Ajuda - problema na refrigeração

Discussão sobre Freelanders
Responder
Avatar do Utilizador
petervmaster
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 12 fev 2019 19:04
Land Rover: Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 4357
RTI: 0
Localização: Odivelas

Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por petervmaster »

Boas a todos.
Tenho um Freelander di e tenho um problema estranho daí pedir a vossa ajuda.

Quando comprei o carro verifiquei que o liquido refrigerador desaparecia tipo um dedo do vaso de expansão semanalmente.
Falei com o antigo proprietário que me afirmou que sempre lhe aconteceu isso mas que nas ida às oficinas nunca descobriram nada de estranho e que na ultima revisão lhe tinham trocado a tampo do vaso porque poderia ser por ai que perdesse.

Bem, visto isto decidi ir a uma oficina especializada em Lands "Landsquare" e eles fizeram à minha frente o teste de pressão e o da junta da cabeça e deu como tudo normal, eles disseram-me que devia usar agua em vez do liquido o que achei estranho mas devido à idade do carro explicaram que a agua é melhor. Tiraram o liquido e meteram agua, fiz a revisão completa e no dia seguinte fui buscar o Free.

Durante uma semana andei normalmente com o carro para o trabalho fazendo 25 km por dia.
Chega a sábado e tinha programado sair o fim de semana com a caravana, decidi ir ver o nível da agua e!!! não tinha praticamente agua no vaso. Coloquei agua, atrelei a caravana e fiz-me à estrada. Passados 30 km o carro entrou em tipo "safe mode" não passando das 2500rpm. Parei de imediato e olhando para o painel estava tudo normal, temperatura a meio e nenhuma luz acesa, abro o capo e aquilo parecia uma panela de pressão.
Deixei arrefecer, abri a tampa e saiu agua fora pelo bocal. Pensei, fui eu que fiz asneira, debia ter agua no sistema e eu ao meter agua devo ter posto a mais.
Ligo e carro e tudo normal, arranco e passados 5 km novamente safe mode. Parei e mandei rebocar o carro para a tal oficina especializada.

Ao fim de quatro dias e como não me diziam nada fui à oficina para saber do deu Free e a conversa foi que a junta da cabeça estava queimada mas que faltava saber o que originou. Ok. Fiquei à espera por saber o diagnostico completo. Achei estranho a junta estar queimada pois à uma semana tinham feito o teste e estava bom, nunca a temperatura passou do meio mas pronto.

Passados uns dias, a oficina informa-me que o problema era duma peça de ferro e que tinham mandado soldar e que iam começar a tratar da junta.

Passados 15 dias, hoje, e como não dizem nada nem atendem telefones decidi ir ver o carro.
Conclusão, nadam não mexeram na junta e apenas trataram do problema de refrigeração e disseram-me que tiraram o termostato e que só poderiam arranjar o carro nas próximas três semanas porque estão cheios, ok. Fiz contas e trouxe o Free comigo pois há oficinas que querem ganhar dinheiro sendo mais rápidas.

Agora as duvidas.

Saí da oficina com o deposito de agua no nível. Cheguei a casa e depois do carro arrefecer fui ver o nível e estava ok.
Passadas umas horas, vou ao carro e verifico que a agua desapareceu!
Coloquei o carro a trabalhar e coloquei agua com a tampa tirada.
O carro a trabalhar não borbulha.
Quando começa a aquecer, a agua começa a crescer no deposito só que vem de baixo e não do tubo de retorno, sobe de tal modo que manda fora.
Desligo o carro e agua desce novamente.
O óleo está limpo e no nível, a tampa do óleo não apresenta qualquer vestígios de agua ou pasta.
Não cai agua para o chão.

Alguém me consegue ajuda?

Desculpem o testamento.
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por DiscoMirage »

Faz o teste com o circuito de água fechado, ou seja, com a tama no vaso de expansão bem roscada.
Vais dar uma volta e ao regressar verifica se os tubos do circuito de água estão sobre pressão (ao apalpar estão duros).
Se estiverem muito duros e sair pressão de ar ao abrir a tampa do vaso de expansão... aí tens uma junta com uma possível micro fissura para os cilindros; por isso não contamina o óleo.
Avatar do Utilizador
petervmaster
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 12 fev 2019 19:04
Land Rover: Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 4357
RTI: 0
Localização: Odivelas

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por petervmaster »

DiscoMirage Escreveu:Faz o teste com o circuito de água fechado, ou seja, com a tama no vaso de expansão bem roscada.
Vais dar uma volta e ao regressar verifica se os tubos do circuito de água estão sobre pressão (ao apalpar estão duros).
Se estiverem muito duros e sair pressão de ar ao abrir a tampa do vaso de expansão... aí tens uma junta com uma possível micro fissura para os cilindros; por isso não contamina o óleo.
Amanhã já vou experimentar.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
petervmaster
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 12 fev 2019 19:04
Land Rover: Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 4357
RTI: 0
Localização: Odivelas

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por petervmaster »

DiscoMirage Escreveu:Faz o teste com o circuito de água fechado, ou seja, com a tama no vaso de expansão bem roscada.
Vais dar uma volta e ao regressar verifica se os tubos do circuito de água estão sobre pressão (ao apalpar estão duros).
Se estiverem muito duros e sair pressão de ar ao abrir a tampa do vaso de expansão... aí tens uma junta com uma possível micro fissura para os cilindros; por isso não contamina o óleo.
Boas fiz o teste e nada tudo normal.
Como estou sem termostato demora bastante a aquecer, a temperatura chega a meio e fica aí.
No vaso, a agua fica até à tampa, sobe o nível de agua e depois desligando o carro o nível desce quase ficando sem agua no deposito.
De referir que as duas ventoinhas do radiador não disparam mas ao que sei é mesmo assim, correcto?

Abraço.
Avatar do Utilizador
farial
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 02 jan 2011 12:27
Land Rover: Freelander Di (este já foi)
Discovery Tdi Auto
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Açores - Ilha Terceira

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por farial »

As duas ventoinhas do radiador, se não estou enganado pelo menos uma é do ar condicionado, e o que me parece é que tens o circuito de refrigeração com ar dentro, ou seja o circuito mal sangrado.

Mas é só um palpite, de qualquer das formas, pelo menos uma das ventoinhas deveria de disparar quando atinge a temperatura.

Land Abraços
Batalaia
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 28 jan 2019 17:10
Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
RTI: 0

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por Batalaia »

Estou com um problema muito muito identico. Comprei o carro, andei 2 meses sensivelmente com ele tudo ok, niveis etc.

Levei à revisão, mudar distribuição, um tubo do radiador que não estava cortado mas estava ofendido (Não tinha qualquer perda, era superficial, decidi trocar por precaução.) Depois disso, a cada 70km bebe 2 dedos de água no vaso.

No teste de pressão, não perdeu nada, ja se testou o radiador da sofagem. As relas à vista não perdem. O carro anda bem e não faz fumo branco. Oleo de nivel não cresceu nem apresenta água. E não aparece água caida em lado nenhum. Carro também não aquece mais do que deve.

2f vou deixa lo novamente na oficina e vão começar a desmontar... a começar a ficar preocupado.
Avatar do Utilizador
petervmaster
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 12 fev 2019 19:04
Land Rover: Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 4357
RTI: 0
Localização: Odivelas

Re: Ajuda - problema na refrigeração

Mensagem por petervmaster »

No meu caso já descobri o que se passa.

Tiradas as protecções de baixo e carro no elevador e era tão fácil como isto.
Tenho que fazer uma visita à outra oficina especializada em LAND ROVER para que me expliquem algumas coisas....
Está a perder por uma rela, um tubo do circuito está roto e a bomba de agua está quase nas couves.
Vimos ainda uma fuga de óleo na direcção assistida.

Conclusão, motor fora, reparar tudo, eliminar todas as fugas. Junta vai ser aberta para trocar e se houver mais alguma coisa muda-se.
Aproveito para mudar a correia da distribuição.

Abraço.
Responder