Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!
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Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!
Olá a todos, este é o meu primeiro post e espero não estar a cometer nenhum erro ao apresentar-me aki! ).
Comprei (por imposição da "patroa" que se apaixonou pelo bicho )recentemente um P38, e devo confessar que estou maravilhado!
Porem, tenho a impressao que os 200000kms, afectaram a minha caixa automatica... ou nao... ajudem-me!
Para alem deste só conduzi 3 p38 na vida, 1 v8 auto, 2 diesel manuais, todos foram bem agradaveis... O meu automatico, consegue ser irritante , normalmente até por o radio suficientemente alto!
Passo a explicar/perguntar:
1º acho que o carro precisa de demasiado acelarador para andar! Não, não é falta de palheta até pq ele já vinha com uma powerbox, e quentinho e em alta a "coisa" até se dá muito bem!
2º Mas numa subida em "D", ele descai... e nem precisa de ser muito ingreme...
3º É suposto ele bloquear o conversor de binario em 3ª? ou só em 4ª? normalmente ele bloqueia em 4ª por volta dos 75 km/h ( e depois de uns minutos a andar senão lá continua ele a "patinar" )
4º Segundo sei a caixa é a ZF4hp22EH, com controlo electronico. Existe alguma forma de a reprogramar para me deixar utilizar o binario do motor? ( ou seja, não meter uma abaixo assim que se carrega no acelador? ) é que a caixa deve pensar que tem um V8 e não um diesel... tem uma preferencia ridicula por altos regimes... tipica das caixas automaticas.... Ex pratico: 100km/h, acelerar a fundo, 3ª,(uns segundos) 110km/h...
5º Subidas! que martirio... se quiser ir as 2000Rpm em 3ª e acelerar ( devagarinho sem fazer "kick down" ) de forma a compensar a subida, ele por norma poe uma 2ª... ok é rapido sim senhora, mas eu queria era subir sem ir aos berros e a gastar diesel desnecessariamente....
6º (e ultima) progressao em estrada de forma economica. Impossivel! Se acelero pouco o motor ganha rotação ( tipo 2000 RPM com 1/4 de acelerador) e faço um barulhão e o carro arrasta-se ( porcaria dos conversores de binario antigos... ), se dou 1/2 gas, então vamos para as 2500/3000RPM ( mais barulho ainda ), e ai temos progressão convincente...
Coloco estas duvidas pois não sei se este é o comportamente normal do carro, seguramente que com a vossa ajuda rapidamente descubro se assim é ou não. Se for ( snif snif ) como é que consigo alterar isto???? a ideia da gestao electronica era simpactica! ( A ideia de ter de colocar embraiagens novas nem por isso...)
Gostava tanto de poder usar o Range em baixas...
Vou fazer-lhe uma revisão á seria, mudança de oleo e filtros ( motor, caixa, diferenciais e cx de redutoras ). Espero que ajude! Mas conto com os vossos "inputs".
O meu muito obrigado, e
Saudações Landmaniacas!
Comprei (por imposição da "patroa" que se apaixonou pelo bicho )recentemente um P38, e devo confessar que estou maravilhado!
Porem, tenho a impressao que os 200000kms, afectaram a minha caixa automatica... ou nao... ajudem-me!
Para alem deste só conduzi 3 p38 na vida, 1 v8 auto, 2 diesel manuais, todos foram bem agradaveis... O meu automatico, consegue ser irritante , normalmente até por o radio suficientemente alto!
Passo a explicar/perguntar:
1º acho que o carro precisa de demasiado acelarador para andar! Não, não é falta de palheta até pq ele já vinha com uma powerbox, e quentinho e em alta a "coisa" até se dá muito bem!
2º Mas numa subida em "D", ele descai... e nem precisa de ser muito ingreme...
3º É suposto ele bloquear o conversor de binario em 3ª? ou só em 4ª? normalmente ele bloqueia em 4ª por volta dos 75 km/h ( e depois de uns minutos a andar senão lá continua ele a "patinar" )
4º Segundo sei a caixa é a ZF4hp22EH, com controlo electronico. Existe alguma forma de a reprogramar para me deixar utilizar o binario do motor? ( ou seja, não meter uma abaixo assim que se carrega no acelador? ) é que a caixa deve pensar que tem um V8 e não um diesel... tem uma preferencia ridicula por altos regimes... tipica das caixas automaticas.... Ex pratico: 100km/h, acelerar a fundo, 3ª,(uns segundos) 110km/h...
5º Subidas! que martirio... se quiser ir as 2000Rpm em 3ª e acelerar ( devagarinho sem fazer "kick down" ) de forma a compensar a subida, ele por norma poe uma 2ª... ok é rapido sim senhora, mas eu queria era subir sem ir aos berros e a gastar diesel desnecessariamente....
6º (e ultima) progressao em estrada de forma economica. Impossivel! Se acelero pouco o motor ganha rotação ( tipo 2000 RPM com 1/4 de acelerador) e faço um barulhão e o carro arrasta-se ( porcaria dos conversores de binario antigos... ), se dou 1/2 gas, então vamos para as 2500/3000RPM ( mais barulho ainda ), e ai temos progressão convincente...
Coloco estas duvidas pois não sei se este é o comportamente normal do carro, seguramente que com a vossa ajuda rapidamente descubro se assim é ou não. Se for ( snif snif ) como é que consigo alterar isto???? a ideia da gestao electronica era simpactica! ( A ideia de ter de colocar embraiagens novas nem por isso...)
Gostava tanto de poder usar o Range em baixas...
Vou fazer-lhe uma revisão á seria, mudança de oleo e filtros ( motor, caixa, diferenciais e cx de redutoras ). Espero que ajude! Mas conto com os vossos "inputs".
O meu muito obrigado, e
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boas.. eu tenho um p38 manual (para vender) e quando ando com ele as baixas tambem tem pouco força por exemplo numa subida se eu for em 3 as 1500 rotaçoes ele nao tem forca so acima das 1800 rotaçoes é que começa a puxar.. isso nao tem a ver com o binario tem a ver com ser um seis cilindros.. e quanto a consumos mais vale ir as 2500 rotaçoes e ele ir solto do que ir as 1500 a puxar por ele.. mas nao desanimes ele é mesmo assim so a parte do 1/4 do acelarador e k no meu n acontece mas isso é devivado a ter um enorme curso do acelarador. ja te imaginas-te a andar em baixas com um curso pequno de acelarador?? lol era bonito era.. podes é pedir ao mecanico para te alterar o turbo e ele entrar mais cedo ai ja aguenta e puxa melhor em baixas
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Obrigado pelo feedback Joao,
Eu tb já andei com 2 manuais, e bem sei da falta de binario em baixas... alias de origem o motor é fraco para o Range, mesmo 270nm não chega para tanto peso!
A diferença é que com o manual podemos mante-lo as 2000rpm acelerar e esperar que o turbo "encha" e depois aproveitar a "onda" de binario para uma progressão eficiente. No meu automatico o que acontece é que ele ou sobe de rotação e (muito) lentamente aumenta a velocidade ( se for a subir até posso acelerar e acontecer o inverso, perder velocidade... ficando o conversor de binairo a patinar) ou entao mete uma abixo e "arranca" disparado! muito barulho, muito consumo, e pouca eficiencia...
Obg!
Eu tb já andei com 2 manuais, e bem sei da falta de binario em baixas... alias de origem o motor é fraco para o Range, mesmo 270nm não chega para tanto peso!
A diferença é que com o manual podemos mante-lo as 2000rpm acelerar e esperar que o turbo "encha" e depois aproveitar a "onda" de binario para uma progressão eficiente. No meu automatico o que acontece é que ele ou sobe de rotação e (muito) lentamente aumenta a velocidade ( se for a subir até posso acelerar e acontecer o inverso, perder velocidade... ficando o conversor de binairo a patinar) ou entao mete uma abixo e "arranca" disparado! muito barulho, muito consumo, e pouca eficiencia...
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Carissmo , obrigado pela resposta
Já tinha pensado nisso. Precisamente por pensar de o meu problema seja ou o conversor de binario ou uma embraigem nas lonas, pensei que se assim fosse o problema seria reduzido. Desconectei a box e a a unica diferença é que o carro "anda" menos!
Gostava de saber se todos são assim! ( ninguem tem DSE`s automaticos??)
E se realmente forem assimm então se alguem já alterou a gestão da caixa...
abcs e obg!
Já tinha pensado nisso. Precisamente por pensar de o meu problema seja ou o conversor de binario ou uma embraigem nas lonas, pensei que se assim fosse o problema seria reduzido. Desconectei a box e a a unica diferença é que o carro "anda" menos!
Gostava de saber se todos são assim! ( ninguem tem DSE`s automaticos??)
E se realmente forem assimm então se alguem já alterou a gestão da caixa...
abcs e obg!
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Pelo que descreves, é o comportamento normal. Tudo passa por hábito.
Tal como se tem, normalmente, a tendência para andar com o motor a rotações
bem abaixo do binário máximo, zona em que o consumo é menor, isso nas caixas
automáticas é mais dificil quando se carrega no acelerador. Para teres um consumo
melhor deverás carregar suavemente no acelerador e deixar o carro ganhar velocidade.
Em estradas sinuosas e cidade deverás andar com ele em "3" e não em "D", tendo
assim translock a cerca de 60km/h, deslgando-se este apenas a cerca de 50km/h,
além de poupares nos travões. O binário máximo desse motor é a cerca de 2200 rpm
não sendo de admirar o melhor comportamento em maior rotação.
Cumpts.
raul
Tal como se tem, normalmente, a tendência para andar com o motor a rotações
bem abaixo do binário máximo, zona em que o consumo é menor, isso nas caixas
automáticas é mais dificil quando se carrega no acelerador. Para teres um consumo
melhor deverás carregar suavemente no acelerador e deixar o carro ganhar velocidade.
Em estradas sinuosas e cidade deverás andar com ele em "3" e não em "D", tendo
assim translock a cerca de 60km/h, deslgando-se este apenas a cerca de 50km/h,
além de poupares nos travões. O binário máximo desse motor é a cerca de 2200 rpm
não sendo de admirar o melhor comportamento em maior rotação.
Cumpts.
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Ola a TTodos,
Peço desculpa, mas tambem sou novato por aqui, e esta é a minha primeira intervenção.
Tambem sou um recente e "assustado" apaixonado pelo P38A
Adoro este jipe, embora tenha outro que vai continuar dedicado ao TT mais agresTTe , O Range seria um jipe mais familiar e para algumas pequenas incorsões fora de estrada .
Logo ando á procura de um DSE que esteja decente que tenha os tres B's .
Ando assustado porque já li aqui no forum tudo o que diz respeito a este modelo , e se não fosse gostar tanto do jipe já tinha posto a ideia de parte .
Problemas já vi que tem muitos , alguns por erro de concepção, mas outros por má utilização dos donos . Trata-se de uma vatura com bastante electronica e mecanica sensivel, o que requer uns certos tratamentos. Vê-se por exemplo no caso do EAS, os donos andam com o computador de bordo a dar sinal de avaria e não ligam enquanto andar anda , só que chega a uma certa altura, o sistema já "berrou" completamente, o que poderia ser só um fole , e este só já não é pouco, agora é fole, bloco, e compressor. Depois é o bom o o bonito quando sabem o preço . Depois é mau e dá muitos problemas , isto é só um exemplo do que já vi por ai em carros que experimentei e com donos que falei.
Agora para enquadrar o meu comentário aqui no tema, fui experimentar um atomatico no sabado. Foi a primeira vez que contactei com uma caixa deste tipo porque sou um ferranho adpto da manual. Não custa muito a adptação, ao contrario era pior, senti logo os sintomas que o nosso amigo Rangexispê denota, o jipe arrasta-se com aquela caixa, só com a embalagem começa a ser agradavel aos ouvidos (consumos), para o a circulação citadina não me agradou nada, recuperações muito lentas, com o motor a debitar "litros" até que um aviso sonoro suou e lá está "Caixa de velocidades com avaria" e entrou em "safe mode" só faltou me dar a morada do ponto de assistencia mai proximo . Conclusão caixa automatica não me cheira. Até ver
Abraço,
FB
Peço desculpa, mas tambem sou novato por aqui, e esta é a minha primeira intervenção.
Tambem sou um recente e "assustado" apaixonado pelo P38A
Adoro este jipe, embora tenha outro que vai continuar dedicado ao TT mais agresTTe , O Range seria um jipe mais familiar e para algumas pequenas incorsões fora de estrada .
Logo ando á procura de um DSE que esteja decente que tenha os tres B's .
Ando assustado porque já li aqui no forum tudo o que diz respeito a este modelo , e se não fosse gostar tanto do jipe já tinha posto a ideia de parte .
Problemas já vi que tem muitos , alguns por erro de concepção, mas outros por má utilização dos donos . Trata-se de uma vatura com bastante electronica e mecanica sensivel, o que requer uns certos tratamentos. Vê-se por exemplo no caso do EAS, os donos andam com o computador de bordo a dar sinal de avaria e não ligam enquanto andar anda , só que chega a uma certa altura, o sistema já "berrou" completamente, o que poderia ser só um fole , e este só já não é pouco, agora é fole, bloco, e compressor. Depois é o bom o o bonito quando sabem o preço . Depois é mau e dá muitos problemas , isto é só um exemplo do que já vi por ai em carros que experimentei e com donos que falei.
Agora para enquadrar o meu comentário aqui no tema, fui experimentar um atomatico no sabado. Foi a primeira vez que contactei com uma caixa deste tipo porque sou um ferranho adpto da manual. Não custa muito a adptação, ao contrario era pior, senti logo os sintomas que o nosso amigo Rangexispê denota, o jipe arrasta-se com aquela caixa, só com a embalagem começa a ser agradavel aos ouvidos (consumos), para o a circulação citadina não me agradou nada, recuperações muito lentas, com o motor a debitar "litros" até que um aviso sonoro suou e lá está "Caixa de velocidades com avaria" e entrou em "safe mode" só faltou me dar a morada do ponto de assistencia mai proximo . Conclusão caixa automatica não me cheira. Até ver
Abraço,
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Olá a todos!
Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!
Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!
essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...
Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!
Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )
abcs e saudações Landmaniacas!
Francisco
Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!
Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!
essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...
Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!
Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )
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Olá a todos!
Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!
Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!
essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...
Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!
Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )
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Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!
Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!
essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...
Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!
Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )
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Boas,
Ainda bem que estás a adorar o jipe, é esse o espirito que quero ter depois de comprar um, só que isso de pagar mais para ter melhor, nem sempre significa ausencia de problemas, por vezes acho absurdo o que chegam a pedir por maquinas de 96. Outra coisa é os que dizem que acabou de levar isto e aquilo, está impecavel, e eu pergunto então se está impecavel porquê a venda, porque se for a fazer continhas a aquilo que dizem ter levado hummmm começa a cheirar a aldrabice. Eu pessoalmente perfiro dar menos e trazer o carro com maselas assumidas pelo donos e arranja-las eu e saber com o que conto, do que avarias disfarçadas para durar uma semanas.
O problema destes jipes é que para durarem deveriam ser sempre conduzidos por um "profissional" do TT . É o unico que consgue por ex. perceber quando deve utilizar as baixas, desliga-las quando já não é preciso, andar mais atento aos aspecto mecanicos, etc. Como nem sempre é assim, depois temos por ai umas carcaças com motor a arrastarem-se, cheias de luzinhas a acenderem.
Já experimentaste o jipe em areia, dizem (que eu ainda não experimentei nenhum nesses terrenos) que não é o seu terreno de eleição, em percursos longos as caixas automaticas sofrem um pouco, o que é logico devido ao sobreaquecimento de que podem ser alvo. Aqui está um aspecto que o comum utilizador pode nem pensar, a não ser quando o computador de bordo começara a acusar as altas temperaturas do oleo da caixa.
Como tenho tempo, e os euros não me estão a arder na carteira vou ver se encontro uma maquina em condições.
Abraço,
FB
Ainda bem que estás a adorar o jipe, é esse o espirito que quero ter depois de comprar um, só que isso de pagar mais para ter melhor, nem sempre significa ausencia de problemas, por vezes acho absurdo o que chegam a pedir por maquinas de 96. Outra coisa é os que dizem que acabou de levar isto e aquilo, está impecavel, e eu pergunto então se está impecavel porquê a venda, porque se for a fazer continhas a aquilo que dizem ter levado hummmm começa a cheirar a aldrabice. Eu pessoalmente perfiro dar menos e trazer o carro com maselas assumidas pelo donos e arranja-las eu e saber com o que conto, do que avarias disfarçadas para durar uma semanas.
O problema destes jipes é que para durarem deveriam ser sempre conduzidos por um "profissional" do TT . É o unico que consgue por ex. perceber quando deve utilizar as baixas, desliga-las quando já não é preciso, andar mais atento aos aspecto mecanicos, etc. Como nem sempre é assim, depois temos por ai umas carcaças com motor a arrastarem-se, cheias de luzinhas a acenderem.
Já experimentaste o jipe em areia, dizem (que eu ainda não experimentei nenhum nesses terrenos) que não é o seu terreno de eleição, em percursos longos as caixas automaticas sofrem um pouco, o que é logico devido ao sobreaquecimento de que podem ser alvo. Aqui está um aspecto que o comum utilizador pode nem pensar, a não ser quando o computador de bordo começara a acusar as altas temperaturas do oleo da caixa.
Como tenho tempo, e os euros não me estão a arder na carteira vou ver se encontro uma maquina em condições.
Abraço,
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Concordo com o que dizes mas não deixo de pensar que será melhor procurar bem até encontrares um que esteja em condições!
Relativamente a areia, o RR comporta-se lindamente, mas por precaução e se tiver de andar devagar, em dunas por ex,uso as baixas, precisamente por causa da cx.automatica. Em altas tens de "dar" muito acelerador, e os altos regimes e baixas velocidades não ajudam nada a bom desempenho da "coisa". Se forem estradoes de areia fofa, vai em altas e mantem a velocidade, que como sabes é a regre geral para andar em areia!
abcs
F
Relativamente a areia, o RR comporta-se lindamente, mas por precaução e se tiver de andar devagar, em dunas por ex,uso as baixas, precisamente por causa da cx.automatica. Em altas tens de "dar" muito acelerador, e os altos regimes e baixas velocidades não ajudam nada a bom desempenho da "coisa". Se forem estradoes de areia fofa, vai em altas e mantem a velocidade, que como sabes é a regre geral para andar em areia!
abcs
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Boas!!!
Eu tb eu ando á procura do DSE, até que ontem tive a oportunidade de guiar um automatico...
Como foi a minha primeira vez com C.A., num DSE, sinceramente fiquei desiludido pelo que aproveito o teu tópico, (dado teres um com C.A.), para perguntar que descreves é o normal e segundo a minha discrição
Não é normal depois do carro estar em andamento e tentar por diversas vezes carregando no acelerador moderamente(evitando o kick down) acelerar e sentir que o carro não desenvolve,( tipo acelerar mas carregar na embraiagem nos manuais?), ou seja não era falta de potencia, mas andava a meter e tirar mudanças, mas o mais importante é que a velocidade não subia!! Acabando na pratica por ser impossível guia-lo no meio do transito!!
Se realmente for normal quais são os sintomas da "fadiga" de uma C.A. e como se resolve etc....
É que o Dse está impecável (AC/EAS/interiores/pintura) só mesmo esta questão da Caixa, que estraga o "negocio"...
Eu tb eu ando á procura do DSE, até que ontem tive a oportunidade de guiar um automatico...
Como foi a minha primeira vez com C.A., num DSE, sinceramente fiquei desiludido pelo que aproveito o teu tópico, (dado teres um com C.A.), para perguntar que descreves é o normal e segundo a minha discrição
Não é normal depois do carro estar em andamento e tentar por diversas vezes carregando no acelerador moderamente(evitando o kick down) acelerar e sentir que o carro não desenvolve,( tipo acelerar mas carregar na embraiagem nos manuais?), ou seja não era falta de potencia, mas andava a meter e tirar mudanças, mas o mais importante é que a velocidade não subia!! Acabando na pratica por ser impossível guia-lo no meio do transito!!
Se realmente for normal quais são os sintomas da "fadiga" de uma C.A. e como se resolve etc....
É que o Dse está impecável (AC/EAS/interiores/pintura) só mesmo esta questão da Caixa, que estraga o "negocio"...
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
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- Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
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Caro Tomcat,
O que descreves é o tipico dos P38 Auto, já consegui experimentar alguns e agora já os percebo melhor...
É obvio que se acelerares a fundo e mantiveres o pé la em baixo o RR tem que andar! mas a sensação de falta de engrenamento entre o motor e as rodas a baixas velocidades e baixas rotações é normal nestes carros, e as quilometragens elevadas tb nao ajudam, com o normal desgaste do bloco de embraigens. ( sim pq os autos tb tem embraiagens...)
Existem alguns testes que deves fazer para confirmar que tudo esta, ou não, em condições:
- Ve se em "D" acima dos 75km/h a cx funciona como uma manual, ou seja sem "derrapar"
- O mesmo processo em "3" acima dos 65km/h.
(o carro deve estar quente e já ter rodado 1 ou 2 quilometros para estes testes)
- Com o carro parado, trava a fundo ( pé mais mão), e carrega no acelarador a fundo, não o faças muito tempo!!!! so o suficiente para perceberes, se o regime do motor não ultrapassa as 2500RPM... se passar ou o conversor ou as embraiagens estao nas lonas.
- Verifica, com o carro parado, se as mudancas demoram muito a engrenar enquanto percorres o selector entre D R e N
- Verifica igualmente se a cx de trasferencias engrena sem barulhos esquisitos.
Nota a maior parte destes carros já andou muitos milhares de quilometros e não estao novos, não deixes de fazer um bom negocio pq notas esta ou aquela dificuldade... memso uma cx que não esteja a 100% pode durar muitos quilometros se não sofrer abusos...
Uma coisa que ajuda imenso ao bom desempenho do carro é uma box ou entao uma reprogramação da ECU. O carro devia vir com ela de origem!!!! ;-) quanto mais binario menos passagens de caixa...
Espero que faças um bom negocio e que venhas a gostar tanto do teu RR com o eu do meu, e a cx auto depois de te habituares a trabalhar com ela é um regalo!!!
abcs
F
O que descreves é o tipico dos P38 Auto, já consegui experimentar alguns e agora já os percebo melhor...
É obvio que se acelerares a fundo e mantiveres o pé la em baixo o RR tem que andar! mas a sensação de falta de engrenamento entre o motor e as rodas a baixas velocidades e baixas rotações é normal nestes carros, e as quilometragens elevadas tb nao ajudam, com o normal desgaste do bloco de embraigens. ( sim pq os autos tb tem embraiagens...)
Existem alguns testes que deves fazer para confirmar que tudo esta, ou não, em condições:
- Ve se em "D" acima dos 75km/h a cx funciona como uma manual, ou seja sem "derrapar"
- O mesmo processo em "3" acima dos 65km/h.
(o carro deve estar quente e já ter rodado 1 ou 2 quilometros para estes testes)
- Com o carro parado, trava a fundo ( pé mais mão), e carrega no acelarador a fundo, não o faças muito tempo!!!! so o suficiente para perceberes, se o regime do motor não ultrapassa as 2500RPM... se passar ou o conversor ou as embraiagens estao nas lonas.
- Verifica, com o carro parado, se as mudancas demoram muito a engrenar enquanto percorres o selector entre D R e N
- Verifica igualmente se a cx de trasferencias engrena sem barulhos esquisitos.
Nota a maior parte destes carros já andou muitos milhares de quilometros e não estao novos, não deixes de fazer um bom negocio pq notas esta ou aquela dificuldade... memso uma cx que não esteja a 100% pode durar muitos quilometros se não sofrer abusos...
Uma coisa que ajuda imenso ao bom desempenho do carro é uma box ou entao uma reprogramação da ECU. O carro devia vir com ela de origem!!!! ;-) quanto mais binario menos passagens de caixa...
Espero que faças um bom negocio e que venhas a gostar tanto do teu RR com o eu do meu, e a cx auto depois de te habituares a trabalhar com ela é um regalo!!!
abcs
F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
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- caloiro TT
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Re: Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!
Boa tarde.
Adequiri recentemente um p38, mas não vinha com manual. Sera que me.podem ajudar a perceber em que situações se deve utilizar as automaticas 1, 2, 3 e D .
Muito obrigado
Adequiri recentemente um p38, mas não vinha com manual. Sera que me.podem ajudar a perceber em que situações se deve utilizar as automaticas 1, 2, 3 e D .
Muito obrigado
- tomcat
- master TT
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Re: Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!
Normalmente D.
As restantes, vais “limitar” as mudanças até ao número de selecionares.
Por exemplo, ao descer uma estrada sinuosa, vais “segurar” melhor o RR se passares para “3” ou até mesmo “2” reduzindo assim o uso do travão.
O caso inverte ao subir essa estrada, evitando mudanças de caixas e logo a seguir uma redução, por falta de força.
Só mesmo testando
As restantes, vais “limitar” as mudanças até ao número de selecionares.
Por exemplo, ao descer uma estrada sinuosa, vais “segurar” melhor o RR se passares para “3” ou até mesmo “2” reduzindo assim o uso do travão.
O caso inverte ao subir essa estrada, evitando mudanças de caixas e logo a seguir uma redução, por falta de força.
Só mesmo testando
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
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Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...