Embraiagem Serie 1

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Responder
Jorge Amaral
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 48
Registado: 29 ago 2008 10:02

Embraiagem Serie 1

Mensagem por Jorge Amaral »

Olá a todos Landrovistas

Adquiri uma nova embraiagem ( disco e prensa ) para o meu velhinho.
Como sou um curioso nestas matérias de mecânica, tirei o motor fora saquei as peças usadas e,
vá de colocar as novas conforme saíram das embalagens...
Resultado; depois de tudo montado e aparafusado com os dedos a gemerem, ponho o " velhinho " a trabalhar
e... meter mudanças, está quieto que elas arranham e de que maneira. :ohnao:

Retirado uma vez mais o motor do seu lugar, depois de desapertar os ditos parafusos e porcas, preciso de afinar
a prensa para ter a folga necessária para desembraiar e, as mudanças entrarem sem arranhar ( com excepção da 1ª )

Alguém poderá dar-me as medidas necessárias para poder pôr as alavancas da prensa na posição correcta??

As medidas que estão no manual do Serie, já foram aplicadas e, mesmo assim, não funciona. :crazy:

O motor vai sair pela 3ª vez ( imaginem como estão os meus dedos :yawn: )

Um abraço

Jorge Amaral
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por pelesapo »

A prensa não é a adequada. Geralmente a afinação final faz-se no exterior :) .
Jorge Amaral
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 48
Registado: 29 ago 2008 10:02

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por Jorge Amaral »

A prensa e o disco foram compradas à Dunsfold , marca Borge Beck como a antiga.

Já "conhecem" o velhinho, pois sempre que necessito peças, é lá que encomendo.

Tem de haver uma medida correcta para a montagem, dando o aperto às prensas, porque

acredito que as prensas estejam folgadas por não se saber quanto tempo estarão armazenadas até

à sua montagem. Se não estivessem folgadas poderiam e ou poderão pasmar as molas e assim perder

o efeito que necessitam.

Um abraço

Jorge Amaral
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por pelesapo »

Obrigado pela informação :) .
MesquitaVasconcelos
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 17 abr 2015 15:13
Land Rover: Serie III, gásole, de 1980
RTI: 0

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por MesquitaVasconcelos »

Olá, talvez me possa ajudar! Tenho um Série 3, e fiquei sem embraiagem. Ou seja está sempre com o disco de embraiagem colado à flywheel!! Qd está a trabalhar não consigo pôr mudanças! Já sangrei o sistema. Aparentemente as bombas (pricipal no pedal e auxiliar na caixa) estão bem e sem fugas.
Antes de me meter em aventuras para tirar a caixas de velocidades e ir inspecionar a embraiagem e a alavanca da prensa...Há algum conselho que me possa dar para tentar descobrir onde está o problema?
Muito obrigado
MesquitaVasconcelos
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 17 abr 2015 15:13
Land Rover: Serie III, gásole, de 1980
RTI: 0

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por MesquitaVasconcelos »

Olá, talvez me possa ajudar! Tenho um Série 3, e fiquei sem embraiagem. Ou seja está sempre com o disco de embraiagem colado à flywheel!! Qd está a trabalhar não consigo pôr mudanças! Já sangrei o sistema. Aparentemente as bombas (pricipal no pedal e auxiliar na caixa) estão bem e sem fugas.
Antes de me meter em aventuras para tirar a caixas de velocidades e ir inspecionar a embraiagem e a alavanca da prensa...Há algum conselho que me possa dar para tentar descobrir onde está o problema?
Muito obrigado
Jorge Amaral
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 48
Registado: 29 ago 2008 10:02

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por Jorge Amaral »

Boas tardes Mesquita Vasconcelos

Foi por sorte, que vim "passear" um pouco pela Landmania que me apercebi do seu pedido.

Não se conseguirei ajudá-lo... vou tentar, no entanto vou publicar uma foto do desenho da embraiagem do Serie 1 ( creio que são iguais ou muito parecidas ),
para tentar elucidá-lo

A embraiagem que adquiri à Dunsfold, vinha com os parafusos de afinação desapertados ou seja o disco estava subido em relação à prensa, e ao montar da maneira que ela vinha não conseguia desembraiar ou embraiar porque a engrenagem do pedal não parava o disco e por conseguinte o volante do motor onde
ela fica apertada

Tem que jogar com os parafusos ( 3 ) e com muita paciência, de maneira que fiquem o mais certo possível, para o disco assentar totalmente no volante do motor.

Já não me recordo mas, penso que o intervalo entre a prensa e o volante do motor ( com o disco montado na prensa ) é de 0,5 mm

Espero ter ajudado

Muita paciência para as medidas ficarem certas e boa sorte
Imagem


Imagem
MesquitaVasconcelos
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 17 abr 2015 15:13
Land Rover: Serie III, gásole, de 1980
RTI: 0

Re: Embraiagem Serie 1

Mensagem por MesquitaVasconcelos »

Olá, obrigado pela resposta, entretanto resolvi mesmo desmontar tudo. E lá estava a embraiagem coladissima. Deu bastante trabalho principalmente alinhar o eixo da caixa com o volante do motor... macacos de um lado e de outro...mas lá se fez!
Responder