Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
nmcabecadas Escreveu:Só é obrigatório se for comercial.
Isso não é bem assim.
Um amigo tem um Softop comercial que converteu em HardTop e não tem que andar com a rede.
Ja fez varias inspecções e nada o obriga a isso, apesar de ser comercial.
Não sei qual é o critério, mas como o HT dele tem janelas de lado, é capaz de ser por isso que não embirram.
LA
Se o veículo é comercial tem de ter rede ou antepara colocada de forma inamovível, ler Despacho 21196/2003 2ª Série, onde não é mencionado se antes tinha ou não cobertura de lona ou era de caixa aberta. Em termos de consequências, ler o artº 2 do Dec.-Lei 40/93) e o artº 108 do RJIT ( Lei 15/2001).
Caso exista outra legislação, e não situações que não são exemplificativas, dado que o meu Defender tb foi inspecionado com escape directo e passou, agradeço que a coloquem aqui, mas dizer "não é bem assim", sem ter base legal será de evitar pq, estando errado e sendo seguido, pode ter como consequências uma multa pesada.
Se estiver no livrete, que deve estar já que era soft top, "caixa aberta ou fechada" não precisa de rede.. a divisória até à altura dos bancos é suficiente.
A mim já me tentaram vender essa, foi só uma vez, e mandei-os dar uma volta. Se o carro é homologado sem rede é sem rede que anda, e no caso de ter hardtop é dizer que ele sai e que costuma sair -> "caixa aberta ou fechada"
hehe so para gozar com o gajo do centro, tiravas a capota e ias lá descapotavel
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979
O melhor mesmo é pedir um esclarecimento ao IMTT. Manda cópia do livrete e pergunta por escrito. Com a capota rígida até pode ser obrigatório, depende se calhar do processo de homologação. Mas o essencial é teres um mail ou o que for para evitar chatices.
Norferreira Escreveu:hehe so para gozar com o gajo do centro, tiravas a capota e ias lá descapotavel
foi isso que eu disse ao artista, "então espere ai que eu vou tirar a capota, ou sem capota preciso de andar com a rede?".. calou-se.
Eu não sei se pedia esclarecimentos ao IMTT, porque aquilo que me parece é que é um (mais um) buraco na lei, quem fez a lei que obriga a ter rede não contemplou este género de situações.. Para mim é simples, só é obrigado a ter os veículos que traziam de fabrica uma, se foi homologado sem rede sem rede fica. A LAND ROVER homologou o Softtop comercial sem rede, não é por meter lá um hardtop e deixa de ser softtop..
na inspeçcao efectuada arranjei uma rede e amarrei-a aos bancos e já passou , mas se é softop de origem tmbem acho que náo precisa de rede , mas na inspeção falaram-me da barra por cima da antepara onde apertam os cintos....
mais uma duvida sobre as anteparas - divisoria entre a zona de passageiros e a destinada à carga
nos comerciais - fechados ou com hard top têm que ter obrigatoriamente antepara - pode ser em rede, acrilico e os espaços existentes na antepara (supostamente para passar objectos ou embelezar) não podem ter uma area superior a 5 cm2.
no caso dos soft top, realmente não precisa de uma mais alta que a carroçaria.
Mas, como em tudo, existe uma circular nos centros de IPO enviada pelo IMTT que torna a antepara dos defender´s, uma exceção à regra - diz essa circular que a antepara pode ser susbtituida por duas barras transversais e que dividam a area em 3 zonas de igual dimensao.
o meu não passou na ipo , tiver que arranjar uma grade e já passou , alguem sabe onde arranjar declaração para poder circular sem grade se for assim existir homologação
Boas
o meu e um 90 td5 2003 MT comercial 3 lugares nao
tem grade nunca disseram nada passa na ipo ja me
mandaram parar em operaçoes STOP nunca me disseram
nada e de 3 lugares nao diz onde?
Aqui não é uma qestão de homologação mas de legislação aplicável a veículos comerciais. Quando existe um tejadilho rígido a rede separadora, com características especificadas na lei é obrigatória.
Pelo que percebi, não se pode passar um softtop para hardtop sem homologação.
No entanto, o softtop permite andar com capota rígida (caixa fechada no documento).
A diferença está na porta de trás: se se mantiver a de origem (que não é mais alta que a caixa) está tudo bem
-é uma caixa fechada e não necessita de rede, só da antepara de origem.
Por outro lado, se trocarem pelo tejadilho hardtop com porta alta completa, devem alterar o documento e colocar a rede
(passa a ser ilegal andar sem capota).