Muda de óleo RR P38A DSE - pequena história

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Muda de óleo RR P38A DSE - pequena história

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Mais uma pequena história de algo que se previa simples e se tornou em algo complicadíssimo... Falo da da mudança de óleo do motor, operação relativamente simples de fazer: tirar o bujão do carter, amparar o óleo velho, deitar a anilha do parafuso do bujão do carter fora e substituir por nova, trocar o filtro de óleo (se necessário e neste cado não quis arriscar) e colocar oleo novo... Simples não é?

É simples se não acontecerem as mais espantosas tropelias :ohnao:

1ª tropelia: tudo preparado para mudar o óleo e eis senão quando, ainda a tempo de não tirar o parafuso do bujão, reparei que a tampa do filtro de óleo estava neste estado (obrigado pela dica Kiko) :yikes:

Imagem

Ora aquilo é suposto ter uma parte de cima sextavada para que seja possível desapertar a tampa mas o animal :x (não tem outro nome sinceramente) que apertou a tampa na última muda de óleo conseguiu ser meiguinho ao ponto de a partir. Comprei a tampa nova e digo-vos que apesar de ser de plástico é mesmo preciso ser uma besta :x para partir aquilo porque não é propriamente um plástico frágil. Operação delicada com uma chave de filtros para tirar a tampa velha e lá saiu... O filtro, esse, já lá devia andar à muito mais tempo que era suposto... Fica a foto da tampa nova com o tal sextavado (pena não ter tirado uma foto ao filtro...) :cool:

Imagem

Filtro no sítio, o-rings, tampa nova, tudo ok! Mais uma maleita resolvida no P38. Entenda-se maleita mas não de série no P38. Esta era daquelas maleitas causadas pelos célebres ex-donos que contribuiram, e bem, para a má fama deste modelo do RR. Mas esperem que há mais uma destas... :bolas:

2ª tropelia: tudo apostos para tirar o parafuso do bujão, o Manel a segurar o balde para amparar o óleo, eu de chave 17 na mão e eis que o bujão saiu sem espinhas... :sing: Espectáculo pensamos nós. Bom, passou-se o episódio da tampa do filtro e quando isso estava resolvido lá fomos colocar o parafuso no bujão com a anilha nova. Qual não foi o espanto quando ele dava apenas uma volta e voltava a sair... :ohnao: Por sorte isto foi feito na margem sul num dia de semana em que era feriado em Lx. Portanto lá fomos à LR comprar um parafuso novo porque aquele estaria com a rosca moída ou algo do género. Ok, parafuso comprado

Imagem

Mas, alto lá... O parafuso não tinha nada a ver com o que saiu do RR. :yikes: Fica a comparação

Imagem

Resultado: 3/4 do parafuso do bujão ficaram... no próprio bujão!!! :bolas: :bolas: :bolas: Ou seja, mais uma vez a BESTA :x (que não tem outro nome! desculpem ser tão sincero mas a quem servir a carapuça...) que apertou o parafuso fê-lo com tanta ou tão pouca força que partiu... Ao retirar acabou por sair só a cabeça do parafuso e 1 volta de rosca (quando o parafuso tem cerca de 10). Bom, foi preciso arranjar uma alternativa e lá colocamos o parafuso novo (que não encostava à anilha por causa da rosca partida que estava lá dentro) e pusemos umas anilhas a fazer altura apenas para desenrascar. Pingava um pouco de óleo por ali e, por causa disso mesmo, o meu RR era agora um verdadeiro LR a marcar o território! :D :D :D

Ontem, com a ajuda do Sr. Coelho (muito obrigado) e duma lima de metal comprada à última hora numa grande superfície, lá saíu a rosca maldita. :lol: Ora vejam

Imagem

Neste momento o RR já não marca território. :lol:

A próxima muda é o óleo dos diferenciais mas até tenho medo de tirar os parafusos pois no total são 4 e sei lá o que vou encontrar... :bolas:

Desculpem o testamento mas é mais uma a juntar à má fama que os ex-donos e sapateiros ajudaram a criar em torno do RR P38A. :finger:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

:yikes: :yikes: :yikes:
Irra, eu só mudava o óleo dos diferencias à porta da L.R. :?2
Não fosse o diabo tecê-las :rofl:

Abraço
Imagem
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

:D :D :D

Oleo dos diff e o'rings do bloco de valvulas, vai ser tudo mudado em 2 horitas! Ai vai vai...

;-) :sing:

Estes bichos foram tão mal tratados... mas agora nas nossas mãos, os uns princepezinhos! tudo do bom e do melhor!

Agora que as chuvas estão a chegar... :dance: :dance:

;)

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Boas Ricardo;

Pois no meu caso, a anilha (escusado dizer que não era a indicada) tinha silicone ou mastique :mad: :bolas:

Fiquei tão :x que até esqueci-me de tirar uma foto.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

O gajo devia comer espinafres :rofl: :rofl: :lol: