Forum vs Facebook

Discussão sobre assuntos relacionados com o site do clube e deste fórum
Responder
Avatar do Utilizador
Indiana
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 06 set 2012 10:38
Land Rover: Discovery 300 1996
Sócio LCP: 1901
RTI: 0
Localização: Maia

Forum vs Facebook

Mensagem por Indiana »

Bom tarde a todos,

Após alguma pesquisa, e sem que tenha encontrado algo parecido, achei interessante abrir este tópico a fim de discutirmos a utilidade do Forum em relação ás Redes Sociais. O objectivo é aludir à dispersão da informação e debater qual a melhor forma de a distribuir.
A minha primeira preocupação passa por saber se este "post" se enquadra neste tópico!! Caso não deva estar aqui, peço desde já desculpas e que o transfiram para o sitio correto.

O meu parecer:

Estamos numa era de grande evolução a nível tecnológico. Isto significa que as plataformas de comunicação estão ao rubro e que existem inúmeros suportes digitais onde podemos “despejar” informação. O problema começa quando não sabemos bem onde havemos de depositar/consultar tal informação visto que as variáveis que temos que ter em consideração são muitas.
A meu ver existe espaço para tudo e para todos tendo em conta que todos têm diferentes objectivos e impactos. Convém no entanto estarmos cientes que existem inúmeros tipos de conteúdos e que devemos saber avaliar bem onde esses conteúdos se adequarão melhor ao tipo de plataforma (quer seja Forum, Rede Social, Blog, WordPress, E-Book, site HTML, ou qualquer outro) e ao tipo/quantidade de pessoas que irão ter acesso a essa informação.

Bem, mas tal como o titulo indica, vamos restringir-nos um pouco ao Forum vs Facebook visto serem as plataformas mais concorrentes neste momento:
É com pena minha que tenho visto algum decréscimo no numero de posts aqui no Forum (ou será impressão minha??). É indubitável que o Facebook veio alterar (e muito) o numero de acessos às “antigas” plataformas e como já alguém comentou aqui (e bem): “..a verdade é que o Facebook acabou por mudar profundamente a comunicação no Clube e que por vezes o forum vai ficando em segundo plano”. Contudo, não acho que devemos deixar o Forum adormecer.... Devemos apenas ter algum cuidado e reflexão antes de cada “post”.

Basicamente, a informação que encontramos no forum é por norma bem mais organizada e de fácil pesquisa. A informação do Facebook é de difícil organização e quase que me atrevo dizer que é temporária!! Em contrapartida o Facebook armazena videos e fotos, enquanto que o Forum usa links externos para o mesmo efeito.
Assim, antes de qualquer “post” (seja descritivo, com ou sem imagem ou video) devemos averiguar se a informação nele contida é de grande importância para futuras consultas e/ou algo que será momentâneo e sem grande utilidade futura. Quantas vezes andamos “kms” no Facebook à procura de uma imagem de alguem, que retratava algo importante e útil? (Obviamente que quem coloca o “post”nem sempre consegue prever se vai gerar grande impacto e/ou importância, mas por norma dá para ter uma noção). Vejamos algumas das vantagens e desvantagens?

Vantagens Forum:
  • - Fácil e rápida pesquisa (ou Pergunta ao FLG) :D ;
    - Boa organização e estrutura de conteúdos (Tópicos, sub-tópicos,....);
    - Possibilidade de estruturar um “post” com ilustrações, texto ordenado e apelativo;
    - Possibilidade de editar um tópico e ou alterar as temáticas;
    - Mais facilidade na restrição de utilizadores (por norma quem acede ao Forum sabe o que vai encontrar);
    - Ambiente mais familiar;
    - Etc...
Vantagens Facebook:
  • - Fácil e rápida publicação;
    - Grande numero de vistos em pouco tempo;
    - Rápida propagação da informação;
    - Etc....
Desvantagens Forum:
  • - Impossibilidade de armazenar fotos e videos estando sujeito a links externos (o que leva muitas vezes a perda de ilustrações);
    - Mais lentidão na publicação/propagação da informação;
    - Tempo de visualização um pouco mais demorado;
    - Etc...
Desvantagens Facebook:
  • - Dificuldade na procura de informação (não quer dizer que não esteja lá);
    - Difícil publicação ordenada e/ou por tópico especifico;
    - Etc...
Vejamos agora alguns pequenos exemplos para considerear:
  • - Venda de veículos ou peças – Facebook
    - Partilha de expêriencias úteis – Forum
    - Fotos de encontros – Forum/Facebook
    - Fotos soltas de situações engraçadas – Facebook
    - Um pedido de ajuda em situação urgente –Facebook
    - Faça Você Mesmo – Forum
    - Reportar avarias – Forum (em situação urgente passar primeiro pelo Facebook e posteriormente reportar a avaria e a solução no Forum)
Nunca devemos esquecer que existe sempre a possibilidade de “linkar” estes dos tipos de plataformas (como já se faz inúmeras vezes). Podemos, por exemplo, mencionar algo interessante que se encontra no Facebook colocando o link do referido “post” no meio de algum tópico, e vice-versa. Contudo, nunca esquecer das permissões de acesso que foram dados tanto no Forum como no Facebook.

Conclusão:
Como podemos ver, ainda existem muitas vantagens na continuidade activa de qualquer forum.... apenas precisamos de um pouco mais de tempo e dedicação para escrever bons "posts" e com verdadeiro conteúdo. Espero assim ajudar a incrementar aqui a actividade do Forum e continuar a fazer de nós estudantes e/ou professores aplicados. :D


Bons Trilhos ;)
mattobixo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 311
Registado: 14 mai 2012 12:50
Land Rover: Disco 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2723
RTI: 0
Localização: Qualquer local desde que vá de Landinho

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por mattobixo »

Boas.

Sempre(desde que tenho LR) fui acompanhante assíduo deste Fórum com algumas mensagens colocadas. Também tenho FB há alguns anos e nem sei se há Landmania no mesmo. Ou há no Fórum ou não quero saber. Vou procurar noutro lado mas nunca no FB pois, tirando a facilidade e colocar fotos/vídeos, parece-me uma aplicação chinesa de má qualidade.

Pertence aos mentores do Fórum a sua dinamização.

P.S.: O FB afinal tem outra vantagem em relação aos fóruns especializados: saber por onde anda a vizinha
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 614
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por DiscoMirage »

Bom se a abertura deste tópico era tentar acabar com este forum e promover do "Livro de Cara", acho que até podes ter conseguido; o certo é que hoje em dia as pessoas usam as ditas redes sociais para promover a sua imagem, autoestima, vaidade, e um monte de outras "cualidades" pessoais, divergindo do formato para o qual foram criadas.
Como frequentador assíduo e de longa data de diversos foruns, não consigo entender como o FB pode substituir este forum, mas isso sou eu que sou velho e teimoso.
Caso os assuntos aqui tratados começarem a ser tratados no FB então eu vou perder tudo e não contribuir com nada pois sou completamente contra as ditas redes de coscuvilhice e de vaidades.
Pronto... já desabafei!
fernando gonçalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 268
Registado: 15 out 2006 23:01
Land Rover: Modelo Discovery Tipo Motor 300 TDi Ano 1995
DEFENDER - o mais desejado.
Sócio LCP: 1835
RTI: 0
Localização: SINTRA / PONTA DELGADA / MOÇAMBIQUE - Maputo

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por fernando gonçalves »

Boas :cool:

Eu apoio vivamente a continuação deste forum :clap: :clap: :clap:
Para o bem de todos, tem que continuar vivo, digo, ativo pois, só assim se mantém esta grande família.

:clap:
Fernando.
Avatar do Utilizador
Indiana
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 06 set 2012 10:38
Land Rover: Discovery 300 1996
Sócio LCP: 1901
RTI: 0
Localização: Maia

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por Indiana »

Boa tarde,
Também tenho FB há alguns anos e nem sei se há Landmania no mesmo. Ou há no Fórum ou não quero saber. Vou procurar noutro lado mas nunca no FB pois, tirando a facilidade e colocar fotos/vídeos, parece-me uma aplicação chinesa de má qualidade.

Pertence aos mentores do Fórum a sua dinamização.

P.S.: O FB afinal tem outra vantagem em relação aos fóruns especializados: saber por onde anda a vizinha
Mattobixo, gostei da parte da "aplicação Chinesa" e "saber por anda a vizinha" :rofl: :rofl:
Infelizmente é um pouco essa a realidade do FB!! Mesmo assim, com alguns "likes" nos grupos certos e com muita filtragem, conseguimos tirar algum partido do mesmo ;)
Na minha perspectiva, a dinamização acaba por pertencer a todos nós.... afinal de contas, nós "fazemos" o Forum!
Bom se a abertura deste tópico era tentar acabar com este forum e promover do "Livro de Cara", acho que até podes ter conseguido; o certo é que hoje em dia as pessoas usam as ditas redes sociais para promover a sua imagem, autoestima, vaidade, e um monte de outras "cualidades" pessoais, divergindo do formato para o qual foram criadas.
Como frequentador assíduo e de longa data de diversos foruns, não consigo entender como o FB pode substituir este forum, mas isso sou eu que sou velho e teimoso.
DiscoMirage, acho que não me fiz entender bem.... A abertura deste tópico é exactamente o oposto!! O objectivo é incentivar o uso do Forum em vez do FB.
Costumo dizer uma frase bem simples que resume tudo: As actuais redes sociais (nomeadamente o FB) representam as capas dos Jornais.... os Forums são bibliotecas inteiras!!
Eu apoio vivamente a continuação deste forum :clap:
Para o bem de todos, tem que continuar vivo, digo, ativo pois, só assim se mantém esta grande família.
Fernando, sem sombra de dúvida. Sempre foi esse o espírito que encontramos aqui. E é aqui que encontramos o que eu chamo de verdadeira informação, com conteúdo e utilidade.


A meu ver, existem algumas vantagens no uso do FB (como mencionei na abertura do tópico). Como já se diz à muito tempo, uma imagem vale por mil palavras, e é nisso que se baseia o FB.
Obviamente que isso não chega para termos o que o Forum nos dá. Reconheço que algumas ilustrações seguidas de alguns comentários e muitos "likes" que por vezes passam no FB, davam um belo tópico de discussão e desenvolvimento aqui no Forum. É referente a estas situações que gostaria de apelar e tentar que trouxessem para aqui. Vou também tentar fazer a minha parte :)

Indiana
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 614
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por DiscoMirage »

@ Indiana:
Pois também percebi isso, mas o que escrevi tem a ver com aqueles que antes partilhavam aqui neste forum e que agora colocam links para o que partilham no "Dito Cujo FB".
Vamos continuar a partilhar a informação neste forum e os que gostarem de "ver onde está a vizinha" que fiquem por lá; espero é que um dia o "feitiço não se vire para o feiticeiro" e seja a vizinha a dizer onde eles estiveram sem que a mulher soubesse :lol:
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por nuno.1 »

Se é uma chamada do pessoal Facebook para o forum esta mensagem tem de ser colocada lá. ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
Naflopes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 06 jun 2016 20:22
Land Rover: Defender 2.4 Puma 2011
Sócio LCP: 3644
RTI: 0
Localização: Santarém

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por Naflopes »

:clap:
nuno.1 Escreveu:Se é uma chamada do pessoal Facebook para o forum esta mensagem tem de ser colocada lá. ;)
Imagem
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja!
Spidey
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 04 dez 2016 19:18
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Forum vs Facebook

Mensagem por Spidey »

Alguém me bloqueou na página de facebook. Não a encontro. Encontro todas as outras páginas, menos esta..
Responder