joaocarreira Escreveu:
Boas,
vamos lá ver se entendi porque parece-me haver um contra senso ou não entendi bem. Se por um lado estamos a meter a malha no escape de modo a arrefecer os gases para estes sairem mais depressa, por outro colocarmos a malha nos colectores não é aconselhado porque estamos a aquece-los ainda mais?
Mas obviamente que eu não vou ariscar

experimentarei apenas na linha de escape!
Abraço
Joao Carreira
Boas:
Para não confundir...
A malha é colocada para manter os gases de escape (dentro do escape) a uma temperatura alta (na zona a volta do tubo de escape a temperatura reduz (fora do escape) porque não há dissipação de calor pelo tubo (dificultado pela malha)).
Se os gases se mantem com uma temperatura alta (dentro do escape), a sua densidade não varia muito, logo o motor não precisa de tanto esforço para expulsar os gases de escape pelo colector, turbo, tubo e panelas...
O colector de escape que mostras é espectacular, só que pertence a categoria de colectores feitos a medida, com soldaduras e etc..., e estes sim podem ser revestidos sem problemas.
O problema é que os nossos são uma peça unica, obtida pelo vazamento de aço dentro de um molde, para ficar com a forma pretendida, e estas peças não devem submetidas a ciclos térmicos violentos (funciona muito como os antigos fogões a lenha, que eram todos fundidos, que de vez enquanto partia uma peça sem razão aparente...)
Espero ter explicado tudo bem...
