OruxMaps & TopoLusitânia

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
Responder
Avatar do Utilizador
cconst
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510
RTI: 0
Localização: Lisboa (às vezes Torres Novas)
Contacto:

OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por cconst »

Viva,

Não sei se já sabem, mas já é possível ter mapas bem porreiros no Android, recorrendo apenas a aplicações gratuitas.

A aplicação necessária é o OruxMaps versão beta!!! (esta parte do beta é muito importante!) a que estou a usar, pode ser descarregada daqui: http://www.oruxmaps.com/cs/. Eu estou a ausar a 4.8.51

Os mapas podem ser os descarregados, online, criados no próprio OruxMaps com recurso a mapas online, ou em alternativa um gratis muito completo para Portugal: Topolusitânia que vai na versão V0.96:
http://topolusitania.blogspot.pt/
https://sites.google.com/site/topolusitania/
download aqui: http://topolusitania.blogspot.pt/2012/0 ... ao_30.html

Esta versão corre no OruxMaps que referi acima, bastando para isso, descompactar os ficheiros do oruxmaps para uma pasta conhecida e apontar nas defenições do OruxMaps qual a localização dos mapas, ou usar a versão gmapsup2.img. É esta última que estou a usar. É um ficheiro unico, o que o torna mais lento, mas não tem a necessidade de carregar cada um dos mapas isoladamente.

Ambos os projetos têm tido evoluções nos ultimos tempos, pelo que me parece que será uma plataforma interessante.

Se tiverem dificuldades, avisem que eu tento ajudar, e eventualmente posso até fazer um pequeno tutorial.

Agora, para os que têm um dispositivo android com GPS podem fazer navegação offroad com muita qualidade.


NOTA:
Não tenho nada a ver com nenhum dos projetos, mas achei por bem partilhar esta solução prática e económica para a navegação todo o terreno.
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

Viva companheiro.

Só agora dei conta deste tópico.
Muito interessante. :clap:
A informação que apresentas é muito pertinente, e apesar de já a conhecer será certamente muito útil para outros.
Entretanto acho que já há desenvolvimentos...

Andava reticiente no que respeita à navegação através de Tablet, mas ultimamente tenho mudado de opinião.
Esta semana já devo ter isto a funcionar (só falta chegar o Tablet) e depois dou o meu feedback.

Para mim, esta forma pode ser um excelente complemento ao GPS comum (no meu caso um Garmin Oregon). A minha ideia é ter a possiblidade de navegar nos mapas de satélite (Google Earth, etc.) sem ter que andar com o Eee PC atrás...

:cool:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
MAC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 14 jan 2012 00:22
Land Rover: Disco 300 1994
Sócio LCP: 2620
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por MAC »

Boas posso saber qual foi o tablet que escolheu?


Obrigado

CumpsTT

PJHO Escreveu:Viva companheiro.

Só agora dei conta deste tópico.
Muito interessante. :clap:
A informação que apresentas é muito pertinente, e apesar de já a conhecer será certamente muito útil para outros.
Entretanto acho que já há desenvolvimentos...

Andava reticiente no que respeita à navegação através de Tablet, mas ultimamente tenho mudado de opinião.
Esta semana já devo ter isto a funcionar (só falta chegar o Tablet) e depois dou o meu feedback.

Para mim, esta forma pode ser um excelente complemento ao GPS comum (no meu caso um Garmin Oregon). A minha ideia é ter a possiblidade de navegar nos mapas de satélite (Google Earth, etc.) sem ter que andar com o Eee PC atrás...

:cool:
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

MAC Escreveu:Boas posso saber qual foi o tablet que escolheu?


Obrigado

CumpsTT
Viva.
Um amigo meu que é informático ajudou-me a escolher este:
http://www.limifield.pt/artigos.php?artg=GCT76GPS

Baratinho e com GPS...
Se é bom ou mau, ainda não sei... Mas pelo preço e pelo que já traz... ;)
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
MAC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 14 jan 2012 00:22
Land Rover: Disco 300 1994
Sócio LCP: 2620
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por MAC »

Parece muito interessante mas se para saber o preço tenho de dar o meu NIB em avanço parece-me que para já não é opção para mim.

cumpsTT



PJHO Escreveu:
MAC Escreveu:Boas posso saber qual foi o tablet que escolheu?


Obrigado

CumpsTT
Viva.
Um amigo meu que é informático ajudou-me a escolher este:
http://www.limifield.pt/artigos.php?artg=GCT76GPS

Baratinho e com GPS...
Se é bom ou mau, ainda não sei... Mas pelo preço e pelo que já traz... ;)
nelson rebelo
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 44
Registado: 13 set 2010 22:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por nelson rebelo »

Penso que ronda os 137 euros.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por FLG »

O terracotta tem material com muito bom preço e assistência :cool: :ok:

http://www.terracotta-biz.eu/
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
MAC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 14 jan 2012 00:22
Land Rover: Disco 300 1994
Sócio LCP: 2620
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por MAC »

FLG Escreveu:O terracotta tem material com muito bom preço e assistência :cool: :ok:

http://www.terracotta-biz.eu/


Ate hoje tem sido 5* comigo, respondendo a todos os meus mails e duvidas.
Avatar do Utilizador
discofrancus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 338
Registado: 19 jan 2009 00:43
Land Rover: Disco I 2.5 200tdi 1993
Sócio LCP: 2063
Localização: Amarante
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por discofrancus »

Boas, depois de instalado a aplicação e os mapas, consigo aceder aos mapas offline, no entanto só aparece em genero de carta militar...é mesmo assim? não dá para ter as imagens de satélite estando offline pois não?

Land'Abraço
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

discofrancus Escreveu:Boas, depois de instalado a aplicação e os mapas, consigo aceder aos mapas offline, no entanto só aparece em genero de carta militar...é mesmo assim? não dá para ter as imagens de satélite estando offline pois não?

Land'Abraço
Olá!
Comprei ontem o aparelho e andei a cuscar. Deitei-me às 04h30! :ohnao:
É possível ter mapas de satélite offline. Tens que os sacar e para um bom detalhe, demora um bocado.
Com mais tempo explico.
:cool:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Avatar do Utilizador
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Mensagens: 1049
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548
RTI: 0
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por mikemeneiserPT »

Boas Pedro

eu tenho o twonav com as cartas militares, imagino que a diferença seja mesmo só o mapa por baixo.
os mapas que ficam por baixo neste caso(oruxmaps), são os do google earth?
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

mikemeneiserPT Escreveu: eu tenho o twonav com as cartas militares, imagino que a diferença seja mesmo só o mapa por baixo.
os mapas que ficam por baixo neste caso(oruxmaps), são os do google earth?
Eu tenho um Tablet de 7" que me custou 150€! :D Para o que preciso está a resultar!

Cartas militares
Pessoalmente já pouco uso as cartas militares. Essas cartas eram o topo há uma década, quando pouco mais alternativas existiam. Temos que ter em conta que foram produzidas há algumas décadas, sendo que muito se alterou entretanto, especialmente em termos de caminhos e têm uma resolução pouco famosa (foram feitas à escala 1/25.000!!!). Nos meus primeiros anos de trabalho usei muito este tipo de cartografia, mas entretanto outras opções melhores surgiram e acabaram por se tornar praticamente obsoletas. Actualmente é raro usar cartas militares. Faço-o esporadicamente na tentativa de esclarecer alguma dúvida muito específica (confirmação de curvas de nível, por ex.) que não consiga clarificar noutros mapas.
Há muitos mapas topográficos com informação mais actual e adequada às nossas necessidades (por. ex. o TopoLusitania que é gratuito).
Mais ainda, para mim, o ideal de navegação é poderes usar na hora as cartas topográficas e as fotos de satélite do Google Earth ou semelhantes. Essa complementaridade poupa muito tempo e torna-se muito mais rigorosa e fidedigna.


Oruxmaps

O Oruxmaps permite utilizar mapas online e offline.

Online -> numa lista de vários mapas disponíveis escolhe-se o mais interessante. Para mim serão os mapas satélite do Google Earth ou da Microsoft. Ele acede a esses mapas directamente a partir da ligação à internet.

Offline -> Seleccionar a opção Map Creator, seleccionar 2 pontos para definir um rectângulo que abrange a área do mapa a fazer o download, escolher os layers (ou camadas - quanto maior o número, maior o zoom e mais ocupa, normalmente selecciono até ao nível 17 se possível), gravar o mapa. Depois é só escolher esse mapa em modo offline e já está.
Em suma, usa mapas guardados no aparelho (memória interna ou cartão) previamente descarregados da internet.


As novas versões do Oruxmaps já aceitam os mapas da Garmin do tipo *.img, tal como os da TopoLusitania. Embora para mim o grafismo não seja o ideal, tem a topografia e é mais uma fonte interessante. É também mais rápido a navegar.

Miguel, se tens um Tablet com Android, procura sacar o Oruxmaps que é gratuito e tem muitas funcionalidades interessantes, tais como tracks KML e GPX, entre outras muito semelhantes aos aparelhos GPS dedicados (Garmin Oregon, etc.). Os mapas são obtidos conforme indiquei atrás.
Se quiseres mostro-te isso ao vivo no fim-de-semana.
:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

discofrancus Escreveu:Boas, depois de instalado a aplicação e os mapas, consigo aceder aos mapas offline, no entanto só aparece em genero de carta militar...é mesmo assim? não dá para ter as imagens de satélite estando offline pois não?
Companheiro, em resposta à questão dos mapas satélite, por favor vê o anterior post e sobretudo consulta o tutorial:
http://www.askmaps.com/pt/usar-mapas-of ... id-uso.php

(o vídeo é particularmente interessante)

:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Avatar do Utilizador
CMSRodrigues
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 202
Registado: 07 dez 2011 11:09
Land Rover: Discovery 200 TDI 1993
Sócio LCP: 2495
RTI: 0
Localização: Penacova / Coimbra

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por CMSRodrigues »

PJHO Escreveu:
mikemeneiserPT Escreveu:


As novas versões do Oruxmaps já aceitam os mapas da Garmin do tipo *.img, tal como os da TopoLusitania. Embora para mim o grafismo não seja o ideal, tem a topografia e é mais uma fonte interessante. É também mais rápido a navegar.

Miguel, se tens um Tablet com Android, procura sacar o Oruxmaps que é gratuito e tem muitas funcionalidades interessantes, tais como tracks KML e GPX, entre outras muito semelhantes aos aparelhos GPS dedicados (Garmin Oregon, etc.). Os mapas são obtidos conforme indiquei atrás.
Se quiseres mostro-te isso ao vivo no fim-de-semana.
:ok:
Dessa também vou ficar à espera no Domingo.
com um bocado de sorte até temos um workshop rápido sobre orux enquanto bebemos uma jeropiga. :dance:
é o que faz esta malta perceber destas coisas e dar-se com tamancos como eu que não pescam nada :stick:
LandAbraço
Miguel e Cláudia - "Discovery 200 TDI 1993"
EILR 2012 - Gouveia - 07-08-09/09/2012
1º Encontro Landmaníacos das Beiras - Caramulo - 11/11/2012
2º Encontro Landmaniacos das Beiras - S. Pedro Sul - 09/02/2013
LandAguieira - WildCamp - 05-06-07/07/2013
1º Aniversário Landmaníacos das Beiras - Caramulo - 16/11/2013
Desafio Landmania 2014 - Viseu - 03/05/2014
LandAguieira - WildCamp - 04-05-06/07/2014
EILR 2014 - Gouveia - 05-06-07/09/2014
Gerês LandForest - 03-04-05/10/2014
2º Aniversário Landmaníacos das Beiras - Sertã - 15/11/2014
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

CMSRodrigues Escreveu: Dessa também vou ficar à espera no Domingo.
com um bocado de sorte até temos um workshop rápido sobre orux enquanto bebemos uma jeropiga.
é o que faz esta malta perceber destas coisas e dar-se com tamancos como eu que não pescam nada
LandAbraço
Amigo, há menos de 24h nunca tinha pegado num Tablet... :rofl:
Ontem deitei-me às 4h30 a pesquisar estas coisas. :ohnao:
Às vezes é preciso ter um bocado de paciência e algum gosto por estas brincadeiras.
Tamanco sou eu de tão teimoso que sou! Marro e marro e marro e marro até conseguir! É tipo mula!
Teimoooooso... :charro:

Workshop não digo (tadinho de mim), mas o que eu souber, partilho com todo o gosto!
:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Avatar do Utilizador
discofrancus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 338
Registado: 19 jan 2009 00:43
Land Rover: Disco I 2.5 200tdi 1993
Sócio LCP: 2063
Localização: Amarante
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por discofrancus »

Potente!! obrigadão PJHO, realmente quem quiser navegar por diversão, o melhor é mesmo um sistema deste genero. só fiquei com uma pequena dúvida nas camadas...por exemplo selecionando a camada 17, tem interesse selecionar todas abaixo desta, ou só algumas?quantas mais mais detalhe?

Land'Abraço, e mais uma vez muito obrigado
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: OruxMaps & TopoLusitânia

Mensagem por PJHO »

discofrancus Escreveu:Potente!! obrigadão PJHO, realmente quem quiser navegar por diversão, o melhor é mesmo um sistema deste genero. só fiquei com uma pequena dúvida nas camadas...por exemplo selecionando a camada 17, tem interesse selecionar todas abaixo desta, ou só algumas?quantas mais mais detalhe?

Land'Abraço, e mais uma vez muito obrigado
Tem interesse porque as camadas anteriores permitem níveis de zoom menores que ajudam a ter uma vista mais abrangente
e para além disso ocupam menos espaço no disco. Eu não os saco todos, apenas alternadamente até ao 17.
:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Responder