P38A MODEL YEAR???

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

P38A MODEL YEAR???

Mensagem por tomcat »

Olá Amigos...
Como alguns sabem, também eu fui "picado" pelo P38A... :D
Tenho lido todos os post sobre esse sofá com rodas...

A concusão que cheguei, foi que os "ideiais" seriam os de 1999, mas esses infelizmente são proibitivos a nível de € :bolas:

Ora bem, segundo "conversa" na JOP, os 99´s são os melhores, mas os 98´s, já são mais fiáveis...

Agora a questão? á partir de que mês de 97 e 98, eles são considerados MODEL YEAR (MY)do ano seguinte?
No caso dos MY 99 já trazem TC (contrlo de tracção) e agora nos de MY98?
Neste caso será que os finais de 97 mas sendo MY98 o computador já é em Português?( face a diversos que testei de 04;06 e 07 de 97 em que era inglês)

Espero que tenham entendido a minha questão?
Ou por outras palavras, partindo do principio, que estão identicos, valerá a pena comprar um de 6-98, face a um 11-97, apenas para ter a certeza que é do MY98?
Não serão ambos do MY 98?

Um abraço
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

Hello,

Paulo, 1 RR MY99 é de fabrico de 7/98 em diante, e de MY98 7/97 e assim sucessivamente. Assim deves para teres a certeza do mes de fabrico do carro tentar saber junto de um concessionario com o VIN, quando é que o carro foi fabricado. Não sei se haverá na net essa informação, sei que existe um site da BMW com isso...

A maior parte dos P38 de 8/XX em diante são MY XX+1, ou seja um RR de 11/98 será MY 99, como o meu! :D

Estes carros vendiam-se muito bem na altura, não é como hj que o mercado está pessimo, por isso era encomendar e entregar, não invalida porém que não apanhes um carro de 1/99 que seja MY 98... Imagina que o carro era azul claro ( há alguns!!! ), com interiores brancos e DT... não DSE. podia ter ficado 300 dias em stock...

Podes estar seguro desta info. Mais, efectivamente podes encontrar carros anterires a este data com CT Total ( julgo que as rodas de trás tem sempre? ), disponivel como extra, na altura.

Os primeiros My99 vieram com jantes de 5 raios com um rasgo no meio, e alternadores de 120A, mas tb já á muita gente a trocar equipamento... enfim os carros de final de 98 são a tua melhor aposta, mas tem cuidado para não comprares gato por lebre! ;)

Certamente alguem saberá mais alguma info que poderá ajudar a encontra mais diferenças, que não sejam passiveis de facil alteração, para nos ajudar a encontrar um MY99.

1 abraço e bem vindo "loucura dos p38" :D
Última edição por Rangexispê em 05 mai 2008 14:35, editado 1 vez no total.
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Obrigado Rangexispê :lol:

Penso que fostes de uma preciosa ajuda, para os futuros donos do sofá com rodás :sing:

Ou seja o RR que estou prestes a fazer negócio, tudo indica que seja um MY 98..., mas será que o facto do computador estar em Português confirma realmente isso? :bolas:

Um abraço....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Acabei de fazer um telefonema para tirar as duvidas... o CB só dá em Ingles ou Espanhol! agora só não descobri se é só a partir de MY99 ou se antes tb os havia em Portugues... Mas é certo que se apanhares um com CB em Ingles ele só funcionará em Espanhol.

Espero ter ajudado!

Abcs

Francisco
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Obrigado Francisco, mas não percebi o que queres dizer com CB :bolas: :sing:
EDIT: CB = computador de bordo.....
E essa do "espanhol" tb não?
Porque o carro que eu estou para comprar dizia AVARIA ALARM; andei num 4.6 HSE de 12/97 que dizia algo do genero "OLEO TRAVOES BAIXO", pode não ser bem esta a mensagem, mas estava em Português, isso estava...

Mas de qualquer maneira obrigado e fica aqui o registo para outros "viciados" :p :cool:
Um abraço.

Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Peço deculpa pelas abreviações!

CB = Computador de Bordo.

Relativamente a lingua em que funciona o CB, sei de antemão que todos eles apartir do MY99 vem em Portugues. Antes disso não sei. Sei apenas que se ele estiver programado para ingles, mesmo tendo um T4 ( ou um rovacom, ou um testbook... ), só o vais conseguir por a falar Espanhol. Não sei se esta situação se passa com carros importados ou se vieram para cá carros com o CB assim...

abcs

Francisco
ruiapa
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2008 21:39
Land Rover: Range Rover P38A 1998

Mensagem por ruiapa »

Boas,

Eu tenho um DT de 12/1998, penso que será dos últimos que sairam... Nunca vi nenhum mais recente nem com as mesmas jantes.
Quando o comprei, todas a mensagens do CB estavam em espanhol, mas um dia ele teve de ir à máquina e o meu mecânico aproveitou e trocou para português.
Não sei se a questão da língua está relacionada com o MY, tal como referiu o tomcat...

Abraço.
Rui Aparício.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas Rui!!

Pois é isso mesmo, se bem que pode vir como extra, a diferença entre um MY98 e MY99 é no controlo de tracção e isso vê-se antes de por o caça bombardeiro a trabalhar...

De diversos que testei de 97 e mais antigos todos eles estavam em ingles excluindo 4.6 HSE :god: e o DSE de 11 de 97.
Todos os "outros" de 98, 99 estavam em Português.

Como já foi referido o ideal seria um MY99, mas os MY98 já são bons.
Pelo que se realmente se pudesse confirmar que a diferença entre um MY97 e MY98 fosse por exemplo o CB com letras de Camões...
Pensava que ajudava em muito, para quem está comprador, ou pelo menos "filtrar"...
Pois segundo me disseram (e metendo mais achas para a fogueira) os MY98, têm entre outras coisas o "fantasma" do volante resolvido, bem como se não estou em erro o Radiador.
Mas isto sujeito a confirmação... ou será que estavam a falar dos últimos de 98 :ohnao: sendo já MY99 :lol:

A cara metade já não pode ouvi falar mais de RR :bolas: o problema é quando ela se instalar :driving: vou apenas vê-lo passar... :sing:
Um abraço.

Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Hehehehehe!

Paulo, agora é que disseste tudo! A minha patroa não larga o RR nem por nada!!!! E pensar que ela tinha um " Smartie"... Ahahahahhah! :D

Diz que é a loucura... Este fds "desviei-lhe" o RR para uns passeios e ela levou a minha outra montada (uma E320CDi...), não é que diz que a Me****es, ao pé do RR é um paozinho sem sal??? AHAHAHA :rofl: Granda RR!!!

Relativamente ao MY, acho que deves procurar um do final de 98. Afinal qnt pretendes gastar a comprar o teu RR? A diferença entre um de 97 e 98 não pode ser assim tanta... E já agora experimenta um automatico tb, o meu é e é do melhor que ha para TT. Tens é que reprogramar o bicho!

1 Landabraço

Francisco
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

Pois, o meu volante do motor já foi substituído. O radiador curiosamente ainda é o de origem (penso eu) embora já tenha trocado algumas coisas do sistema de arrefecimento (ventoinhas, sensores, cablagem, etc...).

Não tenho certeza no que vou dizer, mas tenho a ideia que as diferenças entre os modelos até 1998 e os posteriores se relacionam mais com os sistemas eléctricos e não tanto com peças como o volante do motor.

Ainda sobre o volante do motor, vi um post há pouco tempo aqui no forum sobre um amortecedor qq que custa perto de 50€ que resolve o problema das tremuras que sempre se julga ser o volante a dar as últimas... (embora às vezes seja mesmo o volante)

Relativamente ao controlo de tracção, o meu não tem. Sendo um DT é natural que só o tivesse como extra.

Uma coisa é certa, e para ti tomcat que estás comprador, sendo um MY99 ou anterior é preciso ter um bom fundo de maneio prós mimos do bicho...
Acho que depende mais do estado em que os anteriores donos os deixaram do que propriamente o ano de fabrico.

Abraço.
Rui Aparício.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas Rui e Francisco.

Vou tentar responder a ambos:
C.A.; andei num e não gostei; até hoje não sei se era Defeito ou Feitio :lol: pois não tive outra comparação. Tinha a sensação da CA andar a hesitar... mas não tenho nada contra a nao ser os consumos..

O valor a gastar depende: sinceramente estou mais inclinado a comprar um MY98 e ir mima-lo, do que gastar "tudo" num MY99 e ficar :yikes: :D

Valores p.e : MY98 8.000€ + compressor+sensor alarm+KIT potencia+livrinho no AC+????
Ou entao um MY99 por 11.000€ ambos com +- 180.000kms.

Fazendo as contas os valores ficam próximos, apenas num vai-se gastando, no outro "vai-se" tudo...

Relativamente a diferença de preço, existe nem que seja comercial, á nível de matricula.
Daí a origem deste tópico, onde começa um MYXX de um P38A?, pois não me importo de ter um XX-97 desde que seja igual a um até 07-98...

Relativamente ao Tensor, tb já vi o tópico ;)

Um abraço
Um abraço.

Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Meu caro,

Independentemente do MY, vais ter sempre de arranjar isto ou aquilo como muito bem referiste... Tenta arranjar o melhor que puderes, e resto ca estamos para ajudar! Encontramos-nos na tertulia RR P38???

1 landabraço!

Francisco
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Rangexispê Escreveu:....
.. Encontramos-nos na tertulia RR P38???

1 landabraço!

Francisco
Com certeza Francisco :cool:

Com ou sem P38A!!!
Um abraço.

rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Mais umas achegas para a fogueira :D

O meu P38 é de 01/1998, não tem controlo de tracção (apesar da luz avisadora estar lá e acender se tirar um fusível relacionado com o ABS), tem jantes especiais de 5 raios mas sem os cortes e quanto aos problemas, não sei... :rofl:

Como sei que é MY (model year) 98? Fácil ;) Basta agarrar no VIN e usar o CalVIN, the automatic VIN CALculator for Land Rovers :D (http://www.clifton.nl/index.html?calvin.html). Sendo assim, o meu VIN, SALLPAMW8WA386021, dá a informação seguinte:

SAL Manufacturer code: LAND ROVER
LP Model: Range Rover, second generation (38A model)
A Wheel base: 108 inch
M Body type: 4-door station wagon (LWB)
W Engine type: 2.5 litre BMW diesel turbo
8 Steering and transmission: Left-hand drive (LHD), 5-speed manual (LT85, LT77, LT77S, R380 or other)
W Model year: 1998
A Assembly location: Solihull, UK
386021 Serial number

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Boa Ricardo!

hehehehe afinal sempre ha um site com essa info, tal como para os Bmw!

Assim facilitas a vida ao Tomcat! e a todos nós! grande dica.

abcs

F
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

Boas,

Grande dica...
Já vi que o meu é um MY98, embora tenha sido matriculado em 12/98. Deve ter estado em stock algum tempo portanto é um bom exemplo de que as datas das matriculas podem enganar...

Abraço.
Rui Aparício.
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Esqueci-me de dizer que o meu tem o Computador de Bordo em Português! ;)

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Pois meus amigos!!!

Eu a pensar que este fds, já ia ter o meu :driving: acontece que não :x
Pois ontem, quando recebi um email com uns documentos para tratar do seguro, e nº de conta para sinalizar :) ....
Verifico que o carro em questão não é de 10-97 (á partida MY98), mas sim 5-97 :mad:; segundo propietário foi um "pequeno lapso" :x

Mas vamos ao que interessa relativo ao tópico.
Este tinha o CB em Português!!! Ficando á partida excluida a hipotese do facto do CB vir em Português, ele ser um MY98.

Fica aqui registado este facto, para outros "infectados" ;)
Um abraço.

avionet
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 09 abr 2008 11:00
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por avionet »

tomcat Escreveu:Pois meus amigos!!!

Pois ontem, quando recebi um email com uns documentos para tratar do seguro, e nº de conta para sinalizar :) ....
Verifico que o carro em questão não é de 10-97 (á partida MY98), mas sim 5-97 :mad:; segundo propietário foi um "pequeno lapso" :x

Este tinha o CB em Português!!! Ficando á partida excluida a hipotese do facto do CB vir em Português, ele ser um MY98.

Pede ao vendedor um desconto proporcional ao "lapso".
O computador de bordo é programável, logo qualquer um com uma máquina de diagnóstico adequada pode alterá-lo, não reflectindo por si só o período de fabrico. O meu é de Novembro de 1997 e está em português, no entanto no livro de instruções as indicações das avarias estão em espanhol.
Não se pode dizer que determinado firmware foi actualizado a partir da data x, o que se pode afirmar é que a partir de determinado nº de chassis houve uma revisão de firmware ou outras alterações. Depois depende da distribuição a nível mundial, alfandega, tempo de parque, período em carteira do concessionário, venda e finalmente pedido de matrícula. Com estas condicionantes todas podem existir desfasamentos de vários meses.
Ora, andei a pesquisar melhor e vou fornecer alguns elementos que poderão ajudar a chegar a alguma conclusão com a intervenção do ppl daki do forum que tenha outros dados. Aqui vai:
1 - Não sei se a tão badalada alteração aos P38 foi só a nível dos diesel ou abrageu toda a produção.
2 - o P38 ou também conhecido por LP foi produzido entre 09-1994 e 10-2001
3 - foram produzidas as seguintes versoes - DSE, DT, HSE, SE, VOGUE, HSE AUTOBIOGRAPHY, SE AUTOBIOGRAPHY.
4 - Os períodos de fabrico pelo nº de chassis são:
1995 a partir do MA302054
1996 a partir do TA316176
1997 a partir do VA346794
1998 a partir do WA381431
1999 a partir do XA410482
2000 a partir do YA430702
2001 a partir do 1A450350

posso adiantar que durante cada ano de produção existem vários upgrades. Em 1997 creio ter havido o maior nº, 14 pelo menos. Em 1998 foram menos, provavelmente 5.
Estou em crer, mas não posso dar certezas que eventualmente o upgrade que tanto falamos possa ter iniciado com o nº de chassis a partir do WA403804, mas tb pode ter sido a partir do VA350484 (menos provavel)
Se alguém tiver mais elementos que debite, por favor.
RANGE ROVER P38 2.5 DSE '97
avionet
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 09 abr 2008 11:00
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por avionet »

tomcat Escreveu:Pois meus amigos!!!

Pede ao vendedor um desconto proporcional ao "lapso".
O computador de bordo é programável, logo qualquer um com uma máquina de diagnóstico adequada pode alterá-lo, não reflectindo por si só o período de fabrico. O meu é de Novembro de 1997 e está em português, no entanto no livro de instruções as indicações das avarias estão em espanhol.
Não se pode dizer que determinado firmware foi actualizado a partir da data x, o que se pode afirmar é que a partir de determinado nº de chassis houve uma revisão de firmware ou outras alterações. Depois depende da distribuição a nível mundial, alfandega, tempo de parque, período em carteira do concessionário, venda e finalmente pedido de matrícula. Com estas condicionantes todas podem existir desfasamentos de vários meses.
Ora, andei a pesquisar melhor e vou fornecer alguns elementos que poderão ajudar a chegar a alguma conclusão com a intervenção do ppl daki do forum que tenha outros dados. Aqui vai:
1 - Não sei se a tão badalada alteração aos P38 foi só a nível dos diesel ou abrageu toda a produção.
2 - o P38 ou também conhecido por LP foi produzido entre 09-1994 e 10-2001
3 - foram produzidas as seguintes versoes - DSE, DT, HSE, SE, VOGUE, HSE AUTOBIOGRAPHY, SE AUTOBIOGRAPHY.
4 - Os períodos de fabrico pelo nº de chassis são:
1995 a partir do MA302054
1996 a partir do TA316176
1997 a partir do VA346794
1998 a partir do WA381431
1999 a partir do XA410482
2000 a partir do YA430702
2001 a partir do 1A450350

posso adiantar que durante cada ano de produção existem vários upgrades. Em 1997 creio ter havido o maior nº, 14 pelo menos. Em 1998 foram menos, provavelmente 5.
Estou em crer, mas não posso dar certezas que eventualmente o upgrade que tanto falamos possa ter iniciado com o nº de chassis a partir do WA403804, mas tb pode ter sido a partir do VA350484 (menos provavel)
Se alguém tiver mais elementos que debite, por favor.
RANGE ROVER P38 2.5 DSE '97