Dúvida sobre caixa de direcção

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Dúvida sobre caixa de direcção

Mensagem por DiscoMirage »

Depois de ter mudado a bomba de óleo da direcção assistida meti mãos à obra de fazer toda a substituição de vedantes da caixa de direcção.
Rico serviço :D , mesmo a meu gosto.
No final tudo no sitio só me resta uma dúvida:
Na tampa da caixa de direcção existe um parafuso para fazer a purga do ar e outro que penso servir para afinar a folga da direcção.
Para que serve este parafuso de afinação?
Notei que se afinar até determinado ponto a direcção fica um pouco dura, mas só quando viro para um lado. :driving:
Até que ponto devo afinar o dito cujo :ohnao:
Junto imagem tirada do microcat
Imagem
Imagem
vitor simoes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 24 jul 2008 23:37
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Dúvida sobre caixa de direcção

Mensagem por vitor simoes »

boas. deves de apertar até tirares a folga que sentes no volante
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Dúvida sobre caixa de direcção

Mensagem por DiscoMirage »

vitor simoes Escreveu:boas. deves de apertar até tirares a folga que sentes no volante
Essa situação já me tinha apercebido mas quando não tem folga ao virar da direita para esquerda faz um pequeno "clonk" a meio do curso e a direcção fica "mais dura", por isso a minha questão. O facto de fazer clonk não tem importância?
vitor simoes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 24 jul 2008 23:37
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Dúvida sobre caixa de direcção

Mensagem por vitor simoes »

-verifica se nao tens alguma rotula direcção com folga.
-se a caixa esta bem apertada no sitio.
-o braço que vem do volante esta bem apertado e as extrias bem encaixadas.
-tens que sangrar bem a cx.
-não é normal fazer esse barulho.
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria

Mensagem por joaocarreira »

Bom dia,

já agora que material usaste para afinar a caixa?

Já tentei fazer isso no RR mas as minhas chaves são enormes para o espaço junto à caixa. Usaste alguma ferramenta própria ou adaptada ou foi mesmo ferramenta "normal"?
Queria afinar a caixa do RR porque noto alguma folga a direito além que está super leve.

Já o fiz antes no Defender mas não tive problemas porque tinha espaço para me mexer. Até já fiz no SIII pq é um processo muito simples. Agora o raio do RR venceu-me e não consegui afinar/tirar as folgas!

Cumprimentos,
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

joaocarreira Escreveu:Bom dia,

já agora que material usaste para afinar a caixa?

Já tentei fazer isso no RR mas as minhas chaves são enormes para o espaço junto à caixa.

Joao Carreira
Eu usei uma chave de umbraco e uma de chave 19, mas fiz isso quando tinha a caixa fora, pois estive a mudar os vedantes todos.
No entanto se a caixa estiver no lugar, isto no discovery, há que ou tirar o tubo de ar que vai do filtro ao turbo ou fazer um pouco de ginástica e usar as duas chaves que dá.
Eu ainda não voltei a mexer na dita, mas hoje vou fazer o que foi sugerido para ver se o clonk ainda acontece pois ele fazia com acaixa sem óleo e sem a pressão da bomba.
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria

Mensagem por joaocarreira »

DiscoMirage Escreveu:
Eu usei uma chave de umbraco e uma de chave 19, mas fiz isso quando tinha a caixa fora, pois estive a mudar os vedantes todos.
No entanto se a caixa estiver no lugar, isto no discovery, há que ou tirar o tubo de ar que vai do filtro ao turbo ou fazer um pouco de ginástica e usar as duas chaves que dá.
....
Tenho de experimentar entao desmanchar algum hardware primeiro :cool:
Obrigado pela sugestão!
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas,
Acrescento que as folgas tb podem vir das cruzetas do veio de direcção... é o caso do meu!
_______
AbRRaço
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria

Mensagem por joaocarreira »

faria Escreveu:Boas,
Acrescento que as folgas tb podem vir das cruzetas do veio de direcção... é o caso do meu!
isso é pq o teu já andou muito no mato :D:D
Abraço!
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

Bem, hoje lá vesti o fato macaco e meti mãos à obra.
Tirar a folga até foi fácil.
Como estava montada no respectivo sitio tive de retirar o tubo que vai do filtro de ar ao turbo, ficando assim a tampa da caixa de direcção completamente à vista; depois, bem depois foi o susto; tinha uma fuga pelo parafuso (novo) de afinação. Com uma chave 23 e uma chave de umbraco 6, retirei a fêmea na totalidade para ver o porquê da fuga. Muito estranho mesmo; a fêmea do kit tinhauma pequena falha por onde saia o óleo. Solução: recolocar a antiga e ver se a fuga se mantinha; sorte minha resolvi a solução com a velha.
Agora já está como nova a direcção: sem folgas e sem fugas de óleo (pingas)
Para sangrar usei um pequeno tubo plástico que enfiei na pruga e depois enfiei no reservatório de óleo e assim não precisei de adicionar óleo pois era sempre o mesmo :lol: e sou fechei a pruga depois de ter rodado a direcção de um extremo ao outro sucessivas vezes e bloqueando durnate algum tempo em cada extremidade.
Espero que o meu problema esteja resolvido por uns tempos.
Desde já obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos, quer neste post quer no outro sobre a bomba de óleo.
:god:
Avatar do Utilizador
vitorgarcia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 116
Registado: 26 dez 2006 18:25
Land Rover: Defender 300 TDI / Range Rover DSE 99; ex. Discovery II XSE
Sócio LCP: 1925
Localização: Guarda

Mensagem por vitorgarcia »

Boas,

Atenção companheiro LandManíaco, para se afinar as direcções tem que primeiro de tudo levantar o jipe para que a direcção fique sem esforço, só assim se tira a folga como deve ser, isto para que se houver prisão nalguma ponteira não é transmitida no esforço da direcção pq está solta.

Afinações Landmaníacas
Ó da Guarda!!!!!!!
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

vitorgarcia Escreveu:Boas,

Atenção companheiro LandManíaco, para se afinar as direcções tem que primeiro de tudo levantar o jipe para que a direcção fique sem esforço,...

Afinações Landmaníacas
Claro que a frente estava toda no ar. De qq forma as ponteiras da direcção tinham sido mudadas há menos de um ano.
De qq forma obrigado pela chamada de atenção.
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

:yikes: :yikes: :yikes: :yikes:
Alguém me pode ajudar!!!!!
Há algo muito estranho.
Depois de tirar a folga à direcção não consigo que a contra fêmea vede e por isso tenho uma fuga de óleo por aí.
Não arranjo a anilha de nilon, penso eu, que vinha no kit e a que trazia ficou danificada.
Já tentei com slicone para juntas mas ele não resiste ao óleo e a fuga continua.
Como posso eliminar a fuga, mantendo o óleo na caixa de direcção, claro :D

Já agora fui dar uma volta na AE para ver ser o dito óleo da caixa ainda saía, transbordava do depósito, e ao chegar a casa verifiquei isso se verificou mesmo depois de ter mudado a bomba de óleo e os vedantes da caixa e ter sangrado sistema completamente.
1º Poderá ser pela tampa ter o O-ring com alguns anos?
2º Ou isso não era suposto acontecer qualquer que seja o estado do O-ring?
3º Será que a bomba de óleo, usada, está OFF?

Isto parece uma novela da "TBI" :ohnao: