REGRAS GERAIS - FÓRUM

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Feio Mau
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 64
Registado: 28 jul 2005 00:38

REGRAS GERAIS - FÓRUM

Mensagem por Feio Mau »

REGRAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO FÓRUM LANDMANIA CLUBE DE PORTUGAL

INTRODUÇÃO

O Fórum do Landmania Clube de Portugal, adiante mencionado como Fórum LCP, é disponibilizado aos utilizadores com o intuito de troca de informações, opiniões, comentários e experiências relativamente ao Landmania Clube de Portugal, adiante mencionado como LCP, e o mundo LAND ROVER.

As presentes Regras Gerais têm como objectivo estabelecer uma regulação generalizada e as directrizes gerais de moderação e administração do Fórum LCP.

Dever-se-á ter em especial atenção as diferenças efectivas entre o LCP e o presente fórum. O Fórum LCP é uma espaço aberto a todos os utilizadores do mesmo, pelo que poderá ser utilizado por todas as pessoas que, mesmo não sendo sócias do LCP, desejem participar e partilhar experiências, conhecimentos, opiniões, dúvidas em relação ao mundo LAND ROVER.

As Regras Gerais de Utilização do Fórum LCP aplicam-se, exclusivamente, ao fórum sendo que o LCP será regulado, em todo o momento, pelos estatutos aprovados em Assembleia Geral de Sócios, conforme estipulado pela lei nacional vigente. De este modo, a violação das presentes regras, por qualquer sócio do LCP, que implique uma sanção ou expulsão do fórum, não implicará necessariamente a perda da condição de sócio, salvo que a conduta em questão tenha semelhante sanção estabelecida nos estatutos aprovados pelo LCP o que, em todo o caso, será tramitado em conformidade com as directrizes estabelecidas nos mesmos.
  1. O FÓRUM LANDMANIA CLUBE DE PORTUGAL
    1. O Fórum LCP é um espaço aberto dedicado à discussão sobre temas relacionados com o LCP e o mundo LAND ROVER, podendo ser utilizado por todas as pessoas em condição de sócios do LCP, membros ou simpatizantes dos veículos da marca LAND ROVER, independentemente de que existam diversos sub-fórums em que se possam discutir temas distintos.
    2. O LCP, em momento nenhum, será responsável pelas opiniões pessoais expressas pelos membros do Fórum LCP ou sócios do LCP. As responsabilidades legais que possam derivar das opiniões escritas no Fórum LCP serão da inteira responsabilidade dos seus autores, reservando-se o LCP ao direito legal de denunciar todos os comportamentos que possam violar a legislação nacional vigente.
    3. O idioma do Fórum LCP será o Português. Deste modo, todos os membros deverão adoptar uma escrita fluída, com correcção ortográfica e evitando ao máximo a utilização de abreviaturas.
  2. UTILIZADORES
    1. Os participantes do Fórum LCP dividem-se em quatro grupos gerais:
      • Visitantes
        Apenas será permitida a visualização das mensagens existentes nas áreas públicas do Fórum LCP, não sendo permitida a publicação de mensagens em nenhuma das secções existentes.
      • Utilizadores Registados
        A condição de utilizador registado permite a visualização das mensagens existentes nas áreas públicas do Fórum LCP, permitindo-se a publicação de mensagens em todas as secções disponíveis a este grupo de utilizadores e a utilização da funcionalidade de Mensagens Privadas, desde que as mesmas obedeçam ás presentes Regras Gerais.
      • Sócios LCP
        Os Sócios do LCP que sejam utilizadores registados, integram um grupo específico que oferece as mesmas funcionalidades disponíveis para os Utilizadores Registados e permitem o acesso à Área Exclusiva de Sócios LCP.
      • Profissionais
        Este grupo é apenas e só dirigido a empresas relacionadas com LAND ROVER e confere as mesmas funcionalidades disponíveis para Utilizadores Registados, limitando-se a sua utilização apenas aos espaços comerciais existentes. A criação de uma conta profissional deverá ser previamente solicitada junto da Moderação/Administração do Fórum LCP.
    2. O registo no Fórum LCP está limitado à criação de um único utilizador por pessoa, não sendo permitida a criação de múltiplos utilizadores.
    3. O registo no Fórum LCP é activado pela Moderação/Administração do Fórum LCP, motivo pelo qual após o registo poderá haver um período de espera até que a conta de utilizador seja aprovada.
    4. Os nomes de utilizador não deverão incluir palavras obscenas ou que, de certo modo, possam criar confusão com outros nomes já registados.
    5. A expulsão de um utilizador, por violação das presentes Regras Gerais, implicará que posteriormente qualquer conta criada pela mesma pessoa seja automaticamente removida e eliminada pela Moderação/Administração do Fórum LCP.
    6. É terminantemente proibida a cedência de nome de utilizador ou partilha do mesmo por mais do que uma pessoa, excepto no caso de utilizadores profissionais.
  3. TÓPICOS E MENSAGENS
    1. As mensagens publicadas no Fórum LCP são públicas e visíveis, em função das secções, a todos os visitantes do Fórum LCP. Deste modo, conforme estipulado no ponto 1.b, o conteúdo das mensagens é da inteira responsabilidade dos autores das mesmas.
    2. Todo o conteúdo publicado, em áreas públicas do Fórum LCP, pode ser reproduzido, copiado ou adaptado por terceiros.
    3. É terminantemente proibida a utilização de linguagem obscena ou desrespeitosa.
    4. Qualquer tipo de insulto pessoal a um utilizador ou a um colectivo de pessoas, bem como qualquer alusão pessoal ofensiva ou menção a falta de critério ou inteligência de um membro, provocará a eliminação imediata da mensagem em questão.
      A Moderação/Administração do Fórum LCP advertirá em privado o autor da mensagem, caso seja a primeira vez que se verifique tal comportamento. Caso o utilizador em questão persista com o mesmo comportamento, este será advertido publicamente e sancionado de acordo com o estipulado no ponto 8.b.
    5. É expressamente proibida a inserção de tópicos relacionados com política. Qualquer tópico novo que seja relacionado com política será imediatamente eliminado.
      Qualquer tópico existente que no seu curso tome contornos políticos, será imediatamente bloqueado e não ser permitirá a criação de novas mensagens.
      A Moderação/Administração do Fórum LCP advertirá em privado o autor da mensagem, caso seja a primeira vez que se verifique tal comportamento. Caso o utilizador em questão persista com o mesmo comportamento, este será advertido publicamente e sancionado de acordo com o estipulado no ponto 8.b.
    6. É terminantemente proibida a utilização do Fórum LCP com fins ilegais, motivo pelo qual a Moderação/Administração eliminará todos os tópicos e mensagens cujo conteúdo seja manifestamente ilegal ou sirva tais fins.
      Deste modo, considerar-se-ão ilegais, a título de exemplo e sem exclusão de outros, todas as atitudes ou conteúdos que se enquadrem nos seguintes pontos:
      • Solicitação, partilha ou venda de software ilegal.
      • Incitação a comportamentos racistas, xenófobos ou violentos e terroristas.
      • Tráfico de drogas e estupefacientes.
      • Assédio sexual.
      • Toda e qualquer actividade que viole a legislação nacional vigente.
      A violação de qualquer um destes pontos conduzirá à eliminação da mensagem ou conteúdo da mesma e a Moderação/Administração do Fórum LCP advertirá em privado o autor da mensagem, caso seja a primeira vez que se verifique tal comportamento. Caso o utilizador em questão persista com o mesmo comportamento, este será advertido publicamente e sancionado de acordo com o estipulado no ponto 8.c.
    7. Não é permitida a publicidade comercial directa, com fins lucrativos, no Fórum LCP salvo as excepções aceites nas secções correspondentes e/ou mediante autorização expressa por parte da Administração do Fórum. A criação de um tópico ou mensagem com publicidade comercial, sem autorização prévia, terá como consequência a eliminação da mensagem e a consequente advertência em privado ao autor da mensagem, caso seja a primeira vez que se verifique tal comportamento. Caso o utilizador em questão persista com o mesmo comportamento, este será advertido publicamente e sancionado de acordo com o estipulado no ponto 8.b.
    8. É permitida, em todo o caso, a divulgação ou citação de conteúdos de outros fóruns, páginas generalistas ou pessoais gratuitas de conteúdo relacionado com as actividades do LCP ou empresas dedicadas à comercialização de produtos adequados a LAND ROVER, sempre e quando o intuito seja unicamente de ajudar outro utilizador a encontrar um produto e não seja, em nenhum caso, o fim de gerar publicidade gratuita.
    9. A redacção de mensagens no Fórum LCP deverá obedecer ao português, conforme descrito no ponto 1.c, salvaguardando-se os casos excepcionais de utilizadores estrangeiros que se vejam privados de conhecimentos para escrever nesta língua, sendo apenas aceitável, em tal caso, a redacção de textos em inglês, francês ou espanhol.
      As mensagens escritas, por qualquer utilizador, que não obedeçam a um mínimo de critério ortográfico, a titulo de exemplo, por utilização excessiva de abreviaturas ou que se tornem de difícil leitura e compreensão, poderão ser eliminadas, sem aviso prévio, pela Moderação/Administração do Fórum LCP.
  4. ASSINATURAS E AVATARS
    1. De modo a agilizar a leitura e carregamento das páginas do Fórum LCP, os utilizadores do Fórum LCP, aos quais está permitido o uso de assinatura, deverão ter em atenção a criação de imagens de tamanho excessivo ou peso.
    2. O conjunto de imagens e/ou texto nas assinaturas não poderá ultrapassar, em momento algum, as dimensões máximas de 800x250 pixeis.
    3. A soma global das imagens utilizadas nas assinaturas, pelos utilizadores do Fórum LCP, não poderá ultrapassar, em momento algum, o peso máximo de 100kB.
    4. A inserção e utilização de publicidade comercial, com fins lucrativos, nas assinaturas deverá ser usada com moderação e mediante aprovação prévia pela Moderação/Administração do Fórum LCP.
    5. Não é permitida a inclusão de textos ofensivos, políticos ou que violem algum ponto estabelecido nas presentes Regras Gerais.
    6. Todo e qualquer utilizador registado poderá adoptar um avatar existente na galeria disponibilizada para o efeito ou um personalizado, que não ultrapasse as dimensões máximas de 100x100 pixeis e um peso máximo de 10kB.
    7. A Moderação/Administração do Fórum LCP poderá editar as assinaturas ou avatars que violem os pontos acima descriminados ou que, não se inserindo nas regras especificadas, possam ser causadoras de mau estar para os restantes utilizadores do Fórum LCP.
  5. MENSAGENS PRIVADAS
    1. As Mensagens Privadas, por definição, ficam excluídas do âmbito de aplicação das presentes Regras Gerais.
    2. O conteúdo das Mensagens Privadas é da única responsabilidade dos seus autores e respectivos intervenientes, pelo que a Moderação/Administração do Fórum LCP não intervirá, em caso algum, neste âmbito.
    3. É terminantemente proibida a reprodução de Mensagens Privadas em qualquer área do Fórum LCP. Toda e qualquer mensagem que seja publica, parcialmente ou na íntegra, será imediatamente eliminada pela Moderação/Administração do Fórum LCP.
      A Moderação/Administração do Fórum LCP advertirá em privado o autor da mensagem, caso seja a primeira vez que se verifique tal comportamento. Caso o utilizador em questão persista com o mesmo comportamento, este será advertido publicamente e sancionado de acordo com o estipulado no ponto 8.b.
  6. MODERAÇÃO/ADMINISTRAÇÃO
    1. A equipa de Moderação/Administração do Fórum LCP será composta por utilizadores convidados pelo actual quadro de colaboradores, em função da participação demonstrada e que poderão ser nomeados sem conhecimento geral.
    2. É responsabilidade da equipa de Moderação/Administração a manutenção do bom funcionamento do Fórum LCP, a sua organização e moderação em caso de necessidade, no estrito sentido de aplicação das Regras Gerais ou específicas actualmente em vigor.
    3. É responsabilidade da equipa de Moderação/Administração a aprovação de registos de novos utilizadores, bem como aprovação de tópicos nas secções em que esta funcionalidade esteja activada e seja um requisito.
    4. A equipa de Moderação/Administração estará sempre disponível para colaborar e ajudar a solucionar os possíveis problemas de utilização do Fórum LCP, bem como qualquer outro tema relacionado com o mesmo. Contudo, dever-se-á observar que nem sempre haverá um Moderador/Administrador disponível para solucionar qualquer questão, pelo que os restantes utilizadores deverão ser pacientes e aguardar por uma resposta, caso algum membro da equipa de Moderação/Administração tenha sido contactado.
    5. A condição de Moderador/Administrador do Fórum LCP poderá ser cessada a pedido do próprio ou por decisão da restante equipa, em todos os casos que sejam justificáveis, como sejam, a título de exemplo e sem excluir outras possibilidades, abuso de poder e desrespeito pela aplicação das Regras Gerais e/ou específicas de determinada secção.
  7. INFRACÇÕES
    1. As infracções por incumprimento das presentes Regras Gerais serão divididas em dois escalões, Leves e Graves, sendo sancionadas, conforme estabelecido no ponto 8., em função do grau atribuído e da existência ou não de reincidência.
    2. Infracções Leves:
      Considerar-se-ão Infracções Leves todas aquelas que estejam relacionadas com o desrespeito pelas presentes Regras Gerais, bem como toda e qualquer atitude que tenha como intuito a provocação de outro utilizador e/ou a criação de conflitos.
      Incluem-se neste ponto todas as actuações que infrinjam os pontos 2.f, 3.c, 3.d, 3.e, 3.g, 5.c das Regras Gerais.
    3. Infracções Graves:
      Considerar-se-ão Infracções Graves todas aquelas que estejam relacionadas com o desrespeito pelo ponto 3.f das Regras Gerais, alteração de mensagens com o intuito de modificar a intenção original, bem como a reincidência de uma Infracção Leve no prazo de 3 meses.
  8. SANÇÕES
    1. As sanções aplicáveis, em função do tipo de infracção conforme explicitadas no ponto 7., poderão variar desde uma advertência pública, à inibição temporal de acesso à condição de utilizador registado do Fórum LCP por um período mínimo de 15 dias ao máximo de 90 dias, em última instância, à expulsão definitiva do Fórum LCP.
    2. As Infracções Leves serão sancionadas, em função da sua gravidade, incumprimento reiterado e/ou reincidência, da seguinte forma:
      • 1.º Incumprimento: Notificação privada de incumprimento das regras e aviso por escrito através do sistema do fórum.
      • 2.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras e 2.º aviso por escrito através do sistema do fórum.
      • 3.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras, 3.º aviso por escrito através do sistema do fórum e inibição temporal de acesso ao Fórum LCP como utilizador registado pelo prazo mínimo de 15 dias.
      • 4.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras e expulsão definitiva como utilizador registado do Fórum LCP.
    3. As Infracções Graves serão sancionadas, em função da sua gravidade, incumprimento reiterado e/ou reincidência, da seguinte forma:
      • 1.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras, aviso por escrito através do sistema do fórum.
      • 2.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras, 2.º aviso por escrito através do sistema do fórum e inibição temporal de acesso ao Fórum LCP como utilizador registado pelo prazo mínimo de 30 dias.
      • 3.º Incumprimento: Notificação pública de incumprimento das regras e expulsão definitiva como utilizador registado do Fórum LCP.
    4. As sanções serão comunicadas por Mensagem Privada ou E-mail aos interessados com indicação dos motivos das mesmas e a data em que as mesmas se tornarão efectivas.
    5. Nos casos das sanções em que seja aplicável uma inibição temporal de acesso ao Fórum LCP comunicar-se-á o prazo aplicável, bem como o dia em que a condição de utilizador registado poderá ser novamente utilizado.
    6. As sanções aplicadas, bem como as notificações públicas, serão colocadas em tópico devidamente criado para o efeito e que será de consulta pública.

DISPOSIÇÕES FINAIS
  1. As presentes Regras Gerais serão complementadas, em cada momento, pelas regras específicas e aplicáveis a cada secção, nomeadamente no referente às Regras da Secção de Anúncios Classificados.
  2. Em todos os casos omissos nas presentes Regras Gerais, caberá à equipa de Moderação/Administração do Fórum LCP a adopção de uma solução e a a sua consequente implementação.
  3. A equipa de Moderação/Administração do Fórum LCP será, em última instância, a responsável pela interpretação das presentes Regras Gerais, bem como pela aplicação das mesmas.
  4. Qualquer utilizador registado no fórum tem a possibilidade de colaborar com a moderação, reportando as mensagens ou situações que potencialmente violem as Regras Gerais, clicando para esse efeito no ícone "Denunciar esta mensagem" existente em cada mensagem, de modo a chamar a atenção da equipa de Moderação/Administração do Fórum LCP.
  5. As presentes Regras Gerais, entram em vigor no dia 1 de Setembro de 2011, com efeitos retroactivos. Deste modo, a violação e incumprimento de qualquer ponto das Regras Gerais, por qualquer membro do Fórum LCP, conduzirá a uma advertência, dispondo o utilizador do prazo de 1 semana para corrigir a infracção, de modo a que esta não tenha carácter sancionador.
Bloqueado