Quest por um FL

Discussão sobre Freelanders
Pedro Patrício
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 18 fev 2017 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por Pedro Patrício »

Boas,

Obrigado a todos pelas dicas, tenho aprendido muito aqui com o pessoal. Ja me decidi pelo 2.0di que não ta sobrevalorizado pelo factor bmw, perdoem-me a malta do td4. Parece-me que é um motor mais simples para aprender visto que sou um nabo em mecânica. Daqui a 2h vou ver um com 300.000km, pode ser muito ou pouco conforme o historial.

Que passos sugerem quando vejo um freelander? Posso ver na rua ou tem que ser sempre numa garagem/mecânico?

Thanks!
Pedro
Avatar do Utilizador
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 381
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !
RTI: 0
Localização: Lisboa/Sintra

Quest por um FL

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Se já foi ver o carro p,já venho tarde.....mas não se fique pelo 1º que vê.

Para evitar dissabores,meta 10€ ou 20€ de diesel no carro e faça uns 50/100km com o carro,dado que um mecânico experiente poderá saber sabotar o carro de forma a num teste Drive não se dar por nada.

Antes disso:

Ver os niveis de liquido de refrigeração,e se tem cor normal,de seguida veja o nivel de óleo,e se a cor e preta ou se tem manchas,se as tiver é sinal de presença de água.

Quando ligar a ignição,sem ligar o motor,a luz do ABS e TC,controlo de tração,devem acender,se não acontecer é porque o sistema deu problemas e tiraram as lâmpadas do conta kilometros de forma a não se perceber.

De seguida,ligar o carro,a rotação tem de estar estavel,sem quebras......agora volte ao compartimento do motor e tire a vareta de óleo e o seu tampão,se salpicar óleo para fora é sinal que o motor passar compressão para o óleo,fazer o mesmo no vaso de expansão,se vir borbulhas na agua é sinal de passagem de compressão para o circuito de refrigeração.

Neste ponto é util uma lanterna,deite-se no chão e veja se todos os componentes do sistema de tração estão no sítio,viscoso,semi-eixos,a Ird pode estar no sítio,mas estar partida.....também é importante ver se na proteção de carter,por baixo do motor,tanto pode ter apenas o plástico,como poderá ter sido alterada para ferro/alumínio,se a mesma não tem nenhum tipo de recipiente ou esponja que apanhe algum eventual óleo que caia do motor ou caixa/IRD.

Imagem

Depois e pegar no carro e andar,assim que iniciar a marcha,as ditas luzes de Abs devem apagar,por norma antes dos 10km/h,se não apagarem poderá serem os sensores das rodas.

Daqui para a frente é um teste normal,conduza e tente ouvir se o carro faz ruídos vindos da mecânica,faça uma rotunda ou duas,pois ai conseguirá perceber se os apoios do sistema de tração estão bons ou não,caso contrário ouvirá um Toc Toc/Tum Tum,meio abafado,e so se ouve em curva.

Vá controlando a temperatura do motor,tem de estabilizar nos 90°,tente começar o teste por velocidade de cidade e depois procure uma IC ou auto-Estrada e ande a uns 80/100,no final do teste veja novamente se o motor "cospe" oleo como referi nos pontos iníciais,depois desligue o carro e tire a tampa do vaso de expansão,atenção o sistema vai ter PRESSÃO,terá de a desapertar a tampa aos poucos de forma a escoar a dita pressão de forma segura,depois volte a ligar o motor e veja se a água borbulha.

Se não for sozinho melhor,tente por o carro com uma roda traseira no ar,num monte de terra por exemplo,faça ponto de embraiagem de forma a tentar arrancar,e a pessoa sua amiga vê se a roda traseira que está no ar roda,se rodar é sinal que a IRD e o diferencial traseiro estão inteiros.....apesar do viscoso poder estar meio agarrado.

Se tiver dúvidas diga.
Cumprimentos



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Quest por um FL

Mensagem por tomcat »

Obrigado malta ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Responder