho.

(a imagem está meia esquisita, mas dá para perceber)

Imagem

Imagem
Imagem
plobo
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 29 fev 2008 10:04

GPS GE e CAlibrações

Mensagem por plobo »

Viva,

Tenho acompanhado estas questões que foram colocadas e queria partilhar algumas experiencias. Estou a experimentar o compegps para pc e o twonav instalado num ndrive G50. A minha experiência correu bastante bem, sendo que "rapidamente" (não foi tão rapidamente quanto isso e agradeço a ajuda de alguns landmaníacos - eles sabem do que estou a falar) percebi que uns jpg famosos estão mal calibrados... Nem todos mas muitos. Já agora, se quiserem posso enviar alguns em formato *.imp, do compe.

A minha experiencia com o Google Earth no Porto é curiosa: abrindo um track feito na Boavista bate certinho no GE. Já perto do jardim da corujeira, sai tudo ao lado (uns 30 m). Isto com o mesmo aparelho e configurações. Cá para mim, o GE também tem problemas em calibraçoes de certas imagens...
paulobre
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 abr 2008 22:28

duvidas

Mensagem por paulobre »

Sugeria aparecerem numa tertulia que se realiza ás 5ª no Assador tipico no Porto zona industrial e podemos ajudar a esclarecer algumas duvidas acerca de calibraçao, configuraçao de cartografia no software!
bruno cameirão
master TT
master TT

BOAS
NO DIA 5 VOU A UM PASSEIO A MACEDO DE CAVALEIROS E ESTOU COM UM PROBLEMA NA CALIBRAÇÃO DAS CARTAS, ANDEI TODA A MANHA E NÃO FUI CAPAZ.
:bolas: :bolas: :bolas: :bolas: :x
:bolas:
SERIA POSSIVEL QUE ALGUM DOS SENHORES ME PODERIA FACULTAR AS CARTAS CALIBRADAS Nº 63-64-78-91-92-93-80

FICAVA MUITO GRATO, SEMPRE POSSO PAGAR O ALMOÇO NO IBERICO EM GOUVEIA :cool:

ESPERO QUE UM DE VOÇES ME AJUDE
OBRIGADO
Imagem

terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

bruno cameirão Escreveu:FICAVA MUITO GRATO, SEMPRE POSSO PAGAR O ALMOÇO NO IBERICO EM GOUVEIA :cool:
ÉEE páaa.. almoço?? Envio já as cartas!! :D
Tou a brincar.

Basta os ficheiros .map?
Dá-me o teu email, assim que puder eu envio. ;)
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Os ficheiros map são diferentes para os jpg e para os gif. Para gif estão aqui: http://www.veraoverde.org/html/downloads.html
bruno cameirão
master TT
master TT

boas

muito obrigado :cool: :god: olha pelas duvidas manda tudo assim não corro o risco de estar algo mais com problemas, eu tenho as cartas mas não estão calibradas. :bolas:

depois espero :beer: :companheiros: em gouveia

fica o mail^: brcameirao@hotmail.com
Imagem