Viscoso

Discussão sobre Freelanders
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0

Viscoso

Mensagem por tiago_silva »

Pois é pessoal. Mais uma vez venho aqui falar no tão aclamado acoplamento viscoso.
Vi um video de um espanhol no youtube que diz que só se pode andar sem veio de transmissão temporariamente pois caso contrário vamos acabar por queimar o diferencial traseiro devido ao seu funcionamento em seco (sem o veio de transmissão). Isto é verdade ou é mito? Alguém sabe?

Abraços!
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Re: Viscoso

Mensagem por baptistama »

parece-me tanga mas isso sou eu a falar, o dif de trás parece-me q roda o mesmo estando lá o veio ou não, apenas trabalha solto e ñ em "esforço",
tenho ideia de ter lido algures q o IRD tinha uma vibração estranha por volta das 2000rpm, mas fora isso...
mas há membros com muitos kms feitos no Free a 4x2 q certamente poderão ajuizar melhor.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Para andar com tracção ás 2 há muitas soluções! Retirar a transmissão / retirar a massa do viscoso / retirar veio e conteúdo da IRD etc

Sinceramente dos que testei a melhor solução é manter a transmissão mas com o viscoso com massa consistente...

Mas Tiago eu que já andei assim e agora ando com 4x4 digo-te que a não ser que seja só para estrada e nada de estradões / TT ainda é como o outro mas se não 4x4 sem dúvida!

Abraço e qualquer coisa dispõe
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

Não estou a ver, mecanicamente, como o diferencial se possa danificar sem transmissão, vai girar livremente e sem esforço. Agora por não ter a transmissão ligada não quer dizer que não tenha que levar a devida mudança de óleo quando necessário ;)
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Exacto, esqueci-me de escrever sobre essa parte... A lubrificação é parte da saúde e os diferenciais traseiros dos Free's são muito desleichados porque aquilo dá trabalho... Já ouvi dizer que "esse óleo não é para mudar" ;)

O que acontece por vezes é que os carros que têm folgas pode-se notar mais sem o esforço / tensão e isso cria vibrações e desgaste...
Drakos
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 17:13
Land Rover: Range Rover 2.5 TD VM 1990
Sócio LCP: 2165

Mensagem por Drakos »

A revisão ao diferencial tem de ser feita. Sempre...mesmo que não tenha transmissão. O carro anda, logo sofre desgaste...

Aliás mesmo que um carro esteja parado mto tempo (por exemplo 1 ano), deve-se sempre fazer a revisão. A revisão não é feita por causa dos quilómetros efectuado, mas sim ao tempo.
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Discovery 200 Tdi.

Isso do estar parado é que já não consigo entender muito bem. O oleo que está dentro dos bidões não se estraga com o tempo certo? Então porque se estraga o oleo dentro dos diferenciais mesmo parados? Por estar em contacto com o metal?

Abraços!
Drakos
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 17:13
Land Rover: Range Rover 2.5 TD VM 1990
Sócio LCP: 2165

Mensagem por Drakos »

É o seguinte, o óleo dentro do bidão encontra-se selado. Podemos dizer que não está esposto ao ar, não ganha humidade, não aquece, etc, etc...
No Diferencial, não é um local estanque, logo está exposto ao ar, ganha humidade e o óleo perde as suas propriedades mais rapidamente.
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Discovery 200 Tdi.

Ok! Faz sentido sim senhor!
cblopes
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0

Mensagem por cblopes »

[quote="carlossilvalr"]Boas

Para andar com tracção ás 2 há muitas soluções! Retirar a transmissão / retirar a massa do viscoso / retirar veio e conteúdo da IRD etc

Sinceramente dos que testei a melhor solução é manter a transmissão mas com o viscoso com massa consistente.....

Bom e entao como tirar mos o liquido que la esta fazemos 2 furos ??? E sopramos....
Depois entao metemos massa consistente.... ate encher...

Explica la isso melhor
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas Carlos

É fácil ver pela data desse comentário que isso foi antes da verdadeira aventura dos viscosos. Isso dá para ser feito mas ficas com 4x2 porque como tinha escrito a massa consistente lubrifica e não garante tracção.

Há ainda outra questão ao se fazer isso a um viscoso vai de certeza danificar-se laminas e o estriado interior. Impossibilitando a entrega do mesmo na compra de um recondicionado....

Organizem-se aqui no Landmania para um group Buy... Com pelo menos 4 interessados e fazemos um desconto. Ficam servidos de vez!

Abraço
cblopes
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0

Mensagem por cblopes »

carlos
ai esta uma boa proposta......
vamos la entao ver e qual seria o desconto....

agora depois de ter lido e aprendido convosco e outros quase tudo sobre viscoso mas ainda tenho uma duvida de principiante :sing: o viscoso tem duas parte uma o viscoso propriamente dito e a outra parte o que é para o que serve?????

outra o free 2 uliliza o mesmo sistema mas porque melhor porque em vez de ter uma relação 50/50 tem 30/70 é isso???
mas entao e quando se precisa de tracção á seria isso resolve????? e chega????
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Que 2 partes referes do viscoso te referes? O viscoso são aqueles 2 cilindros que em si constituem propriamente dito o viscoso!

Tenho 1 recondicionado pela Soluções Freelander e aconselho! Foi testado, retestado, e aprovado!!

Quanto ao Free 2 não sei do seu funcionamento, mas nāo esquecer o TC que ajuda a redistribuir a traçāo pelas 4 rodas e nāo só frente-trás, tanto no 1 como no 2!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...