Freelander 2.2 TD4

Discussão sobre Freelanders
NunoMMS
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 19 set 2013 02:27
Land Rover: freelander 2.2 SE TD4
RTI: 0

Freelander 2.2 TD4

Mensagem por NunoMMS »

Boa noite

O meu nome é Nuno Simões ( farei depois uma apresentação melhor no tópico correcto ).

Já há uns anos que estive oara comprar um freelander, mas tenho sempre vindo a adiar por questões profissionais, e porque aparece sempre qualquer coisa...
Tenho agora a oportunidade de comprar um, e tenho no Sábado de ir ver um num Stand.

A grande questão aqui é que basicamente sou um leigo em mecânica, e como todos, tenho algum receio de ser enganado.
Vou tentar levar um Mecanico amigo de confiança comigo, mas mesmo assim, gostava um pouco que me ajudassem a tentar avaliar os problemas que o free possa vir a ter ( ou tem já ). Gosto de conduzir jipes e afins ( ja tive uma n#ss@n Navara das novas ), mas mecânica, quase 0.

Sendo assim, vou-vos dizer as indicações do free que estou a pensar comprar, e que pelo que ja tenho lido no Forum, creio que tem algumas coisas a favor:

O modelo é como disse um 2.2 TD4 de 2001, uma versão SE .Tem caixa automática.

Algumas questões:
- a diferença deste motor para o 2000 tem alguma vantagem pratica para alem da obvia ( cilindrada e cavalos )?
- a versão SE traz o quê de diferente?
- a caixa automática é uma mais valia, correcto?

O carro - e é isto que acho muuuuito estranho - só tem 78.000 km.
É assim: eu tenho um 2cv com 23 anos e ninguem acredita que tem 88000km..mas tem, visto que fui o unico dono.

Questões:
- há alguma forma de saber se a kilometragem foi alterada?
- que vantagens tem se só tiver esses kms?
- o free costuma dar algum tipo de problema crónico nestas quilometragem?

Por fim, já li todos os problemas que pode ter aqui o Forum, mas, de uma forma simples, para o que é que devo olhar. E qual o teste que devo fazer relativamente a eventuais problemas com caixas, viscoso, ou outros problemas que posso avaliar numa primeira volta? Um amigo que ja teve vários frees, disse-me para colocar o carro a 110km/h e ver se faz a tal zoeira ...mas de resto, que posso fazer mais?

Obrigado. Gostava se pudessem responder relativamente rapido, porque vou ver o carro no sábado.
Abraco
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Re: Freelander 2.2 TD4

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Com certeza que deve haver por aqui um erro!
Estás a falar de um Freelander 2 certo? Esse motor apenas saiu no 2 e isto em 2006!
Se realmente for o 2, penso que tudo o que leste desdes IRD e viscoso etc. não se aplica...
Se for o 1 há gato e o vendedor não sabe o que está a vender!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi

Mensagem por BrunoBranco »

2.2 TD4 de 2001? :nono:

Já nem vou tanto pelo lado dos kms, ate pq isso prefiro um com muitos pq e sinal que esteve sempre a andar! :D Claro que ha sempre o caso dos carros de fim de semana! Agora, 2.2 diesel de 2001 desconheço! Acho melhor averiguar isso primeiro! :??
NunoMMS
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 19 set 2013 02:27
Land Rover: freelander 2.2 SE TD4

Mensagem por NunoMMS »

http://www.automacedo.net/viatura/Land- ... ic/1494322

Pode haver um erro possivelmente na descrição, mas é este frerlander.
É o modelo 2
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

Esse motor não é 2200cc mas sim 2000cc (BMW).
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas mais uma vez!

É um Free 1, 2000 cc com motor BMW. Deveria ter a frento como o meu , repara na assinatura. Essa frente apenas saiu em 2004 salvo erro...
Neste caso das duas uma, ou teve um acidente e quando foi reparado foi com a frente e traseira do modelo facelift (última série do free 1) ou então gostava tanto do facelift e dinheiro não era questão e trocou a frente e traseira!

Quanto à caixa é um conforto, em TT nem se fala, é do melhor!! Se bem que por vezes dão problemas no corpo de valvulas! Repara se as passagens de caixa são suaves, senão o forem quererá dizer que poderá estar com problemas... Faz alguns kms para aquecer bem o óleo da caixa!

O resto, viscoso, IRD, etc já se aplica!!

Abraço
Última edição por Freepedro em 20 set 2013 10:50, editado 1 vez no total.
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi

Mensagem por BrunoBranco »

Tal como ja foi dito quase de certeza que e o 2000 TD4, um bom motor.

Qto aos problemas cronicos... procura a tal zoada e verifica em manobras com o volante totalmente virado se nao "arrasta" as rodas traseiras e se nao da estalos, se nao fizer nada disso, a partida esta tudo bem!