Boa tarde,
Dando seguimento ao tópico da minha apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=30147 inicio este tópico para dar a conhecer o trabalho que o Disco vai sendo alvo e mais importante para que me possam ajudar sobre o que será melhor fazer.
Para começar e mesmo antes de investigar mais a fundo o que preciso de fazer:
Quanto a bateria neste momento tem isto:
grande é mas está completamente morta, já verifiquei o nível do electrólito, corrigi-o, seguido de carga e não reage.
O que é aconselhado? Para uma utilização normal sem auxiliares.
Quanto a pneus tenho 2 205R16 no eixo traseiro que ainda são utilizáveis, os da frente: um deles é um Michelin em 225/75-16 e o outro 205R16 com apenas 14 anos . Vão para o lixo o mais depressa possível.
A minha questão agora é a seguinte, qual é a medida ideal para o Disco? Tendo em conta uma utilização no máx 50/50, economia tanto no dia-a-dia quanto na compra e claro o comportamento da máquina.
Gostava de colocar umas Freestyle mas para já tenho outras prioridades e pelo que vi as dimensões são iguais ás de ferro que tenho, por isso os pneus a colocar agora montam sem problemas nas outras.
Para já inclino-me mais para os 205R16 sei que à partida são os que proporcionam melhores consumos, mas e no que toca a fora de estrada ou mesmo comportamento na estrada? Não são demasiado estreitos?
Como no preço de compra, pelo menos novos, os 235/70-16 são muito próximos são uma opção, é uma medida que se arranja com facilidade? Compensa os gastos adicionais?
Para ir adiantando a próxima etapa:
onde posso arranjar peças usadas para substituição? Preciso de um guarda-lamas, farolins de preferência de origem e novos e uma óptica do lado esquerdo também de origem e nova, esta do lado direito é nova e a outra deve ser a de origem e destoa um pouco.
Cumprimentos,
Miguel Teixeira
Restauro Discovery 300TDi
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Re: Restauro Discovery 300TDi
Viva Miguel Teixeira
a nível de bateria uma de 70 amp é suficiente... é obvio que se colocares uma de 100 tem vantagens, como não tens A/C cabe sem problemas.
Coloca JÁ 4 pneus idênticos. recomendo os 235 70 16 tipo BF AT ou equivalente. Nunca notei nenhuma diferença de consumo de 205 80 16 para 235 70 16, a troca de tipo de piso é que sim. Com os pneus que tens não ligues o bloqueio de caixa.
Material usado tens por exemplo o Teles.
a nível de bateria uma de 70 amp é suficiente... é obvio que se colocares uma de 100 tem vantagens, como não tens A/C cabe sem problemas.
Coloca JÁ 4 pneus idênticos. recomendo os 235 70 16 tipo BF AT ou equivalente. Nunca notei nenhuma diferença de consumo de 205 80 16 para 235 70 16, a troca de tipo de piso é que sim. Com os pneus que tens não ligues o bloqueio de caixa.
Material usado tens por exemplo o Teles.
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Re: Restauro Discovery 300TDi
Boa tarde,FLG Escreveu:Viva Miguel Teixeira
a nível de bateria uma de 70 amp é suficiente... é obvio que se colocares uma de 100 tem vantagens, como não tens A/C cabe sem problemas.
Coloca JÁ 4 pneus idênticos. recomendo os 235 70 16 tipo BF AT ou equivalente. Nunca notei nenhuma diferença de consumo de 205 80 16 para 235 70 16, a troca de tipo de piso é que sim. Com os pneus que tens não ligues o bloqueio de caixa.
Material usado tens por exemplo o Teles.
Tenho A/C, o tamanho desta é o máximo, pelo menos em largura e comprimento que la consigo encaixar.
Esta tem 295 x 165 x 210 [cm] e ali no canto inferior esquerdo com muito boa vontade dá para ver que está mesmo encostada aos tubos do A/C.
A questão aqui é que acho que escolheram a bateria pelo maior tamanho que la conseguiam encaixar e claro pela etiqueta. Não tenho orçamento disponível para uma Optima ou Odyssey e penso que não se justificam para um jipe sem grandes extras de consumo e que não passe meses parado, mas também não queria ir para uma coisa tão fraquinha julgando apenas pelos 100Ah.
Consegui encontrar os manuais de oficina para o disco, tenho uma versão do Rave também. Mas queria encontrar o manual de utilizador para os Disco mais antigos, o que tenho no Rave é de 98 em diante e também se se consegue facilmente o catálogo de peças do Jipe, assim referencio o que quero e é so pedir. Isto porque neste caso não sei qual é a bateria que a LAND ROVER recomenda.
No catálogo da Varta da esta:
http://www.varta-automotive.com/en-gb/p ... 70-413-063
mas pelas medidas da que está lá, e como até é mais barata podia colocar uma destas:
http://www.varta-automotive.com/en-gb/p ... 74-013-068
sempre são + 4Ah (74Ah) e +50A (680A) com um preço a rondar os 95€.
Quanto a pneus:
Pelo que vi no site da Michelin.fr e dos manuais LR que tenho os 205R16 os 235/70-16 e os 255/65-16 são todos praticamente do mesmo tamanho. Os 255 além de mais caros, acho-os tão desproporcionais ou mais que os 205, daí os 235/70-16 me parecerem os mais equilibrados. (Além disso na dúvida, aposta-se no cavalo do meio )
Mas como a única medida que tenho no livrete é 205R16 ou mantenho ou tenho que averbar outra. Como se faz isto no caso da LR? A declaração em como pode circurlar com aquela medida é pedida a própria LR ou há uma empresa externa como a Autoinforma que trata disso?
Posto a questão burocrática coloca-se aqui a questão de que medida consigo arranjar por um bom preço, por exemplo o meu carro vinha de origem com 205/60-15 que é praticamente do mesmo diametro do 205/55-16 que tem um sem fim de escolha de marcas e modelos e muitas das vezes melhores preços. Normalmente são as medidas mais usuais, como o caso do 225/45-17 e por ai fora. Nos jipes o que mais se usa? Sempre com atenção ao diametro das rodas "igual" ou muito perto do original
FLG obrigado pela chamada de atenção, estou ciente disso, não querendo deitar fora os 2 pneus do eixo traseiro, também não me agrada a ideia de comprar 2 novos e pô-los a rolar junto deles, porque me parece que ia dar trabalho a mais ao diferencial central.