Vendi o meu carro, e agora? (documentação)

Discussão sobre outros assuntos, humor, etc
windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 0

Vendi o meu carro, e agora? (documentação)

Mensagem por windman »

Caros amigos...

Todos sabemos das chatices de vender carros, preenchemos os papeis de venda, entregamos o carro e já está...
Será que está????
:? :? E quando entregamos os carros a negociantes como retoma, com a parte do comprador por preencher, então...
Sabe-se lá.

Com as leis novas de Registo de Propriedade e com os novos procedimentos, algue´m sabe se podemos registar a venda via Net ou outro procedimento que nos dê alguma segurança contra multas, acidentes, trafulhices ou outras possíveis surpresas????

Um abraço.
Windman
LAND ROVER 109 SW 1980 e RR DSE 2000
Ex-RR 300 Tdi Classic
Ex- Serie III 88; Ex-Defender 300 Tdi
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Re: Vendi o meu carro, e agora? (documentação)

Mensagem por terracotta »

Boas,

Quando um carro é entregue como retoma num stand , este fica com a responsabilidade de tratar da papelada para novo proprietário. É no entanto aconselhável pedir uma cópia da declaração de venda ao stand após o veiculo ter sido vendido.

Há cerca de dois meses um colega de trabalho foi notificado de algumas multas por pagar por infracções em Coimbra...
Ele foi à policia, contou o sucedido e foram ao stand.
Resultado: o stand vendeu o carro, mas não quis saber se o novo dono legalizou o veiculo ou não...
Conclusão: o stand teve de pagar as multas todas emeteu-se em trabalhos de ir à procura do novo dono.. ;)

Se for a um particular, tirar cópias com as assinaturas de ambos os outorgantes.
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
FARF
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993

Mensagem por FARF »

Boas,

com experiência própria posso aconcelhar em nunca confiar em deixar a declaração de venda em branco.. Principalmente em Stand.
Dei uma carrinha à troca no stand tendo procedido da maneira que achava normal, que seria deixar a declaração em branco para o próximo comprador. Tudo "boas pessoas" no stand... :razz:
Recebi duas multas em casa e fui obrigado a ir ao IMTT (Antiga DGV acho eu) participar que tinha vendido o carro a fulano tal...
Agora já não está em meu nome (Ao final de um ano... :finger: ) mas não gostei de me ver nesta situação. Ninguém é de confiança.... Na minha opinião...

Cumprimentos,

Filipe
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

A melhor solução, e mais segura, é, no dia da venda, tu e o comprador dirigem-se a uma Loja do Cidadão com as respectivas declarações de compra e venda e fazerem a transferência do registo de propriedade, na hora, no balcão da conservatória do registo automóvel.

Se o comprador for uma pessoa séria, não se vai opôr a essa situação.

Quando vendi o meu carro e quando comprei o RR, fiz questão que fosse assim. Não faria negócio de outra maneira.

Abraço!
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405

Mensagem por Henrique Ferreira »

Boas! :D :cool:
Pois é... deixar a declaração em branco é sempre um "bico-de-obra", mas nos stands é prática mais que corrente...
O que se pode fazer é, em simultâneo com a declaração de venda, pedir ao comprador (neste caso o dono do Stand) que assine uma declaração, mencionando que à data X, comprou o veículo Y e por tal se declara reposnsável pela sua futura venda e utilização, nomeadamente no que respeito diz a multa, seguros, inspecções e afins...
Tenham sempre atenção ás assinaturas, confirmem se são idênticas ás do BI do próprio (em último caso até podem pedir ao negociante para irem com voçês até a um notário para proceder a uma reconehcimento presencial da assinatura). Peçam uma cópia do BI.
Isto tudo é muito bonito, mas sempre vale o que vale... ;) Mas sempre vale alguma coisa nestas situações: "(...)fui obrigado a ir ao IMTT "(...)
Espero ter ajudado.... :cool:
Aquele abraço
Henrique Ferreira
FARF
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993

Mensagem por FARF »

Como o Henrique disse eu tenho uma declaração assinada pelo proprietário do stand a tomar responsabilidade a partir da data que lá deixei o carro, mas valeu o que valeu....
Achei que não devia perder mais tempo com o stand e fui dar baixa do carro...
À primeira é normal errar à segunda só erra quem quer...
Na compra do serie fui logo à loja do cidadão... :cool: E ainda me deixaram ficar com o registo original de 1978... Sem carimbos nenhuns :)
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Ainda a semana passada ao comprar o TD5 fomos logo á loja do cidadão tratar da papelada, recebi ontem já os documentos em meu nome. É mais fácil e menos preocupante.
Abraço
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Windman

Manda aí a matricula do carro que vendes-te para ver se eu te consigo informar quem o comprou e algo mais ;)

M Cumts

Jorge bento
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Em 1993/94 deixei ficar um carro a troca num stand...

Passado uns anos recebo uma carta da Brisa a dizer que devia 10.000 contos dos estragos causados pela minha viatura numa portagem qualquer...

O individuo além de nunca ter trado dos papeis não tinha seguro...

Falei com o individuo do Stand e tratou de tudo sem qualquer tipo de problemas só tenho bem a dizer... :god:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

FLGFLG Escreveu:
Passado uns anos recebo uma carta da Brisa a dizer que devia 10.000 contos dos estragos causados pela minha viatura numa portagem qualquer...
a portagem era feita de que???!!!! :eek: :eek:
até hoje não tive problemas desses,mas quando comprei o Defender,o dono pediu-me para assinar um documento em como a partir do dia X as tantas horas passava a ser responsavl pelo veiculo....
no caso dos stand's acho que deve ser igual...
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Não sei até que ponto esse documento, assinado por comprador a dizer que se responsabiliza pela viatura, tem algum valor legal...
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

Marco Escreveu:Não sei até que ponto esse documento, assinado por comprador a dizer que se responsabiliza pela viatura, tem algum valor legal...
foi o que eu disse,mas o homem ficou mais desansado....
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

softop Escreveu:...a portagem era feita de que???!!!! :eek: :eek: ...
Boas "softop"

deve ter sido o custo da portagem mais o dinheiro todo que ganham num dia... :D

Ainda me queixo que pago classe 2... ele pagou classe 10.000... :lol:

O importante é não ter havido vitimas... e tudo se resolver pela melhor... :roll:

pois se tivesse que pagar aquilo haveria pelo menos duas vitimas... o do Stand e o "piloto"... :yikes: :eek: :rocket:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem