O ABS proporciona uma reserva de segurança em que se pode confiar numa situação de perigo. Mas é preciso conhecê-lo.
Como funciona o ABS – Através da utilização de sensores, o sistema ABS monitoriza permanentemente as quatro rodas. Assim que uma delas mostra qualquer tendência de bloquear, o sistema intervém imediatamente e dentro de milésimos de segundo evita o bloqueamento ao reduzir a pressão de travagem nas rodas. A pressão de travagem é depois aumentada e a tendência de bloqueamento verificada novamente. Este ciclo é repetido individualmente em cada roda até 10 vezes por segundo. Por outras palavras, o ABS pode ser descrito como uma travagem cadenciada, controlada electronicamente e extremamente precisa. E as vantagens? Nenhuma das rodas bloqueia, não existe deslizamento, o carro permanece na faixa de rodagem e a direcção pode continuar a ser usada.
Trave e use a direcção ao mesmo tempo – O sistema ABS permite o controlo da direcção quando é utilizado, mesmo numa emergência. O carro permanece na faixa desejada e o condutor consegue contornar o obstáculo ao mesmo tempo que trava.
Travar e manter o pé no pedal – Só travando e mantendo pé no pedal, é que o ABS é activado. Quando o sistema ABS está a funcionar, ouve-se um ruído do controlo mecânico e sentem-se pulsações leves no pedal de travão. Assim, durante a travagem existem dois pontos que não devem ser esquecidos: não se deve relaxar a pressão no pedal de travão e o condutor pode continuar a usar a direcção com controlo total.
Não se deve bombear o travão – Se se bombear o travão, o ABS liga-se e desliga-se e a distância de travagem aumenta.
ABS: somente tão bom como o condutor que o utiliza – É indispensável dizer, claro, que mesmo este sistema refinado tecnicamente, não consegue superar as leis básicas da física. Se um veículo entrar numa curva muito rápido, nada consegue evitar o despiste devido à força centrífuga. E se for muito perto do veículo da frente, até mesmo o ABS não consegue compensar a falta de distância de travagem. Por outro lado, ao se conduzir a velocidades excessivas, particularmente em estradas escorregadias, será impossível parar o veículo num curto espaço durante numa emergência.
A prática melhora o desempenho – É importante que o condutor se torne familiarizado com o ABS e suas vantagens. Deve procurar um parque vazio ou estrada fechada, travar bruscamente e usar a direcção normalmente como se nada tivesse acontecido. Dessa forma ficará familiarizado com o barulho mecânico do controlo e com a pulsação no pedal de travão. Esta é a melhor forma de assegurar que o condutor vai reagir correctamente numa emergência e tirar o máximo proveito das potencialidades do sistema de travagem ABS.
O que acontece em veículos sem ABS – Sem ABS, quando se trava numa situação de emergência, as rodas bloqueiam. Quando isto acontece, qualquer tentativa de usar a direcção revela-se numa perda de tempo. O veículo desliza porque as rodas deixam de conseguir gerar a denominada “força de viragem” precisa para virar. E claro, o condutor não tem qualquer hipótese de evitar o obstáculo. Não somente em neve ou gelo, chuva, sobre folhas no Outono ou pedrado, mas também quando a estrada está seca e limpa. Por outras palavras, em qualquer situação. A travagem em pânico a velocidades elevadas sem ABS, também leva ao desgaste dos pneus numa zona pontual, de tal forma que nesses casos devem ser substituídos.
ABS como funciona...
- jpcme
- master TT
- Mensagens: 1352
- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
- RTI: 0
- Localização: Porto / Portugal
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- Contacto:
Re: ABS como funciona...
De facto um pormenor extremamente importante...muitos possuidores de veiculos com ABS que conheço, ao sentirem o pedal a "vibrar" têm todos tendência em deixar de pisar o pedal para voltar de seguida a pisa-lo...jpcme Escreveu: ... Dessa forma ficará familiarizado com o barulho mecânico do controlo e com a pulsação no pedal de travão. ....
- nuno.1
- maníaco TT
- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
- Contacto:
Re: ABS como funciona...
FLGFLG Escreveu:De facto um pormenor extremamente importante...muitos possuidores de veiculos com ABS que conheço, ao sentirem o pedal a "vibrar" têm todos tendência em deixar de pisar o pedal para voltar de seguida a pisa-lo...jpcme Escreveu: ... Dessa forma ficará familiarizado com o barulho mecânico do controlo e com a pulsação no pedal de travão. ....
Exactamente!!
Agora que vendi o defender passei a andar com um veiculo que tem ABS. As vezes sente-se a pulsação do pedal, que sempre achei estranho.
Estamos sempre a aprender.
- miguel_lr3
- júnior TT
- Mensagens: 94
- Registado: 11 set 2009 19:47
- Land Rover: disco 300 tdi
disco 3 HSE - Sócio LCP: 0
Re: ABS como funciona...
bom topico....
tenho uma duvida que pode parecer estúpida mas ca vai...
o abs nao vinha de serie nos discovey 300 no inicio (acho) sendo assim como é que posso saber se o carro tem ou nao abs sem o conduzir ?
tenho uma duvida que pode parecer estúpida mas ca vai...
o abs nao vinha de serie nos discovey 300 no inicio (acho) sendo assim como é que posso saber se o carro tem ou nao abs sem o conduzir ?
- Luis DiscoTd5
- master TT
- Mensagens: 1259
- Registado: 15 abr 2006 23:17
- Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II" - Sócio LCP: 624
- Localização: Povoa de Varzim
- Contacto:
Re: ABS como funciona...
Ola Miguel,
Que eu saiba o ABS não vinha nos 300, pelo menos o meu de 1994 não tinha.
Que eu saiba o ABS não vinha nos 300, pelo menos o meu de 1994 não tinha.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- Contacto:
Re: ABS como funciona...
Boas a todos
conheço um Disco 300 que tem ABS...
conheço um Disco 300 que tem ABS...
- miguel_lr3
- júnior TT
- Mensagens: 94
- Registado: 11 set 2009 19:47
- Land Rover: disco 300 tdi
disco 3 HSE - Sócio LCP: 0
Re: ABS como funciona...
tentei me informar mas acho que com abs ha poucos era um extra, e de serie nas versões mais equipadas...
alguns que o têem na sua maioria são carros que foram importados...
alguns que o têem na sua maioria são carros que foram importados...
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- Contacto:
Re: ABS como funciona...
Este que conheço foi comprado na LR de Viana... efectivamente era um extra