Biodiesel

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Tó Miguel
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 22 ago 2006 18:53
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Montijo

Mensagem por Tó Miguel »

Parece, que quem aqui diz mal é porque ouviu falar e nem sequer foi ao dono do carro em questão, gostava de ouvir sim, quem tivesse expriência própria e não "eu ouvi dizer".
Eu posso dizer, que tenho alguma experiência e o meu é um 200 tdi, que juntamente com os 300 Tdi, são os que melhor se adaptam á mudança para OVD, agora tenho kit de pré aquecimento, não tenho km andados para dizer é uma maravilha, mas já deu para notar algumas melhorias especialmente em frio ;) :cool: :driving:
Vou dando noticias : signgoodjob:
Sábio é aquele que sabe, que ainda não sabe tudo (Aristóteles)
Avatar do Utilizador
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 260
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Nuno Dinis »

Ainda não se tinha falado na utilização de biodisel e ja eu fazia TT com amigos que adiciopnavam o oleo de fritar junto com o diesel. Agora os que utilizavam riem-se dos que andam a colocar pois quem ganhou com isso foi o Manel GT o mecanico ca da zona... :sing:
Avatar do Utilizador
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 260
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Nuno Dinis »

Quanto ao biodisel e a algumas misturas que alguns possam fazer não sei, mas mantenho as minhas duvidas porque os compostos na sua maioria são os mesmos e estão lá... Fico aguardar as conclusões daqueles que dizem ter ou tem mais experiencia ;)
Avatar do Utilizador
Tó Miguel
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 22 ago 2006 18:53
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Montijo

Mensagem por Tó Miguel »

Parece, que quem usa gasóleo não tem problemas nas bombas injectoras, nem nos injectores :sing: :dance: :driving: são só os que andam a OVD ou Biodiesel :roll:
Sábio é aquele que sabe, que ainda não sabe tudo (Aristóteles)
Avatar do Utilizador
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 260
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Nuno Dinis »

Oh to miguel o topico denominado de mas noticias esclaresse as minhas duvidas. Mas adivinhar pelas tuas afirmacoes tu ou ganhas com o biodisel ou es o manel gt ai da zona.... :rofl:
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 15 nov 2005 15:04
Land Rover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740
Localização: Santarém/Lisboa

Mensagem por whoopy »

Boas... informo que utilizo biodiesel no meu Series IIA e até hoje não tive problemas; uso 60% de oleo vegetal e 40% de diesel, já gastei cerca de 10 depósitos cheios sem problemas.
A única coisa fora do normal que me aconteceu foi custar a pegar a frio quando coloquei o oleo com o deposito vazio e fui só com oleo até à bomba de gasolina (3km's), o circuito ficou só com oleo durante algum tempo, enquanto isso se verificou notei que a frio (de manhã) custava um pouco mais a pegar a frio, mas nada de preocupante! :dance:

Espero ter ajudado os que andam aí com muitas dúvidas, qualquer coisa perguntem! :cool:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

No verão no Disco 200 chegamos aos 75% de OVD sem qualquer tipo de alteração, recomendo no entanto a colocação de um kit que permite o aquecimento do oleo... :cool:

Esqueci-me de um dos grandes problemas... O cheiro a farturas.... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
nelson da silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 780
Registado: 14 ago 2005 22:04
Land Rover: Defender 90 TD5 2004
Sócio LCP: 788
Localização: murtosa / Santa Maria da Feira / Venezuela
Contacto:

Mensagem por nelson da silva »

e TD5 a biodiesel?? :D

ja anda algum aki pelo forum??? :god:

abraço e ate breve
telm: 934290807
msn: nelson_s@hotmail.com
Imagem
Avatar do Utilizador
Neto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 124
Registado: 11 fev 2006 13:49
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 1800
Localização: Alcobaça

Mensagem por Neto »

whoopy Escreveu:Boas... informo que utilizo biodiesel no meu Series IIA e até hoje não tive problemas; uso 60% de oleo vegetal e 40% de diesel, já gastei cerca de 10 depósitos cheios sem problemas.
A única coisa fora do normal que me aconteceu foi custar a pegar a frio quando coloquei o oleo com o deposito vazio e fui só com oleo até à bomba de gasolina (3km's), o circuito ficou só com oleo durante algum tempo, enquanto isso se verificou notei que a frio (de manhã) custava um pouco mais a pegar a frio, mas nada de preocupante! :dance:

Espero ter ajudado os que andam aí com muitas dúvidas, qualquer coisa perguntem! :cool:
Eu acho que biodiesel é uma coisa e oleo vegetal com gasoleo é outra.... :p
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Tudo e mais alguma coisa em:

http://www.novaenergia.net/forum/

:driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

informo que utilizo biodiesel no meu Series IIA e até hoje não tive problemas; uso 60% de oleo vegetal e 40% de diesel,
Pois anda ai umas ideias trocadas :ohnao:
Bio é uma coisa
OVD é outra
oleo+gasoleo NÃO é BIO
Avatar do Utilizador
fry
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 587
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

UE: Sócrates, Barroso e Lula em debate sobre biocombustíveis
O papel dos biocombustíveis na luta contra as alterações climáticas junta quinta-feira o primeiro-ministro, José Sócrates, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, em Bruxelas.

A conferência sobre biocombustíveis, organizada pela Comissão Europeia, tem como objectivo lançar o debate sobre o desenvolvimento de um mercado internacional de produção e comércio de combustíveis.

José Sócrates, José Manuel Durão Barroso e Luíz Inácio Lula da Silva irão intervir numa das sessões de trabalho, ao final da manhã de quinta-feira.

Na conferência, que termina na sexta-feira, serão debatidos quatro grandes temas, a começar pelas condições necessárias para a criação de um mercado internacional para os biocombustíveis.

«O ambiente e os biocombustíveis», «Biocombustíveis e países em desenvolvimento», e «Perspectivas de investigação» são os outros três painéis da conferência.

Os biocombustíveis, que podem ser feitos de cana-de-açúcar, milho, óleo de palmeira e outros produtos agrícolas, têm sido vistos por muitos como uma forma mais limpa e barata de abastecer as necessidades energéticas do mundo, sem recorrer aos combustíveis fósseis.

A participação do Presidente brasileiro, Lula da Silva, prende-se com o sucesso que os biocombustíveis têm no seu país, que vai iniciar a exportação de etanol para os Estados Unidos e a Europa.

Actualmente, a produção energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, com cerca de 36 por cento de origem renovável, nomeadamente biocombustíveis, bem acima da média mundial de 13,5 por cento, segundo dados da Agência Internacional de Energia.

Em Março, os líderes dos 27 adoptaram, em Conselho Europeu, uma proposta de Durão Barroso de política energética europeia que determina que, até 2020, 20 por cento da energia consumida na União Europeia (UE) seja produzida a partir de fontes renováveis.

Por outro lado, Bruxelas pretende ainda que, até 2010, dez por cento do sector dos transportes da UE utilize biocombustíveis.

Esta medida foi alvo de uma consulta pública que vigorou até 04 de Junho, esperando-se que durante a presidência portuguesa da UE seja apresentada uma proposta concreta.

Estas medidas incluem-se num esforço de combate às alterações climáticas com o objectivo de reduzir em 20 por cento as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2020, em relação ais níveis de 1990.

Este objectivo poderá subir para os 30 por cento de redução se os restantes países industrializados se comprometerem a atingir reduções de emissões comparáveis.

Apesar de haver consenso sobre o facto de os biocombustíveis serem mais limpos que os fósseis (carvão, petróleo e gás), a sua produção não está isenta de críticas.

A Organização das Nações Unidas (ONU), numa posição subscrita por organizações não-governamentais ambientalistas, já alertou para o perigo da desflorestação, como já acontece na Indonésia, para destinar mais terrenos à produção de matéria-prima para o bioetanol e o biofuel.

Por outro lado, a ONU alertou também para o facto de a sua produção generalizada poder provocar uma subida nos preços dos alimentos, como o milho, uma das fontes a partir da qual se pode produzir bioetanol.

Neste sentido, a Comissão Europeia aposta no desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração, produzidos directamente a partir da fracção sólida de biomassa vegetal ou animal.

A biomassa tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

A produção de combustíveis a partir de biomassa vegetal, por exemplo, tem ainda a vantagem de estimular a limpeza das florestas, contribuindo para a prevenção de incêndios.

in Diário Digital

http://ec.europa.eu/external_relations/ ... /index.htm

Cumprimentos.
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
Avatar do Utilizador
fry
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 587
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

ups
Última edição por fry em 24 ago 2007 11:30, editado 1 vez no total.
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
Avatar do Utilizador
NUNO GOMES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 171
Registado: 03 mai 2007 22:53
Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975
Sócio LCP: 1859
Localização: Andorinha-Oliveira do Hospital

Mensagem por NUNO GOMES »

Depois de ler varios topicos sobre a utilizacao do OV, fiquei logo de orelhas no ar (mas isto e um espetaculo em economia), pois e mas o certo e que depois de utilizar varias vezes OV menos de 30% comeco a verificar que a bomba injectora esta a verter gasoleo. :yikes: :ohnao:
Eu tenho um RR 2.5 DSE sera que a bomba nao gostou, ou seja, com o OV danificou alguns o'rings?
Range Rover 2.5 DT
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Ora aqui está mais um a consumir OV!!! Não eu, o SIII, claro! :D
Segui os conselhos do amigo Fry e tenho consumido cerca de 20-30% de OVU, sem problemas... :cool:
Estou um adepto confesso... :D :cool:
Pensem verde!! Antes que seja tarde demais.... :ohnao:
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
fry
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 587
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

NUNO GOMES Escreveu:Depois de ler varios topicos sobre a utilizacao do OV, fiquei logo de orelhas no ar (mas isto e um espetaculo em economia), pois e mas o certo e que depois de utilizar varias vezes OV menos de 30% comeco a verificar que a bomba injectora esta a verter gasoleo. :yikes: :ohnao:
Eu tenho um RR 2.5 DSE sera que a bomba nao gostou, ou seja, com o OV danificou alguns o'rings?
Ola

Antes de se usar o OV e o Biodiesel como combustivel, já existiam reparações de bombas injectoras, ou estarei enganado? :D :D :D

Posso te dizer que o BD é mais agressivo no que respeita a componentes de borracha não compativel, que o OV, e ainda não tive problemas no meu RR.

Caso venha a ter, é sinal que o material usado pela LR ou BMW não era própriamente de (viton) como acontece com todos os fabricantes de automóveis que a partir 1994 iniciaram a produção com montagem de borrachas e tubos, com material apropriado.

Se for esse o caso, substituo os O rings e siga pra bingo :D :D :D

Henrique Ferreira faz um esforço para vires ao nosso encontro ecológico, será um prazer para todos os membros da confraria dos oleosos e landmaníacos, te conhecerem :D :D :D :D

Abraços.
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Caro companheiro, acredita que nada me daria mais prazer e tudo farei para comparecer. Mas vou ser pai muito em breve e é-me difícil fazer previsões da minha disponibilidade para os próximos 2-3 meses.
Se tiver oportunidade não faltarei, acredita! :D :cool:
Aproveito para te dar os parabéns, e aos restantes co-organizadores, pela excelente iniciativa!!! :cool:
Aquele abraço
Henrique
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
fry
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 587
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

Agradeço em nome de todos os Landóleosos :D :D Vamos aguardar pela tua presença, mas também é compreensivel a tua ausência :D :D Que tudo vos corra bem com o rebento.

Abraço
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

Mensagem por cblopes »

tenho uma duvida tambem utilizo ovd novo e usado mas este ultimo apenas filtrado já fiz varias tentativas de o lavar mas sem sucesso fica sempre com uma cor baça nunca fica limpido porque sera o que estou a fazer mal
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Boa noite!
Não tem nada que saber...
Oleo + agua a ferver q.b.
Depois, mexes, mexes e voltas a mexer.... deixas separar a agua do oleo (algumas horas) e escoas a àgua que a esta hora já deve estar toda no fundo recipiente. (Utiliza um jerican com torneira no fundo)
Repete a operação.

Depois, deixas secar ao sol ou aqueces o óleo para evaporar qq resto de água e tens a "lavagem" feita!!! :cool:
Podes passar à filtragem! :D
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Responder