Freelander Project X

Discussão sobre Freelanders
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0

Re: De novo... Diário dum Freelander

Mensagem por baptistama »

para sensor de nivel estou a ponderar isto:
http://www.landyzone.co.uk/lz/f69/freel ... 56090.html
é q o da LR só avisa qd o depósito já está completamente vazio.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

É verdade que só dá informação quando o vaso já está mesmo vazio, no entanto, como o vaso no caso do freelander só serve mesmo para ter uma reserva de agua, não é critico, mesmo vazio o sistema está ferrado e a funcionar o que quer dizer que terás tempo suficiente de desligar o carro antes de provocares algum dano ou sequer aquecimento. :ok:

Entretanto em paralelo já está a ser trabalhada outra questão: curva de binário.

Como o freelander não tem redutoras, quero compensar essa falta com a força disponível na 1ª velocidade, para alcançar isso, o meu plano é, alterar os mapas de injecção da ECU para dar-lhe combustível adicional na faixa mais baixa de utilização (a ser tratado), filtro menos restritivo para maior entrada de ar (para compensar a maior entrada de combustível) (já feito) e a alteração da panela traseira por uma menos restritiva que permita aos gases não acumularem no escape (panela directa estilo "cherry bomb" para o turbo ganhar rotação mais cedo).

Isto aos poucos vai lá :)

Abraços
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

Acho que seria interessante arranjar um sensor de nível de combustível, isso é que dava bastante jeito ;)
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Tenho acompanhado este tópico e... :clap: estás a construir um canhão! :lol:

Abraço,
João Vieira
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Ui canhão lol :D isso é uma palavra muito forte, só quero adaptar o free a uma utilização menos de estrada e mais mista sem entrar em TT puro e duro ou trial.

A ideia final é o freelander conseguir acompanhar os irmãos mais velhos na maior parte das aventuras sem perder a sua essência (ou pelo menos grande parte). :D

Como este é um projecto com várias frentes, aguardo também que a Soluções Freelander me mande uns componentes "custom made" ;)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

Hehe estou a gostar do projecto!!
Por falar em fosco, há um à venda de 2005 em preto fosco só que o gajo pede um balurdio pelo Free. Nota-se que tem umas alteraçõeszitas para TT.

Continua! ;)

Abraço
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

SERSANRR Escreveu:Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
Boas:

Para a alteração de cor, estou a ponderar uma solução intermédia, mais economica do que a pintura normal, e que oferece uma boa protecção à pintura original, sendo que é removivel...

Chama-se Plasti Dip (http://www.plastidipportugal.com/), e parece-me ser uma solução muito aplicavel aos nossos meninos, que ficam muito sujeitos as ramos e arbustos... :condom:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Não sei se estou convencido... Eu não me vou meter nisto para já mas se for para pintar, vou seguir a tendencia das minhas ultimas viaturas :)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

mpblue Escreveu:
SERSANRR Escreveu:Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
Boas:

Para a alteração de cor, estou a ponderar uma solução intermédia, mais economica do que a pintura normal, e que oferece uma boa protecção à pintura original, sendo que é removivel...

Chama-se Plasti Dip (http://www.plastidipportugal.com/), e parece-me ser uma solução muito aplicavel aos nossos meninos, que ficam muito sujeitos as ramos e arbustos... :condom:
Tens de um Português em Espanha ( antigo representante do plastidip mas que se fartou dos problemas de stock dos americanos ) a http://www.pintadip.com/dip/

No entanto tenho ideia que não é o ideal para ramos e arbustos já que é um vinil removivel. Tem como vantagem ser fácil de repintar e reparar mas não é rijo suficiente para mtas silvas...

Além que pela conversa que tive com o Sérgio na altura do Defender ele faz a pintura em casa e fica quase mais barato que o pintadip ehehe
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959

Mensagem por PR_Acores »

Muitos parabéns pela dedicação, e pela audacia e estudo que demonstras para aproveitares todo o poderio que o free pode oferecer com algumas alterações, ja trocamos varias mp´s verdade, e confesso que este teu diário vai ajudar muita boa gente que tal como tu, como eu tem um "amor" especial pelos free´s. ;D continua...

e para te por a par da minha situação, depois de ter colocado um junta do carter, e passados alguns dias, tinha outra vez o motor todo sujo, resolvi tirar a junta, coloquei silicone e agora ta novo, bomba de oleo foi trocada a junta, ta novo ;) curiosamente vou ter de trocar o mesmo tubo de oleo que trocas te, pois aqueles dois tubos, como são "prensados" ja ta a verter por uma das prensas, tirando isso, não ha ca mais nem um pingo, o motor sequinho coo deve ser, ah e ja troquei a bomba de direcção, e prontos ta impecavel.....( a parte frontal) lol agora vou virar me para o diferencial traseiro, pois antes de montar a transmissao tenho de lhe trocar um retentor lateral ;)
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....

Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Pr Açores, thanks!! O tubo de óleo só vale a pena mudares quando trocares o óleo, até lá deixa andar que ele não morre ;) De resto, também quero fazer como tu, reparei que estão a aparecer ali umas fugazitas de óleo, cheira-me que são as mesmas que tiveste, mas no meu caso tenho tambem que mudar a barra de direcção, está a babar por todo o lado mas vai andar assim mais uns mesitos.

Quanto à pintura, a pintar vou optar por tinta acrílica de aplicação directa, é muito mais resistente aos riscos... esse plastidip cheira-me que é o que o Trecolareco diz, qualquer ramo e ficas com a tinta debaixo a aparecer, para mim, se vou eu pinta-lo, pinta-lo 1 vez também pinto outra, de qualquer forma não está no plano inicial mas... why not.

JVieira, tens o link do anuncio? Agora fiquei curioso :)

Bem, voltando ao projecto, já vêm a caminho da Republica Checa as eprom's remapeadas, ainda a pensar se vou optar por montar um intercooler maior ou não... pelo que foi conversado não será necessário tendo em conta o que foi planeado, no entanto há sempre um aumento de temperatura nas camaras... mas se montar intercooler maior fico sem espaço entre os radiadores e o parachoques (que já é pouco para o que quero fazer :sing: )

Como disse, o "projecto" tem várias frente, relativamente ao CB nada de físico fiz entretanto mas fiz na parte burocrática, tinha perdido o meu cartão de registo e precisei de resolver essa parte, quero agradecer á ANACOM, foram simplesmente espectaculares na forma como actuaram, liguei segunda, pedi para me enviarem uma 2ª via do mesmo, pedi para alterarem a minha morada, hoje quarta feira já tinha o cartão na caixa do correio actual, 5* :god:

Imagem

Abraços
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

Fui à procura do anuncio e afinal estava enganado, a cor é um cinzento normalíssimo. Na altura que vi o anuncio fiquei com a ideia que era o fosco mas não...

Em todo o caso fica aqui: http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7911942/

Este não era só para levar os putos à escola! :lol:
mas se montar intercooler maior fico sem espaço entre os radiadores e o parachoques (que já é pouco para o que quero fazer :sing: )
Vem aí guincho ou quê? :clap:

Abraço
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Tenho ideia deste Feee do anuncio ter ido ao ENF no ano passado e tive oportunidade de falar com o dono. Tem a suspensão levantada 5 cm mas (há sempre um mas...) como é um Sport, tem a suspensão mais baixa de origem pelo que comparando com um "normal" deverá estar cerca de 2,5-3 cm mais alto.

Também andei com projecto para guincho mas a do a dele quase me pôs as malas à porta de casa! Mas essa nem foi a maior razão... Queria que ficasse tapado atrás da matrícula mas não dava mesmo espaço. Não sei se há diferença entre o Di e o Td4.

Boa sorte com os afazeres, também estou sempre de olho neste tópico!
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Ainda hoje passei por esse freelander eheheheh O dono deve morar ali para os lados da expo pois vejo-o sempre parado no mesmo sitio, é de longe dos freelanders mais catitas que vi ultimamente :)

Em relação ao que quero fazer, talvez seja isso mesmo... guincho :D (nada melhor para substituir as baixas eheheheh) no entanto o problema é mesmo esse, espaço... Aquilo não tem espaço... tudo o que for maior que um 6000lbs duvido que caiba ali sem ficar à vista...

Ele com jeito cabe lá ;)
Imagem
Imagem

Bem, voltando ao projecto, já tenho com que me entreter no fim de semana :cool:
Imagem
Imagem

Abraços
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Comprei um 9000 e era para esquecer! Não conseguia esconder aquilo, tinha de haver muitos cortes e acabei por desistir da ideia...
Há um pormenor muito grande nesse Free com guincho... Os facelift têm o parachoques mais saliente logo cabe bem! Sacanas!

Continuação de um óptimo trabalho!
Abraço
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Eu sei que os guinchos nos pré facelifts têm um trabalho acrescido por falta de espaço, por isso mesmo disse que, dificilmente poes ali um maior que um 6000lbs, e é para ai que estou a apontar, 6000Lbs era o que vinha de origem no discovery camel trophy e embora no limite dava para o gasto (tinhas sempre a hipótese duma roldana quando precisavas de mais força), no freelander, que é consideravelmente mais leve, penso que o 6000lbs dá e chega (e ao contrario do normal, neste caso quero o guincho mesmo para mim e não para safar os outros como acontece na maior parte dos casos lol) Ah e 6000Lbs com "short drum" ;)

Isto é preciso é calma que tudo se arranja :)
Imagem
Imagem
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Pois o 6000 deverá ser mais do que suficiemte para "consumo" próprio :)
Na altura comprei o 9000 porque estava a preço muito esperto...
O das fotos parece ficar porreiro... Se em vez de rolos levasse guia ainda melhor, ficava mais dissimulado!

Força com o projecto!!
Abraço!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Update do dia:

Hoje foi um dia dedicado aos plásticos e ao CB.

Como o carro já tem uns anitos e a maior parte dos plásticos ainda são originais, os mesmos encontravam-se queimados do sol com aquele tom esbranquiçado, pistola de ar quente para cima e fiquei com o freelander com aspecto de novo, consegui fazer um pequeno vídeo da diferença que falo... e acreditem... que diferença!!!! :cool:

https://www.youtube.com/watch?v=VZZQD2M ... e=youtu.be

Depois disto, CB, trabalho do dia: Passar cabo da frente até à mala, arranjar sitio para encaixar o radio cb, arranjar sitio para encaixar a antena do cb.. Depois de muito bater com a cabeça (literalmente...) lá arranjei sítios onde por as coisas.

Depois de definir onde ia por o radio e a antena precisei de passar o cabo, só vos digo, que pesadelo!!! Depois de plásticos e plásticos desmontados lá consegui esticar o dito duma ponta à outra do carro até à tampa da mala, depois ainda veio a parte de soldar as fichas, nada de complicado mas consome me muito tempo;

Cabo esticado, chegou a vez de fazer um suporte para por a antena, decidi usar o apoio do 3º Stop original do freelander, a estrutura é em alumínio e tem resistência suficiente para aguentar a antena, depois de cortar, furar o suporte e a peça, furar para o casquilho da antena, lixar e pintar acabei com isto:

Imagem
Ok, não tem o melhor dos aspectos mas já estava cansado e a querer despachar a coisa (alem disso doía-me a cabeça da porrada que mandei... :mad: )

Colocada no sitio já nem parece tão mau pois não? :D
Imagem
Imagem

Aspecto final, sem antena não dá para perceber que o suporte está lá
Imagem

Por fim, o radio, aqui pouco há a dizer, depois de voltas e mais voltas acabei por optar por monta-lo assim:
Imagem

(de referir que o fio vermelho não vai ficar assim, ainda não liguei a corrente do cb, foi mesmo só para tirar foto da localização)

E é tudo... :hello:
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

SerSanRR...sera que com um produto renovador de plasticos exteriores nao te safavas bem ? Esse metodo do secador nao deixa o plastico aspero/rugoso ? Desconhecia essa tecnica !