P38 - Embraiagem
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P38 - Embraiagem
Boas pessoal..
O RR cá de casa, passa mais tempo parado do que a andar, não sei se será por isso, mas estou com ligeiros sintomas na embraiagem.
Basicamente, ao pegar no RR (depois de algumas semanas parado), as mudanças não entravam, depois de insistir, lá começaram a entrar (nunca arranhou)
O que acontece é que a embraiagem pega muito em baixo.. depois do RR aquecer e se conseguir meter 2 ou 3 mudanças, já fica mais facil, mas pega muito em baixo.
Depois de andar uns dias com ele, há dias que está normal, há outros que continua a pegar muito em baixo.
o que será?
bomba embraiagem?
um abraço
O RR cá de casa, passa mais tempo parado do que a andar, não sei se será por isso, mas estou com ligeiros sintomas na embraiagem.
Basicamente, ao pegar no RR (depois de algumas semanas parado), as mudanças não entravam, depois de insistir, lá começaram a entrar (nunca arranhou)
O que acontece é que a embraiagem pega muito em baixo.. depois do RR aquecer e se conseguir meter 2 ou 3 mudanças, já fica mais facil, mas pega muito em baixo.
Depois de andar uns dias com ele, há dias que está normal, há outros que continua a pegar muito em baixo.
o que será?
bomba embraiagem?
um abraço
- DiscoMirage
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Re: P38 - Embraiagem
Também tive esse sintoma no meu ex-discovery e tive de mudar a bomba principal da embraiagem. Se for tão fácil de sangrar como a do discovery... vais ter aí um pincel
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Re: P38 - Embraiagem
deve-se mudar as 2 bombas não?DiscoMirage Escreveu:Também tive esse sintoma no meu ex-discovery e tive de mudar a bomba principal da embraiagem. Se for tão fácil de sangrar como a do discovery... vais ter aí um pincel
isso de sangrar nao faço puto de ideia.. se alguem quiser esclarecer, agradeço
- DiscoMirage
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Re: P38 - Embraiagem
Quanto a mudar as duas... acho que seria melhor, pois mudas a que tem fuga e passados uns tempos a outra vai à vida...
Quanto ao sangrar tem a ver com retirar todo o ar que possa existir no circuito hidraulico já que o pedal da embraiagem aciona um embolo (bomba principal) que está cheio de oleo que por sua vez faz acionar outro embolo (bomba secumdária) que empurra o garfo da embraiagem para se poder usar a caixa de velocidades com o motor a trabalhar. Se houver ar a circular no meio do liquido hidraulico este não tem a mesma capacidade de compressão pois o ar funciona como uma almofada. Para retirar o ar há que sangrar o circuito. No meu caso usei o metodo do sangramento inverso. Usei uma galheta de óleo e um tubo ligado ao sangrador da bomba secundária e injetei com a galheta de óleo o dito até só sair óleo no vaso da bomba principal. Há quem faça o contrário, método convencional, ir pressionando o pedal de embraiagem e abrir e fechar a valvula de sangrar da bomba secundária.
Quanto ao sangrar tem a ver com retirar todo o ar que possa existir no circuito hidraulico já que o pedal da embraiagem aciona um embolo (bomba principal) que está cheio de oleo que por sua vez faz acionar outro embolo (bomba secumdária) que empurra o garfo da embraiagem para se poder usar a caixa de velocidades com o motor a trabalhar. Se houver ar a circular no meio do liquido hidraulico este não tem a mesma capacidade de compressão pois o ar funciona como uma almofada. Para retirar o ar há que sangrar o circuito. No meu caso usei o metodo do sangramento inverso. Usei uma galheta de óleo e um tubo ligado ao sangrador da bomba secundária e injetei com a galheta de óleo o dito até só sair óleo no vaso da bomba principal. Há quem faça o contrário, método convencional, ir pressionando o pedal de embraiagem e abrir e fechar a valvula de sangrar da bomba secundária.
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Re: P38 - Embraiagem
nunca fiz o sangramento no meu mas o meu mecânico tem uma maquineta que faz o sangramento inverso ou seja de baixo pra cima e ele diz que não fôr assim é pincel
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Re: P38 - Embraiagem
então e os sintomas que indico, será mesmo das bombas avariadas?
ou poderá será ar no circuito ou por exemplo o óleo do circuito já não estar em condições? (penso que deva ter uns 5 ou 6 anos)
ou poderá será ar no circuito ou por exemplo o óleo do circuito já não estar em condições? (penso que deva ter uns 5 ou 6 anos)
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Re: P38 - Embraiagem
todas as marcas mandam mudar o anticogelente e o fluido dos travões a cada 2 anos, mas a malta sabe que ninguém muda isso se não houver fugas ou mudança de peças ligadas a isso… é do género, se está bom não mexas... mas esse sintoma cheira-me a ar no sistema... e se não purgares o ar com a maquineta que enche a partir da bomba junto á culoche acho que não vai ser fácil...
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Re: P38 - Embraiagem
nem sei que faça..
se peço ao mecanico para trocar o fluido dos travoes e experimentar.. se troco ambas as bombas..
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Re: P38 - Embraiagem
começa pelo mais simples e barato que é sangrar convenientemente.
- DiscoMirage
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Re: P38 - Embraiagem
Com uma maquineta deve ser fácil, mas com uma galheta de óleo a substituir a maquineta é um pouco mais difícilrp38 Escreveu:nunca fiz o sangramento no meu mas o meu mecânico tem uma maquineta que faz o sangramento inverso ou seja de baixo pra cima e ele diz que não fôr assim é pincel
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Re: P38 - Embraiagem
Por aqui até ver, está resolvido com a troca da bomba de embraiagem pequena (secundária, penso eu!)