Freelander Project X
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
- RTI: 0
Re: De novo... Diário dum Freelander
para sensor de nivel estou a ponderar isto:
http://www.landyzone.co.uk/lz/f69/freel ... 56090.html
é q o da LR só avisa qd o depósito já está completamente vazio.
http://www.landyzone.co.uk/lz/f69/freel ... 56090.html
é q o da LR só avisa qd o depósito já está completamente vazio.
- SERSANRR
- pleno TT

- Registado: 29 ago 2008 10:39
- Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99' - Sócio LCP: 2241
Bom dia,
É verdade que só dá informação quando o vaso já está mesmo vazio, no entanto, como o vaso no caso do freelander só serve mesmo para ter uma reserva de agua, não é critico, mesmo vazio o sistema está ferrado e a funcionar o que quer dizer que terás tempo suficiente de desligar o carro antes de provocares algum dano ou sequer aquecimento.
Entretanto em paralelo já está a ser trabalhada outra questão: curva de binário.
Como o freelander não tem redutoras, quero compensar essa falta com a força disponível na 1ª velocidade, para alcançar isso, o meu plano é, alterar os mapas de injecção da ECU para dar-lhe combustível adicional na faixa mais baixa de utilização (a ser tratado), filtro menos restritivo para maior entrada de ar (para compensar a maior entrada de combustível) (já feito) e a alteração da panela traseira por uma menos restritiva que permita aos gases não acumularem no escape (panela directa estilo "cherry bomb" para o turbo ganhar rotação mais cedo).
Isto aos poucos vai lá
Abraços
É verdade que só dá informação quando o vaso já está mesmo vazio, no entanto, como o vaso no caso do freelander só serve mesmo para ter uma reserva de agua, não é critico, mesmo vazio o sistema está ferrado e a funcionar o que quer dizer que terás tempo suficiente de desligar o carro antes de provocares algum dano ou sequer aquecimento.
Entretanto em paralelo já está a ser trabalhada outra questão: curva de binário.
Como o freelander não tem redutoras, quero compensar essa falta com a força disponível na 1ª velocidade, para alcançar isso, o meu plano é, alterar os mapas de injecção da ECU para dar-lhe combustível adicional na faixa mais baixa de utilização (a ser tratado), filtro menos restritivo para maior entrada de ar (para compensar a maior entrada de combustível) (já feito) e a alteração da panela traseira por uma menos restritiva que permita aos gases não acumularem no escape (panela directa estilo "cherry bomb" para o turbo ganhar rotação mais cedo).
Isto aos poucos vai lá
Abraços
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
Acho que seria interessante arranjar um sensor de nível de combustível, isso é que dava bastante jeito 
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
- JVieira
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2012 17:09
- Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM) - Sócio LCP: 2598
Tenho acompanhado este tópico e...
estás a construir um canhão!
Abraço,
João Vieira
Abraço,
João Vieira
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Ui canhão lol
isso é uma palavra muito forte, só quero adaptar o free a uma utilização menos de estrada e mais mista sem entrar em TT puro e duro ou trial.
A ideia final é o freelander conseguir acompanhar os irmãos mais velhos na maior parte das aventuras sem perder a sua essência (ou pelo menos grande parte).
Como este é um projecto com várias frentes, aguardo também que a Soluções Freelander me mande uns componentes "custom made"
A ideia final é o freelander conseguir acompanhar os irmãos mais velhos na maior parte das aventuras sem perder a sua essência (ou pelo menos grande parte).
Como este é um projecto com várias frentes, aguardo também que a Soluções Freelander me mande uns componentes "custom made"
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
- JVieira
- júnior TT

Hehe estou a gostar do projecto!!
Por falar em fosco, há um à venda de 2005 em preto fosco só que o gajo pede um balurdio pelo Free. Nota-se que tem umas alteraçõeszitas para TT.
Continua!
Abraço
Por falar em fosco, há um à venda de 2005 em preto fosco só que o gajo pede um balurdio pelo Free. Nota-se que tem umas alteraçõeszitas para TT.
Continua!
Abraço
- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
Boas:SERSANRR Escreveu:Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
Para a alteração de cor, estou a ponderar uma solução intermédia, mais economica do que a pintura normal, e que oferece uma boa protecção à pintura original, sendo que é removivel...
Chama-se Plasti Dip (http://www.plastidipportugal.com/), e parece-me ser uma solução muito aplicavel aos nossos meninos, que ficam muito sujeitos as ramos e arbustos...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Não sei se estou convencido... Eu não me vou meter nisto para já mas se for para pintar, vou seguir a tendencia das minhas ultimas viaturas 
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- Registado: 17 jan 2007 00:27
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001 - Sócio LCP: 2689
Tens de um Português em Espanha ( antigo representante do plastidip mas que se fartou dos problemas de stock dos americanos ) a http://www.pintadip.com/dip/mpblue Escreveu:Boas:SERSANRR Escreveu:Um aparte, é curioso que depois de N projectos e viaturas nenhum me deu tanta pica e desafio como este está a dar, é engraçado. Talvez por obrigar a mais planeamento e adaptação talvez, não sei... Entretanto a minha cara metade já me mandou a dica: Olha sabes? O freelander ficava muita giro fosco... AHAHAHAHAH... Será que vamos ter freelander verde fosco ou cinzento "gun metal"? Um assunto a pensar... :P
Para a alteração de cor, estou a ponderar uma solução intermédia, mais economica do que a pintura normal, e que oferece uma boa protecção à pintura original, sendo que é removivel...
Chama-se Plasti Dip (http://www.plastidipportugal.com/), e parece-me ser uma solução muito aplicavel aos nossos meninos, que ficam muito sujeitos as ramos e arbustos...
No entanto tenho ideia que não é o ideal para ramos e arbustos já que é um vinil removivel. Tem como vantagem ser fácil de repintar e reparar mas não é rijo suficiente para mtas silvas...
Além que pela conversa que tive com o Sérgio na altura do Defender ele faz a pintura em casa e fica quase mais barato que o pintadip ehehe
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
- PR_Acores
- júnior TT

- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
Muitos parabéns pela dedicação, e pela audacia e estudo que demonstras para aproveitares todo o poderio que o free pode oferecer com algumas alterações, ja trocamos varias mp´s verdade, e confesso que este teu diário vai ajudar muita boa gente que tal como tu, como eu tem um "amor" especial pelos free´s. ;D continua...
e para te por a par da minha situação, depois de ter colocado um junta do carter, e passados alguns dias, tinha outra vez o motor todo sujo, resolvi tirar a junta, coloquei silicone e agora ta novo, bomba de oleo foi trocada a junta, ta novo
curiosamente vou ter de trocar o mesmo tubo de oleo que trocas te, pois aqueles dois tubos, como são "prensados" ja ta a verter por uma das prensas, tirando isso, não ha ca mais nem um pingo, o motor sequinho coo deve ser, ah e ja troquei a bomba de direcção, e prontos ta impecavel.....( a parte frontal) lol agora vou virar me para o diferencial traseiro, pois antes de montar a transmissao tenho de lhe trocar um retentor lateral 
e para te por a par da minha situação, depois de ter colocado um junta do carter, e passados alguns dias, tinha outra vez o motor todo sujo, resolvi tirar a junta, coloquei silicone e agora ta novo, bomba de oleo foi trocada a junta, ta novo
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Pr Açores, thanks!! O tubo de óleo só vale a pena mudares quando trocares o óleo, até lá deixa andar que ele não morre
De resto, também quero fazer como tu, reparei que estão a aparecer ali umas fugazitas de óleo, cheira-me que são as mesmas que tiveste, mas no meu caso tenho tambem que mudar a barra de direcção, está a babar por todo o lado mas vai andar assim mais uns mesitos.
Quanto à pintura, a pintar vou optar por tinta acrílica de aplicação directa, é muito mais resistente aos riscos... esse plastidip cheira-me que é o que o Trecolareco diz, qualquer ramo e ficas com a tinta debaixo a aparecer, para mim, se vou eu pinta-lo, pinta-lo 1 vez também pinto outra, de qualquer forma não está no plano inicial mas... why not.
JVieira, tens o link do anuncio? Agora fiquei curioso
Bem, voltando ao projecto, já vêm a caminho da Republica Checa as eprom's remapeadas, ainda a pensar se vou optar por montar um intercooler maior ou não... pelo que foi conversado não será necessário tendo em conta o que foi planeado, no entanto há sempre um aumento de temperatura nas camaras... mas se montar intercooler maior fico sem espaço entre os radiadores e o parachoques (que já é pouco para o que quero fazer
)
Como disse, o "projecto" tem várias frente, relativamente ao CB nada de físico fiz entretanto mas fiz na parte burocrática, tinha perdido o meu cartão de registo e precisei de resolver essa parte, quero agradecer á ANACOM, foram simplesmente espectaculares na forma como actuaram, liguei segunda, pedi para me enviarem uma 2ª via do mesmo, pedi para alterarem a minha morada, hoje quarta feira já tinha o cartão na caixa do correio actual, 5*

Abraços
Quanto à pintura, a pintar vou optar por tinta acrílica de aplicação directa, é muito mais resistente aos riscos... esse plastidip cheira-me que é o que o Trecolareco diz, qualquer ramo e ficas com a tinta debaixo a aparecer, para mim, se vou eu pinta-lo, pinta-lo 1 vez também pinto outra, de qualquer forma não está no plano inicial mas... why not.
JVieira, tens o link do anuncio? Agora fiquei curioso
Bem, voltando ao projecto, já vêm a caminho da Republica Checa as eprom's remapeadas, ainda a pensar se vou optar por montar um intercooler maior ou não... pelo que foi conversado não será necessário tendo em conta o que foi planeado, no entanto há sempre um aumento de temperatura nas camaras... mas se montar intercooler maior fico sem espaço entre os radiadores e o parachoques (que já é pouco para o que quero fazer
Como disse, o "projecto" tem várias frente, relativamente ao CB nada de físico fiz entretanto mas fiz na parte burocrática, tinha perdido o meu cartão de registo e precisei de resolver essa parte, quero agradecer á ANACOM, foram simplesmente espectaculares na forma como actuaram, liguei segunda, pedi para me enviarem uma 2ª via do mesmo, pedi para alterarem a minha morada, hoje quarta feira já tinha o cartão na caixa do correio actual, 5*

Abraços
- JVieira
- júnior TT

Fui à procura do anuncio e afinal estava enganado, a cor é um cinzento normalíssimo. Na altura que vi o anuncio fiquei com a ideia que era o fosco mas não...
Em todo o caso fica aqui: http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7911942/
Este não era só para levar os putos à escola!
Abraço
Em todo o caso fica aqui: http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7911942/
Este não era só para levar os putos à escola!
Vem aí guincho ou quê?mas se montar intercooler maior fico sem espaço entre os radiadores e o parachoques (que já é pouco para o que quero fazer)
Abraço
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Boas!
Tenho ideia deste Feee do anuncio ter ido ao ENF no ano passado e tive oportunidade de falar com o dono. Tem a suspensão levantada 5 cm mas (há sempre um mas...) como é um Sport, tem a suspensão mais baixa de origem pelo que comparando com um "normal" deverá estar cerca de 2,5-3 cm mais alto.
Também andei com projecto para guincho mas a do a dele quase me pôs as malas à porta de casa! Mas essa nem foi a maior razão... Queria que ficasse tapado atrás da matrícula mas não dava mesmo espaço. Não sei se há diferença entre o Di e o Td4.
Boa sorte com os afazeres, também estou sempre de olho neste tópico!
Abraço
Tenho ideia deste Feee do anuncio ter ido ao ENF no ano passado e tive oportunidade de falar com o dono. Tem a suspensão levantada 5 cm mas (há sempre um mas...) como é um Sport, tem a suspensão mais baixa de origem pelo que comparando com um "normal" deverá estar cerca de 2,5-3 cm mais alto.
Também andei com projecto para guincho mas a do a dele quase me pôs as malas à porta de casa! Mas essa nem foi a maior razão... Queria que ficasse tapado atrás da matrícula mas não dava mesmo espaço. Não sei se há diferença entre o Di e o Td4.
Boa sorte com os afazeres, também estou sempre de olho neste tópico!
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Ainda hoje passei por esse freelander eheheheh O dono deve morar ali para os lados da expo pois vejo-o sempre parado no mesmo sitio, é de longe dos freelanders mais catitas que vi ultimamente 
Em relação ao que quero fazer, talvez seja isso mesmo... guincho
(nada melhor para substituir as baixas eheheheh) no entanto o problema é mesmo esse, espaço... Aquilo não tem espaço... tudo o que for maior que um 6000lbs duvido que caiba ali sem ficar à vista...
Ele com jeito cabe lá

Bem, voltando ao projecto, já tenho com que me entreter no fim de semana

Abraços
Em relação ao que quero fazer, talvez seja isso mesmo... guincho
Ele com jeito cabe lá

Bem, voltando ao projecto, já tenho com que me entreter no fim de semana

Abraços
- Freepedro
- master TT

Boas!
Comprei um 9000 e era para esquecer! Não conseguia esconder aquilo, tinha de haver muitos cortes e acabei por desistir da ideia...
Há um pormenor muito grande nesse Free com guincho... Os facelift têm o parachoques mais saliente logo cabe bem! Sacanas!
Continuação de um óptimo trabalho!
Abraço
Comprei um 9000 e era para esquecer! Não conseguia esconder aquilo, tinha de haver muitos cortes e acabei por desistir da ideia...
Há um pormenor muito grande nesse Free com guincho... Os facelift têm o parachoques mais saliente logo cabe bem! Sacanas!
Continuação de um óptimo trabalho!
Abraço
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Eu sei que os guinchos nos pré facelifts têm um trabalho acrescido por falta de espaço, por isso mesmo disse que, dificilmente poes ali um maior que um 6000lbs, e é para ai que estou a apontar, 6000Lbs era o que vinha de origem no discovery camel trophy e embora no limite dava para o gasto (tinhas sempre a hipótese duma roldana quando precisavas de mais força), no freelander, que é consideravelmente mais leve, penso que o 6000lbs dá e chega (e ao contrario do normal, neste caso quero o guincho mesmo para mim e não para safar os outros como acontece na maior parte dos casos lol) Ah e 6000Lbs com "short drum" 
Isto é preciso é calma que tudo se arranja

Isto é preciso é calma que tudo se arranja

- Freepedro
- master TT

Pois o 6000 deverá ser mais do que suficiemte para "consumo" próprio 
Na altura comprei o 9000 porque estava a preço muito esperto...
O das fotos parece ficar porreiro... Se em vez de rolos levasse guia ainda melhor, ficava mais dissimulado!
Força com o projecto!!
Abraço!
Na altura comprei o 9000 porque estava a preço muito esperto...
O das fotos parece ficar porreiro... Se em vez de rolos levasse guia ainda melhor, ficava mais dissimulado!
Força com o projecto!!
Abraço!
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Update do dia:
Hoje foi um dia dedicado aos plásticos e ao CB.
Como o carro já tem uns anitos e a maior parte dos plásticos ainda são originais, os mesmos encontravam-se queimados do sol com aquele tom esbranquiçado, pistola de ar quente para cima e fiquei com o freelander com aspecto de novo, consegui fazer um pequeno vídeo da diferença que falo... e acreditem... que diferença!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=VZZQD2M ... e=youtu.be
Depois disto, CB, trabalho do dia: Passar cabo da frente até à mala, arranjar sitio para encaixar o radio cb, arranjar sitio para encaixar a antena do cb.. Depois de muito bater com a cabeça (literalmente...) lá arranjei sítios onde por as coisas.
Depois de definir onde ia por o radio e a antena precisei de passar o cabo, só vos digo, que pesadelo!!! Depois de plásticos e plásticos desmontados lá consegui esticar o dito duma ponta à outra do carro até à tampa da mala, depois ainda veio a parte de soldar as fichas, nada de complicado mas consome me muito tempo;
Cabo esticado, chegou a vez de fazer um suporte para por a antena, decidi usar o apoio do 3º Stop original do freelander, a estrutura é em alumínio e tem resistência suficiente para aguentar a antena, depois de cortar, furar o suporte e a peça, furar para o casquilho da antena, lixar e pintar acabei com isto:

Ok, não tem o melhor dos aspectos mas já estava cansado e a querer despachar a coisa (alem disso doía-me a cabeça da porrada que mandei...
)
Colocada no sitio já nem parece tão mau pois não?

Aspecto final, sem antena não dá para perceber que o suporte está lá

Por fim, o radio, aqui pouco há a dizer, depois de voltas e mais voltas acabei por optar por monta-lo assim:

(de referir que o fio vermelho não vai ficar assim, ainda não liguei a corrente do cb, foi mesmo só para tirar foto da localização)
E é tudo...
Hoje foi um dia dedicado aos plásticos e ao CB.
Como o carro já tem uns anitos e a maior parte dos plásticos ainda são originais, os mesmos encontravam-se queimados do sol com aquele tom esbranquiçado, pistola de ar quente para cima e fiquei com o freelander com aspecto de novo, consegui fazer um pequeno vídeo da diferença que falo... e acreditem... que diferença!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=VZZQD2M ... e=youtu.be
Depois disto, CB, trabalho do dia: Passar cabo da frente até à mala, arranjar sitio para encaixar o radio cb, arranjar sitio para encaixar a antena do cb.. Depois de muito bater com a cabeça (literalmente...) lá arranjei sítios onde por as coisas.
Depois de definir onde ia por o radio e a antena precisei de passar o cabo, só vos digo, que pesadelo!!! Depois de plásticos e plásticos desmontados lá consegui esticar o dito duma ponta à outra do carro até à tampa da mala, depois ainda veio a parte de soldar as fichas, nada de complicado mas consome me muito tempo;
Cabo esticado, chegou a vez de fazer um suporte para por a antena, decidi usar o apoio do 3º Stop original do freelander, a estrutura é em alumínio e tem resistência suficiente para aguentar a antena, depois de cortar, furar o suporte e a peça, furar para o casquilho da antena, lixar e pintar acabei com isto:

Ok, não tem o melhor dos aspectos mas já estava cansado e a querer despachar a coisa (alem disso doía-me a cabeça da porrada que mandei...
Colocada no sitio já nem parece tão mau pois não?

Aspecto final, sem antena não dá para perceber que o suporte está lá

Por fim, o radio, aqui pouco há a dizer, depois de voltas e mais voltas acabei por optar por monta-lo assim:

(de referir que o fio vermelho não vai ficar assim, ainda não liguei a corrente do cb, foi mesmo só para tirar foto da localização)
E é tudo...
- Bmiguelpaiva
- júnior TT

- Registado: 02 ago 2014 22:11
- Land Rover: Nenhum,por enquanto !
SerSanRR...sera que com um produto renovador de plasticos exteriores nao te safavas bem ? Esse metodo do secador nao deixa o plastico aspero/rugoso ? Desconhecia essa tecnica !