Finally Free

Discussão sobre Freelanders
limpinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 jan 2012 19:33
Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
Sócio LCP: 2521
RTI: 0

Re: Finally Free

Mensagem por limpinho »

Boas Miguel,

ve se o perne näo está na porca?
Isso acontece quando ao montar apertamos muito a porca, só tens que tornar retirar a porca do perne e voltares a montar e näo apertes de mais.

Cumprimentos

Vitor Matos
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

limpinho Escreveu:Boas Miguel,

ve se o perne näo está na porca?
Isso acontece quando ao montar apertamos muito a porca, só tens que tornar retirar a porca do perne e voltares a montar e näo apertes de mais.

Cumprimentos

Vitor Matos
Boas Vitor.
Nao esta,tinha uns parafusos com anilha todos mal amanhados a segurar a tampa e a mesma vibrava e fazia ruídos,optei por retira-lá ate saber que esta tudo bem.

Entretanto de tarde a luz do motor voltou a acender e o Freelander ficou "encostado" na garagem.
Amanha ja vai de reboque para a Soluções Freelander a fim de ser reparado do embate traseiro e para ser inspeccionado e revisto em termos mecânicos.
Enfim.
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Bmiguelpaiva Escreveu:Boas pessoal.
Tenho uma dúvida,sei que houve alguém aqui do forum que meteu no seu Freelander as jantes de 16" de 5 braços e que depois a caminho do algarve o pneu ia a roçar em alguma parte,no lado interior,e acabou por rasgar.
Se bem me lembro,a conclusao da história foi que as jantes de 16" do Di não servem para o TD4 e vice-versa,embora o desenho seja igual em ambas,alguém confirma isso !?
É que quero comprar umas para mim e não quero ter o mesmo problema....
Boas!

Acontece nas jantes de 15'' e não de 16''. Mas é isso, as de 5 braços (Di) não são indicadas para Td4, se reparares as tuas são de 6.

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468

Mensagem por Nitrous »

Voltando à questão do perno da tampa das válvulas, há pouco estive a ver outro td4 e não tinha lá o perno, mas também não tinha sinais de deitar óleo desse sitio. Estranho no teu sair.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Freepedro Escreveu:
Tenho uma dúvida,sei que houve alguém aqui do forum que meteu no seu Freelander as jantes de 16" de 5 braços e que depois a caminho do algarve o pneu ia a roçar em alguma parte,no lado interior,e acabou por rasgar.
Se bem me lembro,a conclusao da história foi que as jantes de 16" do Di não servem para o TD4 e vice-versa,embora o desenho seja igual em ambas,alguém confirma isso !?
Boas!

Acontece nas jantes de 15'' e não de 16''. Mas é isso, as de 5 braços (Di) não são indicadas para Td4, se reparares as tuas são de 6.

Abraço
Boas Pedro. Nao tinha reparado nesse pormaior....obrigado pela informação.
Sendo assim as de 16" sao "universais" entre Di e Td4,certo!?
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Nitrous Escreveu:Voltando à questão do perno da tampa das válvulas, há pouco estive a ver outro td4 e não tinha lá o perno, mas também não tinha sinais de deitar óleo desse sitio. Estranho no teu sair.
Ontem um mecânico da LAND ROVER de Tercena,Auto Sueco,disse me que era natural sair,disse me que é onde esta a corrente de distribuição e o respectivo tensor.
Nitrous
pleno TT
pleno TT

Mensagem por Nitrous »

Bmiguelpaiva Escreveu:
Nitrous Escreveu:Voltando à questão do perno da tampa das válvulas, há pouco estive a ver outro td4 e não tinha lá o perno, mas também não tinha sinais de deitar óleo desse sitio. Estranho no teu sair.
Ontem um mecânico da LAND ROVER de Tercena,Auto Sueco,disse me que era natural sair,disse me que é onde esta a corrente de distribuição e o respectivo tensor.
Não me parece, o fundo do buraco é dourado como o resto da rosca.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Finally Free

Pois. Tambem nao sei. Foi o que me disseram. So espero que nao seja nada de grave....
( será que o facto de o óleo sair pelo dito buraco tem haver com o filtro de oleo da cabeca nao ter sido mudado a tempo ?! )
Última edição por Bmiguelpaiva em 03 abr 2016 00:22, editado 1 vez no total.
Nitrous
pleno TT
pleno TT

Mensagem por Nitrous »

Bmiguelpaiva Escreveu:
Freepedro Escreveu:
Boas!

Abraço
Boas Pedro. Nao tinha reparado nesse pormaior....obrigado pela informação.
Sendo assim as de 16" sao "universais" entre Di e Td4,certo!?
Não. As jantes de 16" de 5 raios são aparentemente iguais, o que as destinge são uns pequenos furos entre buracos das porcas.

Jantes TD4

Imagem

Jantes Di

Imagem

Existem outros modelos que não sei dizer se serão compatíveis entre di e td4. As mais vulgares em 16" são estas e são diferentes.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

São mesmo estas que eu falo......ou então as Triple Sport em 16". Mas essas são muito difíceis de encontrar.
Obrigado pela dica,sendo assim já fiquei a saber quais devo procurar. :)
Nitrous
pleno TT
pleno TT

Mensagem por Nitrous »

Estão umas numa sucata próximo das Soluções Freelander.

Estão montadas num td4 avermelhado.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Nitrous Escreveu:Estão umas numa sucata próximo das Soluções Freelander.

Estão montadas num td4 avermelhado.
Ja falei com esse vendedor,há outras aqui perto de mim mas o vendedor queria 500€ pelas 4,e eu respondi-lhe que por esse valor mandava vir 5,NOVAS,de inglaterra,nunca mais me respondeu lol.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Ora pois bem,o Freelander ja foi entregue ao Avelino,tive de ser eu a ir de propósito a Espinho pois a companhia negou-se a levar o carro.
Quando o carro estiver reparado ja os avisei que vou mudar lol

Numa voltinha rapida foi logo diagnosticado que os apoios traseiros estão partidos,o resto a primeira vista pareceu bom.....agora é só aguardar pelo orçamento.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Finally Free

Ora boas a todos.
Um pequeno update do estado das coisas.

O avelino já começou a desmontar o Freelander e como seria de esperar as surpresas estão a aparecer,diz que o fundo da proteção do carter estava todo forrado com esponja de forma a absorver o oleo que pingasse,vigarice pura.

Entretanto na segunda-feira a Ird ficou com o óleo drenado,a minha frente,o Avelino fez questão de so mexer no carro comigo em espinho,assim que o bujão do óleo saiu,atras dele vieram pedaços de metal,o resto saiu com o óleo,entretanto agora ligou-me para dar um ponto da situação e afinal a Ird não está totalmente na sucata e dará para reparar.

Em jeito de desabafo,estou muito tentando em pedir a um conhecido meu que é inspector da asae pra fazer uma visita à oficina onde o antigo proprietário do carro fazia as revisões,dado que tamanha quantidade de "surpresas" só podem ter sido feitas a mando do mesmo.
Enfim...

Sent from my iPad using Tapatalk
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Bmiguelpaiva Escreveu:Ora boas a todos.

O avelino já começou a desmontar o Freelander e como seria de esperar as surpresas estão a aparecer,diz que o fundo da proteção do carter estava todo forrado com esponja de forma a absorver o oleo que pingasse,vigarice pura.

Entretanto na segunda-feira a Ird ficou com o óleo drenado,a minha frente,o Avelino fez questão de so mexer no carro comigo em espinho,assim que o bujão do óleo saiu,atras dele vieram pedaços de metal,o resto saiu com o óleo,entretanto agora ligou-me para dar um ponto da situação e afinal a Ird não está totalmente na sucata e dará para reparar.

Em jeito de desabafo,estou muito tentando em pedir a um conhecido meu que é inspector da asae pra fazer uma visita à oficina onde o antigo proprietário do carro fazia as revisões,dado que tamanha quantidade de "surpresas" só podem ter sido feitas a mando do mesmo.
Enfim...

Bom Dia:

É preciso ter atenção as afirmações, porque, por exemplo, no meu tambem coloquei esponja, e não tem nada a ver com absorver oleo, mas sim com a redução de barulho do motor...

E o IRD dos freelanders é conhecido por derreter-se a ele mesmo, sempre que o pessoal não tem cuidado como Viscoso (e posso dizer que tive um 2.0td que era assistido na marca, e derreteu um IRD só por que eles não faziam os testes todos que deviam...)...

Cuidado com as afirmações...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Já agora, confirme se as jantes de 16" da versão anterior servem realmente no td4, porque sempre li o contrário...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

mpblue Escreveu:
Bmiguelpaiva Escreveu:Ora boas a todos.

Enfim...

Bom Dia:

É preciso ter atenção as afirmações, porque, por exemplo, no meu tambem coloquei esponja, e não tem nada a ver com absorver oleo, mas sim com a redução de barulho do motor...

E o IRD dos freelanders é conhecido por derreter-se a ele mesmo, sempre que o pessoal não tem cuidado como Viscoso (e posso dizer que tive um 2.0td que era assistido na marca, e derreteu um IRD só por que eles não faziam os testes todos que deviam...)...

Cuidado com as afirmações...
Atenção que só estou a referir o que o Avelino me disse,e o Mpblue deve estar a falar da cobertura do motor,eu estou a falar da proteção do cárter.....de resto pouco mais posso afirmar pois desconheço totalmente o carro e a sua mecânica.
Entretanto hoje ja recebi o orçamento da reparação do carro e posso dizer que era o que ja esperava lol,vamos ver se daqui a 2 semanas ja sou Free again hehe.
Cumprimentos a todos.
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Bmiguelpaiva Escreveu:Atenção que só estou a referir o que o Avelino me disse,e o Mpblue deve estar a falar da cobertura do motor,eu estou a falar da proteção do cárter.....de resto pouco mais posso afirmar pois desconheço totalmente o carro e a sua mecânica.
Entretanto hoje ja recebi o orçamento da reparação do carro e posso dizer que era o que ja esperava lol,vamos ver se daqui a 2 semanas ja sou Free again hehe.
Cumprimentos a todos.
Não, estava a referir-me a proteção de carter...

E confirmei ontem no catalogo de extras do Freelander, as jantes de 5 braços (FREEDOM) não são intermutaveis, as que tem os buracos adicionais servem em todos os modelos, as outras só servem nos pré Td4...
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Ah ok. Então pronto,como lhe disse,só referi o que me disseram....
As jantes que estão no meu são as correctas,de 15".....as de 16" já sei que são diferentes entre Di e Td4,mas provavelmente comprarei umas Triple Sport como as suas,adoro-as :)

mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Bmiguelpaiva Escreveu:Ah ok. Então pronto,como lhe disse,só referi o que me disseram....
As jantes que estão no meu são as correctas,de 15".....as de 16" já sei que são diferentes entre Di e Td4,mas provavelmente comprarei umas Triple Sport como as suas,adoro-as :)

Existem em 16 e 17. E também dependem do ano. Se tiverem os furinhos entre a furação da jante, são das novas, caso contrário não servem...