Restauro Discovery 300TDi

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
Responder
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Restauro Discovery 300TDi

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa tarde,

Dando seguimento ao tópico da minha apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=30147 inicio este tópico para dar a conhecer o trabalho que o Disco vai sendo alvo e mais importante para que me possam ajudar sobre o que será melhor fazer.

Para começar e mesmo antes de investigar mais a fundo o que preciso de fazer:

Quanto a bateria neste momento tem isto:

Imagem

grande é mas está completamente morta, já verifiquei o nível do electrólito, corrigi-o, seguido de carga e não reage.

O que é aconselhado? Para uma utilização normal sem auxiliares.

Quanto a pneus tenho 2 205R16 no eixo traseiro que ainda são utilizáveis, os da frente: um deles é um Michelin em 225/75-16 e o outro 205R16 :yikes: com apenas 14 anos :yikes:. Vão para o lixo o mais depressa possível.

A minha questão agora é a seguinte, qual é a medida ideal para o Disco? Tendo em conta uma utilização no máx 50/50, economia tanto no dia-a-dia quanto na compra e claro o comportamento da máquina.

Gostava de colocar umas Freestyle mas para já tenho outras prioridades e pelo que vi as dimensões são iguais ás de ferro que tenho, por isso os pneus a colocar agora montam sem problemas nas outras.

Para já inclino-me mais para os 205R16 sei que à partida são os que proporcionam melhores consumos, mas e no que toca a fora de estrada ou mesmo comportamento na estrada? Não são demasiado estreitos?

Como no preço de compra, pelo menos novos, os 235/70-16 são muito próximos são uma opção, é uma medida que se arranja com facilidade? Compensa os gastos adicionais?

Para ir adiantando a próxima etapa:


Imagem

onde posso arranjar peças usadas para substituição? Preciso de um guarda-lamas, farolins de preferência de origem e novos e uma óptica do lado esquerdo também de origem e nova, esta do lado direito é nova e a outra deve ser a de origem e destoa um pouco.

Cumprimentos,

Miguel Teixeira
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Restauro Discovery 300TDi

Mensagem por FLG »

Viva Miguel Teixeira

a nível de bateria uma de 70 amp é suficiente... é obvio que se colocares uma de 100 tem vantagens, como não tens A/C cabe sem problemas.

Coloca 4 pneus idênticos. recomendo os 235 70 16 tipo BF AT ou equivalente. Nunca notei nenhuma diferença de consumo de 205 80 16 para 235 70 16, a troca de tipo de piso é que sim. Com os pneus que tens não ligues o bloqueio de caixa.

Material usado tens por exemplo o Teles.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Restauro Discovery 300TDi

Mensagem por Miguel Teixeira »

FLG Escreveu:Viva Miguel Teixeira

a nível de bateria uma de 70 amp é suficiente... é obvio que se colocares uma de 100 tem vantagens, como não tens A/C cabe sem problemas.

Coloca 4 pneus idênticos. recomendo os 235 70 16 tipo BF AT ou equivalente. Nunca notei nenhuma diferença de consumo de 205 80 16 para 235 70 16, a troca de tipo de piso é que sim. Com os pneus que tens não ligues o bloqueio de caixa.

Material usado tens por exemplo o Teles.
Boa tarde,

Tenho A/C, o tamanho desta é o máximo, pelo menos em largura e comprimento que la consigo encaixar.

Imagem

Esta tem 295 x 165 x 210 [cm] e ali no canto inferior esquerdo com muito boa vontade :) dá para ver que está mesmo encostada aos tubos do A/C.

A questão aqui é que acho que escolheram a bateria pelo maior tamanho que la conseguiam encaixar e claro pela etiqueta. Não tenho orçamento disponível para uma Optima ou Odyssey e penso que não se justificam para um jipe sem grandes extras de consumo e que não passe meses parado, mas também não queria ir para uma coisa tão fraquinha julgando apenas pelos 100Ah.

Consegui encontrar os manuais de oficina para o disco, tenho uma versão do Rave também. Mas queria encontrar o manual de utilizador para os Disco mais antigos, o que tenho no Rave é de 98 em diante e também se se consegue facilmente o catálogo de peças do Jipe, assim referencio o que quero e é so pedir. Isto porque neste caso não sei qual é a bateria que a LAND ROVER recomenda.

No catálogo da Varta da esta:

http://www.varta-automotive.com/en-gb/p ... 70-413-063

mas pelas medidas da que está lá, e como até é mais barata podia colocar uma destas:

http://www.varta-automotive.com/en-gb/p ... 74-013-068

sempre são + 4Ah (74Ah) e +50A (680A) com um preço a rondar os 95€.


Quanto a pneus:

Pelo que vi no site da Michelin.fr e dos manuais LR que tenho os 205R16 os 235/70-16 e os 255/65-16 são todos praticamente do mesmo tamanho. Os 255 além de mais caros, acho-os tão desproporcionais ou mais que os 205, daí os 235/70-16 me parecerem os mais equilibrados. (Além disso na dúvida, aposta-se no cavalo do meio :D )

Mas como a única medida que tenho no livrete é 205R16 ou mantenho ou tenho que averbar outra. Como se faz isto no caso da LR? A declaração em como pode circurlar com aquela medida é pedida a própria LR ou há uma empresa externa como a Autoinforma que trata disso?

Posto a questão burocrática coloca-se aqui a questão de que medida consigo arranjar por um bom preço, por exemplo o meu carro vinha de origem com 205/60-15 que é praticamente do mesmo diametro do 205/55-16 que tem um sem fim de escolha de marcas e modelos e muitas das vezes melhores preços. Normalmente são as medidas mais usuais, como o caso do 225/45-17 e por ai fora. Nos jipes o que mais se usa? Sempre com atenção ao diametro das rodas "igual" ou muito perto do original ;)

FLG obrigado pela chamada de atenção, estou ciente disso, não querendo deitar fora os 2 pneus do eixo traseiro, também não me agrada a ideia de comprar 2 novos e pô-los a rolar junto deles, porque me parece que ia dar trabalho a mais ao diferencial central.
Responder