duvidas CB

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
FrancoBaresi
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 17 set 2015 10:21
Land Rover: Discovery 200
RTI: 0

duvidas CB

Mensagem por FrancoBaresi »

Bom dia a todos, tenho umas duvidas em relação ao radio cb..

Quem autua e confirma se possuímos licença caso tenhamos um radio cb?

E se por exemplo estivermos a conduzir um carro emprestado e ele tiver radio cb e não mexermos nele por não ter licença?

e se forem walkietalkies? ainda é necessária essa licença?

estava a pensar arranjar um radiozito, mais para escutar... só em caso muito excepcional de emergência é que o usaria... mas custa-me a dar 70 e tal € por uma coisa que raramente iria usar..
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 835
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por 1183 »

É quase como comprar um carro sem ter carta, fica em casa para andar só de vez em quando... depois passas a andar sempre :driving:

Eu uso o meu poucas vezes, a maior parte do tempo tenho a antenna desmontada e tudo, no entanto, optei por pagar a licença, pelo menos ando descansado.
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

Re: duvidas CB

Mensagem por cblopes »

boas eu nao tive licença durante muito tempo solução o radio estar discreto e a antena estar fora e so meter quando mesmo preciso ;)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: duvidas CB

Mensagem por Mr_Trecolareco »

De facto nunca vi nenhuma inspeção/multa por ter CB. Mas as multas devem ser passadas pelas psp/gnr suponho.

Ter e não usar como desculpa para os agentes da autoridade....será no mesmo jeito de ter uma arma no porta-luvas de alguém com porte de arma e não a usar??? heehhehe

No entanto pelo preço da licença nao vale a pena arriscar.

Se gostas de ouvir tb vais gostar de participar, é metade da piada nos passeios as provocações pelo rádio lol
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
Mangueiras
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 56
Registado: 03 out 2011 19:13
Land Rover: Discovery 300Tdi 1998
EX - Defender 300Tdi 1994
Sócio LCP: 2459
RTI: 0
Localização: Alfena

Re: duvidas CB

Mensagem por Mangueiras »

Boas

No carro que comprei ja vinha com radio CB

Como se tratam isso das licenças?

Obrigado
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por nelson_graca »

Isso da licensa até estava para acabar pois a u.e. mandou os estados menbros ter as comunicações por cb à borlix.... mas nunca mais soube de nada... vê na página da anacom deve lá estar a info para tirar a licensa
FrancoBaresi
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 17 set 2015 10:21
Land Rover: Discovery 200
RTI: 0

Re: duvidas CB

Mensagem por FrancoBaresi »

obrigado pelas respostas, para já não devo avançar cm o radio e quando o arranjar trato da licença realmente é o melhor
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: duvidas CB

Mensagem por Nitrous »

Os walkie talkies (PMR) são uma boa alternativa e julgo que aos poucos, vai ganhar mais adeptos, pois não precisa de licença e o alcance julgo que será equivalente.
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: duvidas CB

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Depende....eu tenho CB e a proxima compra é VHF.

PMR dá para os passeios com 3 ou 4 amigos juntos.

Quando as distâncias aumentam dá jeito coisas mais potentes de modo a falar descansados longe.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

Viva,

Apenas algumas informações:
- Ter rádio CB montado e dizer que não usamos, não serve como "desculpa" - se está lá instalado, é necessário ter licença.
- A licença é fácil de tirar: basta ir ao site da Anacom, preencher um formulário, pagar e já está
- A licença é para o utilizador e não para a estação, ou seja, tira-se uma única licença (que é pessoal e intransmissível) e serve para qualquer rádio que tenhamos
- O PMR (vulgo, walkie-talkies) é gratuito, não necessita de qualquer registo, mas tem um alcance inferior - para um passeio com meia dúzia de jipes é suficiente

A minha opinião pessoal é que o preferível é ter a licença, para evitar eventuais chatices, mas acho que os 75€ cobrados são exagerados..
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: duvidas CB

Mensagem por Nitrous »

tiagocp Escreveu:Viva,

Apenas algumas informações:
- Ter rádio CB montado e dizer que não usamos, não serve como "desculpa" - se está lá instalado, é necessário ter licença.
- A licença é fácil de tirar: basta ir ao site da Anacom, preencher um formulário, pagar e já está
- A licença é para o utilizador e não para a estação, ou seja, tira-se uma única licença (que é pessoal e intransmissível) e serve para qualquer rádio que tenhamos
- O PMR (vulgo, walkie-talkies) é gratuito, não necessita de qualquer registo, mas tem um alcance inferior - para um passeio com meia dúzia de jipes é suficiente

A minha opinião pessoal é que o preferível é ter a licença, para evitar eventuais chatices, mas acho que os 75€ cobrados são exagerados..
Tiago

Esclarece-me se souberes.

Imagina o seguinte cenário.

No meu LAND ROVER que está registado em meu nome, instalo um CB e tiro a dita licença.

O meu LAND ROVER é utilizado diariamente pela minha mulher, maioritariamente sem a minha presença.

Sendo a licença pessoal e intransmissível, teremos de ambos ter licença?
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

Nitrous Escreveu:
tiagocp Escreveu:Viva,

Apenas algumas informações:
- Ter rádio CB montado e dizer que não usamos, não serve como "desculpa" - se está lá instalado, é necessário ter licença.
- A licença é fácil de tirar: basta ir ao site da Anacom, preencher um formulário, pagar e já está
- A licença é para o utilizador e não para a estação, ou seja, tira-se uma única licença (que é pessoal e intransmissível) e serve para qualquer rádio que tenhamos
- O PMR (vulgo, walkie-talkies) é gratuito, não necessita de qualquer registo, mas tem um alcance inferior - para um passeio com meia dúzia de jipes é suficiente

A minha opinião pessoal é que o preferível é ter a licença, para evitar eventuais chatices, mas acho que os 75€ cobrados são exagerados..
Tiago

Esclarece-me se souberes.

Imagina o seguinte cenário.

No meu LAND ROVER que está registado em meu nome, instalo um CB e tiro a dita licença.

O meu LAND ROVER é utilizado diariamente pela minha mulher, maioritariamente sem a minha presença.

Sendo a licença pessoal e intransmissível, teremos de ambos ter licença?
Viva,

Alguns esclarecimentos:

- A fiscalização da utilização da Banda do Cidadão cabe à ANACOM ou a qualquer força policial - em caso de uma operação STOP (por ex.), eles podem pedir o certificado e caso não tenha, é levantado um auto e o equipamento pode ser apreendido. :eek:

- Como disse antes, a licença é pessoal e intransmissível, por isso se ela for a conduzir (e tu não estiveres no jipe) e for interceptada, é uma situação irregular. Mesmo que o rádio esteja desligado, que ela não saiba operá-lo ou até se o rádio estiver pousado no banco. Está em posse do rádio e não tem certificado.. :sick:

- Solução para o teu caso: ou ela tirá também a licença (e já vais em 150€..) ou então só montas o rádio quando fores tu a conduzir. :mad:

- Há uma directiva europeia para abolir as licenças (ou seja, ficar 100% liberalizado), mas ainda não foi transposta para a lei portuguesa, nem há previsões de quando seja.

(Estas informações foram validadas pela ANACOM)

Espero ter ajudado! Mais alguma coisa, estou por aqui. ;)

Já agora, isto é válido para o teu LAND ROVER ou qualquer outro jipe... :lolno:
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

Queria apenas acrescentar o seguinte: como supostamente a licença deveria ser de USO e não de USO E PORTE, estou a contactar com o departamento jurídico da ANACOM para aprofundar esta questão. Pode ser que tenhamos sorte e as coisas sejam mais simples do que o que me informaram...

Vou-vos mantendo informados.
Avatar do Utilizador
JorgeF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 255
Registado: 16 set 2014 10:26
Land Rover: Discovery 300 de 95
Sócio LCP: 3044
RTI: 0
Localização: Setubal

Re: duvidas CB

Mensagem por JorgeF »

tiagocp Escreveu:Queria apenas acrescentar o seguinte: como supostamente a licença deveria ser de USO e não de USO E PORTE, estou a contactar com o departamento jurídico da ANACOM para aprofundar esta questão. Pode ser que tenhamos sorte e as coisas sejam mais simples do que o que me informaram...

Vou-vos mantendo informados.


obrigado e fico também a aguardar por mais informação pois estou a querer colocar um CB no meu Disco e quero saber ao certo como proceder para andar legal.

:ok:
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

Viva Jorge,

Assim que tiver mais informação, eu aviso. Quanto ao andares legal, o mínimo a fazeres é tirares a licença. Para evitares confusão, enquanto não precisares de usar o rádio, tiras a antena - assim se a polícia mandar parar outra pessoa com o teu carro, garantidamente que não estava a usar o rádio. Sem antena não dá mesmo.. ;)
Avatar do Utilizador
cconst
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510
RTI: 0
Localização: Lisboa (às vezes Torres Novas)
Contacto:

Re: duvidas CB

Mensagem por cconst »

tiagocp Escreveu:Viva Jorge,

Assim que tiver mais informação, eu aviso. Quanto ao andares legal, o mínimo a fazeres é tirares a licença. Para evitares confusão, enquanto não precisares de usar o rádio, tiras a antena - assim se a polícia mandar parar outra pessoa com o teu carro, garantidamente que não estava a usar o rádio. Sem antena não dá mesmo.. ;)
Eu diria mais: retirar o PTT... Penso que não é preciso licença para escutar, apenas para emitir.
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: duvidas CB

Mensagem por Nitrous »

tiagocp Escreveu:
Nitrous Escreveu:
tiagocp Escreveu:Viva,

Apenas algumas informações:
- Ter rádio CB montado e dizer que não usamos, não serve como "desculpa" - se está lá instalado, é necessário ter licença.
- A licença é fácil de tirar: basta ir ao site da Anacom, preencher um formulário, pagar e já está
- A licença é para o utilizador e não para a estação, ou seja, tira-se uma única licença (que é pessoal e intransmissível) e serve para qualquer rádio que tenhamos
- O PMR (vulgo, walkie-talkies) é gratuito, não necessita de qualquer registo, mas tem um alcance inferior - para um passeio com meia dúzia de jipes é suficiente

A minha opinião pessoal é que o preferível é ter a licença, para evitar eventuais chatices, mas acho que os 75€ cobrados são exagerados..
Tiago

Esclarece-me se souberes.

Imagina o seguinte cenário.

No meu LAND ROVER que está registado em meu nome, instalo um CB e tiro a dita licença.

O meu LAND ROVER é utilizado diariamente pela minha mulher, maioritariamente sem a minha presença.

Sendo a licença pessoal e intransmissível, teremos de ambos ter licença?
Viva,

Alguns esclarecimentos:

- A fiscalização da utilização da Banda do Cidadão cabe à ANACOM ou a qualquer força policial - em caso de uma operação STOP (por ex.), eles podem pedir o certificado e caso não tenha, é levantado um auto e o equipamento pode ser apreendido. :eek:

- Como disse antes, a licença é pessoal e intransmissível, por isso se ela for a conduzir (e tu não estiveres no jipe) e for interceptada, é uma situação irregular. Mesmo que o rádio esteja desligado, que ela não saiba operá-lo ou até se o rádio estiver pousado no banco. Está em posse do rádio e não tem certificado.. :sick:

- Solução para o teu caso: ou ela tirá também a licença (e já vais em 150€..) ou então só montas o rádio quando fores tu a conduzir. :mad:

- Há uma directiva europeia para abolir as licenças (ou seja, ficar 100% liberalizado), mas ainda não foi transposta para a lei portuguesa, nem há previsões de quando seja.

(Estas informações foram validadas pela ANACOM)

Espero ter ajudado! Mais alguma coisa, estou por aqui. ;)

Já agora, isto é válido para o teu LAND ROVER ou qualquer outro jipe... :lolno:
Obrigado pelas informação.

Sendo assim, mais uma razão para usar o PMR.
Avatar do Utilizador
JorgeF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 255
Registado: 16 set 2014 10:26
Land Rover: Discovery 300 de 95
Sócio LCP: 3044
RTI: 0
Localização: Setubal

Re: duvidas CB

Mensagem por JorgeF »

tiagocp Escreveu:Viva Jorge,

Assim que tiver mais informação, eu aviso. Quanto ao andares legal, o mínimo a fazeres é tirares a licença. Para evitares confusão, enquanto não precisares de usar o rádio, tiras a antena - assim se a polícia mandar parar outra pessoa com o teu carro, garantidamente que não estava a usar o rádio. Sem antena não dá mesmo.. ;)

Obrigado Tiago

A licença irei tirar sim, pois já vi que as leis ainda estão um pouco confusas (sobre se ira ou não deixar de ser obrigatório licença) e antes que tenha uma surpresa indesejada com as autoridades.....
Após ter a licença e quando o CB estiver instalado correctamente a antena só colocarei quando o for utilizar e o PTT também.

:thumbup:
Avatar do Utilizador
tiagocp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 07 jul 2015 12:56
Land Rover: Discovery 300 tdi
Sócio LCP: 4055
RTI: 0
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: duvidas CB

Mensagem por tiagocp »

JorgeF Escreveu:
tiagocp Escreveu:Viva Jorge,

Assim que tiver mais informação, eu aviso. Quanto ao andares legal, o mínimo a fazeres é tirares a licença. Para evitares confusão, enquanto não precisares de usar o rádio, tiras a antena - assim se a polícia mandar parar outra pessoa com o teu carro, garantidamente que não estava a usar o rádio. Sem antena não dá mesmo.. ;)

Obrigado Tiago

A licença irei tirar sim, pois já vi que as leis ainda estão um pouco confusas (sobre se ira ou não deixar de ser obrigatório licença) e antes que tenha uma surpresa indesejada com as autoridades.....
Após ter a licença e quando o CB estiver instalado correctamente a antena só colocarei quando o for utilizar e o PTT também.

:thumbup:
Viva Jorge,
Sim, é uma boa solução colocar apenas a antena+PTT só quando fores usar o rádio. Até ficas mais protegido dos "amigos do alheio".
Quanto à futura liberalização, não é uma questão de confusão, é uma questão de tempo. É que enquanto não liberalizam, sempre vão entrando uns cobres...

Nitrous,
O PMR tem de facto a vantagem de não ter obrigatoriedade de licença, mas não te esqueças que o seu alcance também é inferior...

Abr
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: duvidas CB

Mensagem por Nitrous »

Eu vejo alguns a anunciar 12km quanto dá um CB?
Responder