Oleo das caixas e difs....

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
pereira_nat
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 mar 2011 01:25
Land Rover: Discovery 200Tdi 1992
Sócio LCP: 666
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Oleo das caixas e difs....

Mensagem por pereira_nat »

Alguém me pode dar uma ajuda e dizer qual os oleos dos diferenciais e das caixas de um Disco 200tdi...

Obg :D
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Boa Tarde

Depende do que faz e por onde anda com o Disco.

Habitualmente ando por "maus e quentes caminhos" e utilizo:

Na Cx. velocidades » MTF94
Nos 3 Diferenciais » BP Energear SHX-M 75W-90

No motor » Shell Helix Ultra Diesel 5W-40

Cumprimentos
Disponha
Avatar do Utilizador
pereira_nat
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 mar 2011 01:25
Land Rover: Discovery 200Tdi 1992
Sócio LCP: 666
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por pereira_nat »

Viva e obrigado pela resposta.

No motor colquei galp energy 10w40 porque tem muitos kms e acho o 5w40 muito fino. Nos difs no autodata da-me o w90 e coloquei o equivalente mas da galp, que é o ep90. na caixa da-me o ATF M2C33 e a minha duvida reside também aí. a caixa de transferencias que oleo leva. é o mesmo da caixa de velocidades?
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por EDUARDO COELHO »

[Os muitos kms não serão o problema ... se a viatura sempre utilizou um bom oleo e se foi mudado com frequência.(10.000Kms) . Uso sempre aquele oleo que é muito fino no arranque e suficientemente grosso em quente e sobretudo tem um bom indice de viscosidade. Convém comparar as fichas técnicas de vários oleos para poder tomar uma decião. O meu 200 tem mais de 350.000 e deste oleo "tão fino" não gasta sequer 1/2 lto a cada 10 mil!!!

A cx. de transferencia leva "valvulina" igual à dos diferenciais.
Na cx. de velocidades de certeza que ficará mais satisfeito com o MTF94 da Texaco feito especialmente para as cxs.LR e ainda por cima é muito barato!!
Se o ATF que colocou for Dextron II ou III poderá resultar agora mas no Inverno ...

Cumprimentos
Disponha
Avatar do Utilizador
pereira_nat
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 mar 2011 01:25
Land Rover: Discovery 200Tdi 1992
Sócio LCP: 666
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por pereira_nat »

Nos diferenciais so coloquei no da frente porque nao tive tempo para mais. No das caixas foi onde surgiu a minha duvida. Como no autodata me aparecei aquele atf, fiquei confuso, mas se o mtf94 é especifico, prefiro esse.

Já agora, nao me sabe dizer quanto oleo leva a caixa de transferencias? Ou é até ficar cheio... :D
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Viva

Até ficar cheio é; quando começar a pingar ... é só colocar o "bujão" !!!
Na cx. transferência 2,3 lts
No dif. dianteiro e no traseiro 1,7 lts.

Na cx de velocidades 2,7 lts.

Cumprimentos
Disponha
Avatar do Utilizador
pereira_nat
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 mar 2011 01:25
Land Rover: Discovery 200Tdi 1992
Sócio LCP: 666
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por pereira_nat »

Obrigado pela paciencia e ajuda... :lol:
Avatar do Utilizador
luis mateus
master TT
master TT
Mensagens: 1028
Registado: 26 jan 2008 20:45
Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
Sócio LCP: 1893
Localização: Pombal

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por luis mateus »

Boas.

Aproveitando este tópico, onde comprar o óleo para a caixa de velocidades do Defender 110 Td5( MTF94), na zona centro a um bom preço? :??

Abraços :driving:
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Ando aqui com umas dúvidas "existenciais" e não sei que fazer.

Tenho que mudar os óleos do Disco e em princípio queria comprar tudo da Fuchs.

Ora bem, para já tenho tudo mais ou menos pensado:

» Óleo de Motor: Fuchs Titan Unimax Ultra MC - 10W40
» Caixa de Transferências e Diferenciais: Fuchs Titan Gear Hyp 90

Agora a minha dúvida é no óleo para a caixa de velocidades.

O recomendado no manual do Disco é óleo ATF Dexron-IID, pelo que estava a pensar em comprar o Fuchs Titan ATF 4000 (Dexron III-H), no entanto já li aqui pelo fórum que o óleo devia ser um MTF94 e, noutros posts, um 80W90... mas não sei.

Alguma ideia???

:)
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por carvalho »

VaReTaS Escreveu:Boas,
O recomendado no manual do Disco é óleo ATF Dexron-IID, pelo que estava a pensar em comprar o Fuchs Titan ATF 4000 (Dexron III-H), no entanto já li aqui pelo fórum que o óleo devia ser um MTF94 e, noutros posts, um 80W90... mas não sei.
Alguma ideia???
:)
Se não te quiseres dar a muito trabalho e sendo um Disco com a R380, MTF94 da LAND ROVER.
Para mim e como a melhor alternativa, Lubrication Engineers 1150: http://www.le-inc.com/products.jsp?productID=170
E nos diferenciais, Lubrication Engineers 1605: http://www.le-inc.com/msds/1605.pdf

Caros mas valem bem o que custam.
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por VaReTaS »

carvalho Escreveu: Se não te quiseres dar a muito trabalho e sendo um Disco com a R380, MTF94 da LAND ROVER.
Para mim e como a melhor alternativa, Lubrication Engineers 1150: http://www.le-inc.com/products.jsp?productID=170
E nos diferenciais, Lubrication Engineers 1605: http://www.le-inc.com/msds/1605.pdf

Caros mas valem bem o que custam.
Boas,

Estive a ver as características técnicas e arranjei estes dados:

LE 1150

Relative Density @ 60°F/60°F, ASTM D1298 0.8229
Viscosity @ 100°C, cSt, ASTM D445 7.66
Viscosity @ 40°C, cSt, ASTM D445 36.46
Viscosity Index ASTM D2270 186
Viscosity-Brookfield @ -40°C, cP, ASTM D2983 7350
Flash Point °C (°F), (COC), ASTM D92 221 (430)
Pour Point °C (°F), ASTM D97 -48 (-54)


Texaco MTF94

Densidade a 15ºC ASTM D1298 kg/l 0.870
Viscosidade a 40ºC ISO 3104 mm2/s 53.2
Viscosidade a 100ºC ISO 3104 mm2/s 10.46
Índice de viscosidade ISO 2909 191
Visc..Brookfield a -40ºC ASTM D2983 mPa.s 60000
Pto. de fluidez ISO 3016 ºC -45
Pto. de inflamação ISO 2592 ºC 185
Estabilidade ao corte CEC L45T93
Viscosidade a 100ºC mm2/s 8.02


Fuchs Titan ATF 4000

Density at 15ºC DIN 51757 0.862 g/ml
Colour Visual Red
Flash Point, CoC DIN ISO 2592 190ºC
Pour Point DIN ISO 3016 -50ºC
Foaming Tendency Seq. II ASTM D 892 30/0 ml
Kinematic Viscosity at 40ºC DIN 51562-1 37.8 mm²/s
Kinematic Viscosity at 100ºC DIN 51562-1 7.6 mm²/s
Viscosity Index DIN ISO 2909 174


Ou seja, vendo as características destes 3, tendo em conta que dois são ATF e um é MTF, fico com a ideia de que são muito "semelhantes" em termos de características, ainda que sabendo que o LE será a melhor opção, que vos parece o Fuchs ATF 4000?!?

:roll:
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Afinal em que ficamos?!?

Para a caixa de velocidades (R380) devo usar o MTF-94 ou um ATF?!?

É que entretanto já li que a LAND ROVER depois voltou a recomendar os ATF... mas não sei se será mesmo assim.

:roll:
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Se tem alguma confiança na Ashcroft ... tem lá a resposta à sua questão.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por VaReTaS »

EDUARDO COELHO Escreveu:Se tem alguma confiança na Ashcroft ... tem lá a resposta à sua questão.
Cumprimentos
Boas,

A Ashcroft recomenda MTF-94, na FAQ da página, mas depois também 'recomendam' um óleo "Revolution 1" nos óleos que têm para venda, sem referirem as características técnicas do mesmo, por isso fico um bocado na dúvida.

Por outro lado, o LE-1150 é um ATF e muita gente usa este óleo.

Em que ficamos?! :??
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Quanto a mim ...: - convém comparar as fichas técnicas de cada produto e ver qual se adqua melhor à utilização que dá à sua viatura. O indice de viscosidade é importante, sem dúvida, mas nos nossos casos também é muito importante a viscosidade/grossura sobretudo a 40º, onde vai verificar grande diferença entre os ATF III e o MTF.
O ATF da LE, para além de ter um I.V. bem superior aos outros ATF, tem um aditivo anti-fricção que devemos considerar!?
O MTF é um bom bocado mais grosso, por isso quando as temperaturas exteriores são baixas ...!!!
Salvaguardo que iniciei esta resposta com um "quanto a mim"
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
HugoAfonso
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 49
Registado: 19 nov 2010 18:30
Land Rover: Discovery II TD5 - +/- 180 cv
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por HugoAfonso »

Boas,

sabem qual a vávulina para a caixa de transferências e diferenciais dos discovery td5?
carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por carvalho »

Para baralhar (ou não) ainda mais!

http://www.youtube.com/watch?v=s7ZS1t7Y3po
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por josecamorim »

A Fuchs é o maior grupo independente produtor de lubrificantes a nível mundial e tem produtos de elevadíssima qualidade. O que o companheiro Varetas fala é tudo o que uso há algum tempo e com bons resultados (exceptuando óleo de motor que, por tara minha é e sempre será o que vinha originalmente no defender - BP Visco). No outro defender cá de casa é mesmo tudo Fuchs. Inclusivamente, neste momento estamos a experimentar massa para rolamentos e cruzetas renolit cujas propriedades me agradaram bastante e a um preço não tão proibitivo como LE.

Para mim que gosto de mudar regularmente os fluídos do carro a LE não é opção, pelo que encontrei na Fuchs algo muito semelhante em termos de desempenho e qualidade a um preço que não me faz chorar todos os anos quando troco tudo eheheh!!!

P.S. - Confesso que a fuchs para mim tem um preço irrecusável.... "oh pai, vou só tirar levar aqui um bocado deste bidão grande " :)
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por VaReTaS »

josecamorim Escreveu:A Fuchs é o maior grupo independente produtor de lubrificantes a nível mundial e tem produtos de elevadíssima qualidade. O que o companheiro Varetas fala é tudo o que uso há algum tempo e com bons resultados (exceptuando óleo de motor que, por tara minha é e sempre será o que vinha originalmente no defender - BP Visco). No outro defender cá de casa é mesmo tudo Fuchs. Inclusivamente, neste momento estamos a experimentar massa para rolamentos e cruzetas renolit cujas propriedades me agradaram bastante e a um preço não tão proibitivo como LE.

Para mim que gosto de mudar regularmente os fluídos do carro a LE não é opção, pelo que encontrei na Fuchs algo muito semelhante em termos de desempenho e qualidade a um preço que não me faz chorar todos os anos quando troco tudo eheheh!!!
Boas,

Amorim, na caixa tens usado o ATF 4000?? :roll:

Eu entendo que o LE é óptimo e tem excelentes resultados, mas o problema é mesmo o preço. :ohnao: Por outro lado, o meu problema com o Fuchs é as quantidades industriais que têm que se comprar... para se ter o óleo que se quer! Que no caso, são óleos mais específicos e só vendem em caixas de 20 lts.

Por outro lado, ando a ver também os preços dos Liqui Moly... que fiquei curioso!!

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
kaka
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 429
Registado: 22 set 2011 10:44
Land Rover: Discovery 200 TDI de 1992
RTI: 0

Re: Oleo das caixas e difs....

Mensagem por kaka »

Onde posso comprar BP Energear SHX-M 75W-90 ou Shell Spirax ASX 75w 90 com urgencia faz-me falta para a caixa de transferencia que foi reparada e quero por o 200 a bombar esta semana e nao sou capaz de encontrar ca na minha zona.

Cump.
Carlos
Responder