Pressão do Turbo ????

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 jan 2007 23:43
Land Rover: Defender 90 Td5
Sócio LCP: 2227

Pressão do Turbo ????

Mensagem por Samuel_Alves »

Boas!

Hoje a tarde dediquei-me a montar o manometro de pressão do turbo no meu Defender :D

Fui dar uma volta para testar o manometro ver que leituras me dava e fiquei um pouco surpreso com os valores obtidos :?? .

Segundo o que tenho lido por aí a pressão standard do turbo do Td5 seria 0.9bar, mas quando puxava por ele a pressão picava os 1.1bar e quando estava quase no corte subia e mantinha-se nos 1.2bar .

Tendo em conta que o meu Defender está reprogramado (170cv 400Nm), tem Filtro K&N, EGR e panela central anulada... É normal obter estes valores ou será o manometro que esta marado :ohnao: ???

cumpTTs
PARA QUÊ IR MAIS RÁPIDO QUANDO SE PODE IR MAIS LONGE??
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 27&t=12344
maxibom
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2006 19:53
Land Rover: Defender TD5 2002
RTI: 0

Re: Pressão do Turbo ????

Mensagem por maxibom »

Há repros que mexem com os valores do turbo sem mexer mecanicamente no mesmo, penso eu..
Aluga-se este espaço
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

o meu defender,com pressão do turbo a 0.9,e sem repro,chegou a fazer um pico de pressão que fez a ECU entrar em safe mode,coisa que so acontece se passar do 1.49bar..
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT

maxibom Escreveu:Há repros que mexem com os valores do turbo sem mexer mecanicamente no mesmo, penso eu..
Boas.
Sim, isso é verdade mas nos Td5 anteriores a 2002 so da para alterar a pressao mecanicamente... O meu é de 2000
softop Escreveu:o meu defender,com pressão do turbo a 0.9,e sem repro,chegou a fazer um pico de pressão que fez a ECU entrar em safe mode,coisa que so acontece se passar do 1.49bar..
Pois, eu sei que isso é possivel... Mas o meu nao esta a fazer picos, prego a fundo pica para 1.1bar e mantem-se por la e quando as rotaçoes sobem perto do maximo a pressão sob para 1.2bar e mantem-se por la...

Nao deveria fazer um pico e depois estabilizar nos 0.9??
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Ui...... que grande confusão aqui vai....

Como responsável pelos 520 cavalos que os vossos carros tem devo dizer o seguinte....

1º - É perfeitamente possível estares a medir mais pressão do turbo sem teres feito nada mecânicamente . O aumento e pressão da injecção de combustível numa reprogramação automaticamente faz com que automaticamente a pressão do turbo vá subir.

2º - O teu turbo foi para "recondicionar". Eles normalmente das casas de turbos vem sempre regulados na casa dos 1.1 bar, portanto o teu turbo não estará assim tão standart.

3º - Muitas vezes os mecânicos (sem sabermos) dão um toquezinho. Normalmente é quando lhes dizemos "eh pá, não sei o que fizeste mas o carro está a andar para mundial :)"

Agora...pergunta minha: Onde vais buscar as leituras para a pressão. Antes ou depois do IC?

E relativamente ao que disseram.
maxibom Escreveu:Há repros que mexem com os valores do turbo sem mexer mecanicamente no mesmo, penso eu..
Todas mexem pelo que disse no ponto 1º.
Samuel_Alves Escreveu: Sim, isso é verdade mas nos Td5 anteriores a 2002 so da para alterar a pressao mecanicamente... O meu é de 2000
Nada a ver uma coisa com a outra. Vale também o ponto 1º.
softop Escreveu:o meu defender,com pressão do turbo a 0.9,e sem repro,chegou a fazer um pico de pressão que fez a ECU entrar em safe mode,coisa que so acontece se passar do 1.49bar..
A ECU corta bastente antes... e isso não foi um pico de pressão, foi de certeza a válvula que prendeu ou o sensor MAP que se passou!

Abraço,
Amorim
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT

josecamorim Escreveu:Ui...... que grande confusão aqui vai....

Como responsável pelos 520 cavalos que os vossos carros tem devo dizer o seguinte....

1º - É perfeitamente possível estares a medir mais pressão do turbo sem teres feito nada mecânicamente . O aumento e pressão da injecção de combustível numa reprogramação automaticamente faz com que automaticamente a pressão do turbo vá subir.

2º - O teu turbo foi para "recondicionar". Eles normalmente das casas de turbos vem sempre regulados na casa dos 1.1 bar, portanto o teu turbo não estará assim tão standart.

3º - Muitas vezes os mecânicos (sem sabermos) dão um toquezinho. Normalmente é quando lhes dizemos "eh pá, não sei o que fizeste mas o carro está a andar para mundial :)"

Agora...pergunta minha: Onde vais buscar as leituras para a pressão. Antes ou depois do IC?

E relativamente ao que disseram.
Todas mexem pelo que disse no ponto 1º.
Samuel_Alves Escreveu: Sim, isso é verdade mas nos Td5 anteriores a 2002 so da para alterar a pressao mecanicamente... O meu é de 2000
Nada a ver uma coisa com a outra. Vale também o ponto 1º.
A ECU corta bastente antes... e isso não foi um pico de pressão, foi de certeza a válvula que prendeu ou o sensor MAP que se passou!

Abraço,
Amorim
Boas Amorim,

Sim, eu sei que mais nao seja indirectamente com a reprogramação a pressão do turbo tem semrpre tendencia a subir um pouco.
Em relação a reparação na casa de turbos, segundo o que me disseram veio regulado como de origem para 0.9.
O meu mecanico na lhe mexeu que foi ele que mandou o turbo para o porto e me recomendou a nao mexer na pressao para nao perder a garantia.

Oh pah. Pois.a questao do costume... Montei antes do IC. É mais facil de montar :sing: , mas tambem so foi provisoriamente porque o manometro quando comprar o conta rotaçoes vai mudar de sitio :D que aí o tubinho ja chega ao anulador da EGR...

Abraço
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 jun 2013 17:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por wilsonbelem »

E meu td5 reprogramado da picos de 1,14 mantendo-se aí. Seria possivel conseguir os 1,4 aproximadamente mexendo apenas na válvula?
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Perfeitamente Wilson...mas 1.4 já será muito. O ideal é 1.25 a 1.30 para haver margem em dias mais frios a pressão subir ( por via da densidade do ar) e não entrar em safe mode!
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Pressão do Turbo ????

josecamorim Escreveu:Perfeitamente Wilson...mas 1.4 já será muito. O ideal é 1.25 a 1.30 para haver margem em dias mais frios a pressão subir ( por via da densidade do ar) e não entrar em safe mode!
Essa verdade não me passou pela mente. Então Amorim, mexo neste ponto? Imagem afrouxo a porca para diminuir a haste afim de minimizar a abertura de escape na parte quente da turbina quando a pressão subir? Ou aumento a haste?

Qualquer mexida posso acompanhar gradativamente pela leitura do nanocom.

Aproveitando a oportunidade, estou em viajem no litoral e carrego um atrelado no reboque. Imagem Percurso de 500km com muitas subidas e notório a sustentação da marcha alta nos aclives sem que haja reduções de marcha. Coisa eu antes acontecia de morro em morro. Mesmo a 80km/h já em marcha alta, 1.900rpm e o td5 sustentando com sortida lá na orelha.
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

E então amigos? Alguém sabe se este e o ponto a se mexer? Tenho manômetro pra acompanhar as pequenas ajustes até conseguir os aproximados 1,3 que o Amorim sugeriu.
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 mar 2011 22:01
Land Rover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
Sócio LCP: 2683

Mensagem por Capelo_Td5 »

Boas

Sim, é nessa haste que tens de mexer. Afrouxas a porca e de seguida encurtas o veio, girando a haste para a direita (se pretenderes aumentar a pressão), ou para a esquerda (se quiseres menos pressão no turbo).

Podes sempre passar dos 1,4 bares de pressão. Contudo para que não entre um safe mode precisas da turbo boost box (que o Amorim aqui do fórum vende a preço reduzido comparado com o resto do pessoal) e ficas descansado.

O meu costumava entrar em safe mode e desde que tenho a box nunca mais entrou e passa dos 1,4 bar à vontade.

Abraço
Apresentação: viewtopic.php?f=19&t=23269

Afinações de Bomba Injectora e Turbo 200Tdi/300Tdi/VM (enviar pm)
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Po mas passando dos 1,4 sem entrar no safemode não precisaria dar mais alimentação não? Injetar mas diesel...
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Pressão do Turbo ????

Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT

Sim, claro. 1,4 bar de pressão sem repro não faz sentido nenhum.

Mas como disse que tinha nanocom, pode sempre carregar um mapa para compensar. Acho que 1,3 até já é demasiado para o mapa original.

wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Pressão do Turbo ????

Minha centralina ja foi remapeada pelo amorim. Neste caso acredito que ele deva ter deixado margem. No contrário teria alertado no comentário.. Obrigado capelo
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Caso de um pico de 1,41 e estabilize em 1,3 entra em safemode? Pois tem dado picos de 1,27 e estabilizado em 1,17
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT

Sim vai. Se passar dos 1,35 sem a turbo boost box entra em safe mode.

Se quiseres dá mais uma volta na haste da waste gate que pelas minhas contas vais passar a ter picos de um pouco mais de 1,3 e estabiliza perto dos 1,25 bar.

Abraço

wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Pressão do Turbo ????

Imagem na alta estabiliza em 1,3 / 1,32 vou baixar mais e ficar monitorando uns dias. Se entrar em safemode resolvo com nanocom correto capelo?
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT

Negativo companheiro. Se entrar em safe mode basta desligar e voltar a ligar o motor ;)

Não é um erro permanente.

josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

No caso do disco provavelmente nem será necessário desligar e voltar a ligar. O safe mode é diferente, faz tipo uns soluços, basta levantar o pé :)