rede comercial

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
dcorreia73
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 dez 2008 04:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

rede comercial

Mensagem por dcorreia73 »

alguém sabe se a rede do defender comercial tem de ser aquela em metal ou é legal andar com uma daquelas em pano?
obg
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Re: rede comercial

Mensagem por nmcabecadas »

Pano é daquelas cortinas tipo "fume curtain" ? Se for isso não é legal.
dcorreia73
júnior TT
júnior TT

não é bem. tava a falar daquelas do género que se mete nas janelas dos carros de competição.
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

E ias prendê-la como? Repara que as redes dos Defender têm uma estrutura metálica em volta, de modo a suportar a rede. A legislação determina algumas características, inclusivé a dimensão dos objectos que têm que ser retidos, e a ideia que tenho dessas redes, que penso serem semelhantes às dos carros que correm na Nascar, penso que têm aberturas maiores. Mesmo as redes de carga militares, que são usadas para segurar carga nas paletes e têm uma enorme resistência, têm aberturas de 6 cm, o que será demasiado.
Corleone
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 mai 2010 11:18

Mensagem por Corleone »

nmcabecadas Escreveu:E ias prendê-la como? Repara que as redes dos Defender têm uma estrutura metálica em volta, de modo a suportar a rede. A legislação determina algumas características, inclusivé a dimensão dos objectos que têm que ser retidos, e a ideia que tenho dessas redes, que penso serem semelhantes às dos carros que correm na Nascar, penso que têm aberturas maiores. Mesmo as redes de carga militares, que são usadas para segurar carga nas paletes e têm uma enorme resistência, têm aberturas de 6 cm, o que será demasiado.
Estive a ver se te conseguia ajudar, Nuno, mas infelizmente, não encontrei o diploma legal que regulamenta o que destaco a bold. De cabeça, e sem garantia, tenho memória que a quadrícula da rede divisória não pode deixar passar um cubo de aresta 5 cm. Pior é encontrar onde está isso escrito. De qualquer das formas, e ainda que vaga, fica a referência apontada na internet para esta matéria (divisórias em veículos de mercadorias):

Directiva 2001/92/CE da Comissão, de 30 de Outubro de 2001.

Cpts.,
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Obrigado. Também não encontrei, mas de memória seriam os tais 5 cm, daí que tenha referido que a rede com 6 de abertura não seria legal, mesmo excluindo outras questões. Mas o melhor é mesmo colocar uma que esteja homologada e, sobretudo, que seja segura.
dcorreia73
júnior TT
júnior TT

prenderia com camarões ou algo assim do género. será que não arranjo redes do género da militares mas com aberturas mais pequenas? o objectivo era poder aceder á caixa pela cabine se fosse necessário. se tivesse com tensão suficiente acho que aguentaria quase tudo o que viesse projectado, não?
obrigado pela ajuda
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

E os camarões eram presos onde?
Acho arriscado, seja em termos legais, seja porque me parece pouco seguro. Basta uma deformação resultande de um impacto nas rede e esta pode soltar-se, além de que pode haver alguma elasticidade, o que neste caso pode dar maus resultados. Além disso, com a quantidade de camarões para remover a rede, deve ser mais simples desapertar os dois parafusos que prendem a divisória normal dos Defender.
Corleone
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Corleone »

dcorreia73 Escreveu:prenderia com camarões ou algo assim do género. será que não arranjo redes do género da militares mas com aberturas mais pequenas? o objectivo era poder aceder á caixa pela cabine se fosse necessário. se tivesse com tensão suficiente acho que aguentaria quase tudo o que viesse projectado, não?
obrigado pela ajuda
Cuidado com os métodos alternativos de fixação da rede divisória à chapa da cabina. Importa, em primeiro lugar, garantir o cabal impedimento da projecção da carga da zona de carga para os lugares onde estão sentados os passageiros. As marcas de automóveis (incluindo a LR) não instalam este tipo de equipamento nos veículos porque lhes apetece, mas sim porque têm de cumprir o que está regulamentado. Como já tive oportunidade de referir anteriormente, há um diploma legal que legisla sobre esta matéria. Se o encontrar, coloco aqui. Donde, e com total legitimidade, pode ser levantada uma não conformidade grave (leia-se chumbo) aquando da IPO. O inspector apenas e só está a garantir com que a lei se cumpra.

Relativamente às "redes militares", duas observações. Em primeiro lugar, importa desmistificar que não há redes militares. Há sim redes que podem ser utilizadas em transportes militares (não só terrestres, como marítimos e aéreos). Não raro, o Fornecedor das mesmas é exactamente o mesmo, sendo que, tem em consideração a especificidade funcional das mesmas. São redes para fins específicos, e de forma geral, têm associado uma resistência superior, tendo em conta o terem de suportar/acondicionar de forma segura pêsos elevados (eg: armamento, caixas contendo componentes para aviação, etc). Em segundo lugar, a legislação aplicável às Forças Armadas é diferente da "civil". Donde, o que poderá parecer "normal" em qualquer transporte militar, não tem de o ser fora desse cenário.

Cpts.,
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Aqui não há mito nenhum, a designação de rede militar é aplicada a todas aquelas que obedecem às especificações militares, independentemente da sua origem ou de ser vendida no mercado civil. A resistência encontra-se regulada e portanto oferece condições de segurança que noutros casos é mais complicado de aferir.
Corleone
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Corleone »

nmcabecadas Escreveu:Aqui não há mito nenhum, a designação de rede militar é aplicada a todas aquelas que obedecem às especificações militares, independentemente da sua origem ou de ser vendida no mercado civil. A resistência encontra-se regulada e portanto oferece condições de segurança que noutros casos é mais complicado de aferir.
Foi nesse sentido que intervi. Não há "redes militares". O Fornecedor das redes "civis" é o mesmo das demais. Apenas faz o que lhe é encomendado.

Cpts.,
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

boas..

só para baralhar....

e os defender's soft top comerciais que saem sem rede separadora de origem?? :??
eu depois de ter transformado o meu soft top em HT meti uma rede em malha,apenas porque ainda não arranjei uma rede original...
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Existem idênticas às da LAND ROVER, lembro-me que a Paddock tinha pq uma vez mandei vir uma, mas tb há no EBay:

http://cgi.ebay.co.uk/DOG-GUARD-DEFENDE ... 2c5621bc35

E existem compativeis, como esta:

http://cgi.ebay.co.uk/Mont-Blanc-Head-R ... 439e888ddf

As originais ou cópias são fáceis de desmontar, basta rodar com a mão dois parfusos.
marco-RP
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 out 2006 02:10
Land Rover: - Defender 90 TD5 STV '01
- Defender 110 TD4 CC '08
- Serie III Stage I V8 '83
Sócio LCP: 1121

Mensagem por marco-RP »

softop Escreveu:boas..

só para baralhar....

e os defender's soft top comerciais que saem sem rede separadora de origem?? :??
eu depois de ter transformado o meu soft top em HT meti uma rede em malha,apenas porque ainda não arranjei uma rede original...
Boas

No caso dos soft top o caso muda de figura. O meu soft top já levou chumbo na IPO por não ter a antepara (rede)!
...mas afinal até tinha, porque segundo a lei, a antepara nos veiculos só tem de ter a altura do taipal. Logo a antepara do soft top
é unicamente aquela chapa que está por trás dos bancos. Porque é essa a altura do taipal. Nos hard top tem de ser até cima.

Aquele abraço
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

marco-RP Escreveu:

só para baralhar....

Boas

No caso dos soft top o caso muda de figura. O meu soft top já levou chumbo na IPO por não ter a antepara (rede)!
...mas afinal até tinha, porque segundo a lei, a antepara nos veiculos só tem de ter a altura do taipal. Logo a antepara do soft top
é unicamente aquela chapa que está por trás dos bancos. Porque é essa a altura do taipal. Nos hard top tem de ser até cima.

Aquele abraço

boas Marco!!

então por essa logica,caso alguem embirre com o facto do meu def andar sem antepara e me obrigar a levar a uma inspecção B,(como queriam fazer a um amigo meu) simplesmente levo a inspecção B o meu def sem capota... posso andar com ele assim....

ja no caso de um defender HT sem antepara,isso pode dar problemas com as autoridades,especialmente com as autoridades fiscais...
marco-RP
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 out 2006 02:10
Land Rover: - Defender 90 TD5 STV '01
- Defender 110 TD4 CC '08
- Serie III Stage I V8 '83
Sócio LCP: 1121

Mensagem por marco-RP »

softop Escreveu:
marco-RP Escreveu:

só para baralhar....

Boas

Aquele abraço

boas Marco!!

então por essa logica,caso alguem embirre com o facto do meu def andar sem antepara e me obrigar a levar a uma inspecção B,(como queriam fazer a um amigo meu) simplesmente levo a inspecção B o meu def sem capota... posso andar com ele assim....

ja no caso de um defender HT sem antepara,isso pode dar problemas com as autoridades,especialmente com as autoridades fiscais...
Boas!!
hehe

sem duvida alguma
um amigo meu teve um Megane de 4 portas
mas de mercadorias e alterou a antepara para
poder colocar coisas por trás do banco e a BF apanhou-o e foi um 31!

mas isso que dizes é na boa
ou apareces lá sem nada! porque um soft top pode andar com ou sem cobertura! ;)

aquele abraço
cooper95
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mai 2010 15:46
Land Rover: Defender 90 Td4 2010
Sócio LCP: 2384

Mensagem por cooper95 »

boas fiz a alteracao no meu defender de soft top para hard top gostava de saber se e mesmo necessario a colocaçao da rede e onde a posso comprar???
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Só é obrigatório se for comercial.
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

nmcabecadas Escreveu:Só é obrigatório se for comercial.
Isso não é bem assim.

Um amigo tem um Softop comercial que converteu em HardTop e não tem que andar com a rede.
Ja fez varias inspecções e nada o obriga a isso, apesar de ser comercial.

Não sei qual é o critério, mas como o HT dele tem janelas de lado, é capaz de ser por isso que não embirram.

LA
Norferreira
pleno TT
pleno TT
Registado: 11 out 2006 00:01
Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D
Sócio LCP: 1680

Mensagem por Norferreira »

luisalves Escreveu:
nmcabecadas Escreveu:Só é obrigatório se for comercial.
Isso não é bem assim.

Um amigo tem um Softop comercial que converteu em HardTop e não tem que andar com a rede.
Ja fez varias inspecções e nada o obriga a isso, apesar de ser comercial.

Não sei qual é o critério, mas como o HT dele tem janelas de lado, é capaz de ser por isso que não embirram.

LA
Isso interessa, pois estou a colocar um HT no meu e não queria colocar rede :roll:
ImagemImagemImagemImagem
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979