Fumo branco...RR

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
pedrofoz
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 13 nov 2008 10:32

Fumo branco...RR

Mensagem por pedrofoz »

Olá...

Mais uma coisa a intrigar-me...desta vez é o fumo esbranquissado!
Alguém me poderá dar uma pista do que poderá ser, vou fazer um resumo dos sintomas.
Quando ligo o Range, é normal acontecer uma nuvem de fumo preto, o que não é normal, acho eu, é depois de o deixar tar em "ralenti" comerçar a sair fumo de tom branqueado, coisa que nunca vez...

Poderão ajudar-me a tentar decifrar a origem deste fumo...seria aquecimento?? Aquecimento de quê... Será do turbo??

Obrigado.

pedropereira
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

Olá Pedro!

Ajudava saber que modelo tens. Porem pelos sintomas, suponho que tenhas um VM, (RR anterior a 92) e que umas das tuas cabeças deu o berro... é comum, infelizmente.

O teu RR está queimar agua, dai o "fumo" branco que na realidade é vapor! Se nada disto se aplicar e se o fumo for não branco mas azulado, então tens de mandar a arrnjar a cabeça, pois as sedes das valvulas e os respectivos vedantes foram-se!

espero ter ajudado...

abcs

F
Última edição por Rangexispê em 10 dez 2008 16:22, editado 1 vez no total.
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
pedrofoz
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por pedrofoz »

viva...

Por lapso não fiz referência ao modelo (motorização).

É um Range Rover 200 Tdi...

Obrigado pela dica...
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto

Mensagem por Rangexispê »

Costuma ser indestrutivel! Tens quanto a mim o melhor RR dos classics! ( os homens dos 300 que me perdoem! )

Ve com um amigo atras de ti se o carro em aceleração tb faz esse fumo que dizes. se fizer pode memso ser o turbo.

Outra coisa que deves ver é se no tampao do oleo e no vaso de espanção ( onde se poe a agua do motor ), tens uma mistura parecida com mayonese. ( é uma emulsão agua/oleo ) Se tiveres o motro estara misturar agua e oleo, normalmente costuma ser junta queimada.

vamos assumir sempre o melhor!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
pedrofoz
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por pedrofoz »

So fuma quando fica um pouco em ralenti, acelerando sai fumo branco mas depois vai saíndo com menos intensidade...

No vaso de expansão pareceu-me ter alguma pressão a mais, coisa que algo poderia estar a funcionar mal, mas os tubos de entrada e saída de água no radiador estavam com a mesma temperatura, sinal de que o circuito está a ser feito normalmente...

Mudei o radiador no sábado passado (furo), e penso que a válvula de temperatura deve tar avariada, pois não me indica nível de temperatura no mostrador... andei no fim de semana com ele, mas penso que não puxei por ele o suficiente para causar danos...

Será que a colaça foi à vida... não é normal o sobre-aquecimento destes motores!!!
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva "pedrofoz"

como o "Rangexispê" disse e disse muito bem fumo branco em principio será sinonimo de agua...

Poderá ser problema com a junta ou com a cabeça...

verifique se o nivel não baixa no vaso de expansão...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Roberto Arnaut Nunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 jan 2008 22:55
Land Rover: LR Defender 300TDI
1997

Mensagem por Roberto Arnaut Nunes »

Mudei o radiador no sábado passado (furo), e penso que a válvula de temperatura deve tar avariada, pois não me indica nível de temperatura no mostrador... andei no fim de semana com ele, mas penso que não puxei por ele o suficiente para causar danos...

ola... quando fizeste essa troca sangraste bem o sistema de refrigeraçao?
abriste os bujoes para sair o ar, abiste a torneira da soufagem para o quente, etc e tal???
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998

Mensagem por cap.domato »

boas pessoal todos podem ter razao so vou dar uma dica de experiencia propria pois o meu disco 200 começou assim a deitar fumo branco mas cheirava um pouco a oleo queimado(nao sei se e disso que o teu se trata mas pronto depois aos poucos foi piorando) conclusao a junta da cabeça com os anos num dos canais do oleo estalou e o mesmo estava a entrar na camara de combustao e o circuito de agua nem se sentiu sempre normal por isso estou a dar-te esta dica espero ajudar
pos uma junta nova mandei testar e faciar a cabeça ficou como novo um canhao
landabraço
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
pedrofoz
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por pedrofoz »

Meus amigos,

Agradeço todos os comentários e dicas possíveis para este problema.

Sinceramente não sei realmente o que se passa, sexta-feira vou deixa-lo numa casa especializada em mecânica LR para verem o que poderá ser... espero eu que não seja muito grave... vamos ver...

De qualquer forma, deixo aqui o meu agradecimento a todos...e fica o compromisso de que darei notícias sobre este caso...

Abraço,

pedropereira
LandManíaco nº 2026