Medida maxima de pneu, sem sacrificar performance

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Responder
Joao Rogado
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 1
Registado: 02 set 2019 17:58
Land Rover: Discovery 300 tdi 2.5 1996
RTI: 0

Medida maxima de pneu, sem sacrificar performance

Mensagem por Joao Rogado »

Boa noite a todos,

Sou um novo membro do forum, e recentemente (à menos de um mês) comprei um Discovery 300 tdi, 3 portas de 1996.
De certeza que este tópico ja foi debatido posteriormente, ainda assim gostava de pedir a vossa opinião particular neste caso fazendo valer a vossa valiosa experiencia.
A pregunta é, qual é a medida máxima de pneu até a qual deveria poder ir, sem sacrificar a força em baixas?
Vou fazer um breve resumo do que me aconteceu, para entenderem melhor a minha questão:

Estado do Jipe quando o comprei:
- Jantes de ferro viradas ao contrário com uns pneus 285/75/16 e uma suspensão Terrafirma com molas de +10 cm
- Carroçaria cortada

Primeiras impressões:
- Jipe com muito pouca força em baixas. Era muito difícil subir uma rampa com uma inclinação muito pouco acentua, senão fosse com algum balanço. Fazer pontos de embraiagem em ruas inclinadas era um pesadelo, tinha que se acelerar muito e dar constantes toques de embraiagem. Saía muito fumo e estava claro que algo não estava bem
- A bomba injectora estava afinada para debitar mais gasoleo e o turbo a 1,2 bar

Diagnostico dado pelo meu mecânico:
- Pneu com um diâmetro demasiado grande. Equivalente a 32,8 polegadas.
- Tive a oportunidad de experimentar uns 235/70/16 e de facto o jipe ficou muito diferente. Foi também afinada a bomba injectora e a pressão do turbo passou para 0,7 bar. Agora, quase nao deita quase fumo e tem muito mais força em baixas. Também é possível fazer pontos de embraiagem em ruas inclinadas sem dificuldades.

Esteticamente os pneus que melhor encaixavam no carro como o tenho agora, seriam uns 235/80/16 mas tenho medo que sejam demasiado grandes...
A minha principal preocupação é ter o jipe funcional, e a estética nunca se sobreporia. No entanto, ao ter as molas mais altas e a carroçaria cortada um pneu maior fica muito mais bonito.
Algum de vocês usa esta medida de pneu (235/80)?
O carro fica bom?
Será que a falta de força em baixas é algo exclusivo da minha unidade e deveria por isso rever algum outro componente?

Muito obrigado
Responder