Olá a todos,
Tenho um Freelander Td4 de 2004, que com 93.000 Km estou a ouvir chiares esquisitos vindos do motor, tanto em andamento como quando o ligo, e tanto aparecem como desaparecem. Decidi ir à soluções Freelander, onde o Sr. Avelino (acho eu que era ele, esqueci-me de perguntar o nome dele no meio da conversa toda...) pediu que ligasse o carro e depois de mexer nuns tubos de borracha que tem o motor (não percebo nada da mecânica do carro) e pedir-me que acelerasse perguntou-me que óleo eu uso no motor do carro. Quando viu que era o 10w40 deitou as mãos à cabeça e disse que esse óleo só é usado neste motor a partir dos 200.000 Km, e que pode ser por isso que eu ouço os ruídos que ouço... Ele sugeriu-me outro óleo, que eu não me consigo lembrar qual era, mas que seria mais fino... Que óleo costumam utilizar nos vossos motores?
Aproveitando este post, estou a ponderar reprogramar a centralina do Zé, há algum inconveniente em fazê-lo? Seja para o turbo, transmissão, etc.?
Dúvidas, dúvidas, dúvidas!
-
FredySp
- iniciante TT

- Registado: 06 set 2016 04:41
- Land Rover: Freelander Td4 SE 2004
- RTI: 0
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Re: Dúvidas, dúvidas, dúvidas!
Boas
O Free deveria usar o 5w40...
O Free deveria usar o 5w40...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
FredySp
- iniciante TT

Olá! Estive fora e não pude vir ao fórum....
Só pode utilizar o 5w40? Não há outra hipótese?
- Freepedro
- master TT

Boas!FredySp Escreveu:Olá! Estive fora e não pude vir ao fórum....
Desculpa mas acho que te dei a info errada. Não será 5w40 mas sim o 5w30!
Quanto ao facto de poder ou nao usar outro tipo de oleo nao sou assim tao profundo conhecedor de mecanica para te dizer qual os pros e contras de usar oleos com outras características...
-
FredySp
- iniciante TT

Ok, na próxima semana vou fazer a revisão do carro com o Sr. Avelino da Soluções Freelander, acho que vamos pelo 5w40 que é mais parecido com o 10w40, mas quando souber melhor o porquê falo aqui, para quem andar a fazer pesquisa.
-
nelson_graca
- júnior TT

- Registado: 17 mai 2015 07:17
- Land Rover: Freelander td4
Freepedro 5w30?? A marca recomenda esse óleo? O manual penso que fala em 10w40. O meu free fez revisão na marca sempre com 10w40 desde o Km 0. Eu sei que o Avelino recomenda óleos mais finos mas eu mantenho o 10w40 . E atenção á especificação não é so cumprir a viscosidade e está feito
- Freepedro
- master TT

Tens toda a razão! O manual indica 10w40 e estava a tentar lembrar-me a razão de eu estar a usar o 5w30. O 5w30 que uso no rasteirinho cumpre também com a norma do do Free, por questões logísticas de compra do oleo e também as sobras de um dão para o outro e por isso tenho usado esse...nelson_graca Escreveu:Freepedro 5w30?? A marca recomenda esse óleo? O manual penso que fala em 10w40. O meu free fez revisão na marca sempre com 10w40 desde o Km 0. Eu sei que o Avelino recomenda óleos mais finos mas eu mantenho o 10w40 . E atenção á especificação não é so cumprir a viscosidade e está feito
Abraço e Obrigado pelo reparo!
- Bmiguelpaiva
- júnior TT

- Registado: 02 ago 2014 22:11
- Land Rover: Nenhum,por enquanto !
Atenção que no meu Cd de manutenção do Freelander,fala nesses óleos todos,5w30,5w40,10w40,entre outros,mas cada um é especifico para uma determinada temperatura. Se eu puder tiro fotos.