Alan 78 plus multi

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Responder
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Alan 78 plus multi

Mensagem por bunino »

oi pessoal, tenho um cb alan 78 plus multi e nao consigo por em fm a letra que me aparece no visor é a T. gostaria de por o fm a trabalhar. alguem sabe como fazer ou alguem tem o manual que me possa enviar???
Eu já li que se tinha de carregar no botao am/fm e scan ao mesmo tempo e depois ligar para se fazer esta operaçao mas no meu nao da nada, será que era para outro alan?

Já agora, caso houver estacionarias como se tira???
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

Como se passa para FM isso não sei, mas para tirar estacionárias deves ir cortando a antena até obter o minimo de estacionárias possivel.
Esta operação deve ser feita tanto verificando no canal 1 como no 40 (ou no último) em emissão é claro.

Se o teu radio for este: http://service.alan-germany.de/CB/ALAN7 ... -multi.pdf tens lá a solução
Avatar do Utilizador
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 482
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998
Localização: Adão-lobo

Mensagem por cap.domato »

o meus amigos eu de cb pouco percebo mas um mestre disse me uma vez que a antena nunca se corta mas sim o cabo caoxial junto a pl do radio depois quando as estacionarias estiverem ok solda se entao a pl e ja esta landabraço
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

e se o cabo estiver à justa? :D
diz a esse teu amigo que a lógica não é essa, mas se quiser ter o minimo de estacionárias deve ter cabo em multiplos de 35cm.
Mas o aajuste das estacionárias deve ser sempre feito no comprimento da haste da antena.
Dá uma vista de olhos por aqui:_http://www.forumlandrover.org/index.php/index. ... &p=117758_
Avatar do Utilizador
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 482
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998
Localização: Adão-lobo

Mensagem por cap.domato »

ok tudo bem mas se o cabo tiver a justa claro que nao o cortas mas acho que 3 ou 5 cm e suficiente ora deve sobrar sempre um pontinha para reduzir as estacionarias caso contrario deve ter outro problema sem ser estacionarias ou entao tambem o pode acresentar os tais 35 cm o que ja nao e muito aconselhado pois mais vale um cabo novo a medida com a onda certa penso eu landabraço e ate ao encontro landmaniacos no oeste estou a vossa espera landabraço
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
Avatar do Utilizador
ruipina
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 146
Registado: 09 set 2008 02:35
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 tdi 97
Sócio LCP: 2005
Contacto:

CB

Mensagem por ruipina »

Olá Bruno,

o meu Radio quem fez a ligação e viu as estacionarias foi um amigo meu e o q ele me explicou sobre as estacionarias no nosso caso CB, o q ele disse é se as estacionarias ñ estiverem excessivamente altas ñ seram projudiciais para os nossos radios pq as nossas comunicações são msg curtas e ñ muito demoradas e de pouca potencia e pouca distancia e ñ como no caso dele q é radio amador as msg são bastante mais londas e com bastante mais potencia para grandes distancias algumas das vezes para fora do nosso país
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Mensagem por nuno.1 »

Cortar a antena??? Ai... Uma coisa tao cara e agora cortar :p

Ha uns aparelhometros proprios para medir e afinar as estacionárias. Vou perguntar ali ao expert que mediu as estacionárias do meu e depois já dou noticias.

cumps :cool:
Imagem
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

obrigado por tudo, o manual é mesmo aquele, agora tenho de ir ver se funcimina
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

estou :mad: pois ja premi o am/fm e o scan ao mesmo tempo que o ligo e este nao faz nada nao consigo mudar de zona nem nada
o que fazer?
lupe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 291
Registado: 25 mai 2008 22:12
Land Rover: ex.Free2.0 di 99
ex.Disco 200 tdi 92
ex.Disco300 tdi 94
Range Rover 300 tdi 96
Ibérico 08 nº 102
Ibérico 10 nº 192
Sócio LCP: 2064
Localização: Vale do Paraiso.Azambuja

c

Mensagem por lupe »

compra um novo ...he,he,he cump
miguelventura
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 421
Registado: 21 jul 2008 23:43
Land Rover: Defender 90 td5
Ano-2002
Sócio LCP: 0
Localização: Arcos de Valdevez

Mensagem por miguelventura »

Olà bunino!
Foi isso mesmo que eu fiz no meu e resultou........mas tenho um amigo
que tem um e faz-lhe a mesma operaçao e nao resulta!
Agora porque nao sei! :(

Abràços!!!
Avatar do Utilizador
Victor
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 578
Registado: 20 fev 2006 19:56
Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003
Sócio LCP: 1310
Localização: FERRAGUDO/KA100

ESTACIONÁRIAS (ROE)

Mensagem por Victor »

Olá Confrades,

- Rui Pina disse (e bem !):

- Citação:


" ... se as estacionarias ñ estiverem excessivamente altas ñ seram projudiciais para os nossos radios pq as nossas comunicações são msg curtas e ñ muito demoradas e de pouca potencia e pouca distancia e ñ como no caso dele q é radio amador as msg são bastante mais londas e com bastante mais potencia para grandes distancias algumas das vezes para fora do nosso país" ...

- Agora, se realmente querem equilibrar a ROE de forma exemplar, cortem o cabo conforme está indicado aqui:

http://www.forumlandrover.org/index.php ... c&p=117758

... E atenção que os multiplos impares de meia onda (são os multiplos impares de sensivelmente 5,5 metros (não de 35 cm ... :sing: ).
- Estamos a falar de uma frequência próxima dos 27 Mhz, o que corresponde a 11 metros de comprimento de onda. Logo, meia onda são os tais 5,5 metros ... (!)

- Depois do cabo ter na medida pretendida, então passa-se ao ajuste do comprimento da vareta da antena. No entanto, como nem todos os cabos coaxiais são iguais (alem da velocidade de propagação são consideradas outras variáveis não menos importantes), estes também devem merecer um "ajuste fino" depois da antena já estar ajustada para o comprimento ideal (o que permite radiar a máxima potência, com um minimo de ROE).

- Mas todos estes procedimentos, quase que posso dizer que só são aplicados pelos "puristas" !!! Na maioria dos casos de CB'S instalados nos nossos LR's, o que o Rui Pina disse é a pura realidade !!! :)

- Amigo "Bunino" vou ver se tenho nos meus arquivos o manual do 78 . Mais tarde dou noticias !

- Até +
:hello:

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Mensagem por DiscoMirage »

@ vitor:
TTantta ttretta e ttudo o dissestte já estava ditto logo nas primeiras respostas, excepto essa dos 35cm não serem um multiplo impar de 5,5. Ok sõa 32,5cm. :D :D :rofl: :rofl:
O melhor é levar o cb instalado a alguém que perceba da coisa e verem como ele faz e depois descrever aqui tudo.
Se colocarem a antena na posição em que se encontra a da foto do link nunca vão ter uma boa emissão nem recepção e terão sempre estacionárias.
A antena quanto mais espaço livre tiver à sua volta melhor e deve ter um bom plano de terra para ser eficaz. Colocada encostada à porta ...???, não dá.
Mas tb como as comunicações são curtas não vai queimar nunca nada, excepto se passarem o microfone à Maria :rofl: .
Avatar do Utilizador
LandNery
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 136
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65
Localização: Portugal
Contacto:

Estacionárias

Mensagem por LandNery »

Permitam-me meter a colherada.

Antes de mais, estacionárias é a diferença entre a energia emitida pelo transmissor e a recebida de retorno pelo andar final do emissor.

Ou seja, é a energia que acaba por não ser emitida nem pela antena nem pelo cabo coaxial, sim porque o cabo, as pl (as fichas que ligam o cabo à antena e ao rádio) e a própria antena, funcionam como emissores e receptores, fazendo todo o conjunto de "antena". E este conjunto tem de estar bem "casado", é diddo que estamos a falar.

As estacionárias devem ser medidas com aparelho próprio (medidor de estacionárias e no CANAL 20, ou seja a meio da banda. Só depois é que devem ser confirmadas no canal 1 e no 40 para tentar encontrar um compromisso válido. No nosso caso e como andamos nos vintes é para aí que devemos ter os equipamentos afinados.

Como afinar as estacionárias:

Se tiverem um rádio equipado com "smeter" seja digita ou analógico (aquele painel de leeds ou de ponteiro que controla o sinal da emissão recepção) ver foto:


Imagem

torna-se simples a afinação pois o ponteiro tem de se situar na zona final da escala, não a podendo ultrapassar nem ficar a meio.

Em alguns modelos, como é o caso deste GE, uma vez apertada a PPT, patilha para emissão, o ponteiro não vede entrar na zona vermelha.

Caso os vossos equipamentos não tenham smeter, deverão pedir a um colega (eu posso ajudar) que vos meça as estacionárias com um medidor próprio.

Agora é importante fazer estas contas: As estacionárias nunca estão a zero. Isto é um facto. Segundo diversas opiniões bastante válidas, é desejável que haja sempre alguma energia reflectida, pois excita melhor o andar final de emissão, conduzindo a um pequeno aquecimento e um melhor uso da potencia disponível.

Contudo estas nunca devem ser superiores a 1,5 2,0.

Mas temos de ver um outro aspecto: a potencia de saída. Os rádios que usamos têm uma potência de saida na ordem dos 3W mesmo que seja 5W. Com essa potência só modelando durante grandes períodos de tempo seguido (e os cambios geralmente são rápidos, por lei não podem exceder os 60'') é que iríamos infringir danos graves aos equipamentos.

Por outro lado, e eu tenho comprovado isso, grande parte dos colegas a quem medi as estacionárias, tenham-nas por mau acondicionamento do cabo coaxial e mau posicionamento da antena.

Este deve ter pelo menos o dobro do comprimento da antena e NUNCA deve estar junto. Se ele estiver comprido, façam-no circular ao longo da viatura, pelos bancos etc... se ele estiver junto provoca efeito de bobine e fica uma autêntica antena...

Um outro aspecto muito importante é a massa. Os nossos carros são de alumínio o que dificulta e em muito a tarefa de encontrar um bom ponto de massa. Procurem um local em ferro, seja a armação da mala (nos ranges) seja aquela goteira á frente nos Séries etc...

E, para finalizar, a bobine das antenas Nunca deve estar próxima da chapa do carro. Vejo muita gente com boas Santiagos etc... e têm a bobina quase encostada ao carro... é um arame, não uma antena, procurem locais onde a bobina esteja livre, nem que tenham de a puxar para trás e depois virar a antena na vertical.

Resumindo: para a nossa utilização mais que ter as estacionárias muito bem afinadas, o mais importante é ter a antena bem posicionada, com uma muito boa massa e o cabo coaxial bem esticado.

Espero ter ajudado.
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
Avatar do Utilizador
Victor
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 578
Registado: 20 fev 2006 19:56
Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003
Sócio LCP: 1310
Localização: FERRAGUDO/KA100

ALAN 78 PLUS MULTI

Mensagem por Victor »

Baa tarde a todos:

- Para o Amigo Bruno (Bunino): aqui vai o link para descarregares o manual do 78 Plus multi:

http://service.alan-germany.de/CB/ALAN7 ... -multi.pdf

(desculpa lá ... é em italiano, mas é de boa vontada, e dá p'ra entender ...) :D

- O esquema electrónico podes descarregar daqui:

http://www.radiocb.com/main/images/tecn ... 8_plus.pdf

- Se pretenderes fazer umas "malandrices" tipo "tuning" (ilegais) no 78, tens aqui umas dicas sobre essas potencialidades: :sing:

http://members.tripod.com/~Malzev/cb-funk/alan-78.htm

http://www.radiocb.com/main/menus_main/ ... efault.htm

- Se necessitares de alguma ajuda ou dum medidor de estacionárias, é só dizer !!! :cool:


- Para o Confrade ??? - Disco Mirage: deve-me estar a confundir com outra pessoa !!! Eu não sou homem de TTreTTas !!! :(


- Para o Confrade ??? - Land Nery: os meus parabéns pela explicação clara e concisa sobre o tema ROE (SWR) !!! Ele sabe do que fala !!! :god:

- E quem estiver interessado em saber + sobre o mundo do CB, pode mergulhar neste excelente "site":

http://www.radiocb.com/

- Até + :hello:

Abração

(CT 1 DM)
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
Avatar do Utilizador
LandNery
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 136
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por LandNery »

O mundo da "comunicação sem fios" sempre me cativou bastante, com 17 anos já era rádio escuta (CQ) e, assim que tive idade para isso, tirei a classe C com o morse (CW).

Ainda não tinha 20 anos já era classe A, bons tempos...

Hoje, tenho tudo, o que não vendi, a apanhar pó... mas o bichinho continua muito vivo.

Talvês um dia monte tudo outra vez... mas aqui no Porto no meio da cidade e num prédio... é complicado.

Best 73 and good DX

Paulo Nery
CT1BTD
WA21E
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
CGama
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 84
Registado: 17 jul 2008 14:05
Land Rover: Serie II - 1959
Sócio LCP: 0
Localização: S. João da Pesqueira

Mensagem por CGama »

Viva Buninho .... ehehehe



Esta coisa das "estacionarias", das "bobines", das "antenas", dos "cabos" é muito confuso ...

AM/FM ... :ohnao: :ohnao: :ohnao: :ohnao: :ohnao: :ohnao:


Um conselho: usa um megafone!!



:D :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:


Um abraço do "fotografo" :D :rofl:
Carlos Gama
Serie II 1959 - "Tina"

Imagem
Responder