RR P38A alérgico à água?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
ruiapa
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2008 21:39
Land Rover: Range Rover P38A 1998
Sócio LCP: 0

RR P38A alérgico à água?

Mensagem por ruiapa »

Viva,

No passado fim de semana fui a Rates, tal como muitos de vós, no meu P38 e segui a carta militar sugerida pela organização.
No percurso havia um local com alguma água, mais ou menos da altura do pneu. Como é óbvio, atravessei o pequeno lago e ouvi um barulho diferente que à primeira impressão me pareceu os escapes a entrarem dentro de água e aquele típico borbulhar...

Mais à frente reparei no ponteiro da temperatura e este já estava entre o meio e o máximo. Encostei o carro e qual não foi o meu espanto quando abir o capot e vi a ventoinha partida e o radiador todo furado...

O resultado foi este:
Imagem

Ontem em conversa com o mecânico do bicho :god: ele disse-me o que eu já sabia, que o problema teria sido que ao entrar na água a ventoinha estaria a funcionar e que em contacto com a água as pás se partiram furando o radiador. Disse-me também que o jipe não estaria preparado para andar pela água o que eu achei no mínimo estranho...

Algum de vocês, donos de P38 ou não, souberam de algum caso destes?
Será que existem ventoinhas em metal, mais resistentes ao contacto com a água?

Abraço.
Última edição por ruiapa em 04 jun 2008 14:04, editado 1 vez no total.
Rui Aparício.
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0

Mensagem por faria »

Boas,
Então, se a agua estava á altura do pneu, como é que foi prender e partir a ventoinha? Ou havia algum tronco dentro da poça de agua, ou foi uma triste coincidencia... Tambem não me parece que a agua tenha força para partir as pas da ventoinha, pelo menos essa quantidade de agua que descreve...
O meu RRvm, e todos os lands que conheço têm as pas da ventoinha em platico... a ser assim, partia todas... eu já andei com agua bem acima de meio pneu, e nunca parti a ventoinha...

Pareçe-me que o problema dos P38 com a agua é mais a nivel electronico ou de alternador, não essa situação da ventoinha!

Embora concorde que o P38 não foi construido a pensar numa utilização Off-Road "pura e dura"! è mais TT turistico!
_______
AbRRaço
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

faria Escreveu:Boas,
Então, se a agua estava á altura do pneu, como é que foi prender e partir a ventoinha? Ou havia algum tronco dentro da poça de agua, ou foi uma triste coincidencia... Tambem não me parece que a agua tenha força para partir as pas da ventoinha, pelo menos essa quantidade de agua que descreve...
O meu RRvm, e todos os lands que conheço têm as pas da ventoinha em platico... a ser assim, partia todas... eu já andei com agua bem acima de meio pneu, e nunca parti a ventoinha...

Pareçe-me que o problema dos P38 com a agua é mais a nivel electronico ou de alternador, não essa situação da ventoinha!

Embora concorde que o P38 não foi construido a pensar numa utilização Off-Road "pura e dura"! è mais TT turistico!
Boas,

Tens razão, foi mais alto que o pneu mas ainda um pouco inferior ao capot.
Em relação ao tronco, eu acho dificil porque o acesso À ventoinha é muito apertado...

Abraço.
Rui Aparício.
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto

Mensagem por Rangexispê »

Olá ruiapa,

Já aqui tinha referido a "alergia" do P38 a agua... O meu levou um alternador, e pifou a PSi Power BOX depois de um numero desses. Eu como sou teimoso e tenho um RR não um " pseudo jipe" faço-me aos montes de peito cheio! Resultado, agora tenho um barulho esquisito vindo das correias... ( ou o alternador não estava em condições, ou o tensor da correia ardeu, ou o AC... enfim! ).

O p38 não esta feito para incursões "a grande" dentro de agua. Alias nem existem snokels para o nosso querido RR. Agua quase ao nivel do capot... :yikes: é "esticar a malha"! Não te esqueças que se atascares e entrar agua dentro do RR, chapéu! Adeus electronica, adeus RR.

Ainda assim, acho muito estranho o que te aconteceu, de todos os problemas esse é mesmo estranho... Talvez a ventoinha estivesse ressequida e tenha partido?... Mas o mais provavel é ter entrado um pau ou algo semanhante que não tenhas reparado e que se enfio pela ventoinha e BUM!

Certamente tera sido isso.

Da-te por contente quando fores buscar o carro ele não tive erros, ou barulhos esquisitos!

Se entretanto tiveres novidades diz, este é um assunto que me interessa bastante, alias como tudo relativo a esta bela maquina!

abc e rapidas melhoras do RR

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Boas. Eu ia como co-piloto do Rui e a água não dava para cobrir o pneu. Quando muito devia chegar mais ou menos à altura do pára-choques, mesmo antes da grelha, mas acho que nem isso.

Pelo menos, foi a ideia que fiquei.

Acho muito estranho uma ventoínha partir nessas condições. Ainda por cima, a zona que estava alagada é um caminho de acesso a campos de cultivo, logo a seguir a uma estrada em calçada. Ou seja, não era uma zona cheia de mato e árvores e galhos que pudessem ter entrado "por ali adentro".

Muito estranho o que ali aconteceu.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

Rangexispê Escreveu: Talvez a ventoinha estivesse ressequida e tenha partido?...
Viva,

A ventoinha foi trocada há cerca de 20.000km por uma nova, portanto disso não era...

O estranho é que entrei devagar na água. Se ainda tivesse entrado à patroleiro...

A partir de agora, antes de entrar numa poça vou ver se a ventoinha está a trabalhar :D

Abraço.
Rui Aparício.
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Se conseguires poe foto da ventoinha...

Gostava de espreitar isso. É mesmo muito esquisito!!!

abcs

F
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

Rangexispê Escreveu:Se conseguires poe foto da ventoinha...

Gostava de espreitar isso. É mesmo muito esquisito!!!

abcs

F
O que resta dela já deve estar no lixo, senão tiro fotos.

Abraço.
Rui Aparício.
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Re: RR P38A alérgico à água?

Mensagem por terracotta »

ruiapa Escreveu:Ontem em conversa com o mecânico do bicho :god: ele disse-me o que eu já sabia, que o problema teria sido que ao entrar na água a ventoinha estaria a funcionar e que em contacto com a água as pás se partiram furando o radiador. Disse-me também que o jipe não estaria preparado para andar pela água o que eu achei no mínimo estranho...
Para mim, isso é conversa de quem não sabe o que diz...
Nunca ouvi nenhum relato de ventoinhas partidas por entrarem em contacto com a água... quando muito causar alguma inércia no seu funcionamento..
Ou a ventoinha já estava fragilizada e/ou estalada e o atrito da água fez o resto ou estava algo misturado com a água ou a boiar que a fez partir...
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

terracotta Escreveu: Para mim, isso é conversa de quem não sabe o que diz...
Viva,

O problema é que pessoa em causa sabe mesmo do que fala...
Poderá ter sido alguma coisa a boiar que eu não tenha visto, mas o acesso à ventoinha é tão estreito que custa a acreditar... Ou então foi daquelas que acontecem 1 num 1.000.000....

Abraço.
Rui Aparício.
fry
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

Olá Vivam... :D

Será assim tão problemático apanhar água??? :sing: :sing:

Um dia destes, fui com o pessoal patroleiro e restantes Japs Toys e cª, para não ficar em pouco, nem deixar o P38 descredibilizado, atravassei um ribeiro fundo, debaixo de um aqueduto da autoestada, seguido duma rampa lamacenta. Foi á primeira e alguns deles tiveram de fazer várias tentativas. Posso dizer que a água, entalada entre as paredes do aqueduto, formou uma onda á frente da grelha, que ultrapassou o capot.Apesar de não me ter aocntecido nada de invulgar, futuramente não vou arriscar a mergulhá-lo novamente :D :D :D :D Não vá o diabo tecê-las.

Abraço.
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

ruiapa Escreveu:
terracotta Escreveu: Para mim, isso é conversa de quem não sabe o que diz...
Viva,

O problema é que pessoa em causa sabe mesmo do que fala...
Poderá ter sido alguma coisa a boiar que eu não tenha visto, mas o acesso à ventoinha é tão estreito que custa a acreditar... Ou então foi daquelas que acontecem 1 num 1.000.000....

Abraço.
Após ler isto tudo acho que foi mesmo daquelas que acontecem 1 num 1.000.000. Se tivesse partido no meio do monte o teu mecanico às tantas dizia que tinha sido algum objecto que saltou e pariu as pás :sing:

Um abraço
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Também acho muito estranho. Como é que uma ventoinha se parte com àgua?!?!? Além disso, estamos a falar de que ventoínha? A tal famosa que tem o belo do viscoso e o camandro?! :lol: Então mas essa ventoínha está sempre a funcionar, a girar sempre que o motor está a trabalhar... Ou será que estou enganado?!?! :??

Há aí qualquer coisa mal explicada... :ohnao: Tenho visto vários videos no youtube de RR P38 na àgua e muitos deles com agua pela linha do capot... Como é que àgua pela altura do pneu parte uma ventoínha?!?!? :bolas:

Não é que seja muito importante mas, em que posição estava o EAS? Default ou Offroad?!

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

rrp38dse Escreveu:Boas,

Também acho muito estranho. Como é que uma ventoinha se parte com àgua?!?!? Além disso, estamos a falar de que ventoínha? A tal famosa que tem o belo do viscoso e o camandro?! :lol: Então mas essa ventoínha está sempre a funcionar, a girar sempre que o motor está a trabalhar... Ou será que estou enganado?!?! :??

Há aí qualquer coisa mal explicada... :ohnao: Tenho visto vários videos no youtube de RR P38 na àgua e muitos deles com agua pela linha do capot... Como é que àgua pela altura do pneu parte uma ventoínha?!?!? :bolas:

Não é que seja muito importante mas, em que posição estava o EAS? Default ou Offroad?!

Abraços,
Boas,

A ventoinha é a que está entre o radiador e o motor. Penso que será a que referiste.
A suspensão estava na posição mais alta.

Abraço.
Rui Aparício.
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

ruiapa Escreveu:A ventoinha é a que está entre o radiador e o motor. Penso que será a que referiste.
Boas,

Então ainda é mais estranha a explicação :ohnao: uma vez que essa ventoínha está sempre a girar (corrijam-me se estiver a dizer um disparate)... Assim não faz sentido nenhum dizer que antes de entrar na àgua a ventoinha estaria a trabalhar e por causa disso se partiu :bolas: Percebes o que quero dizer?

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

rrp38dse Escreveu:
ruiapa Escreveu:A ventoinha é a que está entre o radiador e o motor. Penso que será a que referiste.
Boas,

Então ainda é mais estranha a explicação :ohnao: uma vez que essa ventoínha está sempre a girar (corrijam-me se estiver a dizer um disparate)... Assim não faz sentido nenhum dizer que antes de entrar na àgua a ventoinha estaria a trabalhar e por causa disso se partiu :bolas: Percebes o que quero dizer?

Abraços,
Viva,

Sim, percebo. Mas o homem não deixa de ter razão...
É estranho a ventoinha não aguentar o contacto com a água. Penso que terá sido outra coisa que estivesse na água e que de alguma forma foi parar à ventoinha e a prendeu, partindo assim as pás...
O mecânico também me disse que poderia ter sido lama, uma vez que o carro estava cheio dela mas também acho pouco provável porque as secções de lama por onde passei não eram profundas.

Abraço.
Rui Aparício.
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Continuo a achar uma explicação estranha, desculpa a insistência :D Se assim fosse, se o contacto com a àgua partisse assim a ventoínha, algo deste género era suficiente para dar cabo dela:

http://www.youtube.com/watch?v=h5uFAhMG_DU

Parece-me, se calhar, é que já terias algo num estado algo degradado e que com a passagem pela àgua não aguentou... :bolas:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Ahahahahah!!!! :rofl: :D

:cool:

Epa! Esse RR costuma estar estacionado na minha garagem!!! :sing:

Pois é, e essa é uma pocinha, já o meti em sarilhos bem piores... inclusivamente a "malha" da onda de agua por cima do capot! A verdade é que com todos os problemas que tive, nomeadamente, agua a sair-me pelo escape :yikes: ( em vapor!!! ), alternadores pifados, boxes, etc e tal, mas agora... uma ventoinha??? Ressalvo novamente que estes carros são sensiveis a agua, e se um de nós ficar lá e a agua entrar dentro do carro... ardeu! é uma duzia de centralinas tudo a entrar em "curto"!

Voltando ao assunto, tenho de concordar com o Ricardo, alias como já te tinha dito no primeiro post, alguma coisa estava mal... ou então entrou por ai a dentro um ramo "daqueles"!!! Mas até isso, não é facil pois a ventoinha roda dentro da protecção plastica e quase não tem folgas. Como dizes que a mudaste a 20000kms, pergunto eu sem querer ferir susceptibilidades, terá sido bem montada?...

Outra ideia, as pas estão dentro de agua, e pela acção da força centripeta ( ou pela reação desta - centrifuga ), são "empurradas" para fora, ao soltarem-se do eixo. Ora, dentro de agua elas não teriam forca para depois de embaterem na protecção rebentarem com um radiador... fisica simples.

A não ser que ela se tenha soltado e ai sim, na agua tenha avançado e embatido do radiador, estilhacando-se...

Pouco provavel, um objecto. Muito menos provavel agua.

Ei! mas são só especulações!! Como a do petroleo!!! ;)

Agora o importante é por o RR na estrada outra vez!!!

:driving:

abcs

F
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Que coisa mais estranha... :??

se tivesse mergulhado na agua e o viscoso por ventura estivesse preso, com a força exercida pelas pás na agua, poderia "contorcerem-se"com o esforço e eventualmente tocarem na parte do radiado partindo as pás e danificando o radiador...

Mas como tinha muito pouca agua... não será que alguma coisa que estivesse mal apertada/fixa com os "abanões" não se terá soltado e terá originado este problema... :sing:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
ncristo1979
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 13 jul 2008 23:59

Mensagem por ncristo1979 »

Pois é meu caro
A mim aconteceu exactamente o que te aconteceu a ti
Entrei na agua, meia roda, talves um pouco mais e no meio do curso ouço um estalido e algo a roçar. Quando sai da agua abri o capó e a ventoinha já era. Tinha dois rasgos no radiador e o resguardo partido, e a ventuinha com duas pás.Como estava no cimo de um monte ali em Loures e tive de descer com ele a trabalhar até a estrada. Resultado, parti a polis que fez o resto do estrago. Partio a correia.

O curso da agua era curto e tenho o video do momento.
E antes de ir para o curso de agua tinha andado na lama.
Agora não sei se ele tem ou não alergia a agua. Fica no pensamento.
Bons Trilhos
RR P38 The Best