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Fluido de travoes e embraiagem

Enviado: 05 abr 2008 05:03
por jpcme
Vamos aqui falar por alto deste fluido muito especifico, vulgarmente chamado de oleo dos travoes e ou da embraiagem.

Para inicio de conversa, este fluido nao e um oleo e sim um fluido que pertence a outras familias de produtos que nao os oleos, se bem que hoje em dia ja podemos encontar oleos sintecticos.

O fluido dos travoes e um fluido hidraulico usado em aplicacoes de transferencia de forca sob pressao, que e encaminhada por linhas hidraulicas de um ponto ate outro.

Esta passagem de enrgia sob forma de precao, e divida a principal caracteristica de imcompressibilidade que este fluido tem.

Como nao e compressivel, ele transmite a forca exercida pelo pedal ate ao local aonde nos quere-mos acinonar, que pode ser um bombito de travao ou de embraiagem.

Estas operacoes e estas transferencias de energia, provocam grande libertacao de calor, logo outra das grandes caracteristicas deste tipo de fluido tem de ser um alto ponto de ebulicao, contudo tb nao podera congelar a temperaturas ditas normais no nosso meio ambiente.

Este fluido tem um calcanhar de Aquiles, que e ser altamente higroscopico, ou seja, ter grande capacidade de absorver agua.

A agua ira provocar uma drastica diminuicao do ponto de ebulicao, o que reduzira a eficiencia deste mesmo fluido, devido ao facto de ele entrar mais rapidamente em ebulicao e perder todas as caracteristicas para o qual foi criado.

Por isso as Marcas recomendam no minimo, trocar este fluido de 2 em dois anos, depois tudo depende da sua utilizacao e da localizacao geografica aonde o veiculo circula.

Temos varios tipos e classificacoes para este produto.

A nomenclatura usada e o DOT seguido de um numero, que vai identificar as suas caracteristicas.

Veremos abixo no quadro as classificacoes e propriedades:

Imagem

Como podem ver, quando este fluido contem agua, os pontos de ebulicao vao por ali abaixo.

Como poderemos saber o estado deste fluido?

- Muito facil, hoje em dia, podemos encontrar testes gratuitos em qq oficina de reparacoes "rapidas". Este teste demora uns segundo e poderemos ficar a saber em que condicoes temos o nosso flido de travoes e embraiagem.

O DOT 3, 4 e 5.1, sao de origem mineral, sintectica, glycol, esters e eters.

O DOT 5 e a base de Silicone (nao compativel com os oleos acima referidos.

Hoje em dia ja existem muitas variantes, mas para os nossos veiculos esta informacao e a suficiente.

Nos veiculos classicos, Series, Defenders, Discoverys 200 e 300, Range Rovers TD, 200 e 300, o fluido recomendado e o DOT 3 ou 4, que satisfaz as nossas necessidades, acima deste fluido so para quem fizer competicao ira notar alguma diferenca se usar um fluido um pouco melhor, senao no uso diario o DOT3 ou 4 e satisfatorio.

Nos veiculos modernos com estes avancados sistemas de ABS e TC, devido a complexidade dos circuitos e diminutas seccoes das tubagens, e necessario utilizar um fluido mais avancado e de nova geracao.

Deixarei aqui para os curiosos as nomenclaturas dos diversos fuidos:

DOT3 : polyethylene glycol (polietilenoglicol - etileno glicol)

DOT4 : Triethylene glycol; Tetraethylene glycol; Dibutoxy tetraglycol; Tetraethylene glycol diethyl ether (Dietilenoglicol)

DOT5 : fluido a base de Silicone

DOT5.1 : Fluido com base no polyethylene glycol (polietilenoglicol)

Atencao: Nunca misturar DOT5 com os outros tipos de fluido, isto cria uma reaccao quimica, originando uma precipitacao de solidos que empedira o funcionamento do sistema, aparte da perda de propriedades funcionais.

Re: Fluido de travoes e embraiagem

Enviado: 15 set 2010 21:18
por pavelyuri
O dot 5.1 é o que eu uso. é compativel com o dot 3 ou 4, pode inclusive ser misturado, só que tem características muito mas muito superiores como se pode ver pela tabela do jpcme, alem disso resiste muito mais a humidade (o dot 3 e 4 absorvem a humidade em demasia, por isso deve ser substituido regularmente).

Re: Fluido de travoes e embraiagem

Enviado: 16 set 2010 11:42
por luisalves
Obrigado pela formação.

abraço

LA