Suporte para antena – I

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Responder
Avatar do Utilizador
pmspm
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 721
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404
Localização: Lisboa; São Domingos de Rana
Contacto:

Suporte para antena – I

Mensagem por pmspm »

Nos passeios que faço, utilizo regularmente rádio para comunicar com quem em acompanha. Ultimamente tenho utilizado os VHF, que são de longe os que melhor qualidade proporcionam, ainda que a licença não seja simples de obter e mais cara que os tradicionais CB, mas preciso de arranjar uma solução para a base da antena que permita tanto a antena para VHF como para CB.

Até ao momento, tenho sempre utilizado uma base magnética, que depois liga ao cabo de antena que tenho já passado de dentro do carro para a zona do motor. É relativamente prático, mas a solução está longe de ser perfeita, pois uma vez que prendo a base magnética no topo do carro, depois tenho de passar o fio junto do pilar do vidro da frente, prendendo com fita adevisa... que ora começa a soltar-se, ora fica demasiado colada e quando quero retirar é um filme para conseguir limpar a cola.

Assim, estou farto de ler e pesquisar na internet por soluções alternativas para montar uma base fixa, que me dê para, como faço na base magnética, utilizar a antena do VHF ou do CB.

A instalação mais simples que vi até foi utilizar o apoio do pneu sobresselente para fixar a base da antena, passando o cabo para dentro do carro através da zona já existente para a mangueira do esguicho traseiro (ver artigo aqui-http://www.landmania.pt/biblioteca/ARTI ... covery.pdf). A instalação é muito simples, e não é necessário furar nada... Mas esta solução tem, a meu ver um problema: a antena fica demasiado para baixo e os valores obtidos de SWR não devem ser nada bons.

Outras soluções implicam furar o carro, tradicionalmente na parte traseira, junto da porta, para fixar a base, mas aqui falta-lhe o plano de terra... acho eu!

Supostamente, a antena deverá estar, pelo menos, 2/3 acima do carro, e é importante ter um bom plano de terra (será assim que se diz?), o que implica que esta deverá estar montada num sitio onde tenha uma boa base plana para que as ondas emitidas sejam rapidamente espalhadas (onde é que andas tu, cadeira de Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas?? já foi tudo... muito esquece a quem nunca aprendeu como deve de ser).

Eu gostava de arranjar uma solução onde não fosse necessário furar nada... mas para cumprir as regras acima descritas parece-me que não vou ter sorte... Posso sempre tentar pelo menos cumprir a regra dos 2/3 acima do carro, e ver se consigo montar um suporte utilizando a zona superior dos farolins traseiros...tenho de desmontar aquilo para ver se dá para lá montar uma base.

E vocês, como é que montaram a base da antena no vosso carro?
Imagem
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Avatar do Utilizador
Henrique branco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 217
Registado: 30 dez 2010 18:36
Land Rover: Freelander 2.0 DI
Sócio LCP: 2519
RTI: 0
Localização: Pombal

Re: Suporte para antena – I

Mensagem por Henrique branco »

Boas Pedro eu no meu free apliquei um suporte no suporte do pneu suplente depois comprei um cabo e as pls para nao ter que andar sempre a tirar tudo para o camiao e digote o meu conjunto é um cb president jimny e uma antena santiago 1200 so tive problemas no principio pois a antena nao tinha massa suficiente entao pus um fio apertado a porca da pl do suporte que depois vai fiquar preso ao chassis do free para apanhar boa massa e depois para melhorar pus entre a base da antena e o suporte uma anilha em cobre. Digote emito e recebo emissoes 5*! Ah o radio foi um pouco aberto para mandar mais jarda! Vi que tambem tens um free nao faltes ao 2o ENF! Abraço
Responder