ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por tomcat »

Boas, afinal parece mesmo que vou comprar as anilhas!!!

Não estou a gostar do travoes do RR, mesmo após mudança de oleos e sangramento do mesmo e acumulador Novo.

Troquei email com o membro que as fabricas na Austrália e a verdade é que algumas coisas que ele me perguntou, batem certo.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por skater_pepe »

boas tomcat..

podias postar aki algumas dessas perguntas?

caso alguem tenha os mesmos sintomas reparar isso..

pois sem travoes é uma autentica desgraça..

cumprimentos
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

Desculpem estar a reviver um post tão antigo, mas enquanto novo proprietário de um P38 estou um pouco confuso. O meu P38 é de 1999 e tem o VIN XA417649, ora aparentemente está livre desta falha... Ou não? É que quando travo sinto o tal click que muitos relatam e contatei o Russell, que é que vende o tal Kit de reparação que substitui a "anilha" de plástico por uma de metal e ele diz que o meu sofre do mesmo mal. Estou um pouco baralhado, há por aí uma alma caridosa que possa ajudar a resolver este mistério?
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por tomcat »

Tópico, mesmo muito antigo....

A verdade é que não me lembro se realmente os modelos MY99 para cima, estavam ou não livres desse problema....
Confesso que na época encontrei infos contraditórias...

Após (e confesso fui demasiado picuinhas :sing: ), muita coisa mudada.....
Só após o sangramento by the book no modulador é que fiquei satisfeito......

Começa por aí.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por moreirinha »

O que se passou é que eles usaram a versão nova quando o stock da antiga acabou, por isso ninguém sabe ao certo a partir de que vin o problema ficou resolvido..
Enquanto havia das antigas foram usadas, mesmo depois de ter sido feita a alteração.

Eu estou interessado em comprar um kit desses, se quiser juntar encargos dos portes podemos combinar...
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

moreirinha Escreveu:O que se passou é que eles usaram a versão nova quando o stock da antiga acabou, por isso ninguém sabe ao certo a partir de que vin o problema ficou resolvido..
Enquanto havia das antigas foram usadas, mesmo depois de ter sido feita a alteração.

Eu estou interessado em comprar um kit desses, se quiser juntar encargos dos portes podemos combinar...
Eu vou mandar vir, ele está a pedir 165 AUD por um, cerca de 100 €, não sei quanto vai pedir pelos dois, também não sei se teremos problemas com a alfândega?
Manda-me o teu email para combinarmos. vantunes@rocketmail.com
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

tomcat Escreveu:Tópico, mesmo muito antigo....

A verdade é que não me lembro se realmente os modelos MY99 para cima, estavam ou não livres desse problema....
Confesso que na época encontrei infos contraditórias...

Após (e confesso fui demasiado picuinhas :sing: ), muita coisa mudada.....
Só após o sangramento by the book no modulador é que fiquei satisfeito......

Começa por aí.
Sim tenho que fazer isso mas já agora coloco a anilha de aço e fico mais descansado.
Obrigado pela dica.
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

Olá Moreirinha mandei um email em principio o meu KIT vai sair hoje, ainda está interessado num para si?
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por moreirinha »

Ja respondi!
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por fbtt »

gverdeg Escreveu:Desculpem estar a reviver um post tão antigo, mas enquanto novo proprietário de um P38 estou um pouco confuso. O meu P38 é de 1999 e tem o VIN XA417649, ora aparentemente está livre desta falha... Ou não? É que quando travo sinto o tal click que muitos relatam e contatei o Russell, que é que vende o tal Kit de reparação que substitui a "anilha" de plástico por uma de metal e ele diz que o meu sofre do mesmo mal. Estou um pouco baralhado, há por aí uma alma caridosa que possa ajudar a resolver este mistério?
...com que então o menino já tem um P38 e não dizia nada...eheheheheh...parabens pela aquisição...e como não podia deixar de ser, e como está ele de maleitas?...eheheheh

...tenho neste momento esse trabalho em mãos...esse e a BI...

Cumpts,
FB
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

Já não era sem tempo, há anos que andava de volta deles. :)
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por tomcat »

Já agora, fotos do serviço ou pelo menos o vosso comentário sobre o estado das "didas" anilhas;).
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

Não vou ser eu a faze o serviço, mas vou pedir ao ToZe para me arranjar isso, no entanto ainda vai demorar o seu tempo, tenho outras coisa para arranja no P38 antes.
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por nuno_fpinto »

No meu p38 de 1997 tenho um modulador com tc as 4 de 2000 ou 2001 , nao me recordo, que supostamente tem esse problema resolvido. Apenas tem de se alterar a ficha q liga ao modulador pq o pinout é diferente.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por fbtt »

tomcat Escreveu:Já agora, fotos do serviço ou pelo menos o vosso comentário sobre o estado das "didas" anilhas;).
...voltando a este assunto, só agora cheguei ao miolo do modulador (por preguiça minha) e aqui está a peça em causa...que quanto a mim acho que é um alarmismo desnecessário, pois não fosse o trabalho todo que deu a desmontar o modulador tinha-a deixado tal qual estava, pois pode não se ver na foto mas ao vivo a peça não apresentava qualquer desgaste ou stress de materiais....submetia a varios testes de aperto, pancada etc a as anilhas não cederam nem pouco mais ou menos, para retirar as molas tive que "partir" uma e só lá foi com um corta arame ao fim de varias tentativas pois só lhe fazia cocegas, e lá acabou por ceder...as anilhas segundo a gravação que têm são de Politereftalato de etileno-50% que segundo pesquisei é um polímero termoplastico resistente criado para a industria automovel, têm a assinatura da Wabco e o ano de fabrico que coincide com o ano de fabrido do jipe...

...não quero com isto dizer que não possam exsitir casos em que partam, mas é tal e qual outra peça do sistema que tambem pode ceder e ficar-mos sem travões (Toc Toc toc) mas que a peça seja fragil ao ponto de pôr em causa a segurança ativa da viatura, não acho que o seja...

Imagem

...do kit tenho duas coisas a dizer, as anilhas que vêm não têm a geometria igual ás de origem são menores em dimensões, em furações e não têm "cama" para a mola acentar, o que quer dizer que a mola poderá vir a trabalhar excentrica do eixo, e o modulador que vem no manual que vem com o kit não é igual, pelo menos ao meu, no que toca ao interior onde funciona todo o cojunto. Para quem o tem fica a chamada de atenção para peça que aprece na fig.31 que não é igual, e é montada pelo lado do tampão roscado e não pelo lado do embolo do pedal como mostra a fig. Depois mostrarei mais em pormenor todo o processo num post mais alargado sobre este assunto. Quanto aos orings tudo ok, medidas corretas.

Imagem

Cumpts,
FB
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por mcapinha »

fbtt Escreveu:
...do kit tenho duas coisas a dizer, as anilhas que vêm não têm a geometria igual ás de origem são menores em dimensões, em furações e não têm "cama" para a mola acentar, o que quer dizer que a mola poderá vir a trabalhar excentrica do eixo, e o modulador que vem no manual que vem com o kit não é igual, pelo menos ao meu, no que toca ao interior onde funciona todo o cojunto. Para quem o tem fica a chamada de atenção para peça que aprece na fig.31 que não é igual, e é montada pelo lado do tampão roscado e não pelo lado do embolo do pedal como mostra a fig. Depois mostrarei mais em pormenor todo o processo num post mais alargado sobre este assunto. Quanto aos orings tudo ok, medidas corretas.

Viva.

O teu modulador tem TC ou não ?
Como o kit é australiano, e eles lá só tiveram V8s (que tinham todos TC), poderá haver uma diferença entre as anilhas do modulador com TC e as do modulador sem TC ?
Imagem
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por fbtt »

...tem nas rodas traseiras...


Cumpts,
FB
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por gverdeg »

As anilhas que recebi são idênticas às que mostras na figura. Mas então montas-te as anilhas, mesmo tendo dimensões diferentes? Como ficou isso?
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por tomcat »

mcapinha Escreveu: Viva.

O teu modulador tem TC ou não ?
Como o kit é australiano, e eles lá só tiveram V8s (que tinham todos TC), poderá haver uma diferença entre as anilhas do modulador com TC e as do modulador sem TC ?
Mcapinha, nos USA e África do Sul é que só houve "B8".
Sem estar a abrir links, dado que estou no telemóvel, o alerta é mesmo para "supostamente" todos os anteriores ao MY99, pois a partir daí, vinham todos com TC as 4 e "sem" problema.

@fbt obrigado pela partilha.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por mcapinha »

tomcat Escreveu:[
Mcapinha, nos USA e África do Sul é que só houve "B8".
Nope, os australianos nunca tiveram P38s a diesel. Uma pesquisa rápida no AULRO mostra que andam por lá alguns DSEs mas foram importados de UK.
Aliás, quase me arriscaria a dizer que os diesels só se venderam na Europa mas não tenho dados suficientes: USA, Brasil, Japão, Nova Zelândia, Austrália, só tiveram V8s.
Na África do Sul também sei que só se venderam V8s mas desconheço o resto do mercado Africano (mas tudo o que vi a andar por esses países são V8s tb).

Mas isto já é offtopic :p
Imagem
Responder